Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Gnose e Chico Xavier


Recommended Posts

Do ponto de vista gnóstico, quem seria Chico Xavier e até que ponto os médiuns atuais tem sua utilidade?

Pois agora que entrei em contato com a gnose, me parece que o Chico, Divaldo Frango e os médiuns atuais são apenas espíritos bem intencionados. Imagino que eles ainda tenham o Ego, a kundalini trancada e que ainda não são mestres.

Pois quando você se depara com o ensinamento da Gnose, é algo bem mais profundo, da pra sentir que os cara (Mestre) simplesmente sabem de tudo, que não há mais necessidade de aprender nada, eles simplesmente SABEM e podem responder a tudo.

Dai soma-se a isso, a questão do Cristo Interno na visão da gnose, e de Chico Xavier falar sobre "A data limite" imposta por Jesus. Onde ele diz que Jesus Cristo teria pedido um prazo pra humanidade se regenerar e que esse prazo venceu agora em julho.

Essa " Data limite" que o Chico Xavier menciona tem realmente algum fundamento ? E como os gnósticos enxergam os médiuns atuais ?

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Bem, aí complica. 

Primeiro você tem que saber que historicamente as ordens ocultistas são uma tradição totalmente diferente da tradição espiritualista.

Ocultismo serve para treinar a pessao a se tornar capacitada a fazer as coisas (na área espiritual). Foca em treInar as pessoas para serem ATIVAS, dominar os processos.

A tradição espiritualista faz o OPOSTO DISSO, treina a pessoa para tornar-se PASSIVA, até o Waldo usava essa expressão  "dar passividade", ou seja, entregar-se para deixar a entidade controlar seus veículos.(no caso da Tenepes). 

São caminhos diametralmente opostos.

Por isso em tese você nunca deveria ver ocultistas com esse "mimimi" do pessoal do espiritualismo sobre "sentir as más energias,", "clima pesado", "energias pesadas". Essa "sensibilidade" toda é fruto do treino em "passividade", esses treinos para "sentir". Até o DeRose que é da Yoga, sabe disso:

https://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/18261-absorção-de-energias/&do=findComment&comment=82073

Historicamente o ocultismo é uma tradição que vem das escolas iniciáticas, já o mediunismo vem dos grupos de "bruxaria".

Então o espiritualismo é sempre muito mal visto por qualquer ordem esotérica, mas há muitos fatores complexos por tras disso. Um deles é o que citei, o treino para se tornar passivo quando a meta no ocultismo é o oposto.

Outro motivo é que o médium é uma porta aberta através do qual entidades podem atacar as ordens. Então em geral quem é médium ou não pode virar ocultista, ou fica de molho, sob observação, a´te se ter certeza que não será  um "agente de infiltração" de forças negativas no grupo. Até a Dion comenta isso, em um dos seus livros, não lembro agora qual: que os dons dos médiuns em geral foram obtidos em grupos de bruxaria da idade média, então até que se tenha certeza que a pessoa está fora dessas conexões, ela fica "sob observação".

Mas ela própria mais tarde na vida treinou para desenvolver essa capacidade porque também uma ordem inciatica precisa ter quem traga os ensinos dos mestres para o grupo. Então por aí você já nota que tem nuances, poréns, tipos e tipos de médiuns....

 

E o Samael é bem especifico sobre isso, pgs 13 a 16 do livro As tres montanhas: tresmontanhas.pdf

Mas eu acho que ele chegou a sua conclusão  baseado em poucos casos, e esse tip ode problema que ele relata todo médium espírita sabe que existe. Supor que todos o espiritualismo está iludido  nisso me parece ingenuidade. 

Mas se você queria saber o que a gnose pensa disso, está aí nas pgs citadas. 

Em 16/09/2020 at 14:32, mvnobrega disse:

Imagino que eles ainda tenham o Ego, a kundalini trancada e que ainda não são mestres.

Para a gnose ninguém que não tenha trabalhado com magia sexual sem orgasmo terá a kundalini desperta, Não há exceções sobre isso, PARA A GNOSE.

Mas se você ler um livro sobre Kundalini, véra que a tradição yogue considera que  há vários métodos para atingir esse despertar, e que o tantra yoga é apenas um deles, não o único.O método mais famoso é o do pranayama.

Mas o Samael diz que esses métodos despertam "apenas faíscas" do kundalini. A abordagem da gnose difere um bom tanto das demais sobre isso,  o que cria uma barreira intransponível para tentar intercambiar sistemas.

Em 16/09/2020 at 14:32, mvnobrega disse:

que não há mais necessidade de aprender nada, eles simplesmente SABEM e podem responder a tudo.

