Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Terror noturno de longas datas


Recommended Posts

Boa noite. Sou usuario do forum desde o vga antigo, mas hoje venho expor o caso da minha namorada,  a qual está ao meu lado enquanto eu escrevo esse caso:

Ela tem 28 anos e sempre me contou que desde pequena possuia dificuldades extremas para dormir, sendo que a uns 5 anos faz uso de remedios psiquiatricos para dormir. O que ela mais me diz é: que quase perto de adormecer, ela escuta vozes chamando pelo seu nome, como tbm enxerga um vulto negro dentro do quarto, como se sentisse ele sugando, puxando ela, outras vezes arrastando ela pela casa, querendo que ela "saía do corpo", sempre seguindo o mesmo padrao desses "ataques". Acredito que devido ao fato dela tomar os remedios para dormir, de certo modo, isso amenize essas experiencias porque ela acaba dormindo mais rapidamente e sua lucidez quase sempre esta diminuida nesses momentos. Por outras historias, acredito que ela tenha sim um certo grau de mediunidade desenvolvida, mas ela nao quer desenvolver de jeito nenhum com medo que isso acabe-a prejudicando ainda mais. A duvida dela é: o que é essa sombra maligna do mal? (creio eu seja um obsessor, mas de tão longa data assim?) e o que poderia ser feito para diminuir esses ataques?

Desde ja obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Como ela sabe que é um espírito "maligno do mal"? Pela minha experiência, assediadores não têm muito interesse em retirar encarnados do corpo lucidamente. Não precisam fazer isso nem para vampirizá-los, nem para fazer indução de ideias. Existe exceção para basicamente tudo, mas no mínimo me parece incomum e, portanto, acho que é válido o questionamento.

O fato de ela enxergar esse espírito como um vulto escuro, a princípio, não quer dizer muita coisa. A visão no astral, ou mesmo em catalepsia projetiva ou qualquer estado de transe, é uma questão complicada. Existem fatores energéticos que influenciam muito e, além disso, nesse tipo de fenômeno a maleabilidade do que é percebido é muito maior, isto é, o fator subjetivo, a indução da própria mente, consciente ou inconsciente, pesa muito. A sensação, do tipo sexto sentido mesmo, que ela tem desse ser pode ser um indicativo melhor, mas para isso seria importante ela controlar o medo, senão as coisas se misturam. Se você tem medo de cachorro grande, vai se assustar e tender a ter uma impressão desfavorável de qualquer cachorro grande, mesmo com aqueles que na verdade são muito dóceis.

Também o fato de ela não querer se projetar não implica que esse espírito seja um assediador por tentar forçar a experiência contra a vontade dela, se é que é realmente essa a intenção dele. Senão todo pai que força o filho a, por exemplo, tomar remédio seria um assediador, né? Às vezes é melhor para nós levarmos um empurrão no rumo certo, mesmo à nossa revelia.

Quanto aos remédios que induzem sono, pela minha experiência eles tendem, sim, a dificultar a projeção. Remédios psicoativos em geral parecem embotar nossa percepção extrafísica.

Enfim, com base no que você disse, e você pode dar informações adicionais se quiser, eu acho que esse caso é digno de uma análise mais cuidadosa e que não é muito cabível concluir de cara que é um assédio.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hmm Adriano, bem interessante seu ponto se vista. Nem eu e nem ela tinhamos olhado por esse lado. O que chama a atenção, é essa sensação de que realmente isso não esta fazendo bem para ela, sendo um dos motivos que a levaram tomar os medicamentos, sendo que antes, ela tinha que gritar pedindo paz e rezar muito para conseguir dormir, as vezes funcionava, outras vezes não.

Link to comment
Share on other sites

Se ela tem tantos problemas com o sono, parece recomendável buscar algum auxílio espiritual, além do cuidado médico que, pelo que você diz, ela já procurou. Na verdade, esse tipo de problema que ela enfrenta tem cara de ser mais espiritual do que fisiológico, a meu ver. Meu sono também sempre foi um tanto conturbado, por assim dizer, mas melhorou bastante depois que eu comecei a estudar projeção e passei a entender melhor o que se passava de fato. Mas cada caso é um caso.

