Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Sai Baba materialização


Recommended Posts

O Sai Baba era famoso por essas materializações. Os céticos sempre juram provar que ele tem essas coisas escondidas embaixo de paninhos, nas mangas etc. Embora acho um pouco difícil explicar a materializaçaõ dessa tonelada de vibutii:

 

Mas sabe o que em incomoda? Fora todas as suspeitas que sempre se levantam sobre fraudes ou supostos escândalos sexuais? É que essa turma morre cedo, ou fica sequelado cedo. 

O pretenso Babaji dos anos 80 desencarnou  bem jovem: http://prananandayogananda.blogspot.com/2015/03/haidakhan-babaji.html

Pelo que li uma vez, Sai Baba teve derrame cerebral e ataques cardíacos em 1963, com  37 anos. Com 70 anos passou a usar uma cadeira de rodas. Pelo menos viveu até mais de 80.

O Choa Kok Sui,fundador da Cura Prânica, um sistema de QiGong médico,  morreu aos 54 anos, de pneumonia ( dizem que muito obeso e com aparência pouco saudável, como se espera de gente obesa né? a começar pela diabetes tipo II, que vai corroendo o sujeito ).

Enquanto isso um famoso véinho que nada entende dessas coisas, que desde depois dos 40 faz musculação uma vez por semana, tem uma alimentação mais orgânica,  e caminha 1hora por dia, vai se mantendo bem há décadas: https://www.cbass.com/PICTORAL.HTM

Tudo bem que para  quem foca no espiritual longevidade passa longe de ser meta, já que o corpo físico é uma prisão mesmo. Porém, há de convir que se você atinge um nível de realização interessante, quanto mais tempo ficar por aqui, mais pode ensinar outros sobre como seguir um caminho útil. Desencarnar cedo não parece uma opção sábia para quem atingiu resultados  acima da média, parece mesmo é desleixo com a oportunidade que a encarnação nos oferece de ajudar os irmãos mais atrasados.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, sandrofabres disse:

Tudo bem que para  quem foca no espiritual longevidade passa longe de ser meta, já que o corpo físico é uma prisão mesmo. Porém, há de convir que se você atinge um nível de realização interessante, quanto mais tempo ficar por aqui, mais pode ensinar outros sobre como seguir um caminho útil. Desencarnar cedo não parece uma opção sábia para quem atingiu resultados  acima da média, parece mesmo é desleixo com a oportunidade que a encarnação nos oferece de ajudar os irmãos mais atrasados.

Acho complicado generalizar e mesmo avaliar caso a caso. Para citar um exemplo clássico, Jesus poderia ter facilmente evitado a crucificação, até porque a previu e sabia quando e sob quais circunstâncias ela se daria. Por que, então, se entregou? A única explicação razoável, a meu ver, é que considerou que a força do evento acabaria por ter mais valor como ensinamento do que seguir dando sermões, realizando milagres, etc., como vinha fazendo havia três anos. A mente do povo ao seu redor era bastante primitiva, relativamente, e já havia muita dificuldade de compreender o que ele havia transmitido até então. Penso que é ilusório imaginar que, se tivesse vivido mais, teria revelado grandes segredos espirituais que teriam feito muita diferença na história da humanidade. Creio que a mensagem que ele veio trazer foi entregue. A evolução das massas segue seu ritmo e não adianta forçar a barra.

Pode ser também, e eu dou credibilidade a essa hipótese, que um espírito muito evoluído, um grande mestre, possa fazer mais pela humanidade ignorante e sofredora fora do corpo do que nele, embora exista um propósito específico para tomar um corpo físico. Uma vez que ele foi cumprido, a necessidade de estar encarnado se esvai.

Isso tudo se aplica a espíritos realmente muito evoluídos, ou seja, casos excepcionais. O Zé da Esquina, que é um cara bom, mas cheio de defeitos e limitações, e acontece de ter habilidades de cura ou qualquer tipo de "dom espiritual", esse deve fazer bem em cuidar do corpo, como todos nós.