Quando se trata de um Mestre real, é porque eles tem acesso ao Ser superior deles né? É como conversar com Deus, porque o Ser interno é o Deus individual de cada pessoa, é uma emanaçaõ divina. Mas sempre tem que ter cuidado com esse negócio de achar que alguém é Mestre, e que portanto sabe tudo. Eu vi muito fanatismo na gnose, e soube de outros grupos gnósticos, que apos a morte do Samael viviam sempre atras do "Novo mestre". São como moscas atraídas para a luz.  E aí quando a luz é falsa, e tem um camaleão ali, viram comida de vampiro, ehehe. Acho que tem que riscar do dicionário esse conceito de Mestre encarnado. Sigo a regra "se come, se vai no banheiro, não é Mestre, é ó aluno mais adiantado". "É grande mas não é dois" , ehhe

Sobre data limite na gnose não tem nada disso. Como muitos outros grupos a gnose tinha lá suas profecias apocalipticas, que  furaram quando passou do ano 2000. Eu já não acredito em mais ninguém nessa área de profecias. A primeira que vi furar foi do Lobsang Rampa, que dizia que a terceira guerra mundial começaria em 1985. Depois teve profecias de cometa , tipo Hercolobus,/Nibiru, para 1986, 1994, 1999, 2012, 2024, 2036. Essas tolices existem desde o tempo que Jesus ainda estava encarnado, tanto que tem gente que interpreta o apocalipse como descrevendo a tomada de Jerusalém pelos Romanos, no ano 70 d.C., porque Jesus disse literalmente que " esta geração não passará antes que essas coisas aconteçam". Então quando ele falava em termos apocalipticos deixava claro que era ali antes de terminar o século I. Mas depois tentaram ajeitar a interpretacao. E o livro do apocalipse foi escrito depois da tomada de jerusalem, talvez proximo ao ano 90 d.C. só que ele é um " relato de projecao astral com desastres". Sonhose projecoes com desastres ainda sao comuns hoje em dia e as pessoa ainda acham que é sinal de algo que vai acontecer, ignorando todos os fracassos anteriores.

E na história da humanidade sempe tentaram encaixar essa profecisas nos desastres das suas épocas. O cometa Halley passou em 1910  e depois em 1984 ou 86. Entoa no início de 1900 também acharam que "agora vai", ehehe. Mas pelo menso em 1910 deu para ver o bicho, em 1986 nem isso deu.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, sandrofabres disse:

"se come, se vai no banheiro, não é Mestre, é ó aluno mais adiantado"

pq ? Um Mestre legítimo vive em jejum ? 

Em algum momento do livro "Fragmentos de um ensinamento desconhecido" , Ouspensky  menciona um banquete preparado por Gurdjieff. Então ele é apenas um aluno adiantado ? Se bem que nao me recordo se ele comia ou não.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, mvnobrega disse:

pq ? Um Mestre legítimo vive em jejum ? 

Em algum momento do livro "Fragmentos de um ensinamento desconhecido" , Ouspensky  menciona um banquete preparado por Gurdjieff. Então ele é apenas um aluno adiantado ? Se bem que nao me recordo se ele comia ou não.

Kkk, eu quis dizer que se esta submetido as necessidades do corpo, está SUBORDINADO às leis mecâncias. Então eu pelo menos não considero Mestre quem está subordinado a elas. Porque se fala que Jesus caminhava sobre as aguas, teansformava agua em vinho, ressicitava mortos? A idéia é qeu um mestre está ACIMA das leis mecânicas.  É o mínimo que se espera de um " aluno formado" não? Que já tenha dominado as lições daquela escola. Como esta escola é a da matéria, eu acho que no mínimo o domínio do corpo material precisa ter.

Entao tem umas coisinhas nisso. Dntro da gnose conta-se qeu o Samaek mudava a forma do rosto quando queria, na frente das pessoas ali.

Também do gurjieff se conta que ele sofreu um acidente de carro muito grave ( eel soube antes e avisou para a pessoa que viajava com ele que ela fosse de trem, pois ele seguiria sozinho no carro. E aí teve o acidente). Morreu só anos depois e o médico que fez a autopaia disse qeu nao sabia como ele estava vivo com um corpo tao dewtruido por dentro. Oa orgaso estavam todos meio decompostos.

Também do Saint  Germain conta-se qeu nao envelhecia, os diarios de uma mulher  que o conheceu quando ela era jovem, e o reencontrou  quando ela ja era idosa, também relatam.que ele ainda aparentava a mesma idade, sem mudar nada. Conta neste livro:

2020-09-17 17.40.08.jpg

 

Entao meio que  esperar no minimo isso de um pretenso Mestre, o  controle sobre o corpo fisico, não é exigir demais. É o " ponto de corte", ehehe

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 16/09/2020 at 16:19, sandrofabres disse:

Sobre data limite na gnose não tem nada disso. Como muitos outros grupos a gnose tinha lá suas profecias apocalipticas, que  furaram quando passou do ano 2000. Eu já não acredito em mais ninguém nessa área de profecias. A primeira que vi furar foi do Lobsang Rampa, que dizia que a terceira guerra mundial começaria em 1985. Depois teve profecias de cometa , tipo Hercolobus,/Nibiru, para 1986, 1994, 1999, 2012, 2024, 2036. Essas tolices existem desde o tempo que Jesus ainda estava encarnado, tanto que tem gente que interpreta o apocalipse como descrevendo a tomada de Jerusalém pelos Romanos, no ano 70 d.C,  porque Jesus disse literalmente que " esta geração não passará antes que essas coisas aconteçam". Então quando ele falava em termos apocalipticos deixava claro que era ali antes de terminar o século I. Mas depois tentaram ajeitar a interpretacao. E o livro do apocalipse foi escrito depois da tomada de jerusalem, talvez proximo ao ano 90 d.C. só que ele é um " relato de projecao astral com desastres". Sonhose projecoes com desastres ainda sao comuns hoje em dia e as pessoa ainda acham que é sinal de algo que vai acontecer, ignorando todos os fracassos anteriores.

