Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O Ego


Guest

Recommended Posts

O EGO

 

É fundamental estudar do que se trata o Eu Pluralizado ( O Ego, Eu, Mim Mesmo). Mas antes, são necessários alguns esclarecimentos sobre o Absoluto, mônodas e essências.

O Absoluto é o Tao do Taoísmo, da onde tudo vem e para onde tudo volta, um dia. Está acima dos planos físico,etérico,astral,mental,causal,búdico e íntimo. É algo que não pode ser descrito intelectualmente pois não pode ser compreendido pela mente. A única forma de experimentar o Absoluto é se libertando da mente e do Eu. É algo demasiado avançado que necessita de anos de trabalho para ser experimentado.

 O Absoluto, como se diz esotericamente, "vomita" as mônodas e depois as reabsorve. Quando ainda está lá, a mônoda é uma só, quando sai, se divide num total de 49 partes, que tem parte como  o Íntimo ( chamado também de Ser Interno), a Mãe Divina, o Intercessor Elemental, etc. Até chegar na parte menos elevada que é a Essência Divina. Nós somos o corpo físico dado à Essência Divina.

Essas partes do Ser têm o trabalho de fazer o trabalho de religação ( o termo religião vem do latim religare), tornando a mônoda uma só novamente para voltar ao Absoluto como mônoda auto-realizada. Então volta para de onde veio, como uma mônada Mestra. Para realizar esse trabalho, temos 3000 ciclos de 108 vidas humanas cada. A mônoda fracassada volta ao absoluto e vive feliz, mas sem a maestria. O Mestre Samael diz que comparar uma mônada mestra com uma sem a maestria é mesmo que comparar um ser humano com uma formiga.

Então, o motivo de termos corpo físico é esse, o trabalho de religação com nosso Ser. Acontece que a grande maioria das pessoas não lhe interessa o espiritual. Nesse caso,existem duas possibilidades. Ou a essência ainda está muito imatura e ainda não pode fazer o trabalho de religação ou a mônoda não se interessa pela maestria. Quando se interessa, joga a inquietude espiritual na essência que não sossega enquanto não realizar o trabalho de religação que pode levar várias vidas.

O que é fundamental para a religação? Morte do Ego, criação dos corpos solares, destruição dos lunares. Ninguém que ainda tenha o Eu Pluralizado vivo e corpos lunares pode entrar no Absoluto como mônada mestra.

Bem, e o que é o Ego? 

São os milhares de defeitos psicológicos que carregamos. Todos sabem que temos muitos defeitos, o que a multidão ignora é que os defeitos são na verdade entidades vivas dentro de nós mesmos. Cada uma dessas entidades aprisiona parte de nosso alma ( Essência) ao ponto de que a média de humanidade é de 3% de Essência livre e 97% de Ego. Segundo o Mestre Samael, se fosse de 10%, não haveriam guerras.

O dano que Eu nos causa não é apenas nos aprisionar. Rouba  nossa energia, atuando nos 5 centros ( intelectual,emocional,instintivo,motor e sexual). Cada eu, classificado nos 7 Pecados Capitais (luxúria,ira,orgulho,inveja,cobiça,preguiça,gula) , além de nos manter aprisionada nossa alma, rouba nossa energia e nos causa dor porque toda emoção negativa é do Ego. Sem Ego, não haveria brigas, ressentimentos, cobiça. Além disso, os eus são conflitantes entre si e lutam pelo controle da máquina orgânica. Por isso não podemos exigir de alguém continuidade de propósitos porque não temos o Centro de Gravidade Permanente. O eu que jura amor eterno a uma mulher num dia em outro é  depois substituído por outro que não tem nada a ver com o juramento e a trai.   Por isso se muda tanto de opinião. Por isso as promessas são tanto esquecidas. Cada um que se auto-observa se dá conta de que não é um, mas vários. Infelizmente,  nosso corpo físico é manipulado pela vontade muito mais do Ego do que da Essência e não passamos de marionetes controladas por fios invisíveis, que causam dor a nós mesmo e a quem nos cerca.

Alguém poderia dizer que é ridículo falar que o Ego é uma entendida viva com vontade própria. No entanto, não é muito difícil comprovar que isso é verdade. Existem algumas experiências que podem ser feitas. 