Talvez ela possa receber assistência num centro espírita ou de umbanda, por exemplo. Depende da linha de espiritualidade com que ela se alinha mais. Seria ideal um lugar em que houvesse um bom entendimento sobre projeção da consciência e fenômenos correlatos, mas só de frequentar um lugar em que haja amparo, tomar passes, etc., já pode haver um alívio.

O pessoal da Conscienciologia tem bastante expertise em projeções e tratamento de assédios. Se tiver algum IIPC próximo, pode ser uma boa pedida, mas ainda assim vai depender de como ela se sente em relação a essa abordagem.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu estava esperando para ver se aparecia alguém com relato próprio de terror noturno, mas talvez não tenha ninguém aqui no GVA que tenha passado por isso.  O que eu sei é pelo caso de outros.

Mas olha, ME PARECE que você e sua namorada estão interpretando mal a coisa, não sei.

Aqui dois exemplos de terror noturno:

https://www.youtube.com/watch?v=HNixihSlL8Y

https://www.youtube.com/watch?v=u0II-uh5TRo

Parece claro no segundo caso que está havendo algum ataque.  O primeiro caso parece repercussão ( o menino deve estar projetado em outro ambiente astral e seu corpo físico só expressa , como que por controle remoto, o que ele está sentido. O segundo faz parecer que o menino está sendo atacado no próprio ambiente em que está, ou seja, seriam visitantes astrais que vieram atras dele. Mas isso são só especulações, só um clarividente presente no local poderia dizer o que ocorria. 

Pelo que conversei com aquele líder do meu antigo grupo, em geral esses casos são atritos com as antigas parcerias. Ou seja, os colegas de sacanagem sentem falta do parceiro e vem buscá-lo para umas aventuras nas suas caverninhas, mas como a personalidade atual não tem memória das amizades pré-encarnatórias se apavora ao ver os monstrinhos que são seus amigos.... 

Outras vezes é "briga de gangue" astral mesmo. O encarnado fazia parte de uma gangue os desencarnados de outra, e agora eles vem caçá-lo. Isso envolve ameças, agressões ataques mesmo, além de sequestro para levar na marra o cara a´te algum buraco astral e lá sujeita-lo a torturas.

Mas o que você relata parece ser apenas MEDO que sua namorada tem de visitantes astrais. 

Veja, uma coisa é você sentir muito medo de algo que não te ameaça. Outra bem diferente é estar ali na cama cercado de entidades que estão de fato tentando te ameaçar ou estão te agredindo.

Eu acho que o caso dela não é terror noturno, é apenas medo do desconhecido. É normal que se você estiver meio consciente no momento que está pegando no sono, apareça alguém ara vir te buscar. Afinal, todos nós saímos do copo, quando dormimos. Todos nós temos relações e atividades fora do corpo. Não tem nada de mais os colega virem buscá-lo quando notam que você está já apagando para o mundo físico e entrando no mundo deles. Daí a supor que seja um ataque, há uma boa distância.

Talvez se sua namorada não tivesse tanto medo ela pudesse explorar isso para ver onde leva. Quando eu comecei a me projetar era bem comum estar ali deitado e de repente ouvir passos. Aí eu abria s olhos (na verdade ão abria né? apenas abria a visão, não os olhos), e via alguém entrando no meu quarto e vindo em direção a mim. Como moro sozinho eu já sabia, ao ouvir os passos, que era uma entidade, não uma pessoa físico. Então a pessoa parava a uns 2metros da cama e  acenava para que eu o seguisse. Eu levantava do corpo e o acompanhava, e nessa caminhada se não mais de dez passos o ambiente mudava. Eu não estava mais na minha casa, ma em outros ambientes do astral. O sujeito caminhava a minha frente e eu o seguia. Entoa ele parava e apontava o braço para frente. Eu seguia caminhando, o ultrapassava e ele sumia do meu campo de visão, e então eu estava num ambiente desconhecido, tentando deduzir o que eu deveria fazer ali.

Não há nada de assustador nisso, mas claro, minha visão era sempre perfeita. Somente numa das primeiras projeções eu vi apenas um vulto enfumaçado que me acompanhava enquanto eu subia para o teto e atravessava o telhado. Mas eu sabia que enxergá-lo enfumaçado era apenas uma distorção da minha percepção, não o considerei um ser maligno só porque era um vulto.