E na história da humanidade sempe tentaram encaixar essa profecisas nos desastres das suas épocas. O cometa Halley passou em 1910  e depois em 1984 ou 86. Entoa no início de 1900 também acharam que "agora vai", ehehe. Mas pelo menso em 1910 deu para ver o bicho, em 1986 nem isso deu.

Como é bom ver alguém estudado como você dizer que acha que é tolice, me deu um alívio. Ando meio preocupada com essas teorias de internet, os 3 dias de escuridão... no ínicio alguns diziam que seriam literalmente 3 dias. Outros, agora mais recentemente, dizem que seriam na verdade 3 meses, Outubro, Novembro e Dezembro, tempos em que nossas sombras se manifestariam com maior velocidade.

Tô tentando fazer o meu melhor, para evitar entrar na frequência de qualquer coisa negativa prevista, sendo verdade ou não. Tenho tentado trabalhar mais fortemente com meus lados sombra. Mas vez ou outra escorrego para o "será? e se... ?", e quando percebi, me deixei levar e cai no buraco negro do medo... 

Link to comment
Share on other sites

Desculpem a desvirtuada no tópico.

Eu não acreditava em previsões, mas tenho uma pulga atrás da orelha com essa data limite do Chico. Assim que se atingiu o fim da moratória prevista, veio o vírus passear pelo mundo...
Ele pode não ter causado o apocalipse clássico que se imaginaria, mas na minha opinião ele está servindo pra "separar" a humanidade basicamente entre 2 tipos: quem se preocupa com o próximo ou só consigo mesmo. Se aqui é uma escola, isso não seria um grande "provão"? Uma espécie de separação do joio do trigo?

Link to comment
Share on other sites

Eu acho na verdade que existe um erro de compreensao nosso ( dos encarnados, incluisive dos instrutores espiritiuias citados) em relacao a esse fenômeno . É só achismo barato mesmo, mas tenho pensado nisso há mais de 20 anos, devido a essas falhas todas nas profecias.

Acho o seguinte: a insistência dessas liderancas espirituais nesse "juizo/apocalipse" esta presente em diversas culturas, no decorrer de toda a historia. E " nunca aconteceu"

Porém, " sempre acontece" com grupos que sejam muito focados nisso. Em geral essa turma que se reúne para "esperar o fim" costuma encontrar o proprio fim. Pensando rapidamente me vem à mente os seguidores de Antonio Conselheiro aqui no Brasil, os Davidianos de Wacco nos EUA, os seguidores de Jim Jones na Guiana ( Jonestown), tambem talvez se inclua nessa lista os Cátaros e os Judeus cercados pelos romanos em Massada. Teria que pesquisar direitinho.

Mas a impressao que me dá é que nao há UM "apocalipse" , que essa é apenas uma idéia de caráter universal para expressar continuos processos de limpeza/ separacao que estao sempre acontecendo  na historia, ate bem dentro  daquela parábola do joio e do trigo. Deixa-se varias mentalidades crescerem juntas, se avolumarem até um "ponto crítico", que torna possivel pegar grupoa grandes  e separar de outros, e assim redirecionar o processo educativo  daquelas pessaos de forma mais otimizada.

Exemplo: se uma pessoa tem umas ideias estranhas , pode acabar no hospicio, para não gerar problemas ás demais. Mas quando essas idéias se dissemimam, e junto com elas os comporramentos associados, ja vira uma comunidade pensenica com números repetaveis, caracterizam uma " cultura". E ai pode haver uma separacao dessa comunidade, a principal, e ela pode ser deslocada  para experimentar suas crencas de modo que possam sofrer s consequencias positicas ou negativas delas, aprendendo algo no processo. Coisa que internados no hospicio nao seria possivel.

Entao eu SUPONHO que estamos smepre passando por micro-apocalipses, micro-juizos, que a todo momento separam grupos de espiritos afins, e os reunem sob outras condicoes, seja para nao descirtuar o grupo principal, seja para qye o grupo principal nao tolha o aprendizado desse outro grupo. Mais ou menos como a gente faria num terreno. Plantamos o que desejamos e temos que continuamente ficar removendo " ervas daninhas", que estao sempre nascendo. Mas se comecar a nascer algo interessante ali, em quantidade suficiente, podemos separar aquelas mudas e replantar em outra área só delas.

Entao os "avisos de  juizo" teriam sua validade para que as pessoas fiquem ligadas nesses processos de separacao. Mas acho que sempre entendemos essas mensagens, que foram dadas a pequenos grupos no passado como sendo eventos planetarios que afetam a totalidade da humanidade numa mesma data. 

Essas migracoes para outras orbes mesmo estao acontecendo, pelo que se diz, desde os anos 60 e ainda devem chegar aos anos 70 desde seculo, segundo  o Roger Paranhos. Ou seja, vamos morrendo de varias causas, cada um a seu tempo, e alguns nao voltarao a encarnaer aqui. Mas é um processso gradual, que segue o ritmo natural.

Ao mesmo tempo voce nota o nascimento  de criança diferentes ja faz uns 20 anos. Parece que tem chegado gente nova por aqui no planeta, ainda lutando por se ajustar, e que deve estar vindo de outros processos de separacao similares aos nossos.

