Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

COMO COMBATER O FANATISMO


Recommended Posts

Olá amigos,

Abaixo segue uma ótima matéria do colega espiritualista Hidemberg Frota (ele possui um ótimo blog com ótima temática espiritualista e consciencial) que trata de consciência, sectarismos e liberdade e/ou abertura consciencial.

O ótimo blog do Hidemberg é : http://pensamentosespiritualistas.blogspot.com/

Espero que gostem!

Boas reflexões!

Paz na Luz!

Luciano ;)

Como combater o fanatismo

Hidemberg Alves da Frota

Como combater o fanatismo? Promovendo-se o esclarecimento. Mas isso não basta. É necessário ter compaixão e empatia pela condição humana de quem buscamos esclarecer (assistencialidade eficaz). Caso contrário, o esclarecimento se radicaliza. Legitima o excesso oposto. Os “extremos se tocam” [1], assinala Hermes Trimegisto.

Se não tivermos cuidado, os exageros ou deficiências de quem discordamos passam a justificar os nossos exageros ou deficiências. Uma espécie de imunidade recíproca. Ou uma relação de simbiose.

O sectarismo de um extremo acaba por se revelar o principal fator de sobrevivência e crescimento do sectarismo situado em extremo oposto. Fenômeno comum nos embates entre adeptos de diferentes correntes de pensamento, em todos os campos de expressão cultural da humanidade, bem como nas relações interpessoais e internacionais.

O esclarecimento eficaz e cosmoético se concretiza quando praticado de forma objetiva e, ao mesmo tempo, fraterna. Requer prudência. Não somente a prudência de evitar ofensas à integridade alheia, de se abster do sarcasmo, do desdém, da maledicência, das críticas corrosivas, da postura leviana, agressiva e contenciosa. Também a prudência de realmente ponderar com afinco sobre a sua própria visão de mundo, valores e comportamento. De se conceder o benefício da dúvida construtiva. Será que não tem nada que eu possa aproveitar do pensamento de quem discordo, em prol do meu melhoramento íntimo?

Às vezes, um toque sutil e preciso, no bojo de uma conduta ponderada e criteriosa, sobrepuja, em eficácia, argumentações sofisticadas e táticas de guerrilha doutrinária.

[1] BLANC, Claudio. O Caibalion. Vida & Religião, São Paulo, v. 2, nº 8, p. 19.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Realmente,

Eu não sabia em que pé estavam as coisas até eu ser "pego pra Cristo" por uma seita evangélica, desculpem-me os evangélicos, por isso eu disse "seita" por que não é todas as igrejas, é só essa que nem vou citar o nome.

Eles ficaram sabendo do meu site, que fala justamente sobre projeção astral, pois que vieram em 4 pastores para me "exorcizar", ficaram umas 4 horas e nada do "bichão" se manifestar, então disseram que meu caso era grave que não tinha mais solução eu iria para o inferno mesmo...

Passei um apuros, felizmente eles tem um negocio chamado "consulta bíblica" então fiz um desafio, disse para eles consultarem uma pergunta minha na bíblia, mas eles não poderiam ver a pergunta, teriam que responder sem ver a pergunta.

Porem eu disse a pergunta para uma obreira "Devo seguir essa igreja?" sabendo que a obreira iria me delatar e contar a pergunta ao pastor heheheheheh

Mas no envelope escrevi outra pergunta "Devo continuar com meu site?"

No dia o pastor fez a consulta a bíblia, e falou durante muito tempo, e dizia como é maravilhoso a escolha que eu ia fazer, e que Deus estava feliz e que era pra eu fazer isso que a resposta era SIM!

MAS quando o pastor abriu o envelope e viu a pergunta... hum!!! Ele não sabia nem por onde, quando, o que, heim, cadê? Ele olhou para a obreira que tinha me delatado com uma cara que chegou a me dar medo, parecia que iria pular no pescoço dela.

