Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Felipe Wilkon Morel e o Espiritismo


renatoF

Recommended Posts

Olá! Resolvi criar esse espaço para fazer uma análise sobre as declarações feitas no ano passado pelo auto considerado "ex-espírita" Felipe Wilkon Morel no seu canal Questionando o Espiritismo. Esse é um desejo que tenho há alguns meses porque suas alegações, aparentemente, são baseadas em muito estudo e, para aceita-las ou não, devo também adquirir um conhecimento equivalente ou, ao menos, próximo. Como simpatizante do espiritismo, acredito ser importante conhecer a fundo os argumentos de quem considero ser um de seus principais críticos (não no sentido de popularidade, mas de contundência) na atualidade. 

Pretendo fazer esse estudo na ordem cronológica dos vídeos, adquirindo os livros e textos citados por ele (e outros, em complemento) e estudando tudo com bastante calma. Então, é um projeto a longo prazo, são cerca de 60 vídeos. 

Quem quiser ajudar será bem vindo! 

 

Segue o primeiro vídeo:

https://youtu.be/V1D5SyoeEAc

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • 1 year later...

Eu assisti alguns videos dele. Ele rebate a doutrina espirita usando a pesquisa de Ian Stevenson sobre pessoas que lembravam da reencarnação anterior, mas em um video ele mesmo diz que o pesquisador ao chegar para fazer a pesquisa a pessoa que lembra pode ter sido influenciada e ter alterado a hostoria da lembrança original. E ele pelos videos diz ja ter praticado a projeção astral consciente.

Algumas duvidas se vcs puderem opinar, sobre o que o Felipe Morel diz em seus videos, coisas que pra ele nao sao possiveis na doutrina espirita.

- da pesquisa de Ian Stevenson ele cita o relato de um bramane que encarna no corpo de um jovem de casta baixa que estava doente, encarnação em pessoa ainda encarnada, o que na doutrina espirita nao e possivel.

- da pesquisa de Ian Stevenson ele cita o relato de uma criança lembrava da reencarnação anterior em outro país, mas o intevalo entre as reencarnacoes foi de apenas 10 dias, e o espiritismo fala que o espiritismo diz que o espirito reencarna na concepção e nao no nascimento.

O intervalo entre um reencarnação e outra poderia ser tao pequeno? Qual a media desse intervalo? Ficamos conscientes nesse intervalo? Ha mesmo o que os espiritas dizem de ficar um tempo nas colonias espirituais?

- pelos videos dele ele diz que acredita que para cada pessoa poderia ser diferente a questao de reencarnar ou nao, tendo pra ele a ver com as memorias da pessoa, por exemplo os mais materialistas nao reencarnariam, e os espiritualistas sim, mas em outro video ele ja diz que nao sabe com certeza o que ocorre.

A reencarnação ocorre pra todos?

- ele tb cita o relato da pesquisa de Ian Stevenson em que uma criança se lembrava da reencarnação em um boi, o que para a doutrina espirita naine possivel.

Sei que para o budismo ha essa possibilidade. Poderia a pessoa reencarnar em um animal?

 

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Mic disse:

Eu assisti alguns videos dele. Ele rebate a doutrina espirita usando a pesquisa de Ian Stevenson sobre pessoas que lembravam da reencarnação anterior, mas em um video ele mesmo diz que o pesquisador ao chegar para fazer a pesquisa a pessoa que lembra pode ter sido influenciada e ter alterado a hostoria da lembrança original. E ele pelos videos diz ja ter praticado a projeção astral consciente.

Algumas duvidas se vcs puderem opinar, sobre o que o Felipe Morel diz em seus videos, coisas que pra ele nao sao possiveis na doutrina espirita.

- da pesquisa de Ian Stevenson ele cita o relato de um bramane que encarna no corpo de um jovem de casta baixa que estava doente, encarnação em pessoa ainda encarnada, o que na doutrina espirita nao e possivel.

