Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

A Doutrina Cósmica - Dion Fortune


Recommended Posts

No livro Doutrina Cósmica logo no início tem esse trecho: 

Citar

Este volume de ensinamentos foi recebido dos Planos Interiores durante os anos de 1923 e 1924. Quem o transmitiu é um ser humano que se desenvolveu até chegar a um nível muitíssimo elevado. A personalidade de sua ultima encarnação é conhecida, mas não pode ser revelada; pode-se dizer, porém, que ele foi um filósofo  e um mestre conhecido em todo o mundo.

 

A quem ela se refere nesse trecho? Jesus Cristo? Por que a identidade não pode ser revelada ?

 

 

Link to comment
Share on other sites

A identidade não podia  ser revelada porque semore levanta-se todo o tipo de suspeita quando alguém alega estar canalizando alguŕm famoso. É como se a pessoa quisesse que a mensagem fosse levada a sério porque "veio do fulano  de tal".

Sem revelar a identidade as pessoas poderiam julgar a mensagem pela sua qualidade,  que é a única coisa que importa.

Obviamente, um século depois isso não importa mais, porque assim como no caso da Blavatsky, os textos produzidos para suas respectivas ordens já estabaleceram uma tradição.

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, sandrofabres disse:

A identidade não podia  ser revelada porque semore levanta-se todo o tipo de suspeita quando alguém alega estar canalizando alguŕm famoso. É como se a pessoa quisesse que a mensagem fosse levada a sério porque "veio do fulano  de tal".

Sem revelar a identidade as pessoas poderiam julgar a mensagem pela sua qualidade,  que é a única coisa que importa.

Obviamente, um século depois isso não importa mais, porque assim como no caso da Blavatsky, os textos produzidos para suas respectivas ordens já estabaleceram uma tradição.

 

Entendi !

 

E o que é os planos interiores ? No livro Auto-defesa psíquica ela tbm menciona isso, dizendo (ate onde me lembro) que uma pessoa tentou o ataque de uma maneira e, não conseguindo, essa pessoa iria tentar novamente, porém, nos planos interiores. O que é esse plano ?

Link to comment
Share on other sites

Outra dúvida. No livro "A Doutrina Cósmica" tem esse trecho:

 

Citar

O cosmos é a estrutura sobre o qual tudo é construído; vocês começam onde Deus parou; portanto, o que está em Deus está em vocês, e também algo de vocês que se chama "livre arbítrio", embora seja este um nome inadequado.

 

Porque ele se refere ao "livre arbítrio" como um nome inadequado ? O livre arbítrio é relativo ?

 

Se a gente começa onde Deus parou então nós fomos criados já na dimensão física ?

Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, mvnobrega disse:

Porque ele se refere ao "livre arbítrio" como um nome inadequado ? O livre arbítrio é relativo 

Porque isso na verdade é um mito . Os planos da forma sao regulaods por muitas leis, entao estar encarnados nos limita muito o livre arvitrio. É facilmde ver isso nas leis da fisica, mas há todo um conjunto de outros processos invisiveis rolando que geram açoes e reacoes equilibrantes, e estamos enfiados no meio disso tudo, reagibdo a estimulos que sao de origem d amecanuca do universo, das energias circulantes, fatores carmicos, interacoes planetarias ( astrologia). Entao falar em livre arbittrio é meii que utópico.

28 minutos atrás, mvnobrega disse:

Se a gente começa onde Deus parou então nós fomos criados já na dimensão física ? 

Nao. Mas é que somos os únicos " agentes da vontade divina " neste plano. Se você pensar em anjos, arcanjos, etc, que sao agentes da vontade divina, eles noa tem corpos fisicos, então nao há uma presença deles neste plano, podemso apenas perceber os efeitos da açao deles, caso acionada. Mas ATRAVÉS do que eles atuarão? Atuarao sobre NÓS. Por isso tem aquele tipo de situacoa de a pessoa orar pedindo uma maozinha, e a resposta se apresentara sempre atraves da acao dos homens, direcionada através de diversas " coincidncias".

