Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Qualidade da água para boa saúde


Recommended Posts

Eu comprei um reagente de PH pra brincar e testar as água aqui de casa. Isso me deixou em dúvida sobre qual de fato seria uma água considerada pura e boa pra nossa saúde. Em alguns lugares a gente vê que, na escala de 0 a 14 do PH, quanto maior o PH depois de 7, melhor, pois seriam as águas alcalinas. 

Mas em alguns artigos de sites confiáveis, diz-se que a alcalinidade é um absurdo, dizendo que ele não é melhor ou pior pra saúde, como se tudo isso de água alcalina fosse balela.

Mas quando você vai pesquisar um bom filtro ou purificador pra comprar, os mais caros realmente destacam a questão da água com PH 10,12 ou por ai, e as vezes mencionando que é alcalina e ionizada e bla bla bla.

Fiquei intrigado porque a água da torneira aqui de casa ta mais alcalina que a água mineral de galão. Qual seria a composição de uma água realmente nobre pro nosso corpo ?

O que vocês sabem sobre isso ? 

Link to comment
Share on other sites

O pH do sangue se nao me engano é.o que importa. E isso é fruto de tudo que voce come e faz, e ate do seu equilibrio emocional. O simples fato de comer muita carne acidifica seu corpo, que para neutralizar isso precisara buscar nas fontes de carbonato do seu corpo, e aí os ossos parece que sao o reservatorio. Daí a idéia de que o alto consumo de carne levaria a maiores índices de osteoporose. 

Então para ajudar nesse processo se busca fontes de alimentacoa que sejam alcalinas, assim o corpo nao precisaria buscar tanto nas reservas. 

Agua mineral é rica em sais minerais o que a deixa com pH alcalino. Basicamente ela tem carbonatos e bicarbonatos. Mas o PROBLEMA é que pdoe tambem conter poluentes  que vem das lavouras ( que aparecem no rotulo como altos índces de nitratos. Portanto se for tomar agua mineral escolha  as com menores quantidades de nitrato)

Em tese a agua potavel, tratada, teria maior garantia de qualidade do que as minerais, já que as empresas que prestam o serviço de fornecer agua potavel tem laboratorio intenros para conotrorle de qualidade e tem todos os meios de fazer as correcoes necessarias. Ja as empresas de agua mineral apenas coletam do ambiente.o que vem e revendem( claro que com uma analise ali, que consta no rotulo).

Além disso  a legislacao exige que a agua que chega na sua torneira tenha uma quantidade de cloro ali para matar quaisquer microorganismos presentes na tubulacao. Entao essa agua tem menos sais e tem cloro e as vezes fluor adicionado, coisas que vao afetar o pH e o sabor. 

Se voce adicionar uma colherinha bem rasa  de bicarbonato de sodio na sua agua da torneira ja percebra que ela fica com sabor parecido ao da agua mineral. Ja sobe o pH um pouco caso ele estivesse acido. 

Talvez porque eu fiz curso tecnico em química, cursei metade da emgenhara quimica,   estudamos processos de tratamento de agua potavel para as cidades, nao troco agua da torneira por agua mineral. Confio  mais no processo de manipulacao e  controle de variáveis que nossos processos químicos podem fazer do que ficar bebendo coisa que veio sei la de que buraco, revendida por uma empresa privada que so pensa em lucro. Mas hoje me dia tem muitos grupos que ficam atras  de formas alternativas de consumo. Eu nao me afinizo com essa mentalidade, entao nem me aprofundo nessas noias. Ja li sobre a tal agua alcalina, sobe descalcificacoa da pineal, sobre os perigos do flúor... e me pareceu tudo uma confusao criads por pessoas que nao entendem  quase nada do que falam. Mas como eu disse, nao me aprofundei, exatamente porque esses assuntos nao cosneguiram me mostrar nada crivrl que merecesse maior atencao. O pessoal confunde  flúor com fluoreto( que é o que se usa no tratamento de água), acham que cloro é nocivo ( quando sue corpo produz cloro e seu estômago esta cheio d ácido clorôdico) porque nao prestaram atencao que as noticia sobre isso se referiam ao aparecimento de um prodito toxico na agua que tinha cloro na compsoicao, mas era fruto da decomposiçoa das folhas das arvores nas  estacaoes de tratamento de água ( que sao gigantescas piscinas abertas), 

Entao tem muita confusao nessa área, que é bem tecnica e quem fica repetindo essas coisas na internet sempre mete os pés pelas mãos. Aí.... os "vendedores de óleo de cobra", que enriquecem propagando teorias conspiratorias sobre saude, fazem a festa.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

interessante...