Acho que se sua namorada passa por isso com frequência, SE NÃO HÁ ATAQUES, então ela poderia explorar a experiencia, ver o que estão tentando mostrar para ela. Mas claro, se houver algo que indique que esses visitantes não são amigáveis, então ela deveria procurar algum centro espírita para ver se descobre o motivo dos ataques. 

Uma pessoa que conheci aqui no gva, já adulta começou a despertar mediunidade. Achei estranho porque ela já tinha 37 anos e era quase cética. Mas ela então me contou que quando tinha 5 anos ela tinha problemas para dormir (na época eu não sabia dos tais terrores noturnos, uma pena, ou poderia ter perguntado mais sobre essas crises a ela) e o pai dela a levou nu centro de umbanda, para fecharem a mediunidade dela.  Só que agora, aos 37, ela começou a abrir de novo, e as tais crises noturnas voltaram. Ela não sabia me descrever direito o que sentia, só dizia que sentia que o quarto estava cheio das tais presenças  e ela entrava em pânico. Consegui convencê-la a procurar um centro espírita e ela incorporou na primeira visita e já ficou trabalhando ali com eles. Depois perdi contato e não sei se ela ainda continua lá.

Então tem que ver isso, pode ser "cobrança" para começar a usar a mediunidade, porque chegou a hora....

Pode ser ataque...

Pode ser só medo desnecessário de coisas que não são ataques...

A primeira coisa a fazer me parece que seja encarar de frente a situação, sem medo, ir lá e ver o que diabos querem com ela. Só que o mais engraçado é que justamente quem mais  precisa "dar jeito nas coisas" é justo quem tem mais medo, kkkk. Eu nunca entendi que tanto medo de fantasmas as pessoas tem. A gente, coo encarnaod está numa posição muito vantajosa: 

Um monstrinho em frente a cama nos xinga, a gente levanta, vai até ele, enfia um soco no nariz o bicho, e...pula de volta para o corpo, kkk. Mais ou menos do mesmo jeito que o macaco aqui, ehehe:

https://www.youtube.com/watch?v=6da2Rnj7tLc

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nao se trata de terror noturno, até pq quem sofre raramente tem alguma recordaçao quando acorda. Meu filho sofre de terror noturno desde bebe. Quando ele acorda, nao tem lembranças do que aconteceu e nem sabe pq està chorando. O terror noturno é meio que um tipo de sonambulismo, nao tem a ver com medo de dormir ou de ver espìrtos!!!
Possivelmente os medicamentos podem estar afetando essas visoes, assim como os sonhos acabam nos arrastando pro delìrio e fantasia...

