Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

afinal, o que o mentor faz?


Guest

Recommended Posts

o que o mentor espiritual  faz? pq precisamos de um? se ele é evoluído a ponto se nao se chatear com os erros que cometemos, qual sua função? ajudar os encarnados que ajudam encarnados? atender pedidos? creio q nao; te levar pra um amparo extrafisico? ou só ficar te observando nessa encarnação? no filme da vida do chico xavier o emanuel ficava ali dando uns conselhos pra ele, mas o chico o via e o ouvia por conta da mediunidade/clarividência; e a maioria da massa q nem acredita em espiritualidade e muito menos enxerga mentor pra aconselhar?

Link to comment
Share on other sites

complementando 

tempos atras assisti um filme espirita, sei q a doutrina espirita romantiza demais, e nesse filme um jovem q era meio rebelde desencarnou e fazia uns trabalhos la na colonia espiritual dele relacionado ao aborto, ele ditou um livro pra um medium psicografar e atuava tb como mentor de uma moça q queria abortar; resumindo, nao era tao evoluido assim quando encarnado e ainda era mentor e ditava livros? ainda lhe foi falado q um dia iria reencarnar novamente; aí me questiono o estado de evolucao dos mentores; 

entao fico c essas duvidas: como agem? e se sao tao evoluídos mesmo?

o meu mentor por exemplo, ja fiz algumas projecoes e nunca o vi ou ouvi sua voz, apesar de querer e ter pedido; somente numa ocasiao q eu fiz uma pergunta ao dormir e no astral alguem me carregou sem q eu o visse e me mostrou a resposta.

Link to comment
Share on other sites

Mentores espirituais, são como se fossem tutores. Imagine que a encarnação é uma grande faculdade e o mentor é o orientador de tcc da pessoa. Ele não faz o trabalho por ela mas pode orientar.

12 horas atrás, bandeirapvh disse:

no filme da vida do chico xavier o emanuel ficava ali dando uns conselhos pra ele, mas o chico o via e o ouvia por conta da mediunidade/clarividência; e a maioria da massa q nem acredita em espiritualidade e muito menos enxerga mentor pra aconselhar?

A maioria recebe as orientações da mesma forma só que de forma menos consciente por meio de sugestões que atingem seu subconsciente. A pessoa pode acatar tais sugestões ou não.

15 minutos atrás, bandeirapvh disse:

tempos atras assisti um filme espirita, sei q a doutrina espirita romantiza demais, e nesse filme um jovem q era meio rebelde desencarnou e fazia uns trabalhos la na colonia espiritual dele relacionado ao aborto, ele ditou um livro pra um medium psicografar e atuava tb como mentor de uma moça q queria abortar; resumindo, nao era tao evoluido assim quando encarnado e ainda era mentor e ditava livros?

Há espíritos que atuam se comunicando com os encarnados só que não são mentores de fato. Em geral, fazem parte de uma equipe maior que, esta sim, é orientada ou dirigida por um mentor. Na verdade, depende de como o termo "mentor" está sendo utilizado. Além disso, pessoas menos evoluídas terão mentores menos evoluídos. Nem todos os mentores são iguais.

Você não precisa ser um mentor para ditar um livro a ser psicografado. Nem todo livro psicografado vem de um espírito muito evoluído. É sempre bom usar o discernimento em relação a tudo que se lê, seja psicografado ou não.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, Iogui disse:

Mentores espirituais, são como se fossem tutores. Imagine que a encarnação é uma grande faculdade e o mentor é o orientador de tcc da pessoa. Ele não faz o trabalho por ela mas pode orientar.

A maioria recebe as orientações da mesma forma só que de forma menos consciente por meio de sugestões que atingem seu subconsciente. A pessoa pode acatar tais sugestões ou não.

Há espíritos que atuam se comunicando com os encarnados só que não são mentores de fato. Em geral, fazem parte de uma equipe maior que, esta sim, é orientada ou dirigida por um mentor. Na verdade, depende de como o termo "mentor" está sendo utilizado. Além disso, pessoas menos evoluídas terão mentores menos evoluídos. Nem todos os mentores são iguais.

Você não precisa ser um mentor para ditar um livro a ser psicografado. Nem todo livro psicografado vem de um espírito muito evoluído. É sempre bom usar o discernimento em relação a tudo que se lê, seja psicografado ou não.

boa.

me parece ser isso q vc disse mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
8 horas atrás, bandeirapvh disse:

Nós temos um guia e um protetor espiritual ou guia e protetor são um só? É que ouvi falarem em dois, o guia e o protetor. Mas a maioria fala somente em guia.

Sem perder o foco da duvida acima.

Já pedi varias vezes algo ao meu mentor mas não obtive nada do que pedi. Me passa a impressão de que eles não podem alterar o que foi combinado na pre encarnação. É isso mesmo?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 16/09/2021 at 10:47, bandeirapvh disse:

Nós temos um guia e um protetor espiritual ou guia e protetor são um só? É que ouvi falarem em dois, o guia e o protetor. Mas a maioria fala somente em guia.