Portanto, neste plano, nós somos " a mão de deus", e é isso que engana os materialistas que querem semrpe provar que a mão se moveu sozinha, porque é só isso que pode ser percebido no plano materail.

 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, mvnobrega disse:

Porque ele se refere ao "livre arbítrio" como um nome inadequado ? O livre arbítrio é relativo ?

Livre-arbítrio é um conceito muitas vezes mal interpretado. Eu diria que é a capacidade de viver segundo as próprias escolhas, não a liberdade de fazer o que quiser. Em minha visão, isso é derivado de um princípio universal no qual é definido que o Criador conhecerá a si mesmo. Isso ocorre através de porções desse Criador experimentando a si mesmas em condições que começam simples e rudimentares, até que uma espécie de evolução ocorre para que essa experimentação ocorra em condições cada vez mais complexas. 

Como o Sandro disse, a natureza da realidade limita bastante o que podemos fazer. Livre-arbítrio então, diz respeito a livres escolhas dentro de condições pré-definidas que podemos chamar de leis da natureza. Há outras questões sutis além disso que não precisam ser comentadas. 

1 hora atrás, mvnobrega disse:

Se a gente começa onde Deus parou então nós fomos criados já na dimensão física ?

Acho que esse "parou" diz respeito a quando os mundos foram criados e a consciência começa o processo de volta de se tornar o Criador a partir de uma consciência básica na primeira dimensão, ou reino mineral. Deus cria o universo e então nós usamos esse universo em nossa escalada de volta à origem de tudo. 

Link to comment
Share on other sites

Muito bom ! obrigado Sandro e Infinite pelo esclarecimento.

 

A leitura é difícil, mesmo que não entenda completamente, ao menos fica uma vaga impressão do que eu acredito ser a trindade: Anel-Cosmo, Anel-não-passa e Anel-Mal. Eu tenho certeza que está errado, mas eu criei uma imagem mental de que essa trindade são 3 círculos um ao lado do outro. O Anel-cosmo gira pra dentro; o Anel-mal gira pra fora e o anel-não-passa nao tenho certeza, ficou confuso, funciona como um impedimento para se chegar a Deus ?

 

Eu procurei alguma imagem que pudesse representar essa trindade mas não achei nada. Alguém tem algum desenho para me mostrar ?

 

 

Link to comment
Share on other sites

Mvnobrega, esse livro não tem finalidade informativa. Ele traz conceitos  abstratos para que voce quebre a cabeça com eles mesmo.

É um livro usado para meditacao. Voce seleciona as passagens de cada capitulo, que noa entendeu ou que achou que  tinham verdades mais complexas por tras,  e medita sobre elas, dedicando uns 3 dias para cada uma. 

Ou seja, nesse exemplo dos anéis, apos fazer um relaxamento preparatorio para a pratica, como faria  se fosse se proejtar, voce concentra sua mente na sentença selecionada, mas com suavidade, como quem direciona uma câmera para filmar um cenário. Fica atento ao conceito, pode ser esse dos tres aneis. Mantedno a mente aoenas contenplando  a ideia, surgirao outras idéias/pensamentos/ deduções complementares. As vezes ate na forma de imagens, e nesse caso essas imagens  serão explicacoes simbolicas do conceito no qual voce esta focado, mas elas ainda precisarao ser interpretadas por você. Por isso não é um livro para o qual  você deveria estar perguntando sobre o que nao entende, mas deve usar essas dúvidas como estímulo para obter respostas internas, por meio da meditação nesses " enigmas".

Por isso  essa dificuldade. É o livro que ainda se usa no treinamento da Society of the Inner Ligh, a ordem criada pela Dion.

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, sandrofabres disse:

Mvnobrega, esse livro não tem finalidade informativa. Ele traz conceitos  abstratos para que voce quebre a cabeça com eles mesmo.

É um livro usado para meditacao. Voce seleciona as passagens de cada capitulo, que noa entendeu ou que achou que  tinham verdades mais complexas por tras,  e medita sobre elas, dedicando uns 3 dias para cada uma. 