Mas claro que sempre pode haver alguma grande mudança. Supostamente foi o afundamento da atlantida que teria originado o mito do diluvio. Mas a atlantida era só um continente. Havia gente nos outros, e essas arras integraram os forasterios da atlantida nas suas culturas. Entao esse é mais um exemplo de como um evento local entrou para os mitos religiosos como algo universal que afetaria toda a humamidade. Convém lembrar que o pessoal antigo, na grécia por exemplo, achava que o " mundo todo" era a grécia. Não fosse o Alexandre sair a viajar por aí nao teriam achado o que tinha ao redor, ehehe.

E mesmo que um evento apocaliptico tivesse acontecido no passado, a populacao da terra era estimada em 1milhao no ano 10.000 a.C. "Dava para fazer" um evento grande e fazer uma padronizacao dos que sobreviveriam para a nova fase. Hoje em dia um mega evento  planetario provavelmente criariadificuldades para administrar ( estou pensando no impacto astral de desencarnes em massa, necessitando de socorro). Acho que " não dá", e o mais lógico seriam utilizar-se dso processos naturais para fazer as separaceos necessarias sem gerar caos de ambos os lados dimensionais.

Mas claro, é só achismo barato meu.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Chico havia mencionado a questão óvnis também né? Que eles estão em vigília constante aqui na terra e que podem se apresentar a qualquer momento caso a humanidade não se destrua com uma terceira guerra. Aliás tem surgindo documentários e notícias sobre o assunto com uma frequente alta até:

PnI4fvC.png

E no canal do Discovery Channel no youtube tem um documentários sobre o assunto que parecem bem legítimos. 

Isso também seria uma especulação? Ou realmente a qualquer momento a humanidade pode descobrir que existe vida em outros planetas e que haverá esse intercâmbio entre eles?

Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, eder.andrade disse:

Desculpem a desvirtuada no tópico.

Eu não acreditava em previsões, mas tenho uma pulga atrás da orelha com essa data limite do Chico. Assim que se atingiu o fim da moratória prevista, veio o vírus passear pelo mundo...
Ele pode não ter causado o apocalipse clássico que se imaginaria, mas na minha opinião ele está servindo pra "separar" a humanidade basicamente entre 2 tipos: quem se preocupa com o próximo ou só consigo mesmo. Se aqui é uma escola, isso não seria um grande "provão"? Uma espécie de separação do joio do trigo?

O valor que eu vejo nas profecias não é a suposta data em que tal evento ocorrerá, mas o seu conteúdo.

Nos últimos anos de meus estudos metafísicos, eu tenho percebido que a obtenção de informações (por meios parapsíquicos) do tipo "históricas", isto é, que têm a ver com as conjunturas que são formadas pelas escolhas individuais e coletivas de uma população planetária, está bem mais sujeita a distorções diversas do que a obtenção das informações que classifico como “filosóficas”, isto é, que lidam com a natureza estrutural do universo e com suas leis sutis. Por exemplo, informações tais como a existência de outras dimensões, a sobrevivência após a morte e a reencarnação estão quase sempre presentes nas fontes que lidam com o aspecto esotérico e espiritualista da vida. Já informações mais específicas como por exemplo porque, como e quando a Atlântida afundou já variam bem mais.

Portanto, não vejo tanto valor em se apegar a datas, mas no que essas supostas profecias dizem: haverá um período de intensas mudanças planetárias que marcarão o fim de um ciclo sobre o planeta Terra e possivelmente após essas mudanças a transição planetária ocorrerá. A preparação espiritual para essas mudanças é a única coisa de real valor, pois o que poderia o homem tentar mudar? Nada. Seria como peixes em um aquário tentando parar uma grande rachadura no vidro e o consequente vazamento da água. A busca pela reforma íntima, elevação da consciência, iluminação espiritual, etc. é a única coisa que importa. 

Outro fator que vale a pena ser mencionado são os infinitos futuros possíveis. Alguém pode, através de alguma habilidade psíquica, visualizar uma linha do tempo que pode nunca chegar se manifestar e esta fica apenas como possibilidade/probabilidade não-manifestada.

Falando sobre a MINHA COMPREENSÃO no que tende à sua pergunta no final do seu comentário. Eu creio que a pandemia possa ser algum de prólogo para mudanças mais intensas que em algum momento ocorrerão. Mas eu não acho que esteja ocorrendo algum tipo de separar do joio e do trigo no que tende a quem vive ou morre em decorrência da covid-19. Para isso eu devo explicar como eu entendo essa questão de apocalipse e transição planetária.

Existem ciclos planetários compostos por vários milênios que são o tempo em que ocorrem as encarnações no plano físico da Terra. Quando os ciclos acabam, o planeta se move para um novo nível vibracional ou dimensional. É meu entendimento que estamos no último ciclo do que eu chamo de terceira dimensão. A Terra passará a ser um planeta de quarta dimensão (muitos chamam de quinta dimensão, mas eu entendo que a evolução é matematicamente gradual). É possível de haver mudanças drásticas no fim de um ciclo, que são apocalipses. Ao meu ver, o vindouro apocalipse será decorrente das ações coletivas negativas da humanidade nos últimos milênios. Será uma espécie de resgate kármico planetário.