Novamente, vai depender do contexto. De como as palavras estão sendo empregadas mas, em geral, podemos dizer que todo mundo tem um mentor (que está de fato responsável por te acompanhar durante a presente encarnação), esse mentor pode mudar de uma encarnação para a outra. Em alguns casos, podemos dizer que ele é um protetor espiritual mas podemos ter espíritos amigos que atuam como nossos protetores espirituais em momentos específicos por um ou outro motivo (merecimento, a pedido do mentor, etc). As vezes, você faz uma boa ação pra uma pessoa, e em agradecimento, o mentor desta pessoa atua como protetor em um momento de necessidade sua ao ver que você está sofrendo algum tipo de assédio. Pode até ser que seu próprio mentor tenha decidido não interferir porque você é o causador direto ou indireto daquele assédio mas ainda assim, você acaba recebendo ajuda porque o mentor da outra pessoa ficou tão grato por você a ter ajudado que chega a pedir permissão ao seu mentor para interceder em seu favor. Quanto mais nos preocupamos em com as necessidades alheias saindo de nossa bolha egoica, mais ajuda atraímos para nós mesmos. Pra atuar como protetor espiritual, não é necessário ter o cacife de um mentor.

As vezes a pessoa está desempenhando algum papel especial e, por conta deste papel, recebe temporariamente um ou mais protetores espirituais para lhe ajudar enquanto desempenha aquele papel (um professor, um trabalhador de uma ong, um médium que começa atuar em alguma causa x, etc.). Outras vezes isso acontece porque foi detectado que certas forças estão se movimentando e poderiam prejudicar o objetivo da encarnação da pessoa quando esta dificuldade extra não estava prevista no plano encarnatório.

Em 16/09/2021 at 19:21, bandeirapvh disse:

Já pedi varias vezes algo ao meu mentor mas não obtive nada do que pedi. Me passa a impressão de que eles não podem alterar o que foi combinado na pre encarnação. É isso mesmo?

Pode ser isso sim. Ou pode ser que o mentor até tenha permissão pra isso mas julgue que não é a melhor opção. Ou também pode ser falta de mérito seu. Pode ser várias coisas. As vezes, no plano físico, damos importância para certas coisas que, quando estamos no astral nós mesmos não damos tanta importância assim porque aqui nosso panorama é bem limitado em relação ao que nossa consciência de fato enxerga da vida ao estar livre das restrições impostas pela vida física.

Link to comment
Share on other sites

Uma observação, @bandeirapvh, a palavra "guia" também pode variar muito de significado dependendo do contexto e de quem a está usando. Essa é uma palavra muito utilizada na Umbanda para descrever, de forma genérica, um falangeiro de Umbanda que trabalha nesta linha espiritual. Neste sentido, guia e mentor não são sinônimos. Na verdade, a palavra mentor não é comumente utilizada na Umbanda mas pode ser encontrada aqui ou ali como um uma influência do espiritismo kardecista. 

Sendo assim, na Umbanda, um médium comumente tem vários guias com quem ele trabalha, sendo que um deles pode ser considerado como um "guia de frente" que seria o guia principal. Pode ser que nem mesmo o guia de frente do médium seja o seu mentor (no sentido em que estamos usando a palavra mentor neste tópico) porque o mentor dessa pessoa, não necessariamente é um espírito que tem relação com a Umbanda embora possa ser.

Como os termos "mentor", "guia espiritual" e "protetor espiritual" podem as vezes serem utilizados para descrever a mesma coisa, é importante identificar o contexto. Mas de uma forma geral, os significados são um pouco diferentes. Entretanto nada impede de estes termos terem seu significado regionalizados ou particularizados de acordo com o grupo que os usa. E isso pode levar a algumas confusões.

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Iogui disse:

Uma observação, @bandeirapvh, a palavra "guia" também pode variar muito de significado dependendo do contexto e de quem a está usando. Essa é uma palavra muito utilizada na Umbanda para descrever, de forma genérica, um falangeiro de Umbanda que trabalha nesta linha espiritual. Neste sentido, guia e mentor não são sinônimos. Na verdade, a palavra mentor não é comumente utilizada na Umbanda mas pode ser encontrada aqui ou ali como um uma influência do espiritismo kardecista. 

Sendo assim, na Umbanda, um médium comumente tem vários guias com quem ele trabalha, sendo que um deles pode ser considerado como um "guia de frente" que seria o guia principal. Pode ser que nem mesmo o guia de frente do médium seja o seu mentor (no sentido em que estamos usando a palavra mentor neste tópico) porque o mentor dessa pessoa, não necessariamente é um espírito que tem relação com a Umbanda embora possa ser.

Como os termos "mentor", "guia espiritual" e "protetor espiritual" podem as vezes serem utilizados para descrever a mesma coisa, é importante identificar o contexto. Mas de uma forma geral, os significados são um pouco diferentes. Entretanto nada impede de estes termos terem seu significado regionalizados ou particularizados de acordo com o grupo que os usa. E isso pode levar a algumas confusões.

Eu tinha pensado nisso, como guia sendo o termo mais utilizado para a entidade que trabalha com o medium que trabalha com a sua mediunidade. Inclusive também ouvi esse termo de um medium incorporado.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, bandeirapvh disse:

Eu tinha pensado nisso, como guia sendo o termo mais utilizado para a entidade que trabalha com o medium que trabalha com a sua mediunidade. Inclusive também ouvi esse termo de um medium incorporado.

Tá mas isso na Umbanda. No Espiritismo Kardecista este termo não é muito utilizado.

Link to comment
Share on other sites

Em 28/09/2021 at 13:25, Iogui disse:

Tá mas isso na Umbanda. No Espiritismo Kardecista este termo não é muito utilizado.

Ah sim, era um centro não federado. O medium estava incorporado com uma entidade da Umbanda.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...