Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Simsapa Sutta - As Folhas de Simsapa


Lucas Oliveira

Recommended Posts

Samyutta Nikaya LVI.31

Simsapa Sutta

As Folhas de Simsapa

 

Certa ocasião, o Abençoado estava em Kosambi numa floresta de Simsapa. Então, o Abençoado pegou algumas folhas de simsapa com a mão e perguntou aos Bhikkhus: “ O que vocês pensam, bhikkhus: o que é mais numeroso, as poucas folhas de Simsapa que peguei com a minha mão ou aquelas acima de nossas cabeças na floresta de Simsapa?”

“Venerável senhor, as folhas que o Abençoado pegou com a mão são poucas, mas aquelas sobre as nossas cabeças na floresta são numerosas.”

“Assim também, bhikkhus, as coisas que aprendi através do conhecimento direto, e que não ensinei são numerosas, enquanto as coisas que ensinei para vocês são poucas. E porque, bhikkhus, não ensinei essas muitas coisas? Porque elas não trazem benefícios, são irrelevantes para os fundamentos da vida santa e não conduzem ao desencantamento, ao desapego, à cessação, à paz, ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana. Por conseguinte, eu não as ensinei.

“E o que, bhikkhus, eu ensinei? ‘ Isto é sofrimento ... Esta é a origem do sofrimento ... Esta é a cessação do sofrimento ... Esse é o caminho que conduz à cessação do sofrimento’: Isso foi o que ensinei. E porque, bhikkhus, ensinei isso? Porque isso traz benefícios, é relevante para os fundamentos da vida santa e conduz ao desencantamento, ao desapego, à cessação, à paz, ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana. Por conseguinte, eu ensinei isso.

“Portanto, bhikkhus, um esforço deve ser feito para compreender: ‘Isto é sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’”

 

Fonte: http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNLVI.31.php

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...