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Sembrol

Força de Vontade, a capacidade de blindar seu campo psíquico.

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Olá pessoal, eu venho tendo bons frutos dos meus esforços particulares e decidi compartilhar o que vem acontecendo comigo. Pra começar irei voltar um pouco no tempo. A um tempo atrás eu vinha tendo muitos problemas quando o assunto era outras pessoas, principalmente gente mau encarada ou com algum pensamento ruim sobre meu caráter, concebido de forma precipitada. Me sentia desconfortável na presença, mas isso não me atingia de modo psicológico, só fazia eu pensar "Qual o problema aqui?" E ficava na dúvida se era problema de obsessor ou meu próprio. Bom, a sensação energética era bastante densa e pesada...acho que isso é bastante normal para as pessoas espiritualistas em geral, mas a quase duas semanas, eu venho acordando bem cedinho pra ir correr, um pouco mais de 4 km pra ir e pra voltar, e isso vem me fortalecendo não só fisicamente mas na minha psiqui também, pois eu corro com o objetivo de FORTALECER minha força de vontade, ao correr do ponto A ao B sem parar, minha capacidade pulmonar é boa, não fico totalmente exausto, mas minhas pernas ainda atrapalham, então tento esquecer a dor e continuar correndo até o ponto de chegada, não importa muito a velocidade mas sim o objetivo de chegar até lá no pique. 

Isso na minha vida prática aumentou drasticamente minha defesa psíquica, "nervos de aço" talvez seja o termo correto kkk, é MUITO parecido com você praticar pranayama, quando termina e sente aquela sensação Zen, cheio de energia, mas a sensação da corrida é a longo prazo e essa sensação é interna, você realmente exercita o cérebro físico. Por isso eu estou achando que ao correr também estou absorvendo muito prana, de forma mais "severa" do que o pranayama...mas talvez esse prana seja utilizada de forma mais eficaz no corpo físico, no cérebro, e não muito no campo energético, mas é só um talvez. Na pratica, os resultados são ótimos, seja lá onde essa energia é depositada.

Então o hábito de correr é tão eficaz na sua parte biológica dos músculos e tal, quanto do processo QUÍMICO DO CÉREBRO, isso é tão eficaz quanto ficar com a cara enfiada em um livro de psicologia...Pois o hábito de ler te fortalece de forma intelectual mas não te protege do baque psicológico...você pode viver enfiado nos livros mas se não se fortalecer com alguma atividade física você vai ter mais chances de ser um "bunda mole" nas atividades de maior estresse psíquico, como no caso de você ser vítima de uma discursão mais agressiva. O que eu estou falando é que dependendo da pessoa você vai perceber que aquele que CULTIVA hábitos saudáveis vai ser o menos prejudicado nesse evento.

Então eu pude perceber que você não deve ficar no cultivo de práticas espirituais somente, meditando para estabelecer uma força interna maior e tal, não! isso não é o bastante, isso vai aumentar muito uma parte sua mais espiritual mas sua parte BIOLÓGICA não depende disso, você viver em  UMA MÁQUINA BIOLÓGICA GENIALMENTE CONSTRUÍDA com o passar dos milhões de anos, esse corpo, o desse planeta, corre no DNA um grande ramo de uma arvore de várias espécies pre-históricas (Linha Evolutiva, claro que os genes que ele não precisa estão desativados, mas estão lá), Então temos de ter noção que estamos em um corpo "animal", um corpo incrível mas que temos que CUIDAR dele também. E se damos o valor que ele merece ele nos recompensa também.

Mas isso não é uma tarefa a ser feita sozinha, como eu disse tem que cuidar de todas as áreas de você, o auto-conhecimento é o ideal pra você se sentir bem consigo mesmo. Somente a corrida não vai fazer milagres, tem que ter uma "auto-terapia", identificar as tuas falhas morais e saber se perdoar, andar firme e ter conhecimento do mundo que você habita no momento. É um cultivo sábio e calmo. 

Mas sem dúvidas esse conjunto de correr, respiração e determinação, criam frutos no em você muito preciosos. Façam o experimento se quiserem e vejam. O corpo físico tem sua auto-proteção psíquica, é uma grande máquina, mas você tem que ativar essas coisas na sua máquina orgânica também né.

