Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O que acham ?


Recommended Posts

--- CONTEÚDO REMOVIDO----

 MOTIVO: VÍDEO DE USUÁRIO BANIDO. NÃO VAMOS TOCAR TAMBOR  PARA MALUCO SAMBAR NÉ?

............................................................................................................

Achei esse vídeo de um usuário antigo do fórum. As vezes fico pensando como podem existir pessoas experimentando a viagem astral como uma viagem dentro da própria mente e outras como uma viagem ao plano espiritual ao mesmo tempo.

Edited by sandrofabres
divulgando vídeo de usuário banido
Link to comment
Share on other sites

Sobre esse usuário:

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/18932-questionar-até-que-ponto/&do=findComment&comment=86924

Sobre sua questão:

15 horas atrás, Henrique Araújo disse:

As vezes fico pensando como podem existir pessoas experimentando a viagem astral como uma viagem dentro da própria mente e outras como uma viagem ao plano espiritual ao mesmo tempo.

Isso é um problema para o qual, eu pelo menos, não creio haver solução. Por isso eu acredito que nossas metas tem que ser definidas em graus:

1 -  EXPERIÊNCIA LÚCIDA, no nível MÍNIMO:

Não se incomode em definir se foi sonho lúcido ou projeção, essa divisão é por is só bem questionável , e apenas experiências que tiveram comprovação podem ser consideradas, sem qualquer sombra de dúvida,  PROJEÇÃO. E essas são a minoria das experiências. As demais PODEM ser projeções ou não, não há como SABER mesmo. O que é o NÍVEL MÍNIMO de lucidez? Saber, DURANTE A EXPERIÊNCIA, que você não está em seu corpo físico, nem no plano físico. Saber disso te permite não ter medo de se machucar, poder voar, poder atravessar portas e paredes, poder emitir energia para se defender, etc...

Já é um avanço em relação ao que se fez a vida toda, que era sonhar, jurando que estava no físico né? 

2- EXPERIÊNCIA LÚCIDA, DE VERDADE: 

Não ter sua experiência ferrada por ilusões que sua própria mente cria, e que distorcem a experiência.

Por exemplo, você pode estar projetado, saber que está fora do corpo, em corpo astral, mas perceber as coisas de forma distorcida, ver alguém e achar que é um ator da TV, ou algum familiar seu.. só porque lembra ele na aparência. Ou pior, ter experiências em que as pessoas com as quais você antipatiza aparecem como vilões, e as que você gosta como mocinhos. Nós nos projetamos para descobrir a verdade por trás dos mistérios né? A verdade por trás das religiões, a verdade sobre a vida após a morte , ou até a verdade de coisas do plano físico...Portanto as ilusões são nossos obstáculos e experiências que confirmam nossas expectativas precisam ser consideradas altamente suspeitas. Mas se as pessoas não agem com desconfiança das suas confirmações nem mesmo na vigília, como poderão agir assim nas projeções??? 

Eu ouso afirmar que nesse nível 2 a maioria de nós talvez nunca seja bem sucedido. Basta ver como:

-projetores de formação espírita relatam experienciar o que os livros espíritas descrevem ( visitam o Nosso Lar, visitam o Abismo do Andre Luíz, passeiam de Aerobus...),

-os que acreditam me ETs passeiam em OVNIS, conversam com grays....

-Os que acreditam nos Mestres Ascensionados encontram Saint Germain, Kuthumi, Morya...

-Os que acreditam em complôs reptilianos descrevem experiências em que os encontram...  

- tem uns por aí que até alegam encontrar no astral tudo aquilo que parecem ter aprendido nos vídeos do MBL, Olavo de Carvalho, Padre Paulo Ricardo, Rodrigo Constantino, etc, eheheh.

 

Eu acredito no seguinte:

Tirando o problema das possíveis mentiras, fraudes mesmo,  motivadas pela necessidade de atrair atenção tendo muitas visualizações no  seu canal do youtube, ou para  vender livros,  ou influir nos destinos do país usando projeção como "fonte da verdade", a mente é por si mesma incapaz de perceber a Verdade.

A mente é construída por um conjunto de "padrões", "analogias", que usamos para "ler" o mundo. Pense no caso das profecias antigas: se um vidente observasse o futuro poderia ver aviões e descrever como "pássaros de aço". Poderia ver um carro e descrever como uma carruagem sem cavalos. Poderiam ver um OVNI e descrever como "A Visão de Ezequiel".  Isso pode parecer meio risível hoje, mas acontece o tempo todo, todos os dias nas relações humanas: quando você interpreta  mal algo que alguém falou, quando acredita em Teorias conspiratórias, quando olha a hora errada no relógio. 

A mente é um "filtro ativo", que nunca deixa passar nada sem alterá-lo. Somos prisioneiros da mente, e portanto não temos como saber o que é real enquanto dependermos dela para perceber o mundo. Somente quando a mente for neutra, passiva, a ponto de não encaixar o que percebe em nenhum rótulo, é que ela poderia enxergar a verdade sobre algo. Mas note, quando isso acontece você olha uma objeto simples como uma caneta e não sabe que aquilo é uma caneta, pelo mesmo motivo que um bebê não sabe. Um bebê ainda não tem esses padrões instalados, então ele olha a caneta e enxerga cores, ângulos texturas... e por isso se encanta com objetos simples, que para nós estão já etiquetados como "caneta", "cadeira", "bola". 