Link to comment
Share on other sites

Sim, não tem como ssbermos. No caso de Jesus ainda é mais fácil, porque ele estava encenando um roteiro, ja que haviam profecias nos textos anteriores. Tanto que numa passagem la ele manda alguem buscar agua na cidade, ou algo assim, e o cara pergunta porque, e ele responde que é poruqe estava escrito que.. E cita uma profecia. Então no caso dele não tinha como fugir do personagem mesmo. Pelo menos na face pública da missão. O Pistis Sophia, evangelho gnostico daquela épocs,  inicia dizendo que ele ainda passou mais 11 anos  ensinando os disicipulos, mas aí já foi os "extras do dvd", ehehhe.

Link to comment
Share on other sites

Penso, inclusive, que um mestre viver num corpo debilitado traz um ensinamento prático muito valioso: que é possível se manter num estado de equilíbrio, paz, alegria, clareza e compaixão independentemente das circunstâncias externas e, em particular, das condições do próprio corpo. Dinheiro, beleza, reconhecimento, saúde, todas essas coisas que a humanidade busca desesperadamente, não são a resposta para a busca pela felicidade. Um ser como um Ramana Maharshi ilustra bem isso.

É claro que todo ensinamento pode ser distorcido. A crucificação de Jesus se tornou, para muitos, um verdadeiro sacrifício humano para sanar o pecado original, e aí o caminho é aceitar Jesus Cristo como o salvador, etc. Da mesma forma, pela vida dos diversos profetas, messias, santos, das diversas tradições espirituais, surgiu um culto à pobreza e até a doença.

 

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, sandrofabres disse:

O Pistis Sophia, evangelho gnostico daquela épocs,  inicia dizendo que ele ainda passou mais 11 anos  ensinando os disicipulos, mas aí já foi os "extras do dvd", ehehhe.

Existe também uma tradição segundo a qual ele teria sobrevivido à crucificação e ido dar ensinamentos no oriente. Um número considerável de muçulmanos e hindus acredita nisso.

Link to comment
Share on other sites

Já tá ficando bem off topic, então não vou me alongar, mas só quero levantar uma hipótese que poderia explicar essas tradições de que Jesus teria tido uma "sobrevida" à crucificação. Um espírito como Jesus, muito possivelmente, não tem nem mais corpo astral. Então, para encarnar na Terra, antes de tomar um corpo físico, teve de tomar um corpo astral. Logo após o desencarne físico, pode ter se mantido em corpo astral por um período, dando ensinamentos em diversos lugares diferentes por mediunidade (e por projeção, por que não?), já que deve ser bem mais fácil para um encarnado entrar em contato direto com um espírito em corpo astral do que em mental ou algum outro ainda mais sutil. Depois desse período, deve ter deixado o corpo astral, e isso explicaria o seu "desaparecimento".

Link to comment
Share on other sites

Céticos tem um probleminha de raciocínio: confundem "poderia" com "está provado". No caso dela, do Thomas Green Morton, do Sai Baba, e outros, sempre alegam que a pessoa levou uma mão fora das câmeras e fez... ?????. 

Ora, se a câmera não filmou o que a mão do cara fez quando estava embaixo da mesa, atrás do balcão, etc..  tudo que se pode afirmar é que havia MARGEM para truque. Não é possível afirmar que HOUVE truque.  

Mas os céticos tem dificuldade de entender algo tão simples.

Link to comment
Share on other sites

Sai Baba era (e ainda é) um espetáculo. Entrar em sintonia com ele é como imergir num universo totalmente novo.

Sobre a questão do desencarne ou doença de alguns mestres, iluminados, adeptos e afins, concordo que não dá pra generalizar (aliás, generalizar é sempre perigoso).

Um exemplo foi Blavatsky e sua eterna nefrite, além de ulceras e reumatismos nos últimos anos. No caso dela, segundo reza a lenda e seus escritos, era uma quitação final de carma.

Outro processo semelhante é quando se abre arquivos do inconsciente, e como consequência, crises de saúde ocorrem (alguns trabalhos de regressão fazem isso): quando mudamos o nivel frequencial da alma, o corpo começa a expurgar tudo aquilo que não serve.

Algo semelhante acontece quando fazemos uma conexão com uma consciência muito elevada: pequenas crises sempre surgem como consequencia.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...

Eu não tenho muito o que falar de Sai Baba.

Passei a saber que ele existia no final do ano passado.

Mas com relação ao relato do vídeo trazido acima, achei realmente impressionante, muito mais impressionante do que as materializações.