- da pesquisa de Ian Stevenson ele cita o relato de uma criança lembrava da reencarnação anterior em outro país, mas o intevalo entre as reencarnacoes foi de apenas 10 dias, e o espiritismo fala que o espiritismo diz que o espirito reencarna na concepção e nao no nascimento.

O intervalo entre um reencarnação e outra poderia ser tao pequeno? Qual a media desse intervalo? Ficamos conscientes nesse intervalo? Ha mesmo o que os espiritas dizem de ficar um tempo nas colonias espirituais?

- pelos videos dele ele diz que acredita que para cada pessoa poderia ser diferente a questao de reencarnar ou nao, tendo pra ele a ver com as memorias da pessoa, por exemplo os mais materialistas nao reencarnariam, e os espiritualistas sim, mas em outro video ele ja diz que nao sabe com certeza o que ocorre.

A reencarnação ocorre pra todos?

- ele tb cita o relato da pesquisa de Ian Stevenson em que uma criança se lembrava da reencarnação em um boi, o que para a doutrina espirita naine possivel.

Sei que para o budismo ha essa possibilidade. Poderia a pessoa reencarnar em um animal?

 

Complementando com outra dúvida:

- Em um dos videos ele diz que nao acredita em espiritos e que talvez o plano astral so seja experienciado pelos encarnados.

Link to comment
Share on other sites

Eu assisti mais alguns videos, a minha impressao (que alias ele diz que tudo é “nossa impressao”) é que ele percebeu quando era espirita varias contradições na doutrina espirita. E ele compara a doutrina de Kardec de 150 anos atras com a literatura atual espirita no brasil. Ele diz que tudo se baseia em crenças em livros. Nos videos da a impressão de que ele quer ter a certeza absoluta da continuidade da consciência, mesmo tendo feito varias experiencias como a projeção consciente. Acho que ele misturou as duas coisas, as contradicoes que percebeu e a incerteza dele, e no momento é cetico quanto a existencia da continuidade e de um plano espiritual. Interessante que num video ele fala se acredita que obsessores existam, ele relata que ao fazer a projeção se deparou com uma entidade negativa que foi para agredir ele e ele lancou um raio de luz pela testa e a entidade foi jogada como se tivesse tomado um choque, e ele diz em seguida que percebeu que o obsessor nao existia e era tudo criacao mental dele relacionada a emoção que ele sentia no momento, mas eu tive uma projeção exatamente igual a essa. Se eu tive uma projecao exatamente igual e eu nem o conheço, como a dele foi mental e a minha tb? Eu havia lido sobre essa tecnica de defesa em um livro de projecao, mas eu nao sabia o que causaria no obsessor. Mas seu eu rebatesse dessa forma ele diria que é pq eu havia sido influenciado pela literatura espiritualista. E as experiencias de todas as pessoas que tem interação com o plano espiritual seriam mentais tb? Eu tb ja tive uma projecao de comprovacao com o plano fisico depois de ainda achar que poderia ser mental varias projecoes anteriores. Eu tb ja vi espiritos por clarividencia, poucas vezes, de dia, em pe e acordado, e nao me pareceu de nenhuma forma uma criação mental. E eu nao gosto de ficar me iludindo ou mistificando a existencia de um plano espiritual.

Link to comment
Share on other sites

Eu me lembro que durante minha infância, bastante assombrada, eu corria apavorada quando ouvia um avião se aproximando, me escondia embaixo da cama e gritava bastante. O pavor era real, eu tinha 4 anos.. até os 6 anos foi muito difícil. Ou seja, meu último desencarne foi na II guerra. Minha mãe não sabia o que fazer, terminava por me dar umas porradas pra eu me acalmar. Sem mágoa.. mas acabei controlando o pavor, guardando tudo de estranho que  acontecia. Então quando eu escuto um cara assim falar dos estudos dele, eu respeito mas não considero por total incompatibiidade com minhas experiências.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, marciarodrigues disse:

Então quando eu escuto um cara assim falar dos estudos dele, eu respeito mas não considero por total incompatibiidade com minhas experiências.