Link to comment
Share on other sites

Adriano, obrigado novamente pelas palavras e experiências, eu também concordo em ela buscar ajuda em centros para tentar encontrar respostas. E o que você disse veio quase de encontro ao que o Sandro falou. E muito obrigado Sandro, é muito bom encontrar suas respostas nos post's da galera, você é sempre uma referência. Conversei com ela e ela irá expor melhor a situação dela aqui no tópico, mas com certeza ajudaram muito e mostraram uma forma diferente de ver a situação. Verdade Kaly, o conceito de terror noturno é diferente do que relatei, sendo até descrito na psiquiatria, apenas usei dessa forma para ilustrar o que ela passou.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, é a namorada do Matheus. Queria agradecer as respostas e orientações de vocês. E, realmente, analisando todas a opiniões pode ser que eu esteja um tanto quanto equivocada em relação a achar que hoje sofro de ataques. Porém, sempre sofri muito com pesadelos, desde criança, na qual muitas vezes eu só dormia quando amanhecia por medo de ter pesadelos. Em torno dos 17 anos eu tive uma "crise" de 3 meses. Quando me deitada sempre sentia algo chegar perto de mim, ouvia vozes (alguém me chamando) e barulhos, estralar de dedos e até mesmo puxões de cabelo. Era o tempo de eu cair no sono e ter pesadelos com espíritos que me carregavam, me arrastavam e isso me causava muitos sentimentos ruins, eu acordava desesperada e entrava em pânico. Eu ia dormir todos os dias as 6h da manhã, em completo desespero, até que chegou ao ponto de eu falar para a minha mãe que eu não aguentava mais e que estava ficando louca hehe lembrando que nessa época eu ainda não fazia uso de medicamentos hipnóticos. Depois disso passei a ter muito mais problemas de insônia. Tivemos problemas também em relação à saúde do meu pai, e nesse tempo as coisas ficaram realmente muito mais difíceis, aconteceram vários episódios estranhos e isso só piorava a minha situação. Fiz yoga durante um tempo, que me ajudou muito em relação ao sono, e parei de tomar os medicamentos por um tempo, mas acabei voltando ao uso no ano retrasado. Enfim, hoje essas experiências que tenho tido durante as noites tem um padrão diferente dessas que tive há 10 anos atrás, eu vejo esse vulto em minha volta, me chamando e eu sinto como se eu realmente estivesse saindo do corpo, porém eu luto muito contra isso porque me traz um sentimento muito ruim, provavelmente pelas situações anteriores, por isso eu não exploro a experiência, como vocês me orientaram. Acredito que também entender melhor sobre catalepsia projetiva me fez ver a situação um pouco diferente, mas sem auxilio direto tenho dificuldade em deixar as coisas fluírem. Como eu sempre tive pesadelos muito violentos e que eu considero muito pesados, eu não queria mais explorar esse lado com receio de não conseguir controlar depois a situação, ou até mesmo de me projetar e enfrentar alguma situação a qual eu não tenha domínio, mas considerando as opiniões de vocês, acredito que ir ao centro espírita pode me auxiliar a entender essa situação e desfazer esse bloqueio que eu tenho em me projetar e por fim resolver essa situação que tenho a vida inteira. Muito obrigada pelo auxilio e por exporem as experiências e opiniões de vocês e Sandro, muito obrigada pela orientação, como o Matheus disse você sempre é uma referência. 

Link to comment
Share on other sites

 Quanto mais tempo a gente tem um padrão mental e emocional referente a um problema maior ele aparenta ser. 
 Conheço muitos casos de pessoas com o mesmo problema e geralmente quase todas têm, anteriormente do problema, medo do  mundo espiritual e de espíritos, e com algumas experiências estranhas espirituais vem o medo cada vez mais alimentado toda vez que não se vai atrás de explicações, inconscientemente fica alimentando esse medo e com o passar dos anos esse medo sai do limite.

Vc não tem porque ter medo material, nenhum espírito vai te "bater", o seu foco precisa ser sua sanidade mental, e você é um espírito também . Estude o mundo espiritual mas sempre ponderando e nunca cheia de crenças ou se rendendo às impressões. Veja canais como o da Nanci, do Spooky House, enfim, de pessoas bem mais "científicas", já que a sua parte emocional e inconsciente já meio que está no controle do seu receio.


lembre-se, você é um espírito também, se te perturbam faça igual a Dercy:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bMq2ol9DWiE

 

Link to comment
Share on other sites

E TALVEZ algo que ajude seria SEPARAR na sua mente as experiencias.

Ou seja: treine PARA SE PROJETAR. Ao tentar fazer as tecnicas voce estará seguindo um CAMINHO CONHECIDOn portanto sentirá que está no controle do processo, e.como pode ver AQUI há uma lista de sinais que sao ESPERADOS E DESEJADOS , pois são indicadores de que você está quase lá.....

Com a pratica esses sinais nao acontecerão mais ( o que é uma pena, porque a gente fica sem dica alguma se ja pode levantar em astral ou não. Só descobre tentando mesmo) mas demoram para sumir.

E pode notar que muitos desses sinais são similares ao que uma pessoa consideraria algo assustador.

ME PARECE que se você treinar PARA se projetar começará a EDUCAR SEU EMOCIONAL PARA DESEJAR ESSES SINAIS, porque são indicativos de sucesso. E isso PODE TALVEZ, COM O TEMPO, DESPROGRAMAR ESSE SEU MEDO DESSES MESMO SINAIS qiando eles acontecem sem que você esteja esperando por eles.

Porque é diferente né? Você deita PARA DORMIR, quee relaxar, apagar, aí oive uma voz chando seu nome...