O que seria Sai Baba?

Um tipo de Santo?

Um espírito muito avançado?

Um avatar de alguma divindade?

Link to comment
Share on other sites

Em tese seria um Avatar. Acho que o minimo que se pode dizer é alguém que vive num estado de Maestria  de consciencia ampliada, porque detecta quem se dirige a ele com orações.  Esses relatos do Yuri são bem tipicos. Eu lembro de ter  visto um documentario ainda em meadoa da década de 90 mostrando as materializaceos do vibuti, e depoimemtos de gente que sonhou com ele  e foi curada. De fato o que o Yuri relata está ,digamos, dentro do padrão dos relatos sobre Saib Baba. 

Mas tal como aconteceu com Jesus ( e arrisco dizer, com Krishnamurti), não creio que ele sera devidamente compreendido pelos atuais encarnados. É facil acreditar e cultuar mestres do passado, mas quando se trata dos contemporâneos muita gente desconfia. 

Eu só não consigo  engolir essa " idolatria" toda, muito culto à imagem dele. Claro, eu sei que esse tipo de coisa funciona como um portal, mas sei lá.....

Acho que o judaísmo já foi uma evolução da humanidade nos levando da adoração de imagens ( o que é perigoso, porque vira um  substrato de fixacao de energias do devoto, que pode ser ocupado por qualquer espirito boboca que passe por ali e resolva 'morar na estátua' para recebet lanchinho e induzir o encarnado a lhe dar mais todo o dia) para uma percepção abstrata do divino, sem formas, o que nos manteria fora do alcance dessas entidades zombeteiras que pululam proximas ao plano fisico. Dai que acho esse uso de imagens em abundancia, ainda mais com as fotos do ex-encarnado, um tanto contraproducente, mas.. tudo bem  afinal ele é um representante religioso de OUTRA CULTURA, e trabalha dentro desses padrões. 

Acho que UMA foto ok, mas aquele carnaval de imagens acho até sinistro. Mas creio que é só preconceito cultural meu. 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Com todo respeito aos devotos, mas dizem que era um grande mestre da prestidigitação né, enfim, de qualquer forma, mesmo que seja real, acho perda de tempo como ensinamento e como vivência, uma simples viagem astral por exemplo é muito maior do que isso na minha opinião, muito maior que qualquer materialização... vi que anéis e jóias dadas como preciosas recebidas por discípulos foram analisadas posteriormente e comprovado que eram bijuterias, mas enfim, tanto faz. Acho que o mais importante que é baixar a cabeça e olhar pra dentro isso ninguém quer, mas ok, as pessoas sempre vão querer um super homem pra seguir. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É, há alguns anos.atras surgiu uma "campanha de difamacao" envovlendo Sai Baba, desde videos tentando explicar os truques mais simples,  como jóias que poderiam estar nas mangas e ele fazia parecee surgirem nas maos, até denúncias típicas de cunho sexual. 

Mas nessa área sempre tem um outro aspecto com que  se preocupar, e com que os céticos nem sonham, porque não se limita a real x fraude:

https://alsibar.blogspot.com/2012/07/sathya-sai-baba-uma-fraude.html

Por isso que as alegações dos céticos nunca dão conta do que as pessoas experimentam e que geram tantos relatos relacionados a curas, ou fenômenos que acontecem até à distância. Assim como todas as denúncias sosbre João de Deus não conseguem reduzir a que acontecia em torno dele a meros truques. Há muitos fenômenos reais que podem acontecer e o cara ainda ser uma fraude EM RELAÇÃO AO QUE SE ACREDITA QUE ELE SEJA, mas nem por isso seria o que o cético materialista pensa que ele é. Isso é que complica muito o julgamento.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@DWIDJA-1984 também acho mais ou menos isso. Sobre a veracidade das joias eu não sei, tem gente pra tudo né, dizem que pele menos aquelas cinzas curavam e ele curava pessoas e tal...todas essas coisas boas que ele fez é o que importa mais, porém essa postura dele de "me adorem" como se ele fosse um Deus, é o que me deixa com dois pés atrás sabe.