Paralelo a isso, no fim de um ciclo ocorre um evento metafisico (porque ele acontece em dimensões além do plano físico) que seria o que está escrito na Bíblia sobre separar o joio do trigo. Após a morte, aqueles cuja vibração é energeticamente compatível com a vibração da nova Terra irão permanecer aqui. Como já não ocorrerão mais encarnações na terceira dimensão, aqueles que não atingirem a vibração mínima serão realocados/transmigrados para outros orbes que se encontram em um estágio similar ao que a Terra se encontra hoje. Eu acredito que esse período de "triagem espiritual" se iniciou por volta de 2011-2012, e irá continuar até que a humanidade da terceira dimensão seja extinta.

Quando será a hora derradeira ninguém sabe. Até Jesus disse que apenas o Pai saberia a hora. Por isso, o importante é não nos apegarmos aquilo que pode ser morto ou destruído. Mas buscarmos pela nossa essência, aquilo que é eterno e imortal. 

 

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, mvnobrega disse:

Chico havia mencionado a questão óvnis também né? Que eles estão em vigília constante aqui na terra e que podem se apresentar a qualquer momento caso a humanidade não se destrua com uma terceira guerra. Aliás tem surgindo documentários e notícias sobre o assunto com uma frequente alta até:

PnI4fvC.png

E no canal do Discovery Channel no youtube tem um documentários sobre o assunto que parecem bem legítimos. 

Isso também seria uma especulação? Ou realmente a qualquer momento a humanidade pode descobrir que existe vida em outros planetas e que haverá esse intercâmbio entre eles?

O Chico nao sei o que falava sobre isso. Mas a gnose falava que perto de um cataclisma desses as naves se mostrariam e tal. E resgatariam os escolhidos por eles. Sabe como é: " A Logica da Arca de Noé", ehehe.

Os extraterrestres estao entre nos de muits formas. Sempre estiveram. Tem avistamentos de todos os tipos, tem contatos astrais, flagras no plano físico de naves e de seres coletando amostras biologicas no campo. Só que os céticos sempre desacreditam os relatos.

Então tá...

Link to comment
Share on other sites

Fui muito sucinto e generalista em minha explanação. O ponto que queria deixar claro é que pela primeira vez em minha vida tomei conhecimento prévio de uma "profecia" que, no meu entendimento, se pode ver algum tipo de efeito prático caso você analise as coisas com uma pegada espiritual.

8 horas atrás, sandrofabres disse:

Entao eu SUPONHO que estamos smepre passando por micro-apocalipses, micro-juizos, que a todo momento separam grupos de espiritos afins, e os reunem sob outras condicoes, seja para nao descirtuar o grupo principal, seja para qye o grupo principal nao tolha o aprendizado desse outro grupo.

Também vejo desta forma. Os tipo de problemas que a humanidade passa são cíclicos, sempre a mesma história acontecendo na humanidade, repetidamente, sempre os mesmos dilemas. Só muda o teatro e a época. Ex: assistam qualquer documentário sobre história da Alemanha, Japão ou Itália antes da segunda guerra, vejam como as pessoas agiam "ideologicamente" umas com as outras, dentro de uma mesma nação. Creio que terão um déjà vu do que ocorre em muitos países atualmente. 

8 horas atrás, sandrofabres disse:

Essas migracoes para outras orbes mesmo estao acontecendo, pelo que se diz, desde os anos 60 e ainda devem chegar aos anos 70 desde seculo, segundo  o Roger Paranhos. Ou seja, vamos morrendo de varias causas, cada um a seu tempo, e alguns nao voltarao a encarnaer aqui. Mas é um processso gradual, que segue o ritmo natural.

Ao mesmo tempo voce nota o nascimento  de criança diferentes ja faz uns 20 anos. Parece que tem chegado gente nova por aqui no planeta, ainda lutando por se ajustar, e que deve estar vindo de outros processos de separacao similares aos nossos.

Conheço e compreendo essa dinâmica. Mas falando especificamente sobre hoje: não é sempre que há um evento mundial que afeta uma parcela tão grande deste e ao mesmo tempo. Por isso da minha pulga atrás da orelha com a data limite do Chico. E não sei se vocês tem a mesma percepção, mas de todos os efeitos da epidemia (sanitários, econômicos, etc), o que realmente afeta e está "separando" as pessoas é justamente essa questão que levantei inicialmente. Vejo essa prova, essa separação. Alguns vão tirar suas lições e aprender, outros persistirão e não aprenderão nada, verão isso apenas como um contratempo aos seus planos nessa dimensão. E segue a escola Terra com suas aulas.

3 horas atrás, Infinite disse:

Mas eu não acho que esteja ocorrendo algum tipo de separar do joio e do trigo no que tende a quem vive ou morre em decorrência da covid-19.

 Apenas para deixar claro que em nenhum momento quis colocar vírus como "separador do joio do trigo" no sentido que vai ser letal para uns ou para outros, usando como critério de sua condição moral. Isso não faz o menor sentido. Talvez eu ter usado o termo bíblico não tenha sido uma boa escolha e tenha dado uma dimensão por demais apocalíptica, que não era minha intenção.

Link to comment
Share on other sites

Em 16/09/2020 at 16:19, sandrofabres disse:

A tradição espiritualista faz o OPOSTO DISSO, treina a pessoa para tornar-se PASSIVA, até o Waldo usava essa expressão  "dar passividade", ou seja, entregar-se para deixar a entidade controlar seus veículos.(no caso da Tenepes). 