Antes de dormir, observando o sono, num determinado estado podemos ouvir várias vozes conversando na nossa cabeça e que não podemos controlar. Em estado vibratório ( EV, o estado antes do desdobramento astral) também acontece de se ouvir milhares de vozes conversando entre si, que são os eus se preparando pra entrar no astral. Em meditação também podemos ouvir vozes internas e num estágio mais avançado até conversar com nosso demônio interno, como se fossem duas pessoas diferentes. Isso é prova direta que a Ego existe, não se trata apenas de uma mera crença, numa teoria. O melhor que podemos fazer por  nós mesmos é trabalhar intensamente para reduzi-los a poeira cósmica.

Samael Aun Weor não foi o primeiro a falar sobre o Ego ou Eu Pluralizado. Quem primeiro trouxe esse conhecimento ao ocidente foram os senhores George Gurdjieff e Peter Ouspensky, que os trouxeram dos mestres orientais  sufis ( quem quiser se aprofundar, estude o livro Mestres de Gurdjieff). No entanto, cometeram alguns equívocos e não deram uma didática clara para sua dissolução, o que foi dado por Samael.

fonte 

http://www.angelfire.com/moon/meigax/ego.htm

Link to comment
Share on other sites

Eu ia inserir num topico especifico sobre morte do ego, mas na pesquisa não o encontrei:

 

 A MORTE DO EGO, AUTO-OBSERVAÇÃO E MORTE EM MARCHA

 

 

Como explicado antes, nós temos 3000 ciclos de 108 vidas humana para realizar o trabalho de religação. Mas o que acontece entre cada um desses ciclos?

Se ao final da 108a vida não dissolvemos o Ego, involuímos nos mundos infernos para pagar o karma e matar o ego. A Essência livre de Ego passar, depois, a evoluir, nos reinos mineral , vegetal e depois animal, até atingir a forma humana. Só que o eu-causa fica, o que nos leva a criar Ego novamente ao reassumirmos a forma humana. Só é retirado perante trabalhos conscientes, aqui e agora. Ou por um Mestre antes da mônada voltar ao Absoluto como fracassada, depois que todas as chances se esgotarem.

Alguém pode rir e dizer que o Inferno não existe. O mais sábio é não aceitar imediatemente nem rechaçar, mas sim batalhar para que um dia a comprovação direta venha.

E com podemos acabar com o Eu pluralizado aqui mesmo, sem deixar que a natureza faça esse trabalho por nós? Os Mestres Samael e Rabolu deixaram fórmulas eficazes para isso.

O Mestre Samael ensinou a morte do ego pela meditação.  A prática consiste no seguinte: precisamos nos auto-observar no nosso dia-a-dia. As pessoas andam sonhando. Estão com o corpo físico atravessando a rua e a mente voando, pensando no que vai fazer amanhã depois do almoço ou lembrando da festa semana passada. Nossa mente tende a viajar entre o passado e futuro. Devemos focar nossa atenção apenas no momento presente, concentrados no que estamos fazendo agora. Observar nossas reações aos atos de outras pessoas, "como sentinela em época de guerra", como dizia Samael. Assim, acharemos muitas manifestações de ira,luxúria,orgulho, se estivermos atentos. 

A auto-observação traz a memória. Se uma pessoa se lembra claramente de tudo que fez durante o dia, os rostos e vestimentas das pessoas que viu na rua, onde colocou o copo que usou para tomar água e da onde tirou essa água, em qual lugar guardou a chave o guarda-chuva, existiu auto-observação. Não é fácil, mas todo sentido se desenvolve quando é utilizado e auto-observação não é exceção. Também é importante fazer exercícios que dão energia para ajudar no despertar da consciência, como runas e lamaseria.

Krishnamurti usou o termo mente meditativa para a auto-observação. Realmente, a meditação é 24 horas por dia, devemos aprender a ter uma mente meditativa, desocupada de pensamentos.

Descobrir o defeito é o primeiro passo para eliminá-lo. Em um momento de meditação,escolhemos o que mais nos incomoda e passamos a analisá-lo, mediante meditação. Descobrir como atua ( na mente, no coração ou no sexo : observar esses três centros) ,com qual sentido  ( por exemplo, o eu mirador, que gosta de olhar mulheres principalmente pra debaixo da cintura, usa a visão pra roubar energia do centro sexual). Em seguida, investigarmos as causas desses defeitos. O que nos leva a agir assim? Descobrir qual é o momento mais propício pra ele se auto-realizar, e suas causas. Cada eu tem uma causa que em outra causa pois são semelhantes a uma árvore:o tronco é o eu-causa, que tem vários galhos, com vários galhos menores e as folhinhas. Por isso não ocorre a compreensão de um defeito de uma vez só. O Mestre Samael meditava no mesmo eu toda noite durante um mês. Não devemos atirar pra todo lado. 

