Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Questionário para identificar padrões nos sonhos


mvnobrega

Recommended Posts

Eu quero elaborar um questionário que identifique possíveis estímulos comuns entre pessoas que tiveram o mesmo sonho. Para isso, eu preciso de perguntas realmente adequadas para identificar tanto uma possível origem psicológica quanto espiritual. Minha ideia inicial foi pegar algumas perguntas de um teste de chakras tiradas de um livro, cujo objetivo é identificar quais chakras estavam em desequilíbrio quando uma pessoa teve determinado sonho. No entanto, o questionário do livro possui 120 perguntas. Eu preciso de uma questionário mais compacto, com perguntas realmente importantes para a finalidade de identificar padrões nos sonhos, e que não estejam apenas associadas aos chakras, mas sim a fatores e psicológicos e comportamentais que possam favorecer a identificação desse padrão por pessoas que tiveram o mesmo sonho.

Quem puder me ajudar, seja apontando uma pergunta para remover ou indicando nova para inserir, eu agradeço muito.

No momento o questionário é o seguinte: 

  1. Ao despertar do seu sonho você se sentiu abatido e com pouca energia?
  2. Ao acordar do sonho você sentiu dores em lugares específicos do seu corpo? (por exemplo: ombros, pescoço, costas, pés)
  3. Seu sonho é repetitivo e recorrente?
  4. Você experimentou algum sentimento ou emoção negativa durante o sonho? (por exemplo: medo, angústia, desespero)
  5. Você experimentou algum sentimento ou emoção positiva durante o sonho? (por exemplo: alegria, esperança, amor)
  6. Você acordou do sonho com excesso de suor sem motivo aparente?
  7. Quando ganha peso, a gordura se acumula numa única região? (por exemplo: abdômen, pescoço, cintura, coxa)
  8. Tem tendências adictas compulsivas? (por exemplo: alimento, sexo, álcool, drogas)
  9. Você sofre de insônia?
  10. Acorda de manhã sentindo-se exausto, mesmo após uma boa noite de sono?
  11. Raramente recorda o que sonhou?
  12. Você se sente "desligado" ou "aéreo"?
  13. Tem se sentido mais nervoso ou agressivo em seu ambiente de trabalho ou doméstico?
  14. Sente-se apreensivo ou ansioso sem motivo aparente?
  15. Você é propenso a acidentes? (Chocar-se contra a parede? Cair? Torcer o tornozelo?)
  16. Você sente que sua criatividade está bloqueada?
  17. Tem tido mais fantasias sexuais do que de costume?
  18. Se você é mulher, tem sentido algum tipo de desconforto na área que abrange seus órgãos reprodutores?
  19. Você tem ciclos menstruais dolorosos, infecções urinárias?
  20. Se você é homem, tem percebido dificuldade em ter e manter uma ereção?
  21. Fica preocupado com o que os outros pensam de você?
  22. Sente dificuldade de respirar?
  23. Você sabe quem você é?
  24. Tem tendência de se envolver em relações inadequadas e sente dificuldade em rompê-las?
  25. Tem a sensação de que as outras pessoas ou situações o estão pressionando e sugando sua energia?
  26. Costuma ter dores de garganta, ouvido ou laringite?
  27. Gagueja quando fica ansioso?
  28. Quando pensa em expressar sua opinião sobre algum assunto, fica com um nó na garganta?
  29. Costuma tencionar os maxilares?
  30. Acredita que nada sobrevive após a morte?
  31. Está confuso a respeito de sua missão na vida?
  32. Acredita que tudo na vida está predestinado a acontecer?
  33. Costuma reprimir seus sentimentos e emoções, sejam eles bons ou ruins?
  34. Sofre frequentemente de dor de cabeça?
  35. Exagera na análise de situações e problemas de sua vida?
Link to comment
Share on other sites

Não sei se entendi bem, mas observando as perguntas me pareceu que você está considerando os sonhos apenas como fruto de situações estruturais (corpo, chackras). 

Sinceramente acho que um dos fatores quem mais afeta na geração de sonhos são os pensamentos que teve no dia, as emoções associadas a esses pensamentos, e o quanto esses  eventos diários afetaram. 

Então acho que algumas perguntas que precisam fazer aprte de uma lista assim, se refere aos eventos do dia. Por exemplo:

- No dia anterior ao sonho, aconteceu algum evento, encontro com pessoas, viu alg na tv, que tenha alguma relação com o assunto do sonho?