" Ai meu Deus ! O que é isso?!!! Ai minha  Nossa Senhora! Ai meu Jesus Cristinho!", eheeje. É normal achar estranho, suspeito.

Agora, outra situação é deitar PARA SE PROJETAR. Sua meta é PASSEAR.

Aí você ouve uma voz te chamando, você pensa:

" Já tô indo! Péra! Só tenho que descolar do corpo aqui!"

Sua atitude emocional é diferente. Claro que como você já tem uma programação de medo em relação em esses sintomas, durante anos, isso pod demorar para se alterar, mas acho que vale a pena tentar.

E como eu disse, apos levantar, se não gostar do que viu ali, ou se apenas tomar um susto qualquer, você volta na hora. O grande desafio da projeção  é conseguir ficar la, pois para voltar basta um " soluço" nas emoções, por medo ou até por alegria de ter conseguido, e teu corpo te puxa de volta. Eu desisti da projeção quando tinha menos de 20 anos porque toda vez que conseguia e pensava:

"Obaaaaaaaa!!!! Consegui de novo!!!" eu era puxado para o corpo de novo.

Não podia nem comemorar pô! Só com a idade( dos 40  diante) é que isso nao aconteceu mais e que pude explorar um pouco mais o fenômemo.

E só para ilustrar na prática o que te falo sobre ver algo que não goste:

Desde criança eu tinha muito " sonho lúcido"  e programava meus sonhos como queira. O que explico ali no tópico POR ONDE COMEÇAR, na partr de ALVO MENTAL era como eu criava meus sonhos lúcidos com 5, 7 anos , até uns 10 anos.  Depois parei de ter sonhos lucidos frequentes  devido a um susto que tomei, ficou apenas esporadico. Mas eu ainda era capaz de induzi-los caso quisesse, só que perdi o interesse porque para mim aquilo era só a minha " brincadeira de criança".

Ainda acontecia de vez em quando e eu pensava " ai que saco! cá estou eu de novo preso nesse ambiente virtual sem saber o que fazer nele nem achar porta de saída".. Ficava só andando pela cidade até acordar, ehehe.

Nunca relacionei isso com projeçao, mesmo apos eu ja ter me projetado algumas vezes na fase adulta. Eu ja estava aqui ( entrei em 2012) quando me dei conta que aquilo que eu fazia quando criança  eque acontecia esporadicamente era a mesma coisa, kkkk . Na minha mente eram coisas independentes, porque nessas experiencias eu ja me via la no local alvo, ou despertava a lucidez em algum local da cidade, na faculdade, em outra cidade ( ou em alguma outra peça da minha propia casa). Projecao para mim era somente  aquila experiênncia que voce levanta voluntariamente do corpo físico, em astral.

Bom, mas com 19 anos eu fui  o cinema ver mais um A HORA DO PESADELO filme do qual sempre fui fã ( por causa dessa minha experiência com sonhos na infancia, similar ao filme 3 da série)

Então ao voltar do cinema pensei:

Como  será que eu me sairia ao enfrentar um Freddy Krugger num sonho lúcido?? 

Então apliquei as mesmas técnicas que usava quando criança para tentar induzir um sonho com esse personagem. Demorei 3 noites até conseguir ( quando criança era mais fácil, ehehe) e entao me vejo andando num corredor com várias portas ( hoje sei que esse ambiente é um espaço mental, não astral) e do nada uma porta se abre e o Freddy Krugger pula na minha frente, cortando minha passagem! Ele estava a 1 metro de mim, bastava um passo para me pegar..

Rapá!!!!! Bateu medão!! Kkkk O bicho foi muito rápido e mão me deu tempo de nada. No mesmo instante em que me vi naquela fria, me joguei para tras voando de costas em direção a parede atras de mim pensando

" De volta ao corpo já!!"

E .. plop! Acordei, ehehe

Portanto, é solução prática mesmo: se algo não te agradar você volta para o corpo quando quiser. As vezes basta pensar nisso. Outras vezes , se só pensar não funcionar, como acontece no caso de alguém te agarrar ( ou VOCÊ agarrar alguém ou alguma coisa. Aliás , isso é uma técnica para não voltar por acidente, ficar segurando algo lá. Pode ser na roupa do " amparador", eeheh)  feche os olhos  e aperte as pálpebras com força e mantenha a pressão até sentir o colchão abaixo do seu corpo, e então levante da cama, para cortar a conexão com o ambiente astral em que estava. 