30 minutos atrás, sandrofabres disse:

O pH do sangue se nao me engano é.o que importa

Dei uma lida aqui sobre o pH do sangue... 

Citar

A acidose é considerada quando o sangue se torna mais ácido, com valores entre 6,85 e 7,35, enquanto que a alcalose, acontece quando o pH do sangue está entre 7,45 e 7,95. Valores de pH do sangue abaixo de 6,9 ou superiores a 7,8 podem levar à morte. https://www.tuasaude.com/ph-do-sangue/

sendo o pH do sangue ideal entre 7,35 e 7,45.

Então, o mais correto seria saber como ta o pH do próprio sangue num é ? pois se eu estou com o corpo muito alcalino, eu poderia agravar o problema tomando água alcalina num é ? 

Link to comment
Share on other sites

É. Mas o corpo tem um equilibrio que é dificil romper pelos alimentos. A respiraco afeta maia diretamente porque os gases entram direto no sangue pelos bronquios e a proporcao de oxigenio e  gas carbonico afeta o pH rapidamente.

https://www.inovacoesmagnamed.com.br/post/2020/03/05/hiper-e-hipoventilacao-entenda-a-diferenca

Por isso se usa tecnicas respiratorias para relaxar ou para ficar mais energizado.  Afeta muita coisa:

https://www.eduardoschenberg.com/respiracao-holotropica/

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Apesar de também não confiar na água mineiral, muito menos confio no tratamento de água potável:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/02/04/analise-da-agua-do-rio-guandu-feita-pelo-rj1-mostra-nivel-de-coliformes-acima-do-padrao.ghtml

Acho que a questão do fluor boa parte sabe que é fluoreto, mas se fala flúor para incluir também as pastas de dente. Na água acredito que seja referência a ácido hexafluorosilico e silicofloreto de sodio mesmo, porque parece que no começo da implementação vendiam essa combinação as companhias com o nome de Fluoreto ou Flúor.

 Um cara que acompanho faz um tempo e é especialista em água, Robert Slovak, só acredita que uma boa água mesmo só se consegue ou com filtro de osmose reversa + carvão ativado ou destilação + carvão ativado (depois você repõe os eletrólitos perdidos no processo usando algum suplemento ou sal integral bem diluido).

 Não acredito que essa água vá matar alguém, mas no sentido de saúde para se aproveitar ao máximo do que poderia ser, está bem longe de ser bom. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É, a questao de coliformes numa agua NAO tratada é irrelevante. Mas se trouxer  junto contaminantes químicos, como acontece nas aguas minerais, aí complica o tratamento. 

Agora note como sao as coisas: nesse link aí fazem a manchete sobre os coliformes fecais no rio e o apresentam como um problema, embora o texto esclareça corretamente: é apenas um INDICADOR de que PODE ter mais coisas ali.

Já neste outro apresentam como solucao  para o problema dos nitratos na água mineral, adicionar esgoto:

https://www.ecodebate.com.br/2018/11/14/natal-rn-com-alta-concentracao-de-nitratos-na-agua-nos-pocos-isso-e-facil-de-resolver-artigo-de-paulo-afonso-da-mata-machado/

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, sandrofabres disse:

Portanto se for tomar agua mineral escolha  as com menores quantidades de nitrato

Acabei achando uma água de galão 20L muito boa. A q eu estava usando tinha pH 5.32 e 1.32 de nitrato (R$ 9,00) . Acabo de comprar uma com pH 10 e 0.07 de nitrato (R$ 26,00). Cara, a diferença de gosto, sabor e peso entre as duas é muito grande. A marca é Ibirá.

Dá uma olhada na composição dela ai, e veja se há algo que eu preciso levar em conta: 

XfWkTPL.jpg

 

 

Link to comment
Share on other sites

Bom saber essa diferenca e preço e diferença gritante no nitrato. Nunca comprei agua mineral, entao nem sabia que os preços diferiam tanto!

