Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dúvida: Espíritos superiores e a Reencarnação


Simone

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

Estava vendo algumas coisas sobre reencarnação, tanto do espiritismo como também de um tópico sobre reencarnação na parte de viagem astral e fiquei com uma dúvida.

Parece que os espíritos superiores coordenam quem vai reencarnar, em que família, fazem a ligação do espírito ao corpo, preparam aquele espírito e tal...

Então, sem os espíritos superiores as pessoas não nasceriam? O nascimento então não é uma coisa tão "natural" ?

Entendem a forma como estou vendo as coisas? Eu achava que as coisas aconteciam naturalmente, assim como o nosso corpo cresce devido a natureza, nossos órgãos se desenvolvem, nós ficamos mais altos e tal, achei que o nascimento também fosse algo desse tipo...

Então as leis de Deus e do "Karma" não seriam tão exatas? A justiça de Deus, a escolha da família e das dificulades principais que a pessoa passaria em sua vida estariam a cargo do bom senso dos espíritos?

Qualquer esclarecimento será muito bem vindo!

Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Olha, cada forma de religiosidade cria seus dogmas e preceitos.

A reencarnação, por exemplo, é um conceito, uma crença, do espiritismo, das mais diversas correntes do Paganismo, do Budismo, Hinduísmo e outras tradições religiosas orientais.

Acontece que no Espiritismo se dá muito destaque à entidades espirituais, o que nas outras tradições são coisas vistas como "Naturais" (e realmente são!), no espiritismo se vê cmo a ação de entidadess superiores ou inferiores, consciências humanas.

Já nas outras, dando mais destaque ao Paganismo (A que eu mais conheço dentre as que eu citei), no geral, se vê o nascimento e a morte como um ciclo, como fazemos parte da Natureza, e na natureza tudo nasce, cresce, morre e nasce novamente (ou é reaproveitado), o mesmo se dá com a consciência, não que necessariamente seja algo coordenado por espíritos, depende puramente do ponto de vista, da doutrina, da religiosidade de quem observa a reencarnação.

Link to comment
Share on other sites

Olá Simone, tudo bão?? :P

Seguinte, se quiser, dê uma olhadinha aqui neste outro tópico onde estão discutindo reencarnação, que é uma lei de justiça e perguntam assim "a dúvida que não quer calar" : viewtopic.php?f=2&t=2081

Lá você encontrará algumas pessoas discutindo sobre o tema, mostrando opniões e tirando dúvidas também. A Dúvida deles pode ser a nossa. Das duas, uma: Ou te saciará e sanará suas dúvidas, ou te fará ter ainda mais dúvidas, que é ainda melhor pois, assim você continuará buscando até ter chegar a sua própria conclusão através de indagações. A dúvida é o grande álibi da sanidade! E como diria Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaí) : " A dúvida é o preço da pureza, e é inútil ter certeza..."

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, obrigada pelas respostas!

Bianca, na verdade a minha dúvida surgiu exatamente nesse tópico que você falou! rsss :mrgreen:

Achei que essa dúvida já saia um pouco do foco do tópico aí criei esse separado.

Ainda continuo um pouco confusa com isso, gostaria de saber no que vocês acreditam. Como acreditam que acontece o nascimento? O que acham disso que eu falei? Faz sentido para vocês?

Link to comment
Share on other sites

Olá Simone, vou resumir ao máximo...

Ninguém reencarna sozinho, pois a vida é espiritual e podemos viver a eternidade apenas como espírito, sendo que precisamos evoluir e isso se dá com a reencarnação onde os espíritos elevados com a permissão de Deus prepara um novo corpo físico para aquele espirito que virá. Essa preparação vai depender do grau evolutivo de cada um onde podemos ou não escolher certas condições na nova experiência como: Estética corpórea, familiares, planejamento genético relacionado a futuras doenças e carmas, missões etc.

