Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Karma de isolamento social


Jhana

Recommended Posts

Existe alguma razão kármica para que uma pessoa física e intelectualmente saudável não se relacione com o grupo?

 

Claro que sei que em vários casos, as razões para o isolamento social de kármica não tem nada; são causadas pela própria personalidade tóxica da pessoa que se encontra em isolamento. Mas isolamento social que ocorre apenas por razões kármicas - Não comportamentais- , existe?

 

Minha teoria é que aqueles que se encontram em isolamento social hoje, talvez numa vida passada trabalharam mantendo prisioneiros de guerra em ambientes insalubres e escuros e os tratando de forma desumana por mais tempo que o necessário.

 

Japão vem à cabeça, sendo infame pela forma brutal que tratava seus prisioneiros de guerra no século XX e, hoje em dia, pelo menos 1% da população do país é considerada hikikomori, cujo quartos escuros e sujos e o isolamento lembram a vida numa cela de cadeia; e cuja depressão que os atormenta lembra as torturas aplicadas aos prisioneiros.

 

Mas é claro, isso é só uma teoria.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Jhana disse:

Existe alguma razão kármica para que uma pessoa física e intelectualmente saudável não se relacione com o grupo?

Se estiver associado a processo obsessivo pode ser que sim, caso contrário não.

As vezes as pessoas se isolam não por possuírem uma personalidade toxica mas por excesso de introversão, medo ou receio de se relacionar e/ou socializar. E nesses casos é comum se apresentar algum nível de gagueira geralmente gerados por bloqueios no chakra laríngeo. Veja que são quadros opostos que podem resultar em casos parecidos, num o sujeito afasta tudo e todos e no outro o sujeito SE afasta de tudo e de todos.

As possibilidades são inúmeras e a quantidade de possíveis padrões de pensamento também, então não dá pra generalizar. Há situações muito parecidas onde, inclusive, as pessoas se comportam de forma muito semelhantes e passam também por acontecimentos semelhantes mas que possuem causa distinta e, no quadro maior, não se assemelham em nada.

Link to comment
Share on other sites

Guest Honeymoon

Jhana, eu sei de muitas mulheres (esposas de amigos) que depois que se casaram, assumiram esse lado de isolamento social, não querem mais sair e, por muitas das vezes, também obrigam o marido a fazer o mesmo. A meu ver, parece um protecionismo /extinto materno/ dos laços energéticos da sua casa e família, pois quando se sai para ir a um bar ou balada, podem voltar com energias não muito boas e isso, de modo subconsciente, essas energias revertem-se mais tarde em brigas entre o casal. Quando elas têm filhos, esse isolamento parece até piorar, porque aí são 3 ou + para zelar. Dependendo de como for o temperamento do marido, há uma tendência para o casamento se acabar no 7º ano, por isso que falam da tal crise dos 7 anos. Elas até se relacionam socialmente quando é inevitável, mas se puderem optar, sempre irão preferir passeios em locais as quais não conhecem as pessoas ao redor ou não há muitas delas a rodear.

Link to comment
Share on other sites

isolamento social em alguns casos pode se dar quando os assuntos do grupo não são interessantes ao isolado, entao ele mesmo se isola. exemplo: vc desperta pra espiritualidade e a maioria dos assuntos do grupo são relacionados ao material. 

Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Iogui disse:

Ok. Mas dentro do contexto em que estamos falando isso não faz diferença.

Entendo. Falei aquilo porque pensei que a Caroline achou que eu fosse mulher(talvez por meu nickname se assemelhar ao apelido feminino "Jana") tendo em vista o que ela comentou. Achei que talvez aquilo tivesse sido direcionado a mim, então decidi esclarecer isso(meu gênero) só para evitar futuras confusões

 

Claro, talvez o que ele disse não tenha sido direcionado a mim - Talvez ela apenas decidiu compartilhar o conhecimento dela sobre o isolamento de mulheres. Não há problemas nisso também.

Link to comment
Share on other sites

às vezes passo por isso :) acho que é normal para grande maioria...  mas Karma é uma concepção que nós mesmos criamos ...

 

Ah , se eu fiz muita coisa ruim no passado , então eu estou pagando hoje com a solidão ? Não , nada a ver.

Nada impede da pessoa se levantar e tomar uma atitude que atraia a atenção de outras pessoas , basta tomar um pouco mais de conhecimento para se socializar  e  ser bem sucedido , então não vejo como um problema karmático ...

Se eu fiz algo de errado com mulheres em uma encarnação passada , então estou pagando pela falta de parceira hoje ? Não , porque nada impede de alguém de tomar atitude e conhecer pessoas novas que correspondam àquilo que vc está querendo . 

Karma está mais para um condicionamento mental que nós mesmos criamos , dando justificativas para a realidade complicada desse mundo...  realmente existem muitos karmas a serem resgatados , mas porque não ver isso como uma oportunidade ao invés de uma punição ?

 

 

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Ashram disse:

Karma está mais para um condicionamento mental que nós mesmos criamos , dando justificativas para a realidade complicada desse mundo...  realmente existem muitos karmas a serem resgatados , mas porque não ver isso como uma oportunidade ao invés de uma punição ?

Eu penso que é mais energético do que mental. É algo que você cria e passa a fazer parte da sua personalidade mas não simplesmente de forma mental. É magnético, como um ímã causando atração para determinado padrão que tende a se repetir até ficar gasto.