Eu pensei que poderia ser por questões de visibilidade, causar uma impressão pra mídia mundial e aumentar as possibilidades no trabalho dele...mas não faz sentido. Mestres espirituais não ligam pra questões de popularidade, eles trabalham numa meta bem definida e não causam alvoroço e muito menos pedem idolatria...

Uma coisa que eu acho, que pelo menos, a grande maioria das pessoas que estudam espiritualidade há algum tempo já devem saber: que capacidade parapsiquicas não significa desenvolvimento espiritual. Hoje em dia todo mundo sabe isso.

Qualquer um que focar a consciência fervorosamente em algo vai desenvolvimento, se trabalhar sério e com consciência do que tá fazendo.

Mas uma pessoa pode se deixar levar pelo ego e vampirizar aqueles que sabem menos e são menos desenvolvidos, umas doações aqui e ali, uma adoração às vezes, respeito, fama, dinheiro, poder...enfim. O sujeito se sente um Semideus e quer que os outros o veja assim.

E como a gente sabe que essa adoração toda é na verdade energia sendo doada...e a gente também sabe que esse sujeito tem conhecimento que a vida continua, é bem possível que ele esteja manipulando pra fortalecer ou ter seu próprio reino astral...é muita gente né. E energia não é boa nem ruim, é energia, o cara pode se fortalecer e manipular a energia pra o que quiser. Com tanta energia assim ele pode ser visto como tipo um semideus mesmo no astral, comparado aos outros seres. Claro que especulando se ele não ter as melhores intenções,  de liberdade e amor e caridade. E ao invés disso querer se cultuado como um ser poderoso e milagroso reinando nos mundos inferiores, governando.

Dar pra imaginar isso sabe, mas eu posso tá "viajando na maionese astral" como a gente fala rsrsrs

Ele pode ter desenvolvimento certas capacidades, feito o bem para gerar adoração e com isso poder pra ele. Agindo de maneira inteligente, um "deus" perverso, como a gente chamaria, ou um iniciado que se encantou com o glamour e seguiu pelo caminho do ego.

A gente poderia saber se algum mentor mostrasse pra um médium como ele tá em astral, saberíamos quem ele é/foi realmente. Mas mesmo que um projetor soubesse, dificilmente falaria sobre, é muita polêmica. O melhor é a gente pegar tudo de bom da pessoa e não idolatrar ninguém,  ninguém é Deus, anjo, arcanjo, avatar ou coisa alguma, os homens nomeiam assim, somos todos irmãos querendo evoluir nossas consciência e nós sentir próximos do todo, que faz bem a todos. Não é pagando de místico mas enfim rsrsrs nenhum mestre precisa ser adorado,  precisa ser respeitado pelo trabalho que faz e ele não precisa ficar pedindo isso pra ninguém,  só se ver e se sente, isso é o suficiente.

Se tiver fazendo coisa mesquinha depois do desencarne, é problema dele. Ninguém tem nada haver com isso. Mas se tiver muito bem e continuando o trabalho dele, na espiritualidade superior, que ótimo. Só não entendo e suspeito dos métodos dele mesmo, e tudo bem, é pelo simples fato de eu não entender mesmo. Mas não vou ficar adorando, quem mostra quem é quem não é o ego, é o todo né. 

Espero que ele seja uma inspiração pra gente quando a gente desencarnar e não decepcione.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Perfeito @sandrofabres  incluindo esse trecho:

Citar

"Assim como todas as denúncias sosbre João de Deus não conseguem reduzir a que acontecia em torno dele a meros truques."

 