Essa parece boa mesmo. O sódio esta meio alto mas se a pessoa que vai tomar não é hipertensa não tem problema. 

https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-saude/-/asset_publisher/0rjJEBzj2Oes/content/saiba-como-escolher-a-melhor-agua-mineral?inheritRedirect=false

 

https://naturagua.com.br/blog/o-ph-da-agua-quebrando-o-mito/

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Foi só uma tentativa de ilustrar que não merece total confiança o tratamento de água, tem outros casos https://www.brasildefato.com.br/2020/05/16/mistura-de-agrotoxicos-na-agua-continua-sem-controle-fiocruz-propoe-maior-rigidez

Pouco sabemos sobre o que pode fazer mal ou bem. Só nos últimos anos que se descobriu de vez a quantidade excessiva de deutério nas águas e alimentos e o quão mal isso faz. No sentido de alguém morrer por causa da água acho improvável, mas conter substâncias que cumulativamente vão degenerar o corpo humano ou a saúde no geral, acho muito provável. Como metais pesados por exemplo.

Creio que para os que tem condições o ideal é ter um filho de tecnologia competente para casa.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

11 horas atrás, Robert disse:

Foi só uma tentativa de ilustrar que não merece total confiança o tratamento de água, tem outros casos https://www.brasildefato.com.br/2020/05/16/mistura-de-agrotoxicos-na-agua-continua-sem-controle-fiocruz-propoe-maior-rigidez

Creio que para os que tem condições o ideal é ter um filho de tecnologia competente para casa

Claro Robert. E eu só comentei ali a questão de adicionar esgoto para mostrar que o que muitas vezes o que aparece na mídia como "poluição" é algo que não tem muito valor  do ponto de vista técnico, tanto que os caras ali naquele meu link estavam propondo adicionar esgoto no poço de água mineral, para solucionar o problema. Mas num caso de agrotóxicos já é contaminação por produtos adicionados pela mão do homem, o que é MUITO mais perigoso.

Agora, essa questão da água potável segue a mesma lógica para tudo: se não dá para confiar totalmente na empresa de tratamento de água, porque você iria acreditar que uma empresa que fabrica filtros, que precisam passar por manutenção regular e troca de refis a cada x meses,  de fato oferece a proteção que você busca??

Afinal, a renda dessas empresas depende de conseguirem semear  desconfiança do serviço DOS OUTROS (do serviço de tratamento  e também concorrentes) . Se você aceitar a premissa deles, de que não se pode confiar no serviço de tratamento de água,  precisará desconfiar também deles, a de que também não merecem confiança total né?

Ainda mais pela própria "natureza fraudulenta"   da iniciativa privada, que sempre tende a reduzir a qualidade de um produto após conquistar espaço no mercado, para reduzir custos e aumentar os lucros. Como é que o consumidor desses produtos pode checar se o resultado entregue é aquele prometido? Eles apenas confiam totalmente né? Mesmo sendo certificado pelo INMETRO o que eles analisam ali são coisas bobas, como retenção de partículas, eliminação de cloro e microorganismos. Nada disso evita a ingestão de produtos químicos tóxicos. Esses  três resultados bobinhos  você  consegue o mesmo com um filtro de barro:

https://globoplay.globo.com/v/5070849/

E olha,  nem mesmo os equipamentos de laboratório conseguem entregar a confiabilidade que prometem, você só descobre isso quando coloca dois equipamentos a fazer a mesma medição e obtém resultados bem diferentes, mesmo após ele terem sido calibrados juntos. E aí precisa de mais um ou dois equipamentos extras, ou usar algum outro método diferente, para chegar a uma conclusão de qual aparelho está medindo errado pela regre tribal da "vitória da maioria.". Aqui tem um exemplo do meu dia a dia:

b0UZwv.jpg
Ambos os eletrodos dentro da mesma amostra, cada um dando um resultado diferente. E 1 minutos antes ambos estavam dentro de uma solução pH 7, e foram ambos calibrados para medir 7,00. Foi só tirar do copinho com solução 7,00, em que o visor de ambos estava mostrando 7,00, e botar numa amostra real de água, e pronto! jà apareceu o erro. O aparelho cinza escuro era zero km, o branco tem 10 anos de uso. Eu estava justamente colocando o cinza escuro em uso pela primeira vez e checando se estava correto. Terminou que devolvemos o aparelho novo para o fabricante porque era ele que estava errado. Mas e se não tivéssemos outros para comparar???? Faríamos todas as medições erradas sem saber).

Outra vez resolvemos usar um equipamento de análise que "faz tudo". Aquelas coisas que você só ega sua amostra, pinga duas gotinhas do kit do fabricante, pega o tubo bota no compartimento e o visor te diz quanto tem daquilo que voce está medindo. É uma análise que leva no total uns 5 segundos para fazer, enquanto que a tradicional leva 10 minutos. E o equipamento esse é da fabricante  "BAM BAM BAM" de equipamentos desse tipo, líder mundial, na fabricação de reagente químicos de qualidade. O equipamento vem com certificação internacional e vem até um técnico da empresa para te ensinar a mexer e fazer análises na sua frente para te mostrar.