Não concordo com esta afirmação. Acho que você está pegando aí um conceito exclusivamente mediunista (isto é que se aplica tão e somente para a comunicação mediúnica) e expandindo para a espiritualidade como um todo.

Allan Kardec recomendava, a respeito das comunicações dos espíritos obtidas por meio mediúnico, que não se acredite nelas sem antes analisá-las com cuidado empenhando o "crivo da razão". Podemos dizer que essa recomendação não remete à passividade de forma alguma, é justamente o oposto, atividade pura e atitude para não se ver enganado.

Mesmo se pararmos para analisar o mediunismo, veremos que o mediunismo mais seguro é um mediunismo mais "equilibrado" onde o médium não é totalmente "passivo". Ele emprega passividade tão somente no intuito de possibilitar a comunicação mas é bastante ativo no sentido de tolher abusos e essa é uma das principais recomendações efetuadas na instrução competente do desenvolvimento mediúnico sadio. Principalmente para o médium que vai atuar em sessões de desobsessão.

E ainda devo lembrar que "espiritualidade" é algo muito mais amplo que simplesmente as questões concernentes à mediunidade tão somente.

 

Em 16/09/2020 at 14:32, mvnobrega disse:

Essa " Data limite" que o Chico Xavier menciona tem realmente algum fundamento ?

Até onde sei (e posso estar enganado sobre isso) o Chico Xavier nunca veio a público falar sobre esse lance de data limite. Isso foi um tal de Geraldo Lemos Neto que veio dizer, em uma entrevista que deu, onde falou coisas sobre uma conversa informal que Chico teve com um grupo de amigos e, teoricamente, foi nessa conversa que ele falou sobre isso. Então já começam outras questões aí. Tem que ver se o que o Chico falou foi exatamente o que o Geraldo expos depois. Além disso, essa coisa de data limite não é assim uma data fechada não. Pelo que entendi, seria uma data aproximada, na verdade um período de 50 anos que, se passasse disso sem ter uma terceira guerra, a terra passaria a ser aceita como um planeta de "regeneração" ao invés de "expiação e provas". Esse negócio de falar "data limite" já tem a tendência a fazer a pessoa pensar nessa coisa catastrófica de previsão apocalíptica. Na minha opinião, isso não passa de uma má interpretação do que foi dito.

 

12 horas atrás, sandrofabres disse:

Entao eu SUPONHO que estamos smepre passando por micro-apocalipses, micro-juizos, que a todo momento separam grupos de espiritos afins, e os reunem sob outras condicoes, seja para nao descirtuar o grupo principal, seja para qye o grupo principal nao tolha o aprendizado desse outro grupo. Mais ou menos como a gente faria num terreno. Plantamos o que desejamos e temos que continuamente ficar removendo " ervas daninhas", que estao sempre nascendo. Mas se comecar a nascer algo interessante ali, em quantidade suficiente, podemos separar aquelas mudas e replantar em outra área só delas.

Interessante essa visão.

Pessoalmente, não acredito nessas teorias apocalípticas extremistas que, vira e mexe, aparecem por aí. Acho que muitas delas são só baboseira e outras são apenas má interpretação. 

Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Iogui disse:

Não concordo com esta afirmação. Acho que você está pegando aí um conceito exclusivamente mediunista (isto é que se aplica tão e somente para a comunicação mediúnica) e expandindo para a espiritualidade como um todo.

Allan Kardec recomendava, a respeito das comunicações dos espíritos obtidas por meio mediúnico, que não se acredite nelas sem antes analisá-las com cuidado empenhando o "crivo da razão". Podemos dizer que essa recomendação não remete à passividade de forma alguma, é justamente o oposto, atividade pura e atitude para não se ver enganado. 

Mesmo se pararmos para analisar o mediunismo, veremos que o mediunismo mais seguro é um mediunismo mais "equilibrado" onde o médium não é totalmente "passivo". Ele emprega passividade tão somente no intuito de possibilitar a comunicação mas é bastante ativo no sentido de tolher abusos e essa é uma das principais recomendações efetuadas na instrução competente do desenvolvimento mediúnico sadio. Principalmente para o médium que vai atuar em sessões de desobsessão. 

Sim, mas estou falando especificamente do treino mediúnico, mesmo. Estou tentando mostrar de onde vem essa idéia que o Samael e outras ordens em geral possuem sobre mediunidade, o porquê de ela ser mal vista. Se eles estao certos ou não é outro papo. Me parece que as orientacoes do kardec visavam justamente corrigir esse problema estrutural, que você vê ainda na mentalidade das pessoas " ai gente, mas nao fui eu, foi o espírito que disse!".

E a prática da mediunidade  mudou do início do século xx para cé né? Ate talvez metade do seculo xx , que foi quando o samael teve as experiencias que ele relata ali no livro, a mediunidade consciente nao era a regra. Óbvio que com médiuns conscientes a tal passividade é de se questionar se de fato existe, e por consequencia se essa avaliacao que a gnose faz disso teria fundamento.

Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, sandrofabres disse:

Sim, mas estou falando especificamente do treino mediúnico, mesmo. Estou tentando mostrar de onde vem essa idéia que o Samael e outras ordens em geral possuem sobre mediunidade, o porquê de ela ser mal vista. Se eles estao certos ou não é outro papo. Me parece que as orientacoes do kardec visavam justamente corrigir esse problema estrutural, que você vê ainda na mentalidade das pessoas " ai gente, mas nao fui eu, foi o espírito que disse!".

