Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

A magia no século 21


Recommended Posts

Estava lendo alguma coisa sobre magia cerimonial e as pessoas que o praticam fazem os rituais de uma maneira mecânica e aparentemente sem nenhuma razão. A ciência alega que magia é pseudociência e irracional, mas isso nem sempre é verdade pois existem conjurações e encantamentos que funcionam ( vide umbanda e candomblé ).

Eu pergunto: a magia ainda continua tendo função espiritual? Mesmo depois de séculos de aprimoramento racional e analítico de pensamento. 

A oração pode ser considerada um tipo de magia pois influência nos acontecimentos do mundo material. Até  aí, tudo bem. Eu me refiro a magias que se utilizem de rituais , gestos, objetos, espadas, etc,etc que não possuem sentido para a ciência espiritual  ( ou, se existir, talvez eu não  saiba ). Nunca li na internet um mago que justificasse 100% de forma coerente tudo aquilo que ele executa...

 

https://youtu.be/raytDp43R8Q

 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Ashram disse:

Estava lendo alguma coisa sobre magia cerimonial e as pessoas que o praticam fazem os rituais de uma maneira mecânica e aparentemente sem nenhuma razão. A ciência alega que magia é pseudociência e irracional, mas isso nem sempre é verdade pois existem conjurações e encantamentos que funcionam ( vide umbanda e candomblé ).

Eu pergunto: a magia ainda continua tendo função espiritual? Mesmo depois de séculos de aprimoramento racional e analítico de pensamento. 

A oração pode ser considerada um tipo de magia pois influência nos acontecimentos do mundo material. Até  aí, tudo bem. Eu me refiro a magias que se utilizem de rituais , gestos, objetos, espadas, etc,etc que não possuem sentido para a ciência espiritual  ( ou, se existir, talvez eu não  saiba ). Nunca li na internet um mago que justificasse 100% de forma coerente tudo aquilo que ele executa...

 

https://youtu.be/raytDp43R8Q

 

Assisti vários vídeos que este senhor disponibilizou aos interessados. Até onde assisti boa parte dos rituais, crenças, práticas são da Golden Dawn, Thelema... Boa parte da literatura disponível é bem acessível.

Na questão prática prefiro nosso espíritismo, apometria, umbanda... São mais pé no chão. E verificável.

 

Não sei se tu curte lei da atração ou similares, mas existe material acessível com mais de 100 anos com explicações racionais e práticas:

https://archive.org/search.php?query=creator%3A"William Walker Atkinson"

Existe vários livros desse autor em ptbr como kybalion, a força do pensamento...

Link to comment
Share on other sites

Pra quem está sem uma quantia considerável para a compra desses livros como eu, ou prefere ler de graça no computador, eis aqui os (2 dos 4 citados) livros sugestionados pelo Ilustrissimo Sandro:

Tratado elementar de Magia Prática - Papus.pdf

Magia de Redenção- Ramatis.pdf

Atlantida v1 e v2- Roger Paranhos >> Só achei o volume 1 em pdf com uma qualidade leitura horrível (na verdade, com cortes e sem muita coerência entre as paginas) o volume 2 nem cheguei a achar e como a Editora do livro não permite publicações gratuitas, só comprando mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Para os sobre Atlantida tem a opcao usado, que AS VEZES é mais barato:

https://www.estantevirtual.com.br/busca?utf8=✓&type=q&new=&q=atlantida+roger+paranhos

Os livros que recomendei servem especificamente para que o Ashram entenda boa parte das questoes levantadas na pergunta dele.

Mas especificamente sobre o titulo, magia no século XXI, de fato ela tem adquirido novos formatos, menos dependente de instrumentos e mais focada na mente, visualizacao e linguagem.

Mas isso são "vertentes". Ainda se pratica magia medieval. A magia a que o Papus se refere é mais moderninha, típica da virada do século XIX para o XX. E do final dos anos 80 do século XX para cá trm surgido outros formatos de trabalho, mas as formas antigas ainda são praticadas.

Na real gente.... os seres que no passado chamávamos de anjos talvez sejam  os mesmos que hoje chamamosnde ETs. O que  existe nao deixa de existir, o que funcionava nao deixa de funcionar. O que muda, eu diria,  são as fábulas que se conta para fingir conhecer o COMO E PORQUE ALGO FUNCIONA.