E o equipamento dizia que detectava de 2 a 20mg/L da substancia a ser medida. Quando li isso já vi a fraude, ehehe.

Uma aluna queria fazer as análises do seu doutorado usando só ele, eu falei que não era confiável, ela não acreditou , então eu provei para ela:

-preparei amostras que continham 2, 10, e 20mg/L já dizendo de antemão  que o que ela veria seria dar certo apenas o 10, os valores 2 e 20 dariam errado. Ao mesmo tempo fiz a análise pelo método tradicional. A analise tradicional deu certo nos 3 valores, mas no tal equipamento da empresa BamBamBam o 2 deu 4 (100% de erro portanto), o 10 deu 10 (como eu previ) e o 20 deu 16 (20% de erro). Portanto, o mais provável é que esse equipamento só conseguisse fazer análises confiáveis entre 8-12mg/L, não entre 2 e 20 como prometido.

As empresas privadas fazem isso  o tempo todo né? Você compra um mp3 que diz que a bateria dura 6h mas vai durar 4,5h. Se disse que dura 4, vai durar 2,5. 

Esse são só uns poucos  exemplos, já vi vários desses erros que só podem ser detectados dentro de um laboratório equipado, pelas pessoas que sabem o que fazer para detectá-los.  E olha  que equipamentos que tem como público consumidor os laboratórios são mais confiáveis do que aqueles que se vende para o público leigo, já que esse público não terá meios de colocá-los à prova. 

Então na prática o que as pessoas que compram filtros caros estão fazendo é pagar caro  por algo duvidoso porque....  estão em dúvida sobre outro algo também duvidoso...?!?.

Já que não tem solução, para quem se preocupa com isso e quer usar filtros seria mais inteligente optar por soluções baratas e que não exigem muita manutenção. Você obterá  um   "algo a mais/melhor que nada"   por custo quase zero, enquanto o produto caro também te dará apenas  "algo a mais/melhor que nada"    por um custo bem mais alto. Sem mandar fazer análises regulares  da água você nunca saberá se o "algo a mais" do mais caro realmente justifica o gasto né?

Só não sei se uma análise simples de água já detecta agrotóxicos. Mesmo que detecte, análises são coisas muito específicas. Ou seja, quando você pede um laudo, num dado laboratório você pode ter talvez uma análise para 20 COISAS diferentes, entre elas ALGUNS dos agrotóxicos. Mas aí no ano seguinte o desgoverno de plantão aprova para uso no brasil mais 20 agrotóxicos que são proibidos no resto do mundo, e até os laboratórios daqui poderem se preparar para analisar esses também vai demorar um ano ou mais. Enquanto isso você estará bebendo agrotóxicos mesmo que o laudo que você estiver pagando está te dizendo que tudo está ok

Citar

 " A maioria dos filtros encontrados no mercado, como o de barro, não têm capacidade de retirar os agrotóxicos. “Uma vez que o pesticida chega na água, ainda não se tem um processo bem substanciado e que garanta que o cidadão possa usá-lo para fazer a purificação”, diz o professor Antônio da Hora, que ministra disciplina de Recursos Hídricos no Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O motivo são as transformações sofridas pelo pesticida. “Quando o princípio ativo cai na água de um rio, que pode servir de fonte de abastecimento, as moléculas sofrem vários processos químicos e microbiológicos. A degradação se dá via luz do solar, além da oxidação, e a molécula produz outros compostos, chamados de subprodutos. Um agrotóxico pode ter um, dois, três ou até mais subprodutos”, explica a professora e pesquisadora do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina Maria Josefá Yabe.

Fonte: https://reporterbrasil.org.br/2019/06/e-possivel-eliminar-residuos-de-agrotoxicos-da-agua-e-dos-alimentos/

 

https://portrasdoalimento.info/agrotoxico-na-agua/

A coisa não é nem um pouco simples como os fabricantes de filtro querem que o povo acredite.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, sandrofabres disse:

Esses  três resultados bobinhos  você  consegue o mesmo com um filtro de barro

pois é, eu fiquei caçando filtros pra comprar e os mais caros pareciam ser o melhores... geralmente entre R$ 1500 e R$ 3000. Mas da uma sensação de que é uma armadilha, e que um filtro comum e de barro poderia dar os mesmos resultados.

