Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

visões logo ao acordar


Recommended Posts

Olá,

Durante um sonho, em dado momento dei um pulo para atravessar o teto e "escapar" do lugar onde estava. o pulo acabou sendo muito forte e rápido que acabei despertado logo em seguida. Acontece que, ao despertar, olhando para a parede do meu quarto tive a visão de uma mão apontando para uma lâmpada (uma lampada no canto do quarto que não existe fisicamente) e ao olhar para a porta vi uma especie de rosto grande, sem muitos detalhes (tipo desenho de criança). Ao ir me dando conta aos poucos que estava acordado as imagens iam sumindo, mas foi tudo muito rápido, poucos segundos.

Ja li sobre "alucinações" durante o estado de paralisia do sono, mas como eu tinha recém acordado, sem dúvida nenhuma disso, apenas estando sonolento como de costume quando se acorda, fiquei intrigado. O que poderia ser isso? Uma mistura de sonho com despertar, pelo fato de ter despertado de sopetao? Não consigo imaginar que isso faça algum sentido em termos de ter algum significado direto.

Link to comment
Share on other sites

Isso acontece comigo. Por enquanto eu encaro como alucinação mesmo. Das vezes que aconteceu, acordei também assustado e com coração acelerado, e em poucas vezes, em estado de pânico, é tanto que duas vezes eu cheguei a levantar da minha cama imediatamente e pular a janela do quarto o.O, que da num corredor, e só lá eu me dava conta do que tava acontecendo. 

Essas duas vezes que saí correndo, em uma eu senti uma presença no quarto e na outra eu vi várias aranhas na parede kkkk.

Na ultima vez que aconteceu, eu estava num hotel. Enquanto estava sonolento, eu ouvi algumas vozes de pessoas conversando e aquilo tava me incomodando. Então eu acordei e vi uma pessoa no quarto pegando algum objeto. Na hora me veio o pensamento, "Que Po### é essa?" Mas logo a imagem sumiu. 

Eu associei esses acontecimentos a momentos de ansiedade, incertezas... e que poderiam estar afetando o sono. Só que aí é o que eu acho, não sei realmente do que se trata. 

Link to comment
Share on other sites

Esse fenômeno de quando despertamos e estamos ainda com sono, sem estar totalmente alertas, se chama hipnopompia, estamos ainda com as ondas cerebrais mais lentas, e um pouco descoincididos, caso estejamos ainda deitados e de olhos fechados. 

Hipnopompia (Grego: hipnos, sono; e pompikós, procissão) – Condição de transição do sono natural, introdutória ao despertamento físico, no semi-sono que procede o ato de acordar, caracterizada por imagens oníricas com efeitos auditivos e visões alucinatórias que subsistem após o despertar. É um estado alterado da consciência.

Esse momento pode e dever ser usado como um técnica indireta de projeção, logo ao despertar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...