Em fim me deixaram em paz, afinal a bíblia (Deus para eles) tinha atestado meu site... Ufa, mas espero não ter que passar de novo por isso.

Link to comment
Share on other sites

Ola Giu.

Porque você simplesmente não lhes mandou embora de sua casa ou simplesmente saiu de perto deles, não adianta discutir com pessoas que ja tem uma crença formada.

O Osho diz que: "quanto maior a crença maior a barreira" ele tambem diz que: "Deus não e uma solução mas um problema" porque a verdade não pode ser uma crença e de fato nunca será, a verdade nos descobrimos atraves de estados elevados de consciencia, quando vamos despertando nossa consciencia vamos chegando cada vez mais perto da verdade dizem que a verdade absoluta é alcançado depois do "vazio iluminador" na "totalidade" obviamente esses estados de consciencia são alcançados atraves da meditação, eu mesmo nunca alcancei mas pretendo chegar lá.

O fato de Deus ser um problema e não uma solução se dá porque nos seres humanos estamos adormecidos e quando se fala de Deus para um ser adormecido ele vai criar seu proprio Deus no seu "mundinho de sonhos particular" a pessoa deve Despertar a consciencia completamente para um dia chegar a conhecer a Deus.

Como falar dessas coisas com pessoas que tem crenças fortissimas dentro da mente? pessoas que creêm ser os grandes detentores da verdade, não da e simplesmente impossivel não devemos perder nosso tempo e nossas energias discutindo com essas pessoas, ou alimentando discussões mentais. devemos ser silenciosos perto dessas pessoas, tanto por fora como por dentro, deixar eles com suas opniões mesmo que cheguem e digam que estamos endemoniados, mantemos o silencio e nos afastamos para não discutir não brigar. Que a paz o amor e a compreênsão reine em nossos corações.

E isso ai pessoal

flws

Link to comment
Share on other sites

Realmente,

Eu não sabia em que pé estavam as coisas até eu ser "pego pra Cristo" por uma seita evangélica, desculpem-me os evangélicos, por isso eu disse "seita" por que não é todas as igrejas, é só essa que nem vou citar o nome.

Eles ficaram sabendo do meu site, que fala justamente sobre projeção astral, pois que vieram em 4 pastores para me "exorcizar", ficaram umas 4 horas e nada do "bichão" se manifestar, então disseram que meu caso era grave que não tinha mais solução eu iria para o inferno mesmo...

Passei um apuros, felizmente eles tem um negocio chamado "consulta bíblica" então fiz um desafio, disse para eles consultarem uma pergunta minha na bíblia, mas eles não poderiam ver a pergunta, teriam que responder sem ver a pergunta.

Porem eu disse a pergunta para uma obreira "Devo seguir essa igreja?" sabendo que a obreira iria me delatar e contar a pergunta ao pastor heheheheheh

Mas no envelope escrevi outra pergunta "Devo continuar com meu site?"

No dia o pastor fez a consulta a bíblia, e falou durante muito tempo, e dizia como é maravilhoso a escolha que eu ia fazer, e que Deus estava feliz e que era pra eu fazer isso que a resposta era SIM!

MAS quando o pastor abriu o envelope e viu a pergunta... hum!!! Ele não sabia nem por onde, quando, o que, heim, cadê? Ele olhou para a obreira que tinha me delatado com uma cara que chegou a me dar medo, parecia que iria pular no pescoço dela.

Em fim me deixaram em paz, afinal a bíblia (Deus para eles) tinha atestado meu site... Ufa, mas espero não ter que passar de novo por isso.

Giu não quero lhe preocupar mais você pode ter alguns problemas com esse seu "exorcismo", eu li em um livro sobre defesa e ataque espiritual, o relato de uma mulher que sofrera um exorcismo em sua infância, no caso ela não tinha o demónio no corpo, agora não me lembro o que ocorreu com ela mais lembro que isso a prejudicou...

Seria bom você ir em algum centro espirita verificar se isso pode lhe gerar algum problema e se o caso fazer um "contra-exorcismo"...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...