Obrigado por responder.

Interessante seu relato. Eu tive uma experiência de um mentor me mostrar algo sobre uma guerra anterior, com nomes e ano, e em pesquisa vi que a pessoa havia ido pra guerra mostrada. Entao nao da pra descartar todas essas experiencias com comprovações e se tornar um cetico.

Esse é segundo recentemente que vejo no youtube que com essas teorias me faz questionar se estou me iludindo estudando espiritualidade. Houve um anterior que vi no youtube que dizia que estavamos presos em reencarnações por ordem de um ser superior e que de nada adiantaria se melhorar.

Ainda tenho a duvida do tempo entre as reencarnações. Por conta da diferença entre o que diz a doutrina espirita e um relato da pesquisa do Ian Stevenson.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Mic disse:

Nos videos da a impressão de que ele quer ter a certeza absoluta da continuidade da consciência, mesmo tendo feito varias experiencias como a projeção consciente. 

Isso é um problema para quem não consegue comprovações. Por exemplo, eu tenho experiências do arco-da-velha. Coisas que eu jamais conceberia imaginar, e eu ainda não consigo comprovar uma simples carta de baralho virada pra baixo.

No entanto, já tive comporovações subjetivas. Essa semana mesmo, tive uma experiência onde minha mãe chegava do trabalho muito triste e me contava que o cachorro que ela cuidava no serviço, morreu. E eu fiquei lúcido na mesma hora e achei que era um espírito tentando me pegar se passando pela minha mãe e acordei.

Quando ela chegou do trabalho na hora do almoço, vi a tristeza nela e comentei que tinha "sonhado" que o cachorro do trabalho dela morreu, e na mesma hora ela me confirmou a história, o cachorro tinha mesmo morrido. O cachorro passou mal a noite toda e só esperou ela chegar pra terminar de morrer, e minha experiência foi justamente depois que ela saiu pra trabalhar, em que estiquei o sono da manha e dormi mais um pouco.

E já tive outras comprovações "subjetivas" também. Uma vez captei de forma lúcida aqui no físico que meu vizinho iria se acidentar, eu nem tenho contato com ele, mas ele passou na frente da minha casa e na hora me veio as imagens dele todo machucado em um acidente, como se eu tivesse feito um "download", chegou tudo de uma vez só na minha mente. Uma semana depois o cara se acidentou mesmo.

Mas a bendita comprovação material objetiva mesmo, eu não consigo fazer. E essa falta de comprovação acaba frustrando muita gente. 

Link to comment
Share on other sites

@ViniciusWolf eu nao sei o nome correto do termo, pelo seu relato vc viu adiantado as cenas das situações e com comprovações. A projeção que eu tive de comprovação foi apos varias projeções lucidas. Eu ainda achava que poderia ser mental e tive essa. Fiz a projeção de tarde enquanto uma companheira trabalhava. Eu nao pretendia mas ao sair em projecao eu estava no local de trabalho da pessoa e presenciei um atendimento, quando a pessoa voltou do trabalho eu disse a ela como foi a cena com cores de objetos e aparencia de pessoas q eu nao conhecia e textos das falas, e ela achou q eu tinha ido ao local e vigiado escondido, pois foi exatamente como vi. Na epoca ela sabia que eu fazia a projeção.

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, ViniciusWolf disse:

Mas a bendita comprovação material objetiva mesmo, eu não consigo fazer. E essa falta de comprovação acaba frustrando muita gente. 

So complementando, sua experiencia foi bem significativa, houve comprovação tb.

Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, Mic disse:

So complementando, sua experiencia foi bem significativa, houve comprovação tb.