O calor já foi visto pela ciência como  uma substancia, o "calórico", que passava de um corpo para outro. Depois redefiniram o calor nao mais como substancia, mas como energia. Mas ele ainda continuou passando de um corpo para outro né? Os resultados das praticas nao sao afetados, apenas a teoria é que se altera, para se tornar mais palatável, de acordo com as crenças sobre o que é considerado possível, ou razoável,  em cada época.

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Joe disse:

Assisti vários vídeos que este senhor disponibilizou aos interessados. Até onde assisti boa parte dos rituais, crenças, práticas são da Golden Dawn, Thelema... Boa parte da literatura disponível é bem acessível.

Na questão prática prefiro nosso espíritismo, apometria, umbanda... São mais pé no chão. E verificável.

 

Não sei se tu curte lei da atração ou similares, mas existe material acessível com mais de 100 anos com explicações racionais e práticas:

https://archive.org/search.php?query=creator%3A"William Walker Atkinson"

Existe vários livros desse autor em ptbr como kybalion, a força do pensamento...

Obrigado amigo.

Postei esse assunto num outro grupo e eles realmente não deram uma explicação coerente. Acho que as práticas antigas estão mais voltadas para o ego do que para o crescimento espiritual. 

As pessoas praticam magia sem saber do que estão fazendo, rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Evoluimos muito também a tecnologia de vôo fretado, e o que isso poderiadizer em relação a nós voarmos?
O que pensamento tem a ver com a espiritualidade? Tudo toca a espiritualidade pq é mais sutíl, mas não quer dizer que seja espiritualidade em si mesma.

Além disso, não temos nem perto o poder cognitivo de um Platão. Apenas temos mais acesso à informação, o que diz muito sobre mecanismos sociais, mas pouco sobre evolução pessoal.

Outro ponto é que o ser humano é muito, mas muito mais, um ser subconsciente,e inconsciente do que consciente. O subconsciente é milhões de vezes mais poderoso do que o consciênte. 

Arquétipos e símbolos são a comunicação mais poderosas que temos. Até mesmo no cotidiano...o que são números, letras, ...? 

Tudo em um ritual tem sua função, ainda mais os herméticos por conseguirem ter entrado com certa facilidade nas universidades. Tudo é muito bem detalhado. 

Link to comment
Share on other sites

Em 16/02/2019 at 18:18, sandrofabres disse:

 

Na real gente.... os seres que no passado chamávamos de anjos talvez sejam  os mesmos que hoje chamamosnde ETs. O que  existe nao deixa de existir, o que funcionava nao deixa de funcionar. O que muda, eu diria,  são as fábulas que se conta para fingir conhecer o COMO E PORQUE ALGO FUNCIONA.

 

 

 

Tem um brasileiro que posta estudos interessantes sobre a Torah, livros Kaballisticos etc...

Tem livros interessantes pela resenha mas ainda não adquiri... As vezes tem promoção de todos livros em ebook...

O maneiro é a gematria e o códigos da bíblia que ele usa para desvendar a Torah. Quase tudo realmente é ET os anjos que aparece na bíblia...

https://youtu.be/0C8jMJFMdp4

 

O foda é quando já estudamos Cabalá, hermétismo, tarot, e todos tipos de símbologia oculta e vemos que o cara realmente tem fundamento mas a realidade exposta parece ficção científica...

https://comunidadedodeserto.blogspot.com/?m=1

Link to comment
Share on other sites

Em 16/02/2019 at 22:46, Ashram disse:

Obrigado amigo.

Postei esse assunto num outro grupo e eles realmente não deram uma explicação coerente. Acho que as práticas antigas estão mais voltadas para o ego do que para o crescimento espiritual. 

As pessoas praticam magia sem saber do que estão fazendo, rsrsrs

Dizem que o fim da Atlântida foi pelo mal uso da magia...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ninguém explicará todos os passos como você quer porque o MECANISMO de funcionamento é psicológico.

Todo instrumental e métodos da magia  visam estimular sua mente de determinada forma, mas é ela que faz funcionar. E para que ela seja estimulada da forma prevista pelo método, isso exige como pré-requisito que certos sistemas de crenças estejam já internalizados em você, o que se consegue por tempo de estudo e meditações em diferentes aspectos do sistema.

Em termos simples, só funcionará aquilo que você "aprendeu a crer" como sendo algo real, funcional. Por isso um leigo não pode pegar uma fórmula pronta  e executar, achando que funcionará, como acontece com protocolos científicos ou receitas culinárias. Nesse sentido, magia é o oposto da ciência ,que precisa funcionar com qualquer um.

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...