Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

sentimento ao tentar transe, o que foi isso?


Recommended Posts

Bom dia guys

de ontem pra hoje fui iniciar as praticas do saulo ate certo ponto foi normal eu sentia meu corpo vibrar e formigar, mas em certo ponto meu peito/abdomen ficou com uma pressao anormal e senti alguns puxoes na cabeça eu parei de seguir em frente pois nao sabia bem o que era e aquilo atrapalhava demais pra respirar. 

agradeço a atenção desde ja 

um otimo dia dos pais a todos

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Mael disse:

logo no inicio, so por fazer a irradiação de pés, joelhos, umbigo peito e testa 

Mael, PARA ESSE TIPO DE EFEITO QUE ESTAMOS TENTANDO ENTENDER, isso não é "início", início é "pés". 

Ou seja, quando você executa cada etapa dessas, o que você está fazendo é estimular cada centro energético. Sendo que ao começar pelos és você está estimulando a regiao de eneria masi densa, para gerar um efeito nos próximos chacrkas. É um processo de estimulação acumulativa que vai  em direção à cabeça mesmo.

Se estimular os pés e sua cabeça parecer ser alongada, puxada, seria estranho,  mas se isso acontecer após você chegar no umbigo, já começa a ser mais aceitável, porque essa zona estimula os demais chakcras e a cada um que você sobe vai gerar um efeito no chackra logo acima, tipo bolas de bilhar. Então sentir sua cabeça ser puxada, etc, pode ser fruto natural de uma tentativa de saída pela cabeça como fruto da estimulação energética progressiva dos diversos chacras abaixo.

PODE SER, nunca passei por isso. Mas seria mais óbvio que fosse se isso acontecesse ao estimular o frontal.

Portanto, saber exatamente em que ponto da técnica sentiu isso e notar se ficou mais forte a medida que subia te ajudaria e entender o que pode ter gerado esse efeito.

Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, sandrofabres disse:

saber exatamente em que ponto da técnica sentiu isso e notar se ficou mais forte a medida que subia te ajudaria e entender o que pode ter gerado esse efeito.

perdão XD

para ser mais exato a parte do peito ja apresentou leve inicio e vibração quando estimulei o plexo solar quandui fui pra peito e testa intensificou e gerando esses puxoes na cabeça. 

Link to comment
Share on other sites

Então trata-se exatamente do que eu descrevi antes, "efeito bola de bilhar", ao estimular um chackra mais baixo, parte da energia pré-estimula o chackra acima.

É exatamente assim que esse tipo de técnica foi planejada funcionar. 

Além disso parece haver  uma conexão mais direta entre o cardíaco e a pineal, portanto além de sentir seu chackra laríngeo por ter estimulado o cardíaco ("efeito bola de bilhar"), pode fazer sentido sim notar alguma  pulsação na cabeça, porque a  pineal e pituitária ficam muito perto  uma da outra, então vai estimular chackra  frontal e chackra da coroa:

 

slide_8.jpg

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Além disso, existe uma relação entre os chakras conforme a imagem a seguir:

chakras_relacao.png.6edcb68eaf9b76d904dfa124bc973bb5.png

Isso significa que, ao estimular o chakra básico, você vai estar automaticamente estimulando o frontal também porque eles possuem uma ligação direta, o mesmo ao estimular o sexual em relação ao laríngeo e o umbilical (plexo solar) com o cardíaco.

Embora exista essa relação mais direta entre estes chakras que mencionei, toda a coisa é um sistema, tudo isso faz parte daquilo que podemos chamar de holossoma e há um conjunto. Mexer em um, vai influenciar todo o resto.

Link to comment
Share on other sites

A ligação da imagem acima postada pelo Iogui possui algumas modificações, não?

Me corrijam se eu estiver errado (please), mas embora os 7 chakras principais façam parte de um sistema onde uma modificação em um afeta a cadeia toda, a conexão intima entre alguns chakras decorre entre o raiz - coronário, sexual - terceiro olho, plexo solar - laríngeo. Doutro lado, o cardíaco funcionaria com um centro de expansão aos demais, equilibrando-os e refletindo nos demais de acordo com a energia liberada por intermédio deste.

Me recordo que certa vez li isso, em que era uma técnica que basicamente consistia em transformar o chakra cardíaco em um chakra central cuja função era irradiar energia e manter os demais chakras equilibrados, ao contrário das técnicas de equilíbrio individual de cada um dos chakras.

Link to comment
Share on other sites

Sim, é "por aí".