Pois é... mas ainda caí na possibilidade de ser apenas uma coincidência. Por exemplo, nessa "premonição" do meu vizinho, bateu. Mas eu já tive outras que não bateram, também. Na do cachorro, eu já sabia da existência do cachorro, que ele não tava muito bem.. Não tenho como garantir que não foi uma "indução inconsciente"...

No seu caso, pode-se dizer que foi uma comprovação objetiva, porque vistes um local físico/situação real, e se foi um local que nunca viu antes e bateu as descrições do ambiente, é ainda mais forte. Você fez uma comprovação física, que não tem margens para ser coincidência ou indução.

As comprovações físicas são muito importante para os estudantes, porque com o tempo, a viagem astral se torna uma coisa comum também, e por mais que sejam impressionantes, quando aquela euforia passa, sempre vem a bitolação de ficar se perguntando se aquilo era real. É até engraçado comigo... Tem projeções que eu acordo em EV, fico sentindo claramente as energias estando acordado no corpo físico, com plena certeza que tudo foi real, e uma semana ou mês depois, eu caio no ceticismo e vejo as possibilidades de ter sido criação do inconsciente. kkk

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@ViniciusWolf, entendi. Como vc disse, antes da projeção de comprovação eu ficava pensando o mesmo q vc, se seria mental e etc. Ja me responderam e li em outras respostas aqui no forum que os mentores podem propiciar essas projeções de comprovação. No meu caso pode ter sido isso pq eu nao pensava em ir no local do relato. Mas ja li tb q varios projetores que ainda fazem a projeção ainda nao tiveram uma projecao de comprovação. Nao sei se vc sabe mas houve um experimento em laboratorio nesse sentido com Alex Tanous. Nesse link ha o video e esse tb é o link dos relatos de comprovaçoes.

https://www.viagemastral.com/forum/topic/16071-comprovação-da-projeção-astral/

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Depois que passei a estudar experiencias de quase morte aonde afirmam coisas que divergem da opinião espirita popular passei a questionar mais o espiritismo e muitas outras doutrinas espiritualistas.

Existe um monte de tabu e dogma no espiritismo sem falar a fantasia com que expressam tais "verdades", os espiritas apresentam suas verdades como se fosse algo forjado e adquirido com um um grande esforço e carater cientifico, mais apenas estão sempre encaixando novas coisas em seus velhos dogmas.

As experiencias de quase morte não deixam dúvidas sobre a reencarnação, porém não ficam romantizando ela como um unico método evolutivo, há espiritos que nunca encarnaram na materia e até admiram nossa coragem de estarmos aqui, dizem que é o lugar mais dificil de toda existência para estar devido as dificuldades enfrentadas e dizem sim que tais dificuldades ajudam muito a gente evoluir, porém vejo a romantização de uma desonestidade intelectual tenebrosa, as experiencias de quase morte afirmam e inumeras delas com todas as letras que não somos obrigados a encarnar, e muito outras pessoas que fazem viajem astral que estão livres de pacotes de dogmas que são transmitidos apenas porque faz sentido a razão afirmam que não há reencarnação obrigatoria.

E essa historia de reencarnação obrigatoria é só mais um dogma amargo que quem compra o pacote de crenças tem que engolir pra fazer parte do clubinho

Link to comment
Share on other sites

Em 07/03/2024 at 17:05, Mic disse:

@victorphilipe obrigado por compatilhar.

Onde encontro pra eu ler ou assistir sobre esses espiritos que dizem que nunca encarnaram e sobre aqui ser o lugar mais difícil? E sobre essa não obrigatoriedade.

https://centrodeestudos.org/reencarnacao/#:~:text=Moisés Esagui,O processo reencarnatório é simples.

Pesquisa por EQM no youtube...

Ou então entre neste site nderf.org

Ja vi varias pessoas falando que reencarnação não é obrigatoria.

 

Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Mic disse:

@victorphilipe Entendi, eu ainda nao tinha assistido relatos desse tipo, interessante, vou assistir. Eu não sabia desse texto tb do Moises Esagui. Obrigado.

