Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Ministério da Saúde anuncia 10 novos procedimentos para o SUS


Recommended Posts

  • 2 weeks later...

Energias renovadas no Congresso Nacional!

A Frente Mista em defesa da nossa causa foi oficialmente reconstituída. Agora, temos uma força parlamentar formada por mais de 200 deputados e senadores envolvidos que vão lutar ao lado da gente para que sigamos adiante, sem retrocesso, pelas PICS, pelas PESSOAS.

Como denunciamos anteriormente e agora foi trazido ao público presente na cerimônia pelo deputado Giovani Cherinni, presidente da Frente Mista, a informação de quem as PICS sequer foram citadas no decreto que determinou o organograma do Ministério da Saúde é verídica, e causou espanto e indignação no deputado e nos demais. E essa já se configura como uma das primeiras lutas, com o apoio dos parlamentares: cadê as PICS no organograma do Ministério da Saúde?

Assista a cerimônia, que teve também homenagens ao ex-ministro presente no lançamento, Ricardo Barros, que instituiu mais de 20 das 29 PICS no SUS. E ainda afirmou com autoridade, ênfase e conhecimento: "eu acredito que estas práticas economizam recursos públicos, é um investimento que tem um retorno positivo para as pessoas e para o erário, elas evitam internação (...) e evitam medicamentos que são caros".

A RedePICS ainda foi citadas pelo presidente da Frente Mista como parceira importante nessa luta. Muito obrigado e vamos lá!

https://www.facebook.com/RedePICSBrasil/videos/428592484590800/

https://pt-br.facebook.com/RedePICSBrasil/

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Isso é SUS!
30 anos da institucionalização da Fitoterapia no DF.
Sucesso e Saúde! 🥳

Juliana Piccin fala sobre os fitoterápicos produzidos, como a prescrição é feita no SUS e muito mais.
"A unidade funciona no Riacho Fundo e produz oito fitoterápicos. A farmácia faz todo o processo: cultiva a planta medicinal, faz a colheita, a triagem, a secagem e, por fim, vai para o processo de extração no laboratório, onde são obtidos as tinturas e os extratos. Ao todo, 21 unidades de saúde retiram os fitoterápicos na Farmácia Viva e distribuem para a população".
🌱🌿🍀🌸🌼

https://globoplay.globo.com/v/7844275/?fbclid=IwAR0VPD36eZCqB_MntF4mM8z3ayXp3LYFg5vPuVOEi3odVmAlaJxEdcALAfk

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Guarujá oferece 150 vagas em curso gratuito de Terapias Integrativas

De acordo com a administração municipal, formação tem duração de dois anos e é dividida em 12 módulos.

O Lar Assistencial Rubataiana, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, está promovendo o curso gratuito de Biocibernética Ramatis. As aulas têm início no próximo dia 22 e serão disponibilizadas 150 vagas. Os futuros terapeutas podem se registrar no Sindicato dos Terapeutas Holístico/Interativo e trabalhar em clínicas de saúde, onde as terapias Integrativas são praticadas.

Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e podem fazer inscrição no dia da aula inaugural, apresentando os documentos pessoais. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres) de Guarujá.

O curso tem duração de dois anos e é dividido em 12 módulos. A formação contempla o aprofundamento da medicina integrativa e de terapias orientais tais como Reiki, Reflexologia, Florais de Bach, Cromoterapia aplicada na área Terapêutica, Calatônia (massagem de desbloqueio de tensão), entre outras.

As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, às 20 horas, na sede da instituição, que fica na Rua Manoel Penellas, 536 no bairro Santa Rosa. Ao final, atingindo 75% de presença, o aluno recebe o certificado. Outras Informações podem ser solicitadas pelo telefone (13) 99636-0163.

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/01/08/guaruja-oferece-150-vagas-em-curso-gratuito-de-terapias-integrativas.ghtml

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...

Bom dia! 

Está disponível no site da SESAB o documento técnico sobre a Política Estadual de PICS da Bahia.

Produto de muito trabalho da Comissão  alavancada por esta rede, a PEPIC foi aprovada ano passado, pelo Conselho Estadual de Saúde  (CES) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

http://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/saude-de-todos-nos/praticas-integrativas-complementares/

POLÍTICA ESTADUAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA BAHIA     

http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/PEPICS_BA___Documento_Final___09_12_19___Para_Divulgacao.pdf

Link to comment
Share on other sites

4.3 Práticas Energéticas/Vibracionais e Meditativas/Contemplativas

Este grupo de práticas terapêuticas compartilha do pressuposto de que matéria e energia são manifestações diferentes da mesma substância universal. Esta concepção fundamenta tanto as práticas milenares de cura, com seu viés cultural e religioso, quanto alguns recursos terapêuticos mais recentes que utilizam-se de uma perspectiva mais secularizada de compreensão de natureza e ser humano. 

Neste âmbito, o processo saúde-doença é compreendido pela correlação entre expressões psicofísicas e aspectos energético-vibracionais, detectáveis ou não por instrumentos da ciência moderna, onde cada prática traz consigo recursos diagnósticos e terapêuticos específicos na busca de uma abordagem integral e ecológica de benefício à saúde. 

A busca pela melhoria na qualidade de vida e redução do estresse estimulou a produção de trabalhos científicos que evidenciaram os efeitos positivos das práticas meditativas/contemplativas e energéticas/vibracionais sobre o estado mental e o comportamento humano, bem como, ao desencadear fatores psiconeuroimunológicos de recuperação e proteção à saúde. São exemplos de práticas energéticas/vibracionais e meditativas/contemplativas: cristaloterapia, cromoterapia, cura magnificada, frequências de brilho, hipnoterapia, imposição de mãos, johrei, passe magnético, radiestesia, reiki, técnicas imaginativas/visualização criativa e diferentes tipos de meditação (guiada, yoga, transcendental, mindfulness, dentre outras).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 8 months later...

BIREME/OPAS lança mapas de evidências sobre aplicabilidade clínica das práticas integrativas e complementares de saúde

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (BIREME/OPAS) lançou nesta quinta-feira (5) uma série de mapas de evidências sobre a aplicabilidade clínica de práticas integrativas e complementares de saúde (PICS). O objetivo da iniciativa é sintetizar, identificar, descrever e caracterizar a evidência científica existente para determinadas temáticas e mapear as lacunas no conhecimento.

https://www.conass.org.br/bireme-opas-lanca-mapas-de-evidencias-sobre-aplicabilidade-clinica-das-praticas-integrativas-e-complementares-de-saude/

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...