Link to comment
Share on other sites

É como aquilo que o Robert citou, dá para obter agua ultra pura, porém:

- envolve uma combinacao de metodos ( carvao ativo +dupla  destilacao+ coluna trocadora de íons+ osmose reversa+ UV) 

20201231_221314.png

http://www.pro-analise.com.br/index.php?route=product/product&product_id=3565

https://www.pro-analise.com.br/index.php?route=product/search&search=Osmose reversa

 

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/filtro.asp

 

- mas alem disso se bem caro, o resultado é uma água que nao serve para beber. Entao ainda terá qie adicionar os sais que voce retirou dela ao purificar tanto. E essa adição artificial nao sera completa, assim como tomar comprimidos de vitamina não te garante que voce estara absrovendo as vitaminas que abosrveria se as consumisse pela ingestao de alimentos.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim, Sandro. Concordo plenamente, a escolha do link que postei foi só um deslize, lembrei de que alguma analise constatou coliformes fecais acima do permitido naquela água escura que a cedae acabou fornecendo para o Rio de Janeiro ano passado. Peguei um que achei que fosse essa matéria.

 Foi bom você ter falado sobre a água destilada, ela tem uma aproximação grande com a questão de uma certa linha espiritualista. Mediuns mais modernos como a Marina Jacobi, tomam somente água destilada e dizem que tem um efeito positito. (Ela é realmente uma pessoa "confiável", dentro dessa área, não é espiritualista de instagram )

 Nesse ano saiu uma pesquisa do Dean Radin relatando que a água destilada usada nos testes(Medicina Energética) sofreu mudanças na estrutura molecular enquanto as amostras de água comercial não sofreram mudanças.

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1550830720303530

Talvez a capacidade ionica da água com os minerais já traga algum tipo de estampa energética e a faz menos suscetível a energias sutis? Enfim, algo a se debater e experimentar. 

 

 

Aliás, Sandro, o que você acha da questão de legumes e verduras estarem perdendo valor nutricional por causa do desgaste do solo? Tem fundamento?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tem sim. Mas nao sei se é por causa do desgaste do solo. Olha o tamanho dessas verduras e legumes de hoje!

Quando eu era criança, anos 70,  uma cenoura era do tamanho de uma caneta bic. Uma banana prata pouca coisa maior. Agora vendem essas coisas hipertrofiadas e com menos sabor. Desconfio, nao sei, que a quantidade de nutrientes por grama é menor porque se diluiu no tamanho. Todo mundo sabe que vegetais ou animais pequenos tem sabor superior aos grandes. Mas quem lê resultados de análises não se liga disso porque a expressão dos resultados é por massa. 

Por exemplo, basta voce comparar numa tabela de alimentos:

-Arroz integral cru 100g, tem 7,3g de proteina.

-Já 100g do arroz cozido tem 2,6g de proteina. Ai o pessoal pensa que perdeu proteina no cozimento, mas nao.

Acontece que 100g de arroz integral cru tem apenas arroz. 100g de arroz cozido tem água embutida. E quanto? Pela análise de cinzas ( o que resta apos incinerar toda a amostra e restar apenas os sais)  voce ve:

-100g de cozido tem 0,5g de cinzas, -100g do cru tem 1,2 de cinzas.

Entao na pratica 100g de arroz cozido tem apenas 41g de arroz, o resto do peso é água, por isso aparece na tabela como 100g de arroz cozido tendo tao pouca proteina, tendo menos calorias, menos carbidratos.... porque na prática é só 40g de arroz + 60g de agua)  

-------

Já li sobre essa perda de nutrientes nos alimentos atuais em relacao aos de antigamente  neste livro se nao me engano:

https://www.estantevirtual.com.br/livros/nina-planck/comida-de-verdade/3808455676

Mas se voce pensar, é estranho, porque os adubos deveriam suprir isso. Tanto é que se cultiva na agua, hidroponia. Voce so bota os adubos necessarios ali, e a planta ja cresce. Mas sinceramente nada hidroponico para mim tem o mesmo sabor. O maior exemplo é o agrião, que se cultivados na terra tem talos de sabor mais agressivo mas cultivados por hidroponia perde essa caracteristica. 

Esse tipo de pesquisa ( e te digo porque no meu trabalho os alunos fazem pesquisa com isso, é a tese de alguns) fica no CRESCIMENTO . Ou seja, a formulacão de nutrientrs que produzir maior "massa vegetal" é a melhor. Por isso acho que pode ser problema do hipercrescimento que deixa menso nutrientes por grama de produto.