- Teve alguma preocupação durante o dia relacionado em algum grau com algum dos temas/personagens do  sonho?

 

Digo isso porque é comum que as pessoas sonhem que estão no trabalho, estudantes sonhem que estão na sua sala de aula, ou com algo que viram na TV a noite, ou com algo que temem, pensaram rapidamente durante o dia mas procuraram tirar da mente em seguida. Isso não é "estrutural", mas "eventual", tanto pode ser bloco de memória quanto ação de espíritos que tendo testemunhado sua ação/pensamentos durante a vigília, depois irão aproveitar isso para atuar em você a noite, positiva ou negativamente. São fatores que não se limitam a chackras, ansiedade, problemas perceptíveis. 

Acho que o primeiro fator a ser considerado é esse "fator eventual" mesmo, relacionado aos eventos do dia a dia, porque em geral esse lixo mental relacionado à memória das horas de vigília vai continuar vivo na sua mente/aura após você deitar. Então se você identifica que o conteúdo do sonho teve alguma relação com suas atividades do dia anterior, já nem vale a pena perder tempo analisando o resto, considera que é apenas bloco de memória e descarta sem maior atenção.

Por exemplo... essas  dias o vento aqui na minha  cidade mudou de direção. Estava quente, entoa o vento mudou para sul, e esfriou. No meu trabalho usamso uma bomba para captar água do mar, que fica instalada numa casa de bombas, montada nas dunas da praia. Essa bomba puxa água do mar através de uma tubulação que enterramos na praia, a pouca profundidade, meio metro abaixo da areia, e essa tubulaçaõ chega até o mar, obviamente, para captar água. Mas fica sob a areia, de modo ninguém tropece no encanamento ao caminhar na praia ou entrar na água. Só que.... quando o vento sul chega, o mar se agita, a maré ´sobe, surgem ondas mais altas na zona de arrebentação e... as vezes.... essas ondas arrebentando ali na beira acabam por desenterrar a tubulação, que terminada sendo então retirada da areia pelas ondas, e quebrada.

Bom, o fato é que a noite eu sonhei que o mar tinha se agitado, e a tubulação tinha quebrado, e estávamos na praia lutando para consertar tudo.

Isso é um sonho típico de "problemas no trabalho". Alguém podeira atribuir à ansiedade, podeira interpretar de forma simbólica achando sei lá oque sobre água, sobre trabalha em equipe, sobre qualquer coisa imaginável que possa ser interpretada psicologicamente. Mas eu, e apenas eu, sabia que naquele dia, quando percebi que o vento virou, eu pensei nesse risco, no risco de algo assim acontecer lá no meu trabalho (apesar de estarmos em recesso coletivo desde o dia 20) .

Então eu sei que aquele sonho foi fruto do que pensei durante o dia, e apenas isso. Logo, não haveria porque perder tempo criando outro tipo de análise né? Mas se a pessoa não for atenta ao que rola na sua mente durante o dia, vai acabar procurando pelo em ovo depois, nas tentativas de analisar os sonhos. E isso é algo que somente a própria pessoa pode saber, ninguém ais sabe o que rolou na sua mente aquele dia, motivo pleo qual eu realmente acho que a interpretaçao de sonho nunca deve ser feita por terceiros. É melhor que seja auto-análise. 

Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, sandrofabres disse:

Não sei se entendi bem, mas observando as perguntas me pareceu que você está considerando os sonhos apenas como fruto de situações estruturais (corpo, chackras). 

Sim, até agora o questionário tem o objetivo de identificar alguns sintomas que indicam o desequilíbrio em algum chakra. O próximo passo seria elaborar um artigo para cada pergunta, para explicar qual o motivo da pergunta.

Porém, como vc mesmo disse, até agora isso se resume em problemas estruturais, eu preciso balancear o questinoário de modo que ele possa captar padrões eventuais e estruturais. Assim é possível combinar fatores psicológicos e espirituais e dar uma informação relevante para o leitor.

Estou fazendo isso, porque tenho um site sobre significado dos sonhos que recebe 400k de acessos por mês. No entanto, assim como todos os outros sites sobre o assunto, os artigos são superficiais e, mesmo que agregue valor ao conteúdo, ele é inútil para a maioria das pessoas. Por conta disso, eu comecei a ficar desmotivado e resolvi fazer um site novo, onde o leitor fará o relato do seu sonho em um grupo (por exemplo, sonhar com cobras), responderá ao questionário e poderá acompanhar a média dos resultados de todas as pessoas que tiveram aquele mesmo sonho e que tbm responderam ao questionário.