Se depois da morte física o ser reincarnasse automaticamente para um novo corpo não existiria mundo espiritual porque todos estariam no corpo. Já o mundo espiritual eu tenho certeza que existe, porque não só eu como muitos aqui no fórum interage com ele provando assim, que, existindo espíritos sem o corpo físico logo a reincarnação é programada ;)

Grande Abraço!!!

Link to comment
Share on other sites

Alux, obrigada!

Eu nunca havia pensando direito sobre esse assunto, faz sentido o que você falou!

Estava refletindo e percebi que quanto mais estudo, quanto mais as coisas vão sendo esclarecidas, mais distante vai ficando a idéia de Deus. Aí já é algo mais complicado né? Acho tão estranho "com a permissão de Deus"... vou tendo a impressão como se Deus não fizesse nada, não permitisse ou proibisse...

Pelo que li, parece que nem os espíritos tem uma definição do que é Deus e se eles não tem, como Deus poderia interferir em seu comportamento?

Fico imaginando que isso seja uma coisa que não foi esclarecida para não causar um choque na humanidade, que não teria preparação para conceber que não existe um ser "Deus", que Deus seria apenas o conjunto das leis da natureza ou então que todos nós sejamos um pedaço de "Deus" ....

Link to comment
Share on other sites

Estava refletindo e percebi que quanto mais estudo, quanto mais as coisas vão sendo esclarecidas, mais distante vai ficando a idéia de Deus.

É porque a cada nova informação vai caindo a ficha do quanto somos pequenos e não é Deus que vai ficando distante ou a ideia de um Deus, precisamos entender que o universo é complexo, tão complexo quanto a lei do nosso pai e a grandiosidade dele, então não adianta querer entender tudo de uma vez e fechar o raciocínio sobre isso e pronto! Os detalhes sempre aparecem para completar a informação na medida que vamos evoluindo. Temos como exemplo, os homens primitivos que tinham como deus um raio ou a lua etc. Hoje em dia a certeza da vida espiritual numa dinâmica complexa e interativa através da mediunidade que sempre teve mas não se entendia como hoje. O conhecimento vai sendo liberado na medida que a humanidade ou pelo menos parte dela (espíritos mais antigos) tem capacidade para entende-lo levantando junto a outra parte (espíritos mais novos).

vou tendo a impressão como se Deus não fizesse nada, não permitisse ou proibisse...

Ele fez! Criou tudo e as leis. E também o livre arbítrio para que todos tomem suas decisões é por isso que Deus não precisa proibir porque tudo que acontece materialmente falando esta dentro da lei do universo, e as escolhas de cada um serve de colheita lá na frente com felicidade ou sofrimento depende de cada um.

Pelo que li, parece que nem os espíritos tem uma definição do que é Deus e se eles não tem, como Deus poderia interferir em seu comportamento?

Posso tirar por mim! Sou imperfeito, mas tenho um conhecimento mínimo para saber que existe um Deus e procuro estudar suas leis e pratica-las porque, mesmo não entendendo completamente como é o Pai, entendo muito bem as suas leis no que diz respeito ao comportamento humano/espiritual ao ponto de procura cada vez mais, errar menos, para evoluir cada um a seu passo. Sobre interferir no comportamento posso resumir que Deus nos criando não existe maior interferência que isso! Criar a vida! Então interferir não é questão, ele pode, é o pai!

Fico imaginando que isso seja uma coisa que não foi esclarecida para não causar um choque na humanidade, que não teria preparação para conceber que não existe um ser "Deus", que Deus seria apenas o conjunto das leis da natureza ou então que todos nós sejamos um pedaço de "Deus"....

Se fosse assim quem teria criado esse espíritos que escondem uma parte do conhecimento para não chocar ninguém? De qualquer forma teria tido um primeiro que teria criado tudo! Esse é Deus!

Jesus o espírito mais evoluído que passou aqui na terra incapaz de mentir disse por várias vezes e em todas as suas orações, "Obrigado meu Pai!"

Simone, fica com Deus

Alux

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...