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2 horas atrás, Sembrol disse:

tento esquecer a dor e continuar correndo até o ponto de chegada,

Mas claro que ainda não consigo fazer isso ainda, então quando realmente não dá mais eu vou caminhando e depois volto a correr

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É uma boa mesmo. As energias circulam mais, a aura fica mais forte, e isso aumenta sua proteção contra o que vem de fora.

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Mas cuidado que prática de atividade física não é só força de vontade. Existe uma coisa chamada OVERTRAINING que quando se manifesta tornará bem difícil de fazer algo que antes a semana passada era "de boa".

Em corrida isso se manifesta com seus batimentos cardíacos estando cerca de 15bpm acima do que estavam quando você corria antes de entrar nesse estado(para saber isso só se você usar um relógio-monitorcardíaco enquanto treina) e as pernas ficam parecendo inacreditavelmente pesadas. Então se nas primeiras duas semanas  voce ia ate o ponto B fácil, e voltava, agora antes de chegar no B você já está com as pernas pesadas, e aí bate aquela dúvida "ué, mas eu não devia estar progredindo?". Se entrar em overtraining (algo que entramos por excesso de VOLUME, INTENSIDADE ou FREQUENCIA nos treinos) você regride e então precisa tirar 10 dias de férias totais e então recomeçar com menor VOLUME, INTENSIDADE ou FREQUENCIA de treinos, progredindo até o que fazia antes, de forma em mais gradual.

Isso acontece porque apesar da força de vontade nós estamos encarnados, ou seja: "jabuti não sobe em árvore", ehhe. O corpo físico, por ser material, precisa CONSTRUIR uma série de mudanças materiais nele (por exemplo, fazer as veias penetrarem mais fundo na musculatura para irrigar melhor, melhor processos químicos de utilização de oxigênio, gorduras, produção de hormônios, enzimas... ) para que possa fazer a atividade física escolhida de forma eficiente. E isso leva tempo. Cada corpo fará isso numa velocidade diferente e quanto mais velho, mais lento para fazer essas mudanças, porque a renovação do nosso corpo é regulado pelos hormônios, e também depende de alimentos e horas de sono . Até uns 25 pode progredir muito rápido, mas a partir disso precisa ter noção do que está fazendo, ou seu corpo não conseguirá mudar na velocidade que você deseja, e por isso você logo ultrapassa os limites dele e ele começa a regredir. Na musculação isso se manifestar com ao pegar um peso que na semana passada 10 repetições, nesta só consegue fazer 3.Esse situação é acompanhada por perda do desejo de seguir treinando, e as vezes alguma depressão. 

Fique atento para isso após 6 semanas de qualquer atividade física escolhida, para lembrar do que escrevi aqui e poder mudar alguma coisa no seu treino, evitando desistir. 

Apesar de isso que comentei ser algo complicador para a saudável iniciativa de se mexer e quebrar tendências viciosas que o corpo e a psique desenvolvem quando fica estagnado no marasmo total, também é libertador saber que caso passe por isso, será apenas uma reação natural do corpo a um certo excesso. Ninguém precisa entrar naquelas paranóias do tipo "toda vez que eu começo a me exercitar, começo empolgado mas  eu sempre acabo desistindo algumas semanas depois, só pode ser porque eu sou um frouxo", ou algo do gênero. Não faça auto-avaliação em função de algo que é apenas sua máquina física esgotada tentando passar o recado para você respeitá-la. Tenho visto muita queda de auto-estima, muitas lesões, muita gente que nunca avança na sua atividade física, começando no verão e desistindo após uns 3 meses, só por causa disso. Bastaria ter se informado antes sobre como montar uma progressao lenta entre o sedentarismo e o estado que deseja alcançar. Mas quando a gente avisa, não dão atenção.

Aqui um link contendo uma sugestão:

https://gooutside.com.br/6-dicas-para-comecar-a-correr/

 

OBS: As palavras volume, frequência e intensidade foram usadas em maiusculas porque precisam ser entendidas na sua DEFINICAO para cada esporte. Convém que o praticante iniciante pesquise o que é VOLUME para musculacao e o que é volume para corrida, ou mesmo para alongamentos. E o mesmo para as outras palavras, ou pode nao saber como lidar com o overtraining.

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42 minutos atrás, sandrofabres disse:

Mas cuidado que prática de atividade física não é só força de vontade. Existe uma coisa chamada OVERTRAINING que quando se manifesta tornará bem difícil de fazer algo que antes a semana passada era "de boa".