Fico feliz por poder ajudar, essas experiencias de quase morte são um bom material de estudo a nelas um testemunha da graça de Deus e de seu amor incondicional por todos, como o Moises Esagui ensina é o desejo de querer retornar que nós faz querer voltar, a crença de que temos que retornar para saldar debitos que temos com outras pessoas ou coletividade também pode influenciar neste desejo, existe um livro chamado BaghavadGita, é um livro muito antigo que se passa num contexto de um campo de batalha, aonde um guerreiro chamado Arjuna é orientado por um Avatar chamado Krishna, conhecido como a Suprema Personalidade De Deus, Krishna e seus discipulo trazem o seguinte ensinamento.

No inicio estamos no mundo espiritual aonde havia incontaveis planetas espirituais, em cada um deles Deus habita e se manifesta de uma forma pessoal e sua consciencia onipresente chamado Brahman, em cada um destes planetas existe uma tematica um passa tempo e é explicado que Deus se manifesta de diferentes formas porque há almas com varios tipos de desejos e relacionamentos com Deus, porém as almas são sat chit ananda (eternas, consciencias, bem aventurança) essa são sua natureza, como são feitas de consciencia elas desejam conhecimento e um conhecimento que nós almas que estamos nos universos materiais e astrais entre outras dimensões materiais sutils é o conhecido e a experiencia do que não podiamos experimentar no Reino de Deus, a dualidade do bem e do mal, a ilusão em diferentes niveis do esquecimento e lembrança de Deus, o sofrimento, a velhice e a morte, o egoismo (estado de consciencia da alma aonde ela é o centro das atenções) o egoismo faz com que a alma experiencie a separação da conexão com a consciencia de Deus que une a tudo e todos em perfeita harmonia, para experienciar ter sua atenção voltada para si e apenas para seus interesses.

Então pelo desejo de ter uma vida na ilusão da separação de Deus ele criou uma energia chamada Maya, que sustenta muitas manifestações que incluem universos, dimensões, corpos de varias formas, quando a alma se rende a Deus, ela recebe a graça de voltar a ele depois do seu desencarne.

Estudos as experiencias de quase morte, pessoas que morrem e ficam temporariamente mortas e depois voltam a vida.

Em algumas delas consegui confirmar o ensinamento de avatares como Krishna e shakta avatares como Jesus e Buddha.

Resumindo... a volta ao lar, depende de seu desejo de retornar ao primeiro amor, e como dizia Krishna que se apresentou como a Suprema Personalidade de Deus, ele cuidara de todo seu Karma, mesmo a pessoa mais pecaminosa da sociedade ao desenvolver amor por Deus e se render a ele ele cuidara de tudo e sua graça será suficiente para levar tal alma de volta a sua morada original.

Fique na divina paz e proteção divina.

Que a graça de Deus esteja sempre contigo

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/03/2024 at 08:01, victorphilipe disse:

avatares

O Tom Campbell autor do livro My Big Toe (tem videos no youtube tb) tem uma explicação interessante sobre o motivo de estarmos aqui. De que seriamos consciencias individuais e ao mesmo tempo parte da consciencia maior, como o exemplo de pequenas ondulações em um lençol, que sao individuais e tb fazem parte do lençol. Pra ele essas consciencias individuais vem ao fisico usando avatares para que desenvolvam alguma qualidade que necessitava ser desenvolvida. Ele elaborou a teoria do seu livro pelas experiencias de projeção astral e pela meditação, ele tb é fisico e trabalhou com Robert Monroe.