Ou seja, nesse exemplo dos anéis, apos fazer um relaxamento preparatorio para a pratica, como faria  se fosse se proejtar, voce concentra sua mente na sentença selecionada, mas com suavidade, como quem direciona uma câmera para filmar um cenário. Fica atento ao conceito, pode ser esse dos tres aneis. Mantedno a mente aoenas contenplando  a ideia, surgirao outras idéias/pensamentos/ deduções complementares. As vezes ate na forma de imagens, e nesse caso essas imagens  serão explicacoes simbolicas do conceito no qual voce esta focado, mas elas ainda precisarao ser interpretadas por você. Por isso não é um livro para o qual  você deveria estar perguntando sobre o que nao entende, mas deve usar essas dúvidas como estímulo para obter respostas internas, por meio da meditação nesses " enigmas".

Por isso  essa dificuldade. É o livro que ainda se usa no treinamento da Society of the Inner Ligh, a ordem criada pela Dion.

Maravilha !! Vou tentar.

 

Só pra finalizar... Eu estou sentindo uma baita impulso de me dedicar nos estudos místicos e não sei se devo seguir uma trilha específica ou se devo sair lendo tudo que for da área.

 

O que você recomenda Sandro ? Simplesmente vou lendo ? Ou há algum roteiro de títulos ou autores mais adequado pra quem quer iniciar os estudos pra valer? 

Link to comment
Share on other sites

O melhor seria seguir algum sistema  de instrução organizado. A compreensao sempre sera mellhor  do que misturar tudo. Depois de conpletar esse sistema aí é mais seguro para avaliar outros, embora sempre há o risco de ficar preso numa estrturua dogmática. Mas é da vida, ehehe.

O grande problema é que não tem muito disso por aí. No brasil tem os cursos de gnose, onde você aprende sobre a gnose samaeliana e um pouco de tudo do que ha em outraa ordens, mas ha um certo  dogmatismo entranhado que precisa ser descontado.

Tem também a Teosofia, que é um sistema anterior. E tem os cursos desses ordens tipo a da Dion, que sao por correspondencia e pagos mensalmente.

A da Dion é sem supervisao para quem não é do reino unido. Sem supervisao sigifica que voce estuda por conta e não serao ensinadas coisas que podem dar problema:

https://www.innerlight.org.uk/legal-notice

Já a Servants of Light:

https://www.servantsofthelight.org/about-sol/

( no momento os cursos estao fechados, sofrendo reestrutruacao)

e a B.O.T.A:

https://www.bota.org/members/membership

sao cursos com supervisao ( se não mudou) voce precisa realizar tarefas de estudos e praticas meditativas diárias e enviar relatorio a cada mes, durante 5 anos ou mais, que um supervisor analisará.

Eu fiz só um ano do curso da SOL, depois enchi o saco. Na Gnose fiz o curso presencial completo de 1 ano e meio e virei instrtuor depois, tendo permanecido uns 4 anos la , quando tive que saie para cursar a faculdade a noite, ja que trabalhava de dia.

Mas junto com isso dos meus 12 aos 30 fui lendo de tudo, diariamente,  na área da espiritualidade. Mas deu para ver que ate entrar na gnose, nada fazia muito sentido, era uma colcha de retalhos solta. Dos 30 anos para ca ( raramente leio algo nessa area porque me parece  tudo muito repetitivo para mim, que ja li cerca de 500 livros nessa área.

Mas apesar disso foi fácil perceberr a diferenca wue existr na compreensao da gente quando voce faz um curso organizado.

Agora, nao tendo disponível nada que te agrade, é melhor ir lendo o que ja tem por aí, para ter uma base genérica.

Aqui eu reuni alguns pdfs de diversas áreas visando oferecer uma base de conhecimento e quem nao tem nocao de nada.

https://drive.google.com/folderview?id=1AwWSBI9VNbQl615NSidNtZU_-nJmhLnH

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...