Obrigado pelo aviso Sandro.  Eu provavelmente iria passar por isso se você  não tivesse alertado kkkk valeu, vou organizar melhor essa rotina.

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Eu alerto porque passei por isso varias vezes! Mesmo sabendo sobre isso tudo. Eu nao acredtiava, achava que era exagero etc. Tive que confirmar no meu corpo  cada coisa que li sobre isso ate dar o braço a torcer, kkkkkk

 

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Eu estava muito ficado na teoria, leitura, videos. Estava pondo em prática mais no relacionamento interpessoal.

Então resolvi praticar Hatha Yoga. Perece que não, mas há umas posições que exigem bastante do corpo. Te digo que depois de anos passando em psicologos, psiquiatras e terapeutas, até hipnoterapia, o Yoga foi o que mais me fez sentir bem. Me arrependo de não ter começado antes. E tb parei de comer carne faz uns 10 dias. Já cheguei a ficar 3 meses sem comer carne.

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Que post maravilhoso, amei os relatos! E também quero dar meu depoimento que de fato funcionaram muito essas atividades mais focadas no físico para mim também. E nem precisa ser esporte, pode ser algo mais suave como uma yoga como citou o bandeira, uma caminhada, dança... o importante é botar o corpo físico pra se mover! 

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1 hora atrás, Jutb disse:

Que post maravilhoso, amei os relatos! E também quero dar meu depoimento que de fato funcionaram muito essas atividades mais focadas no físico para mim também. E nem precisa ser esporte, pode ser algo mais suave como uma yoga como citou o bandeira, uma caminhada, dança... o importante é botar o corpo físico pra se mover! 

Minha proxima meta é experimentar o Tai Chi Chuan. Já dei uma pesquisada sobre.

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Em 31/10/2020 at 07:30, Sembrol disse:

você pode viver enfiado nos livros mas se não se fortalecer com alguma atividade física você vai ter mais chances de ser um "bunda mole" nas atividades de maior estresse psíquico, como no caso de você ser vítima de uma discursão mais agressiva.

Você me deu até um entusiasmo em fazer alguma atividade física. Realmente as poucas vezes que entrei em academia eu ficava no máximo 4 meses, o que era acompanhado de forte sensação de segurança e disposição, mas algo sempre me empurrava pra fora e nem me dava conta quando interrompia os treinos.

Ando muito sedentário a um tempo já, e tempos atrás fui pintar uma parede aqui em casa e a primeira mão que eu dei, deixou a parede cheia de manchas e falhas, algo que eu já esperava, pois deixei a tinta rala justamente pra passar outra mão mais forte depois, porém, isso me deu baita angustia, acho que o mais perto que consigo chegar de explicar o que senti é o "medo de errar". Baita sensação ruim por algo tão estúpido e que eu já esperava. Creio que uma vida mais ativa fisicamente não tivesse causado isso... hehe

 

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12 horas atrás, mvnobrega disse:

Realmente as poucas vezes que entrei em academia eu ficava no máximo 4 meses, o que era acompanhado de forte sensação de segurança e disposição, mas algo sempre me empurrava pra fora

Precisa estabelecer um novo recorde a cada semana, ou no máximo a cada duas semanas.

Para musculação, se você fez 8rep com um certo peso esta semana, tente 9 na semana que vem. Ou tente aumentar o peso e ainda assim cumprir as reps estipuladas. Não fique usando o mesmo peso e reps por mais de duas semanas  porque é perda de tempo e leva ao desinteresse. O melhor mesmo é manter as reps mas aumentar o peso, 1kg a mais na barra para membros superiores, 2kg a mais na barra para membros inferiores. Isso dá tempo para o seu corpo ir se adaptando. Logo que  começamos o avanço semanal possível costuma ser  bem mais rápido que isso, mas em geral chega-se ao limite após dois meses, quando então você precisa ter certeza e que está comendo direito e dormindo o suficiente, ou vai ficar  usando os mesmos pesos e reps pelos próximos 30 anos, ehehe.

