Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

As causas e condições para a contaminação e a purificação dos seres.


Lucas Oliveira

Recommended Posts

Mahali Sutta (SN XXII.60) - Mahali.

As causas e condições para a contaminação e a purificação dos seres.

https://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXXII.60.php

 

Samyutta Nikaya XXII.60

Mahali Sutta

Mahali

 

Assim ouvi. Certa ocasião o Abençoado estava em Vesali na Grande Floresta no Salão com um pico na cumeeira. Então o Licchavi Mahali foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo ele sentou a um lado e disse:

"Venerável senhor, Purana Kassapa diz o seguinte: 'Não existem causas ou condições para a contaminação dos seres. Os seres são contaminados sem causas ou condições. Não há causas ou condições para a purificação dos seres. Os seres são purificados sem causas ou condições.' [1] O que o Abençoado diz a respeito disso?"

"Mahali, há causas ou condições para a contaminação dos seres; os seres são contaminados com causas ou condições. Há causas ou condições para a purificação dos seres; os seres são purificados com causas ou condições."

"Mas, venerável senhor, qual é a causa ou condição para a contaminação dos seres? Como os seres são contaminados com causas ou condições?"

"Mahali, se esta forma fosse exclusivamente sofrimento, imersa no sofrimento, impregnada de sofrimento, e se ela não estivesse também imersa no prazer, os seres não se enamorariam da forma. Mas porque a forma é prazerosa, impregnada de prazer, imersa no prazer, e não está apenas imersa no sofrimento, os seres se enamoram da forma. Enamorando-se da forma, os seres são cativados pela forma, e sendo cativados pela forma eles são contaminados. Mahali, essa é a causa ou condição para a contaminação dos seres; é assim que os seres são contaminados com causas ou condições.

"Mahali, se esta sensação ... percepção ... formações volitivas ... consciência fosse exclusivamente sofrimento, imersa no sofrimento, impregnada de sofrimento, e se ela não estivesse também imersa no prazer, os seres não se enamorariam da consciência. Mas porque a consciência é prazerosa, impregnada de prazer, imersa no prazer, e não está apenas imersa no sofrimento, os seres se enamoram da consciência. Enamorando-se da consciência, os seres são cativados pela consciência, e sendo cativados pela consciência eles são contaminados. Mahali, essa é a causa ou condição para a contaminação dos seres; é assim que os seres são contaminados com causas ou condições.

"Mas, venerável senhor, qual é a causa ou condição para a purificação dos seres? Como os seres são purificados com causas ou condições?"

"Mahali, se esta forma fosse exclusivamente prazer, imersa no prazer, impregnada de prazer, e se ela não estivesse também imersa no sofrimento, os seres não experimentariam o desencantamento da forma. Mas porque a forma é sofrimento, impregnada de sofrimento, imersa no sofrimento, e não está apenas imersa no prazer, os seres experimentam o desencantamento da forma. Experimentando o desencantamento da forma, os seres se desapegam da forma, e desapegados da forma eles são purificados. Mahali, essa é a causa ou condição para a purificação dos seres; é assim que os seres são purificados com causas ou condições.

"Mahali, se esta sensação ... percepção ... formações volitivas ... consciência fosse exclusivamente prazer, imersa no prazer, impregnada de prazer, e se ela não estivesse também imersa no sofrimento, os seres não experimentariam o desencantamento da consciência. Mas porque a consciência é sofrimento, impregnada de sofrimento, imersa no sofrimento, e não está apenas imersa no prazer, os seres experimentam o desencantamento da consciência. Experimentando o desencantamento da consciência, os seres se desapegam da consciência, e desapegados da consciência eles são purificados. Mahali, essa é a causa ou condição para a purificação dos seres; é assim que os seres são purificados com causas ou condições."

 

Buddha-with-someone.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...