E a prática da mediunidade  mudou do início do século xx para cé né? Ate talvez metade do seculo xx , que foi quando o samael teve as experiencias que ele relata ali no livro, a mediunidade consciente nao era a regra. Óbvio que com médiuns conscientes a tal passividade é de se questionar se de fato existe, e por consequencia se essa avaliacao que a gnose faz disso teria fundamento.

É... a pratica mediúnica foi evoluindo e também adquiriu contornos diferentes de acordo com o grupo. A mediunidade é orientada de uma forma diferente na Umbanda e no espiritismo Kardecista, por exemplo.

É como a obtenção de Samadhi nos diversos tipos de Yoga. No Raja Yoga se procura chegar lá por meio principalmente de meditação, já no tantra yoga, principalmente por exercícios que estimulam diretamente os chakras.

Aqui no Brasil, acho que nós acabamos evoluindo bastante a prática mediúnica porque esse é um país onde as religiões espíritas ou espiritualistas são muito difundidas e possuem um aspecto prático muito importante girando em torno da mediunidade.

Acho importante notar que a mediunidade é uma parte de um todo maior que é o parapsiquismo. Dentre as práticas parapsíquicas, podemos separar, de forma geral, em dois grandes grupos:

  • O grupo das práticas mediúnicas propriamente ditas. Onde a faculdade parapsíquica é desenvolvida visando principalmente a comunicação onde o indíviduo que utiliza seu parapsiquismo o utiliza como um meio. Neste tipo de prática, chamamos este indivíduo de médium que é uma palavra do latim cujo significado é "meio", ou seja o indivíduo serve de meio para uma comunicação entre dimensões onde normalmente teremos pelo menos três pessoas: o interlocutor de uma dimensão, o médium propriamente dito, e o interlocutor de outra dimensão.
  • O grupo das práticas anímicas. Onde a faculdade é desenvolvida para que o individuo possa desfrutar de capacidades interdimensionais, de expansão consciencial ou energética. 

Ao compararmos ocultistas e espiritualistas no quesito "desenvolvimento parapsíquico" (estou fazendo a distinção aqui porque ela já foi mencionada na conversa mas existem aí muitos tons de cinza e não é assim tão preto no branco a separação entre ocultistas e espiritualistas, mas apenas a título didático, estou fazendo a distinção sem considerar as intersecções) podemos dizer que os ocultistas se esforçam por ficar apenas no segundo grupo de desenvolvimento parapsíquico, o grupo das práticas anímicas e os espiritualistas focam nos dois grupos sem restrições mas possuem um foco maior nas práticas mediúnicas por essas se prestarem mais ao assistencialismo que é mais incentivado nas comunidades espiritualistas de uma forma geral do que nas comunidades ocultistas.

Não existe mais certo ou mais errado nisso. São apenas formas diferentes de lidar com o parapsiquismo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/09/2020 at 17:39, sandrofabres disse:

Kkk, eu quis dizer que se esta submetido as necessidades do corpo, está SUBORDINADO às leis mecâncias. Então eu pelo menos não considero Mestre quem está subordinado a elas. Porque se fala que Jesus caminhava sobre as aguas, teansformava agua em vinho, ressicitava mortos? A idéia é qeu um mestre está ACIMA das leis mecânicas.  É o mínimo que se espera de um " aluno formado" não? Que já tenha dominado as lições daquela escola. Como esta escola é a da matéria, eu acho que no mínimo o domínio do corpo material precisa ter.

Entao tem umas coisinhas nisso. Dntro da gnose conta-se qeu o Samaek mudava a forma do rosto quando queria, na frente das pessoas ali.

Também do gurjieff se conta que ele sofreu um acidente de carro muito grave ( eel soube antes e avisou para a pessoa que viajava com ele que ela fosse de trem, pois ele seguiria sozinho no carro. E aí teve o acidente). Morreu só anos depois e o médico que fez a autopaia disse qeu nao sabia como ele estava vivo com um corpo tao dewtruido por dentro. Oa orgaso estavam todos meio decompostos.

Também do Saint  Germain conta-se qeu nao envelhecia, os diarios de uma mulher  que o conheceu quando ela era jovem, e o reencontrou  quando ela ja era idosa, também relatam.que ele ainda aparentava a mesma idade, sem mudar nada. Conta neste livro:

2020-09-17 17.40.08.jpg

 

Entao meio que  esperar no minimo isso de um pretenso Mestre, o  controle sobre o corpo fisico, não é exigir demais. É o " ponto de corte", ehehe

Sandro saindo da lógica espiritualista e pensando na fisiologia tu acha possível ganhar uma consciência corporal somente meditando e observando, concentrando no próprio corpo? Observar seus sistemas biológicos por ex:circular, digestório, nervoso? Um tipo de consciência epistemológica corporal?(única palavra que trás a lógica de classificar e compreender as menores partes ao meu ver)...

Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Joe disse:

Sandro saindo da lógica espiritualista e pensando na fisiologia tu acha possível ganhar uma consciência corporal somente meditando e observando, concentrando no próprio corpo? Observar seus sistemas biológicos por ex:circular, digestório, nervoso? Um tipo de consciência epistemológica corporal?(única palavra que trás a lógica de classificar e compreender as menores partes ao meu ver)...