Por trás dessas etiquetas há conceitos e preconceitos... há contexto, relações, valores, importância, significados, que são:

-individuais, ( ex: memória de prazer ou dor, trauma pessoal, fobia)

-culturais, ( utilidade daquilo numa cultura: espelhinho para índios, celular para cidadão urbano)

-e históricos. ( a percepção de um cavalo para um cidadão da idade média, e percepção do mesmo cavalo para um cidadão do ´seculo XXI, do ambiente urbano) 

Há todo um mundo de fatores por tas de cada etiqueta dessas. 

 

Mas há um complicador a mais quando se fala de projeção: aqui no mundo físico a forma dos corpos e objetos não se altera, mas em astral sim. 

 

Então quando você se projeta, sua mente perceberá os objetos  e pessoas do plano astral dentro sempre através dessas etiquetas, e não há uma forma fixa desses objetos astrais, para se impor sobre sua percepção. A forma astral irá se adaptar ao que sua mente espera, porque a forma astral é fluída por natureza. Aqui tem uns poucos exemplo disso.

 

Como superar esse problema?

"Fio"... o nome desse problema é "Perceber a Verdade", é a meta última do caminho espiritual, não e um mero probleminha projetivo não. O tipo de lucidez que precisamos nesse caso é o tipo que está bem acima da lucidez de vigília, em geral usada como "padrão de referência."

O cidadão terráqueo é sonâmbulo em vigília, exatamente porque quando olha para o mundo ao eu redor, só enxerga seus "sonhos", que são essas etiquetas que deturpam a percepção de tudo ao seu redor. Por isso a questão da lucidez em astral, a lucidez DE VERDADE, não termina na percepção de que está projetado, nem no "raciocínio claro".

A lucidez que te permite conhecer a Verdade nas coisas que você investiga é um "efeito colateral" da Iluminaçao. Até que uma pessoa atinja esse estado, ela está percebendo ilusões e fantasmas, tanto em vigília quanto projetado. Só que projetado esse fenômeno é mais perceptivel.

É por isso que sinceramente acho que não vale a pena discutir lucidez além do nível 1. Não vejo ninguém apto a ensinar outro ser humano a enxergar a verdade sem distorções. A meu ver quem tenta isso age como "cegos guiando cegos".  Só resta aprender com nossas experiências. Se elas forem ilusórias, conhecer nossas ilusões nos ensinará algo sobre nossas limitações.

As vezes é possível obter algum tipo de comprovação, mas mesmo nesses casos sempre há muita distorção presente, em tamanho forma cores, posição...

Então nunca dá para botar a mão no fogo pelas experiências projetivas, mas daí a dizer que são apenas ilusão, já é ignorância, pois tanto a projeção quanto a vida em vigília são um mix de percepções reais e distorções imaginativas. Só quem não percebe o que se passa na sua própria mente a todo instante, em vigília, pode ignorar isso. O desafio é ser capaz de identificar as distorções, seja em vigília, seja projetado, e tentar reduzi-las.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, sandrofabres disse:

Eu ouso afirmar que nesse nível 2 a maioria de nós talvez nunca seja bem sucedido. Basta ver como:

-projetores de formação espírita relatam experienciar o que os livros espíritas descrevem ( visitam o Nosso Lar, visitam o Abismo do Andre Luíz, passeiam de Aerobus...),

-os que acreditam me ETs passeiam em OVNIS, conversam com grays....

-Os que acreditam nos Mestres Ascensionados encontram Saint Germain, Kuthumi, Morya...

-Os que acreditam em complôs reptilianos descrevem experiências em que os encontram...  

- tem uns por aí que até alegam encontrar no astral tudo aquilo que parecem ter aprendido nos vídeos do MBL, Olavo de Carvalho, Padre Paulo Ricardo, Rodrigo Constantino, etc, eheheh.

3 horas atrás, sandrofabres disse:

A mente é um "filtro ativo", que nunca deixa passar nada sem alterá-lo. Somos prisioneiros da mente, e portanto não temos como saber o que é real enquanto dependermos dela para perceber o mundo. Somente quando a mente for neutra, passiva, a ponto de não encaixar o que percebe em nenhum rótulo, é que ela poderia enxergar a verdade sobre algo.

Explicação  ̶d̶o̶ ̶t̶i̶p̶o̶ ̶q̶u̶e̶ ̶d̶á̶ ̶v̶o̶n̶t̶a̶d̶e̶ ̶d̶e̶ ̶i̶m̶p̶r̶i̶m̶i̶r̶ ̶e̶ ̶c̶o̶l̶a̶r̶ ̶n̶a̶ ̶c̶a̶b̶e̶c̶e̶i̶r̶a̶  muito boa, Sandro! Não só para os iniciantes mas também para os mais experientes. 

Edited by Jutb
pequenas alterações
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...