E esse padrão não se repete só nas suas atitudes mas em tudo ao seu redor, no próprio mundo. Transcende a sua mente. Tudo que fazemos afeta o mundo a nosso redor. Mais do que pensamos, mais do que percebemos. Estamos a todo momento mudando o mundo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bem Ashram, pelo menos de acordo com o Budismo e de acordo com a minha visão, Karma passa longe de ser uma lei criada por deus(ou algo do tipo) para que as pessoas aprendam com seus erros e se aperfeiçoem igual alguns espiritualistas tentam espalhar; karma nada mais é que uma força mecânica que não está nem ai para sua evolução como ser, por isso o resultado de sua ação pode muitas vezes ser improdutivo igual sugeri no início do tópico sobre a situação no Japão.

 

Na minha opinião, a coisa mais sábia que uma pessoa pode fazer é simplesmente tentar parar o processo de criação de karma o máximo que conseguir e tentar tirar de sua psique ideias positivista sobre a ação do karma (coisas como ver o karma como um professor de vida e similares) já que mesmo que o karma possa te trazer mais sabedoria em vida, isso ainda assim não passaria de materialismo intelectual/espiritual - algo que não possui o poder de nos libertar da roda do samsara. Mas claro, como não sou sábio e sou materialista, estou toda vida criando karma novo, haha

 

Essa é só minha visão no entanto; passo longe de saber da verdade. Nem sei se karma existe também. Vai ver os estoicistas estavam certos em ver essa parada toda como um aprendizado, vai saber...

Link to comment
Share on other sites

O que os espiritualsitas "tentam espalhar" pelo menos tem base factual, a partir de experiências de memórias das pessoas , em relação a suas vidas passadas e relações anteriores com os atuais encarnados. É laog qeu as vezes é pesquisados de forma independente por médiuns diferentes.  Portanto não é mera especulação filosófico/ teológica, como outras versões que circulam por aí sobre isso.

Mas claro que deve ter muita aresta aparada para encaixar numa visão que faça sentido para um encarnado, já que o encarnado tem uma visão meio "sequelada" da vida, entendendo tudo de forma linear e unidimensional.  Provavelmente a visão mias prática que formamos sobre isso é fruto de seleção amostral, ou seja conhece-se bem alguns casos, e neles é possível observar sim uma lógica educativa sendo aplicada no espírito, em diferentes encarnações. Mas é bem provável que numa  grande variedade de  casos não seja possível identificar essa lógica, e aí o que não se encaixa não fará parte da base factual que suporta a explicação  "doutrinária".

Mas....até a ciência faz isso. então, o espiritualismo não é exceção caso esse erro aconteça.

Link to comment
Share on other sites

O Não Conjecturável

“ Existem esses quatro não conjecturáveis em relação aos quais não se devem fazer conjecturas, porque trará loucura e tormento a quem conjecturar a seu respeito. Quais quatro?

“ A extensão búdica dos Budas [ isto é a extensão dos poderes desenvolvidos por um Buda como resultado de tornar-se um Buda] é um não conjecturável sobre o qual não se devem fazer conjecturas, porque trará loucura e tormento a quem conjecturar a seu respeito.

“ A extensão dos jhanas para uma pessoa que está em jhana [ isto é, a extensão dos poderes que podem ser obtidos enquanto se está absorto em jhana]....

“ [A maneira precisa como se desenvolvem] os resultados do kamma...

“ Conjectura acerca [ da origem, etc..] do mundo é um não conjecturável sobre o qual não se devem fazer conjecturas, porque trará loucura e tormento a quem conjecturar a seu respeito.

“ Esses são os quatro não conjecturáveis em relação aos quais não se devem fazer conjecturas, porque trará loucura e tormento a quem conjecturar a seu respeito.

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/ANIV.77.php

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
On 11/23/2017 at 1:29 PM, Lucas Oliveira said:

O Não Conjecturável

“ Existem esses quatro não conjecturáveis em relação aos quais não se devem fazer conjecturas, porque trará loucura e tormento a quem conjecturar a seu respeito. Quais quatro?

“ A extensão búdica dos Budas [ isto é a extensão dos poderes desenvolvidos por um Buda como resultado de tornar-se um Buda] é um não conjecturável sobre o qual não se devem fazer conjecturas, porque trará loucura e tormento a quem conjecturar a seu respeito.

“ A extensão dos jhanas para uma pessoa que está em jhana [ isto é, a extensão dos poderes que podem ser obtidos enquanto se está absorto em jhana]....

“ [A maneira precisa como se desenvolvem] os resultados do kamma...

“ Conjectura acerca [ da origem, etc..] do mundo é um não conjecturável sobre o qual não se devem fazer conjecturas, porque trará loucura e tormento a quem conjecturar a seu respeito.

“ Esses são os quatro não conjecturáveis em relação aos quais não se devem fazer conjecturas, porque trará loucura e tormento a quem conjecturar a seu respeito.

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/ANIV.77.php

Olá Sr Lucas de Oliveira; dois anos após ter criado esta thread, e relendo meus posts antigos, percebo que no momento da criação da mesma eu não me encontrava no mais saudável dos estados mentais, tanto que, cerca de 1 ano após a postagem, tive um ataque esquizofrênico grave. Se ele foi causado pelas minhas incessantes especulações a respeito dos funcionamentos do karma, é impossível saber, mas de qualquer forma, agradeço por ter me avisado com antecedência.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...