Creio que sim. Parte doa objetivos axho que da hatha yoga e adquirir domínios das funções automáticas do corpo, das quais não temos consciência. Existe ate o " problema" que ficar respirando de forma conciente segundo certos ritmos ( objetivos) tende a interferir no funcionamento automatico. Num vídeo da semana passada mesmo o Saulo andou  se queixando que parexe ter desenvolvido uma dificuldade para apagar( dormir). Um outro colefa do gva ja me relatou isso também.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Nao. No meu está normal, aquela notificacao é da sua resposta.

Eu achei estranho porque antes eu costumava receber a notificação por email e também na área de notificação. Como estamos sem suporte a email no fórum, pensei que fosse receber lá.

Dei uma olhada nas minhas configurações e estava desligado. Já ativei. Talvez o envio de email também estivesse gerando a notificação mesmo estando desligado. 🤷‍♂️

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

 

Em 18/09/2020 at 23:14, Iogui disse:

Mesmo se pararmos para analisar o mediunismo, veremos que o mediunismo mais seguro é um mediunismo mais "equilibrado" onde o médium não é totalmente "passivo". Ele emprega passividade tão somente no intuito de possibilitar a comunicação mas é bastante ativo no sentido de tolher abusos e essa é uma das principais recomendações efetuadas na instrução competente do desenvolvimento mediúnico sadio. Principalmente para o médium que vai atuar em sessões de desobsessão.

 

olá moço, eu já entrando na conversa rsrsrsrs.  Fico interessado de saber uma coisa.

Então, por que os guias fazem questão de escolher seu médium para trabalhar em planeta Terra? A pergunta que quero fazer é sobre o MOTIVO deles quererem SE EXPRESSAR usando seu veículo ...  É algo especial para os Guias ? como se eles precisassem do teu corpo para trabalharem , e assim quitar antigos débitos... Como isso funciona? 

Porque, pelo que me parece, muitas entidades fazem um um convite forte para desenvolver mediunidade, e trabalhar .  Ou seja, eles querem ver muitos médiuns trabalhando 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Em 16/07/2023 at 19:24, Ashram disse:

Então, por que os guias fazem questão de escolher seu médium para trabalhar em planeta Terra? A pergunta que quero fazer é sobre o MOTIVO deles quererem SE EXPRESSAR usando seu veículo ...  É algo especial para os Guias ? como se eles precisassem do teu corpo para trabalharem , e assim quitar antigos débitos... Como isso funciona? 

Bom... vamos por partes.

Os "guias" "escolhem" seu médium pra trabalhar na terra porque é o planeta em que tanto eles quanto os médiuns habitam. Se eles habitassem em Marte ou Jupiter ou qualquer outro planeta, escolheriam trabalhar lá.

Quanto ao motivo de eles quererem se expressar usando seu veículo, esse motivo pode ser o mais diverso possível. É a mesma coisa que eu querer saber o motivo de um espírito querer reencarnar como filho de outro. Pode ser por afinidade, para dar continuidade ao trabalho que se iniciou junto, por sintonia das energias, por ser o que estava disponível no momento, por questões cármicas, projeto em comum previamente acordado, etc... etc...

Não se esqueça que a relação de um guia com um médium é algo muito próximo. Muitas das vezes envolve mesmo ligações cármicas ligadas a encarnações passadas em conjunto (Veja o exemplo de Emmanuel e Chico Xavier).

Entretanto, estamos falando aqui da relação de mentores e médiuns, ou "guias" e médiuns (a mesma coisa falada com palavras distintas). Nem todo tipo de manifestação mediúnica possui esse tipo de característica. No espiritismo kardecista, é comum as reuniões de desobsessão, onde o espírito comunicante, na esmagadora maioria das vezes, não possui vínculos com o médium. E esse, serve como canal para este espírito poucas vezes ou mesmo uma única vez.

Em 16/07/2023 at 19:24, Ashram disse:

Porque, pelo que me parece, muitas entidades fazem um um convite forte para desenvolver mediunidade, e trabalhar .  Ou seja, eles querem ver muitos médiuns trabalhando 

Talvez seja porque existe muito trabalho a ser feito, né? 🤷‍♂️

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2023 at 20:33, Iogui disse:

Pode ser por afinidade, para dar continuidade ao trabalho que se iniciou junto, por sintonia das energias, por ser o que estava disponível no momento, por questões cármicas, projeto em comum previamente acordado, etc... etc...

pode ser bem isso,  valeu

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
Em 18/09/2020 at 08:04, eder.andrade disse:

Desculpem a desvirtuada no tópico.

Eu não acreditava em previsões, mas tenho uma pulga atrás da orelha com essa data limite do Chico. Assim que se atingiu o fim da moratória prevista, veio o vírus passear pelo mundo...
Ele pode não ter causado o apocalipse clássico que se imaginaria, mas na minha opinião ele está servindo pra "separar" a humanidade basicamente entre 2 tipos: quem se preocupa com o próximo ou só consigo mesmo. Se aqui é uma escola, isso não seria um grande "provão"? Uma espécie de separação do joio do trigo?

Revisitando o assunto, achei interessante o Lala citar nesse vídeo a "separação do joio do trigo": 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...