Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

sandrofabres

Recommended Posts

Vou deixar este tópico aqui, em destaque, como aviso para os novatos, porque é muito chato ter que falar sobre isso diretamente para um usuário.

99% das pessoas que participam deste fórum conseguem se comunicar bem, portanto não devem ficar panóicos com o que vão ler abaixo mas...

Um ou outro usuário tem sérios problemas de comunicação.

Talvez seja por ser usuário de drogas e resolver postar textos quando está chapado, acreditando que chegou a “brilhantes conclusões”, quando a verdade está é completamente perdido nas idéias. Ninguém é mais estúpido mentalmente do que um ser humano chapado. Se você postar algo estando alterado por drogas as pessoas concluirão que você é burro. Portanto faça um favor a si mesmo: só poste se estiver sóbrio. (Isso inclui não postar alcoolizado)

Pode ser algum problema mental também.  Se a pessoa tem histórico de problemas mentais e trocou os remédios, ou parou com eles, seria bom consultar seu médico de novo caso os colegas aqui postem coisas assim no seu tópico:

“Cara, do que é que você está falando?”.

“Não sei se entendi o que você falou”

“Dá para explicar melhor? Não entendi nada”

Também pode ser excesso de trabalho sobre os chakras superiores + excesso de imobilidade/sedentarismo.

Falta de aterramento faz com que as pessoas se expressem de forma confusa, porque elas não conseguem trazer a termos concretos as idéias abstratas que obtém por meditação ou outras práticas desse tipo

Mas se você não usa drogas, nem sabe que/se tem problemas mentais, nem passa muitas horas por dia imóvel, meditando,estimulando o frontal, depois preso numa cadeira em frente ao pc ...  mas ainda assim notar esse tipo de comentários nos seus posts, o problema é outro:

Língua portuguesa + Ego inflado.

Em geral essa pessoa é daquelas que sempre desprezou os estudos, não lê nada, mas se acha muito sábio. Sabedoria surge do conhecimento, é como um “produto de destilação” do conhecimento. Se o seu conhecimento é enorme ainda assim você pode não ter sabedoria alguma porque não refletiu sobre nada, só “engoliu sem digerir”. Mas se seu conhecimento é pouco, a sabedoria que conseguirá obter dele também será muito rala, será inútil para si e para os demais.

Portanto,  se você é daqueles que acha que “nasceu sabendo”, seu problema é  “ego gigante + preguiça de aprender”, em suma: é auto-ilusão.   

Pessoas com esse perfil não se preparam para passar o pouco que sabem para os demais. Tornam-se um tipo de “aleijado comunicativo” pois acham que suas opiniões não são compreendidas porque são “muito elevadas” para que os outros, meros mortais, as compreendam. O aliejado comunicativo acha que os outros é que não “conseguem pensar fora da caixa”. Como esse tipo de pessoa está presa nessa auto-ilusão ela  nunca corrigirá a sua deficiência comunicativa.

Mas o problema não é a profundidade das idéias, trata-se apenas de idéias mal explicadas, por falta de capacidade de quem explica. O “grande mestre da montanha”  não teve a humildade mínima de prestar atenção nas aulas de português, coisa que as pessoas que ele pretende iluminar tiveram. Se você quer abrir a boca para expressar seu pensamento, o interesse é seu, portanto corra atrás, é SUA obrigação ser claro. 

Em comunicação só existe um culpado pela falha: o emissor da mensagem.

Quanto mais sábio DE VERDADE for o tal “grande mestre” , mais capaz ele será de explicar para qualquer um o que pretende. Um sujeito que ninguém entende é apenas um sujeito com problemas, que deveria estar sentado numa sala de aula aprendendo, não em pé, achando que está ensinando alguma coisa a alguém.

O ideal seria pagar aulas particulares de redação, porque pessoas que precisam ler o que escrevi acima costumam ter falhas:

- em CADA FRASE

-na conexão entre cada um delas

-entre parágrafos.

Só um trabalho personalizado pode apontar cada problema e ensinar a corrigi-lo.

Mas se o ego não deixa você ter aulas de redação, pesquise na internet os assuntos abaixo, porque é nessas áreas que os erros tornam a compreensão da mensagem impossível. Se o cara escreve “tauba”, “estauta”, “mindingo”, “projessão”, “aquele cara é mal/ aquele cara é do mau” , isso não comprometerá em nada e compreensão, portanto não é para esses que escrevo. (Pessoas com esse tipo de erro escrevem muito melhor que esses “sábios da montanha”. )

Mas se comete erros em alguma das categorias abaixo, destrói toda a possibilidade de compreensão do seu pensamento.

Portanto, ESTUDE os temas abaixo se começar a notar que as pessoas começam a pedir para você explicar melhor cada post que você acha que estão claríssimos. Fica a dica:

Regência nominal:

http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint71.php

Regência verbal:

http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint61.php

Concordância nominal e Verbal:

http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint49.php

Coesão:

http://alunosonline.uol.com.br/portugues/coesao-textual.html

https://www.todamateria.com.br/coesao-e-coerencia/

http://brasilescola.uol.com.br/redacao/coesao.htm

  • Like 3
  • Thanks 6
  • Haha 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...