Mesmo em quem está  paralisado os olhos nunca estão ( por isso se chama  a fase de sonhos de REM, fase de movimento rápido dos olhos). Isso te conecta fortemente com o corpo.

Portanto, é bem seguro. Você até pode aprender técnciaa de defesa depois, mas a primeria delas é aprender que pode voltar quando quiser se algo nâo te agradar.

Acho que se você se focar em controlar COMO ENTRAR no estado projetivo esse medo dos sintomas " não procurados" será substituído pela atitiude de vê-los como OPORTUNIDADE extra.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Desde pequeno tive muitas experiências assim também, tinha muita dificuldade para dormir, sempre tive um "amigo", quando ia dormir, no caso eu achava que estava acordado na cama mas hoje sei que não, era de muita angústia também, sempre pedi a Deus para não ter mais essas experiências, era bem perturbado quando criança haha, até doente eu ficava, toda semana Alias, além de ver espíritos diariamente.

Com o tempo isso parou, quando fiquei mais velho (16 a 17 anos) , começou a retornar novamente só que a catalepsia projetiva, pelo menos duas vezes por mês( era horrível, muito assustador, sentia presenças no quarto, e via também).

Apartir do ano passado, quando minha namorada teve um sonho , que havia uma garota dizendo que eu era dela e , que fez eu me separar de antigas namoradas mas que com ela estava sendo difícil , eu fiquei com aquilo na cabeça e resolvi pesquisar sobre projeção astral, e encontrei o.forum, depois de ler muito aqui no fórum , tomei coragem de tentar, e perdi o medo da catalepsia e das presenças, que na maioria das vezes nem existe e somos nós mesmos plasmando isso tudo.

Hoje com 23 anos digamos que perdi o medo dos traumas de infância relacionados a catalepsia/ espíritos,antes de dormir se eu ler sobre projeção ou ver algum vídeo sobre já é o suficiente para me sintonizar e quando pegar no sono quase automaticamente fico em catalepsia, ontem mesmo foi assim, mas como não queria tentar a projeção por que já estava tarde e eu queria dormir , só relaxei e apaguei.

Onde eu quero chegar com isso?, Que independente dos nossos traumas temos que seguir enfrente, no começo da muito medo mesmo, mas o estudo é a arma mais importante contra nossos medos, quando ficar com medo pense em algo maior e peça ajuda, com o tempo você perderá o medo tenho certeza.

Link to comment
Share on other sites

Exatamente isso, Robert. Eu tenho esse padrão mental que o lado espiritual é "ruim" para mim.. e enfrento qualquer situação já com esse receio. Mas conforme estou lendo mais sobre isso, e vendo aqui as experiencias de vocês, passo a ter mais bons olhos em relação a tudo. Obrigada pela indicação dos canais, irei assistir. 

E, realmente, o meu medo em relação a projeção é caso algo aconteça e eu não consiga voltar, ou não controle a situação hahah vou seguir seu conselho Sandro, e treinar para me projetar, olhando por esse lado de que terei sensações as quais são esperadas, talvez seja mais fácil controlar o medo quando acontecer. Esses dias mesmo quando estava próximo a dormir comecei a sentir esses sinais e fiz de tudo para que não acontecesse, por medo mesmo. Vendo agora o seu relato sobre suas experiencias consigo me lembrar de vários episódios que podem não ter sido sonhos, mas como na época eu não tinha conhecimento sobre o assunto passei enfrentar de maneira equivocada a situação. Vejo os relatos de vocês e fico pensando como vocês tratam do assunto de uma forma bem mais simples do que eu sempre tratei. Essa situação, desde que me conheço por gente, só me traz angustia e medo, provavelmente, por não ter lidado de forma correta com tudo isso e não ter buscado auxilio na época. Talvez encarar de forma mais leve me traga bons resultado. 

Obrigada pelos conselhos e orientações, espero em breve fazer um novo post sobre alguma experiencia positiva. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...