Como são várias as ramificações e faces de um mesmo defeito, um erro comum é criar esquemas de alto QI. A compreensão é intuitiva , com o coração. Na meditação de um defeito, devemos esquecer palavras complicadas e agir de forma simples, usando a intuição.

Depois de analisar o defeito,  devemos julgá-lo. Imaginemos um tribunal com a Essência como vítima, o ego como réu, o Ser como juiz e a Mãe Divina como promotora. Devemos colocar o ego no banco dos acusados e narrar a Mãe Divina todo as diabruras que têm cometido, como têm prejudicado a nós mesmos e as outras pessoas, junto com o que foi compreendido, nos declararmos arrependidos de tê-lo criados, pedir perdão por tê-lo mantido conosco e suplicar sua eliminação. A seguir imaginamos a Mãe Divina desintegrando-o com o Espada Flamígera e saindo dele uma partícula azul ( essência ) que se une aos outros 3%, ficando maior e mais forte. 

O Mãe Divina não mata o defeito se não nos arrependemos, porque sem o arrependimento nós o criaríamos novamente!

Um solteiro só mata uns 25% do Ego assim, de resto, só casando. Analisamos antes e pedimos a eliminação durante a prática de magia sexual.  

Alguns mantras que podem ajudar: Om Hum ( inspirar, pronunciar om ao expirar, inspirar novamente, hum ao expirar. o H se pronuncia como um sopro), ajuda na compreensão.

Klim: depois de petição, ajuda a destinar a energia sexual na morte do defeito.

Isso não é tudo. São muitos defeitos que se manifestam no mesmo dia e não dá pra trabalhar com todos na mesma noite, devemos nos dedicar a um por vez. Para resolver esse problema ( e também a dificuldade que muitos estudantes gnósticos tinham com a meditação) o Mestre Rabolu nos entregou a morte em marcha.

Na morte em marcha, devemos pedir a eliminação de todos os defeitos durante o dia, sempre que se manifestarem. Basta mentalizar " minha Mãe desintegra esse defeito " e imaginar ela matando-o. Sem o analisar, nem nada. Isso tira força do defeito e evita que se criem novos durante o dia. O Mestre Rabolu diz também que um defeito pode morrer na morte em marcha se for fraco.

Também usamos a morte em marcha quando adormecermos a consciência durante o dia. Por exemplo, quando começarmos a pensar "ah, amanhã eu vou..", pedir a eliminação do defeito imediatamente porque os pensamentos nos distraem do momento presente, adormecendo a consciência e o que adormece a consciência é ego.

Depois de práticas de morte de ego, sentimos um alívio, uma alegria, pois a liberdade não tem preço. Com o tempo trabalhando assim, vamos adquirindo consciência nos planos superiores, despertando no astral esporadicamente e aqui, no físico, a convivência com nossos semelhantes melhora pois a cada defeito morto, surge uma virtude e nos tornamos pessoas melhores.

Não tem ouro que pague por esse ensinamento que os Mestres nos deixaram. É fundamental se dedicar a morrer de momento em momento, hoje mesmo, sem deixar pra amanhã.

 Para aqueles que só acreditam no ceticismo, dizendo que ego não existe e Mãe Divina não passa de um ídolo mental falso, e que o desdobramento astral é apenas uma projeção mental e não existe de fato, e que esse trabalho é cansativo e tortuoso, digo que mesmo não acreditando, o crescimento como ser humano que qualquer um pode obter com a trabalho da Morte do Ego é algo incrível. Nos tornamos pessoas melhores e mais agradáveis de conviver ao descobrir e eliminar nossos defeitos, e isso é incontestável, irrebatível.

O trabalho na morte de ego é um exercício maravilhoso pois não crescemos apenas expiritualmente, mas também como seres humanos.

Livros que abordam o tema do Ego e da auto-observação e é interessante estudar: A Águia Rebelde ( Rabolu), Tratado de Psicologia Revolucionária e A Grande Rebelião ( Samael) e Psicologia da Evolução Possível ao Homem ( Peter Ouspensky). Sobre o inferno e a roda do samsara : Sim Há Inferno Sim Há Diabo Sim Há Karma ( Samael). Sobre a auto-observação, os livros de Krishnamurti são ótimos.

fonte

http://www.angelfire.com/moon/meigax/morteego.htm

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...