Já para aeróbicos comece com pouco tempo, como 15min, e ritmo bem confortável, que permita conversar enquanto se exercita, e  aumente  5 minutos a cada duas semanas, até o máximo de 40min(a menos que decida virar corredor mesmo) . Depois disso  aumente um pouco velocidade para cumprir a mesma distância em um pouquinho menos de tempo,  por duas semanas, antes de fazer nova redução. Quando quando achar que ja está fazendo essa distância num bom ritmo, por digamos 30min, mantenha o ritmo e volte a aumentar os minutos, desta vez em 2min a cada duas semanas...

Há muitas outras possibilidades de combinações e quem vai começar a praticar a sério algum esporte vai precisar pesquisar sobre PERIODIZAÇÃO especifica para esse esporte.

Mas a idéia geral é: 

1- você precisa estar sempre desafiando seus recordes para enxergar concretamente seu progresso e assim manter seu próprio interesse nessa atividade

2- se o desafio for grande demais, seu corpo vai começar a se rebelar, levando a mente de arrasto, gerando desinteresse, desânimo difuso, esquecimentos... para te forçar a  ter um descanso . No pior dos casos vai ter uma lesão mesmo, e perde o que conquistou em menos tempo do que levou para conquistar.

3- Nem sempre é possível progredir mais naquela primeira meta escolhida, então deve-se escolher outra, para seguir avançando e portanto se mantendo interessado ( você pode não conseguir fazer mais reps com um dado peso, mas pode reduzir as reps e ir adicionando pesos, por meses ou anos, ates de estagnar de novo. Pode não conseguir ou não ter interesse em aumentar o tempo no aeróbico, mas pode conseguir progredir bastante na velocidade, deixando  o tempo fixo. E é possível revezar no ano, focando numa meta por 3meses, então trocand para outra meta nos próximos 3 meses)

4- Sempre tire uma semana de folga, sem fazer nenhuma atividade física, a cada 8 semanas. Isso ajuda a curar cansaço acumulados e pequenas lesões que possam estar surgindo e ainda não se manifestaram. Após 6 meses pode ser necessário 10-15 dias de descanso, e ao recomeçar, reduzir em 15% os últimos números praticados e ir subindo com calma de novo, de modo a levar de  4-6 semanas para atingir os picos de quando parou.

Como diz "o cara aquele", devagar é pressa! ehehe. Se alguém achar que adicionar 1kg a mais na barra por semana é muito devagar, lembre que um ano tem 52 semanas, logo, se a pessoa começasse com a barra vazia, ao final de um ano estaria fazendo supino com 104kg. Só que  isso não acontecerá devido a  uma quantidade enorme de fatores.  No aeróbico também, a maioria das pessoas quando começa a correr começa com uma velocidade de 8km/h com bastante treino chega a correr uma maratona a uns 12km/h. Um profissional corre a mesma maratona a 20km/h, uma diferença que só pode ser alcançada pela genética, porque o treinamento não consegue produzir essa diferença toda. Portanto até mesmo adicionar 1kg por semana  ou aumentar pouca coisa o ritmo do aeróbico já é muito mais rápido do que seu corpo consegue se adaptar, Exatamente por isso precisa fazer as paradas a cada x semanas ou meses, ou a "máquina" quebra.

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São dicas bem valiosas. Quando eu entrava na academia tudo que eu não queria era justamente faltar por mais de 1 semana, pois imaginava que ia perder tudo o que tinha ganho e seria como começar do zero de novo. E fora que eu mesmo dizia que não tinha intenção de ganhar massa, só queria estar lá por fazer mesmo, como exercício simplesmente. Mas realmente o negocio é ir batendo recordes e ter esse periodo de descaso de 1 semana a cada 8 e 10/15 dias a cada 6 meses.

Assim que entrar na academia vou me atentar a isso.

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Quando você está treinandi 3x por semana sue corpo esta sempre inchado devido à inflamação. Por isso quando passa uma semana off, dá tempo de desinflamar. Mas o pessoal da academia, que não entende como isso funciona, fica repetindo " se parar uma semana você já sente diferença no tamanho", ehehe. Uma espinha que desinflama também diminui de tamanho. Esse tamanho não interessa, o tamanho que interessa é CRIAR CARNE, e carne não se desintegra nem em meses, precisa cortar calorias ou ter perda hormonal ( apos os 24, devagrinho, perda de 500g de músculo por ano) para desintegrar os músculos. 

Já no aeróbico a perda é mais rápida, se nao me engano perdemos 10% da capacidade em duas semanas sem treinar.

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