@Sembrol Da uma olhada no primeiro vídeo, com todo respeito aos devotos, mas olha a forma que o devoto se comporta e olha pro Sai Baba, como um Deus realmente, ok... não quero dizer que Sai Baba não era o cara, mas não é muito a minha praia esse tipo de admiração e "encanto" pelo guru, já tentei mas não da, porque vai muito daquilo né, de olhar pra fora versus olhar pra dentro, mas enfim, mesmo com esse encanto todo, seja mais positivo que negativo de uma forma geral.. Vocês já viram o Nithiananda aquele do youtube? tipo, é um show, e talvez ele seja fake mesmo,  mas no meio dos discursos já vi ele falando coisas bem interessantes e um brilho no olhar diferente, uma forma de falar cativante, e as pessoas gostam, mas não é minha praia mesmo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu acreditaria se alguns desses gurus  não precisasse fechar as mãos, balança- las e nem tirar nada de dentro de alguma sacola ou pote. Seria bem mais fácil abrir a palma da mão pra cima e o objeto fosse realmente se materializando, correto ? Não geraria dúvidas e nem teria como discutir. Quanto as curas e etc, o que vemos de picaretas  dentro de igrejas operando milagres, a maioria combinados com alguém do culto, porém tem  outros  curas que não são assim. A cura pode acontecer realmente, mas aí pra mim já entra na parte da fé da pessoa.....o guru, o pastor, o padre, só serve como amuleto de fé pra essa pessoa. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@DWIDJA-1984 sim, como eu falei, também não engulo essa adoração toda...capacidade parapsíquica não se traduz como evolução consciêncial/espiritual...mas não quero ficar afirmando nada, e nem vou engolir essa adoração, por bom senso. Pode ser manipulação, como tem médium manipulador, também tem Iogue e assim em diante...o importante é como o cara tá ao desencarnar e isso eu não tenho como saber, e até duvidaria muito se não fosse um mentor mostrando e sim ele aparecendo. Tipo, se ele continuar com esse negócio de "me adorem" até desencarnado sabe.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

32 minutos atrás, Raposo disse:

Seria bem mais fácil abrir a palma da mão pra cima e o objeto fosse realmente se materializando, correto ?

eu imaginei que ele esteja vendo a cinza, por exemplo, em astral ali perto dele, com outro espírito segurando e ele passa a mão dele física e astral pra pegar a cinza no astral e materializar na mão.

Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, Raposo disse:

Eu acreditaria se alguns desses gurus  não precisasse fechar as mãos, balança- las e nem tirar nada de dentro de alguma sacola ou pote. Seria bem mais fácil abrir a palma da mão pra cima e o objeto fosse realmente se materializando, correto ?

Mas mesmo quem já fazia isso em abundância, para puxa sacos, para todos no barzinho, e para pesquisadores, ainda hoje é visto como mero enganador:

 

Thomas Green Morton

20240112_153832.jpg

.

20240112_153421.jpg

.

20240112_153550.jpg

.

20240112_153623.jpg

.

20240112_153951.jpg

.

20240112_154026.jpg

 

E fazia  esses showzinhos embriagado, quanto mais bêbado mais impressionantes os fenômenos. Por aí já se vê que fenômenos não significam nada, apenas energia disponível. 

 

Fonte das fotos: Os Fenômenos paranormais de Thomaz Green Morton- Mário Amaral Machado

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, sandrofabres disse:

E fazia  esses showzinhos embriagado, quanto mais bêbado mais impressionantes os fenômenos. Por aí já se vê que fenômenos não significam nada, apenas energia disponível. 

Acho que vou inventar uma nova técnica projetiva.... 

Link to comment
Share on other sites

58 minutos atrás, Raposo disse:

Eu acreditaria se alguns desses gurus  não precisasse fechar as mãos, balança- las e nem tirar nada de dentro de alguma sacola ou pote. Seria bem mais fácil abrir a palma da mão pra cima e o objeto fosse realmente se materializando, correto ? Não geraria dúvidas e nem teria como discutir. Quanto as curas e etc, o que vemos de picaretas  dentro de igrejas operando milagres, a maioria combinados com alguém do culto, porém tem  outros  curas que não são assim. A cura pode acontecer realmente, mas aí pra mim já entra na parte da fé da pessoa.....o guru, o pastor, o padre, só serve como amuleto de fé pra essa pessoa. 

Eu sou meio desconfiado com materializações, mas não me arrisco a dizer se são falsas ou verdadeiras.

Contudo, pelo menos pra mim, balançar o braço não seria um fato em si que provaria que a materialização é falsa.

Às vezes existem rituais pra certas coisas.

Vou dar o exemplo de Jesus.

Ele não precisava que enchessem os jarros de água pra transformar em vinho, poderia só ter dito pra olharem novamente para os jarros...

Ele também fez lama com poeira e seu cuspe, e depois colocou nos olhos do cego, e só então o curou.

Então pra mim o balançar do braço pode ser só um ritual.

Nesse caso dou a ele o benefício da dúvida.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...