O modelo de representação é linear porque é assim que é percebido quando visto pelas camadas externas. Mas as conexões entre eles se dão por outros canais, e por isso geram essas conexões alternadas. Mas parece também haver algum tipo de estimulação indireta por certos pontos estarem muito próximo dos outros. O básico e  o sexual estão muito próximos um do outro, assim como o frontal e o coronário. Por isso estimular o básico tende a gerar despertar de reações sexuais, e até ereção. Também é usado como técnica de pré-estimulação para o frontal, a pré-estimulação do básico , conforme o Hiroshi Motoyama explica no seu livro. Então quando o assunto for estimulção me parece que é melhor entender que basico e sexual forma "um só núcleo energético", assim como "frontal e coronário". Melhor pensar em "quadril x cabeça". 

 

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao cardíaco, em geral o centro de força de todos os demais é o "  plexo solar "/umbilical/lower dantian.

Mas DESCONFIO que com o passar dos séculos, o foco do desenvolvimento evolutivo da humanidade passou do umbilical para o cardíaco, o que pode explicar porque os antigos, como os artistas marciais e as teorias chinesas focavam tanto no umbilical como o centro de força principal, enquanto que a partir talvez da turma new age começou-se a focar no cardíaco e/ou frontal.

Visto por outro foco, são três grandes baterias que temos, o que é diferente de   pensar nos chackras:

3_dantien_text_11.jpg

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

No livro, Kundalini Tantra de Swami Satyananda existe a seguinte passagem no capitulo 48 (Analysis of the Chakras from a Psychophysiologicas Viewpoint) em uma conversação entre Swami Vivekananda e Swami Shankardevananda que explica o desenho que postei acima:

Citar

Swami Shankardevananda: There is a definite connection between mooladhara and ajna. Also, there appears to be a connection between swadisthana, vishuddhi and bindu, a very direct connection, and lalana, wich is a sub-chakra of vishuddhi. Then it seems that manipura and anahata are also related. This intimate connection between the chakras is symbolized by the seven candles on the Hebrew candlestand (menorah). This is a representation of how chakras are interacting,  but actually it is a much more complicated diagram in wich all chakras interact with each other. We cam regard mooladhara and swadhistana as being tamasic chakras, manipura and anahata as being predominanljy rajasic, and vishuddhi and ajna as being sattvic. These pairs function together. Vishuddhi and ajna, for example are connected on a receptive, expressive merger, one being active and other being receptive.

Tradução (Eu traduzi aqui e descrevi o nome dos chakras pra ficar mais fácil a leitura mas perdoem qualquer erro se houver):

Swami Shankardevananda: Existe uma conexão definida entre o mooladhara e o ajna (chakaras básico e frontal) . Também, parece existir uma conexão entre swadisthana, vishuddhi e bindu (Chakras sexual, laringeo e bindu - um chakra que fica localizado na parte superior traseira da cabeça, além do coronário), uma conexão muito direta, e entre o lalana, que é um sub-chakra do vishuddhi. Então parece que o manipura e o anahata (chakras umbilical / do plexo solar e cardíaco) também estão relacionados. Esta relação íntima entre os chakras é simbolizada pelas sete velas do candelábrio hebreu (menorah). Esta é uma representação de como os chakras estão interagindo, mas na realidade é um diagrama muito mais complicado no qual todos os chakras interagem uns com os outros. Nós podemos considerar o mooladhara e swadhistana como sendo chakras tamasicos*, manipura e anahata como sendo predominantemente rajasicos*, e vishuddhi e ajna como sendo satvicos*. Estes pares funcionam juntos. Vishuddhi e ajna, por exemplo, são conectados numa junção receptiva, expressiva, um sendo ativo e o outro receptivo.

*Obs minha: Procurar informação sobre as três gunas: tamas (atividade) , rajas (inercia) e satvas (harmonia): https://ograndejardim.com/2015/10/13/compreendendo-as-gunas-as-tres-forcas-primordiais-da-existencia/

Então há toda uma complexidade de interconexão e intercomunicação entre os chakras além da visão tradicional que também é verdadeira onde vemos a relação dos chakras através de sua conexão sequencial por meio dos nadis ida, pingala e sushumna, nesta ordem: básico, sexual, umbilical, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário.

É comum no Kundalini Yoga, por exemplo, a utilização de exercícios que estimulam simultaneamente tanto o chakra básico quanto o frontal com a finalidade de despertar o frontal, baseando-se nesta relação íntima entre eles.

 

 

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, sandrofabres disse:

Esse livro tem pdf em português Iogui:

Legal, fica o link pra quem quiser ler a conversação toda. Eu tenho este livro no kindle em Inglês. É um dos muitos livros que estou lendo no presente momento... rs

Obs.: Esse livro é muito bom pra quem, como eu, gosta de entender a fundo esta coisa de chakras. Eu acho ele tão bom quanto ou até melhor que o Teoria dos Chacras do Hiroshi Motoyama mas pra quem gosta do tema, eu aconselho a ler os dois pois eles também se complementam.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...