Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Protetor de esquerda e de direita.


Recommended Posts

Olá,  estou estudando a compilação de textos que o Sandro juntou sobre o processo pos-morten ( Aliás vlw Sandro pelas diferentes visoes colocadas),  e tem um livro anexado chamado Dialógos com um executor,  e em algumas partes do texto citam sobre uma pessoa ter protetor do lado esquerdo,  é tb do lado direito,  fiquei um pouco confuso para entender o significado,  gostaria que alguém pudesse falar um pouco disso se possível,  não encontrei nada na internet sobre,  tenho um pouco de noção pela leitura ainda incompleta do livro e tb sobre os ditos caminhos , porém gostaria de mais opiniões se tratando da questão de protetores. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Caio disse:

Olá,  estou estudando a compilação de textos que o Sandro juntou sobre o processo pos-morten ( Aliás vlw Sandro pelas diferentes visoes colocadas),  e tem um livro anexado chamado Dialógos com um executor,  e em algumas partes do texto citam sobre uma pessoa ter protetor do lado esquerdo,  é tb do lado direito,  fiquei um pouco confuso para entender o significado,  gostaria que alguém pudesse falar um pouco disso se possível,  não encontrei nada na internet sobre,  tenho um pouco de noção pela leitura ainda incompleta do livro e tb sobre os ditos caminhos , porém gostaria de mais opiniões se tratando da questão de protetores. 

Já li esse Livro Diálogos com um Executor, pelo menos o universo que se insere no livro é da Umbanda Sagrada vertente criada pelo Rubens Saraceni. Então o universo ali descrito não é de todo compartilhado da mesna visão pela Umbanda. 

Dentro da Umbanda Sagrada existe varias dimensões que constitui o universo. Uma delas é o plano negativo que  fica a esquerda do nosso plano ou dimensão humana. É la onde atua os Exus e Pomba gira. Então o guardião a esquerda são espíritos dessa dimensão negativa. Isso,  claro dentro na teologia de umbanda sagrada. Nas outras Umbandas é bem diferente. Procure um escritor chamado Noberto Peixoto a visão da Umbanda que ele pratica é bem diferente da Umbanda Sagrada do livro que você esta lendo.

Link to comment
Share on other sites

Em 18/11/2018 at 09:54, sandrofabres disse:

Obrigado pelos links Sandro, pelo que vi o o texto do site do Del Debbio não romantizou tanto as entidades da esquerda igual ao outro artigo,  ao meu ver ele foi mais realista principalmente nas partes " São espiritos que trabalham sim na escuridão, porém em pról da luz " e que eles trabalham para esgotar a negatividade humana,  isso me ajudou a compreender o papel dos executores que são citados naquele livro. 

Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Joe disse:

Já li esse Livro Diálogos com um Executor, pelo menos o universo que se insere no livro é da Umbanda Sagrada vertente criada pelo Rubens Saraceni. Então o universo ali descrito não é de todo compartilhado da mesna visão pela Umbanda. 

Dentro da Umbanda Sagrada existe varias dimensões que constitui o universo. Uma delas é o plano negativo que  fica a esquerda do nosso plano ou dimensão humana. É la onde atua os Exus e Pomba gira. Então o guardião a esquerda são espíritos dessa dimensão negativa. Isso,  claro dentro na teologia de umbanda sagrada. Nas outras Umbandas é bem diferente. Procure um escritor chamado Noberto Peixoto a visão da Umbanda que ele pratica é bem diferente da Umbanda Sagrada do livro que você esta lendo.

Obrigado pelo recomendação Joe,  do Noberto Peixoto só conheço mesmo o Vozes de Aruanda,  que foi muito esclarecedor tb. 

Link to comment
Share on other sites

A umbanda são os mensageiros de umbanda (caboclos pretos velhos e crianças) e a quimbanda são os guardiões (Exus e pomba giras)..isso dentro da linha da umbanda esotérica (Matta e Silva). Essa simbologia entre esquerda e direita está presente em muitas culturas e religiões do planeta. Na Kabbalah judaica a direita é a misericórdia divina e a esquerda e a justica. No geral a simbologia da esquerda está associada ao esforço da lei cósmica em consertar um desvio..uma espécie de força contrária a qualquer ato anticosmoetico...no budismo você vai encontrar as figuras dos budas irados e guardiões do dharma como a figura do fudo myo por exemplo..na Kabbalah judaica é dito que nas dimensões do sitra achra (o submundo) somente há atuação do aspecto de justiça divina ou seja do lado esquerdo de Deus..enquanto a misericórdia divina da mesmo sem merecimento a justiça divina só dá na exata medida do merecimento..a direita é o sim e a esquerda é o não..enfim há uma série de simbologias ligada a essa questão de esquerda e direita..mas na umbanda a linha da esquerda (quimbanda) e a tropa de choque que visa prestar combate as falanges umbralinas sempre atuando junto com as entidades da linha da umbanda...o problema é que tem muito kiumba que se faz passar por Exu e daí surgem tantas confusões e preconceitos com essa linha de trabalho..na verdade são espíritos extremamente ordeiros e disciplinados e que jamais trabalham por trocas..se não for assim não e verdadeira entidade da esquerda mas sim provavelmente um kiumba (vagabundo do astral) se aproveitando do misticismo dos encarnados e da fascinação do ego etc

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...