Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Umbanda... Candomblé e cultos afro-brasileiros...


Recommended Posts

Olá irmãos!

Gostaria de saber qual é a classificação das entidades que se manifestam nos cultos afro-brasileiro.

Por exemplo: os Exus: Tiriri, Marabô, Tranca-ruas, etc; e as Pomba-giras: Marilha Mulambo, Maria Padilha, etc.

E o que diferencia as entidades da esquerda dos chamados Eguns (desencarnados sem luz)? Sendo que os guias da esquerda também possuem vícios que ainda são físicos?

Se houver alguém que saiba sobre o assunto, por favor poste nos comentarios.

Ateh Mais. :D

Link to comment
Share on other sites

Olá amigo, não sei muito sobre umbanda e nOmeclaturas dadas aos espiritos,

Enfim o que sei e que, todos os espiritos que vc já citará são espiritos que ainda conservão paixões carnais, ou seja gosta de bebidas, cigarros "festas", por não querem continuar a caminhada continuam encontato com a materia, atráves dos mediúns que se prestam para a subjugação, e muito desses espiritos não são maus

as vezes estão ali só por seus vícios,porém á também os "malignos" que são muitas vezes seres inteligêntes e se prestam somente pelo prazer do mal... Eu não sei se este nome (engus) corresponde ao tipo espirito que irei citar, enfim no plano espiritual a também hieraquia então assim a espiritos mais fortes que outros, exemplo a como já havia dito espiritos que são ingnorântes estão ali por mera diversão ou por nessecidade, e estes muitas vezes são a prisionados por mais fortes que eles(acredito que estes sejam os sem luz.) São eles muitas das vezes envocados sem opçãos...Então penso que a por isso estas nomeclatura por serem inferios, como já disse sei muito pouco esta é apenas minha opinião dentro do que conheço... Se me permiti lhe fazer uma pergunta, Por que a curisidade?? Vc freguÊnta algum centro umbandista?? AbraçOoO Qualquer coisa se não tenha entendido posta ai!!... ;)

Link to comment
Share on other sites

Minha família em boa parte é umbandista, mas nunca me interessei muito...

O pouco que eu sei é que funciona como uma hierarquia...

Os exus e padilhas são mais densos, são os que vão na lama pra ajudar outros desencarnados.

Não é porque são densos e tem vícios, que são ruins...Nós somos densos, nós temos vícios, e nós em grande parte, temos a consciência apagada, e por isso somos ruins?!De longe, mas de longe meeeeesmo, somos luz, mas também não somos "a encarnação do capeta", rsrs.

Orixás são, na Umbanda, entidades mais sutis, num ponto mais alto na hierarquia, não tem vícios, alguns tem personificações masculinas e outras femininas (os orixás da Umbanda foram retirados do Candomblé, e "por acaso", muito no paganismo também é assim, personifica as divindades como masculinas e femininas e cada uma tem uma característica), segue uma lista:

Oxalá: o senhor da força, o senhor do poder da vida.

Oxum: as águas doces;

Iemanjá: a rainha dos peixes das águas salgadas;

Iansã: os ventos, chuvas fortes, os relâmpagos;

Xangô: a força do trovão e o fogo provocado pelos relâmpagos quando (diz uma lenda que "sem Iansã, Xangô não faz fogo ... ") chegam 'a Terra;

Ogum ou Ogun: senhor dos caminhos; os desbravador dos caminhos; senhor do ferro;

Oxossí: o Orixá Odé, o Orixá caçador, senhor da fartura 'a mesa, senhor da caça;

Ossãe: o Orixá das folhas e, sem folhas, nada é possível na Umbada ou no Candomblé; o dono, preservador, das matas e florestas, das folhas medicinais, das ervas de culto;

Obá: a guerreiro, a força da libertade;

Nanã: senhora do lodo, das águas lodosas da junção entre o rio e o mar, fonte de vida, e também senhora da morte;

Obaluayê: "O dono da Terra, o Senhor da Terra"; o Orixá das doenças, senhor dos mortos (pois conta uma lenda que Obaluayê foi o único Orixá que dominou a morte, Iku); é aquele que tira a doença, mas também aquele que dá a doença.

Oxumaré: é o Orixá do arco-íris, um dos pontos de ligação entre o Aye (a Terra) e o Orun (o Céu); também representa a fartura, o bem estar.

E por motivos culturais, cada orixá tem um "santo correspondente" da Igreja Católica.

Mais sobre o assunto: http://www.umbanda.etc.br/orixas/orixas.html

Como eu disse, o meu conhecimento sobre Umbanda e Candomblé são poucos, beeeem poucos, o que eu sei eu ouvi de leve numa conversa com alguém da família...Então não posso ajudar muito.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...