A ideia é a turma acompanhar os relatos como numa especie de forum, e ver os resultados de cada grupo mais o menos assim: 

ubFKdPz.png

Citar

- No dia anterior ao sonho, aconteceu algum evento, encontro com pessoas, viu alg na tv, que tenha alguma relação com o assunto do sonho?

- Teve alguma preocupação durante o dia relacionado em algum grau com algum dos temas/personagens do  sonho?

É de perguntas nesse sentido que eu preciso. Eu ja realizei duas experiências, uma com perguntas mais superficiais, tipo:

  • você se comunica bem pela escrita?
  • Você é amigável por natureza?
  • Você geralmente tem idéias boas e originais?

Aqui, independente do sonho, a média geral das respostas (sim ou não) eram sempre as mesmas. Ou seja, não funcionou, porque as perguntas estava mais para questões existenciais eu acho do que o sonho em si e, por isso, não deu pra encontrar sinais específicos que indicam uma origem comum de determinado sonho.

Por outro lado, quando fiz o teste com o questionário dos chakras, realmente houve uma grande diferença entre as respostas de um sonho para outro. Ou seja, deu a entender que o questionário estava pegando alguns padrões úteis. Por exemplo, se no grupo "sonhar com cobra" a pergunta X tinha 80% de "SIM", no grupo "sonhar com acidente" a mesma pergunta X tinha 25% de sim. E essa diferença não ocorria com o primeiro questionário que continha perguntas genéricas, só com o questionário dos chakras deu essa diferença. E eu captei muitas perguntas de usuários, tenho questionários aqui com mais de mil respostas.

No entanto, entrou a questão, até então desconhecida, dos fatores Estruturais e Eventuais, e era exatemtne isso que eu estava pensando. Eu preciso de perguntas que identifiquem os gatilhos e estímulos psicológicos e fatores comportamentais que favoreceram a formação do sonho.

As duas perguntou que você sugeriu são muito úteis. Caso tenha mais sugestões ou ideias eu agradeço.

abs

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

Estou quase terminando o site e hoje coloquei no ar para fazer uns testes: https://www.meempi.com/pt-br/sonhos/sonhar-com-teste-de-gravidez

Em resumo o site gera o resultado do "grupo" de pessoas que tiveram um sonho semelhante, e tbm o resultado individual que ta disponível em cada relato.

Sobre as perguntas pra identificar uma possível origem "eventual", eu coloquei assim:

  • Nos dias anteriores ao sonho, aconteceu algum evento, encontro com pessoas, viu algo na tv ou vivenciou qualquer atividade que tenha alguma relação com o assunto do sonho?
  • Teve alguma preocupação recente relacionado em algum grau com algum dos temas/personagens do sonho?
  • Acredita que o seu sonho tenha alguma relação com questões existenciais?
  • Seu padrão de pensamentos mais recente está de algum modo relacionado com o assunto do sonho?

Além disso, cada grupo vai ter perguntas especificas que tbm será somada a uma possível origem "eventual". Por exemplo, sobre o grupo de sonhos sobre "Teste de Gravidez", eu inseri: 

  • Você tem pensado mais do que o habitual em ter um filho ou em constituir família?
  • Você ou alguém muito próximo está grávida?
  • Teve alguma relação sexual recente sem o uso de preservativos?

Quero deixar um pouco mais útil esse questionário se possível. POis além de pegar a configuração dos chakras e uma possível origem eventual ou não, seria legal se eu pudesse pegar coisas mais específicas que pudessem, de algum modo, serem úteis para análise das pessoas. Eu já inclui faixa etária, gênero sexual, signo...

Mas existem sonhos recorrentes, sonhos que deixam as pessoa suada, pesadelos, sonhos que fazem a pessoa acordar de modo abrupto, etc. Queria  pode identificar coisas desses tipo e poder enquadrá-las numa categoria. Vamos supor que quem acorda de forma abrupta, isso esteja relacionado com alguma condição emocional especifica, dai seria bom eu saber disso pra poder gerar o resultado levando isso em consideração.

Quem puder dar uma olhada no link vai entender onde quero chegar. E qualquer sugestão será muito útil para eu melhorar esse questionário e gerar resultados mais úteis

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...