Link to comment
Share on other sites

58 minutos atrás, User3 disse:

O Tom Campbell autor do livro My Big Toe (tem videos no youtube tb) tem uma explicação interessante sobre o motivo de estarmos aqui. De que seriamos consciencias individuais e ao mesmo tempo parte da consciencia maior, como o exemplo de pequenas ondulações em um lençol, que sao individuais e tb fazem parte do lençol. Pra ele essas consciencias individuais vem ao fisico usando avatares para que desenvolvam alguma qualidade que necessitava ser desenvolvida. Ele elaborou a teoria do seu livro pelas experiencias de projeção astral e pela meditação, ele tb é fisico e trabalhou com Robert Monroe.

Ele da umas explicações bem diferentes, como por exemplo de que os avatares de cada consciencia ficariam armazenados, e quando um medium contacta alguem, esse contactado seria um desses avatares armazenados. O livro e os videos dele são bem interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Segundo Alsibar nao existe a comunicação com espiritos que a doutrina espirita pratica, que nao seriam espiritos que o medium capta, que seriam apenas informaçoes ou memorias dos registros akashicos. Pra ele, apos o desencarne ficamos numa especie de sonho ate que encarnemos novamente, como no bardo do budismo, e nao como na doutrina espirita ficando em uma colonia como nosso lar tendo la nossos afazeres. Ele diz ainda que nesse local de transição nao lembrariamos das memorias do eu antigo e que essas memorias guardamos num nivel raramente acessivel. Se puderem dizer suas opinioes sobre o que ocorre no periodo entre uma encarnação e outra, especificamente sobre se teriamos a lembranças do nosso eu antigo  e sobre o local em que ficariamos. 

 

https://youtu.be/v64NcC8MEzE?feature=shared

 

https://www.youtube.com/live/it2YPrbODkk?feature=shared

Link to comment
Share on other sites

Questoes que vou deixar aqui para que pensem nisso ANTES de  assistirem a esses vídeos:

- certas crenças são baseadas em repetição de tradição ou em investigação do fenômeno? 

- nós aqui, sujeitos encarnados, somos TUDO que somos como seres espirituais  ou apenas PARTE de tudo que somos?

- o plano astral é algo que só existe dentro da sua mente ou é algo que existe fora, como o plano fisico, mas diferente do fisico, afetado pela mente? 

- qual critério para escolher a crença A como mais correta, em termos factuais,  do que a crença B? 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Só a título de curiosidade... Entre os evangélicos há um grupo que acredita em algo semelhante.

Dizem esses que após a morte as almas ficariam em um sono aguardando o Juízo Final, pois não acreditam em reencarnação.

Quando era jovem fui ao seminário estudar para padre.

Lembro que uma vez questionamos o que seriam essas lembranças que as pessoas têm de outras vidas, onde alguns desses relatos são confirmados, se tratando de pessoas reais que existiram.

Eles responderam semelhantemente, dizendo que era o acesso a memórias de vidas de outras pessoas.

Mas, sobre o assunto, ainda não tenho uma opinião formada, mas tendo a entender que se trata de encarnações anteriores.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Sidinei disse:

Só a título de curiosidade... Entre os evangélicos há um grupo que acredita em algo semelhante.

Dizem esses que após a morte as almas ficariam em um sono aguardando o Juízo Final, pois não acreditam em reencarnação.

Quando era jovem fui ao seminário estudar para padre.

Lembro que uma vez questionamos o que seriam essas lembranças que as pessoas têm de outras vidas, onde alguns desses relatos são confirmados, se tratando de pessoas reais que existiram.

Eles responderam semelhantemente, dizendo que era o acesso a memórias de vidas de outras pessoas.

Mas, sobre o assunto, ainda não tenho uma opinião formada, mas tendo a entender que se trata de encarnações anteriores.

Esses evangelicos sei quais sao pq fui ensinado por eles na infancia por conta da mae. Mas eles se baseiam na biblia, q acordariam para o julgamento nesse dia, e quem passar fica no paraiso. No caso desses padres estranho eles te responderam sobre memorias mesmo q de outras pessoas, pq isso nao esta em lugar nenhum da biblia q eles seguem.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...