Acho que não percebem ou não tem como avaliar o sabor. Já vi isso se do cogitado em relacao a criação de animais, tentar fazer algum teste para definir diferença de sabor entre camarão cultivado em tanques e o selvagem. Mas ainda não deram jeito nisso. O que se faz é avaliação nutricional.

Sabe-se, por exemplo( até e citado nesse livro da Nina planck) que camarão cultivado tem menos metais pesados que o captruado no ambiente, porque crustáceos acumulam facilmente o metal pesado, e como ficam nadando sabe-se la por onde, livres no ambirnte eles tem mais risco de contaminacao do que num ambiente controlado.

 

 

Em relacao à agua destilada pode ser pelo seguinte:

Água pura nao transmite eletricidade. É isolante. Agua com uma quantidade qualquer de sais ja transmite. Sabe-se que uma forma de "descarregar feitiços" e jogar sal ou agua com sal nele. O mesmo para limpeza de cristais.

Supoe-se que seja porque curto-circuita as cargas depositadas nele. 

Então eu suponho que essa diferença que o Dean Radin detectou seja pela capacidade dos sais presentes na água dispersarem a carga nela depositada. No livro Medicina vibraciOnal comentam que detectaran alteração no angulo de ligação das moléculas de água usada para preparo de homeoPatia. Como os angulos de ligacao tem a ver com a energia entre os átomos supôe-se que essa alteracao de angulo foi a forma como a água estocou a energia adicionada a ela. Evidentemente que para preparo de formulaçoes de homeopaita vão usar água destilada, porque é simples rotina laboratorial, e talvez por isso os testes tenham detectado o efeito. É provável que os sais na água façam essa energia fluir livremente no meio assim como fazem com a corrente elétrica, e daí o efeito não é detectável.

 

Agora, beber água destilada para mim faz tanto sentido quanto achar que açucar refinado é melhor do que o açúcar que tem nos alimentos. Nosso corpo não é uma máquina preparada para isso e a chance de dar problema a longo prazo acho enorme. O problema dos alimentos refinados ( açucar, sal, comprimidos de vitaminas) ou processados ( farinha branca, arroz branco)  ou da alopatia, é exatamente esse: serem substâncias  mais puras.

 Até no ocultismo se sabe disso: Eliphas Levy já alertava no seu Dogma e Ritual da Alta magia, que é de 1854 acho, que é desequilibrante para o ser humano fazer invocações elementais porque o elemental é composto de apenas um elemento, e o ser humano é composto dos 4 elementos. A simples proximidade de um elemental tende a gerar ressonancia daquele elementome nós, eatimulando o desequilíbrio a menos que o mago tenha domínio dos elementos ( e portanto dos aspectos psicologicos correspondentes). É talvez isso que faz as pessoas se suicidarem no Everest, se atirando das alturas, pela dominacao desequilibrada do elemento ar. O mesmo tende a acontecer em alto mar, daí a lenda do canto da sereiae a narrativa de amarrarem Ulisses ao mastro para ele poder ouvir o canto sem se atirar na água, ehehe.

Quanto mais purificado alguma coisa que entra no corpo humano, maior o risco. Uma água mineral é purificada pelos processos naturais, portanti estámais limpa mas não desequilibrada, porque está cheia de sais, pelo contato com a terra. Aí não tem problema se o homem não estiver poluindo os lençois freaticos ali perto.

Ou água da chuva, que é água destilada naturalmente mas traz com ela até ácidos, se for numa cidade poluida. 

Mas o homem produzir a purificacao laboratorial é literalmente fabricar o desequilíbrio, enquanto que a fonte natural está sempre equilibrada, pela sua natureza de estar sempre misturada com outros elementos. 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Robert disse:

Mediuns mais modernos como a Marina Jacobi, tomam somente água destilada e dizem que tem um efeito positito. (Ela é realmente uma pessoa "confiável", dentro dessa área, não é espiritualista de instagram )

Quando eu falei na postagem anterior eu me refeira a um uso a longo prazo. Talvez essa pessoa possa obter bons resultados porque muita gente alega que nossa sociedade industrializada consome sódio demais, já que todos  os alimentos processados contém sal adicionado.

ASSIM, PROVAVELMENTE.....

Ao ingerir água destilada, os íons EM EXCESSO devem sair primeiro do corpo, ja que voce introduz  um liquido dem íoms nele. Isso talvez gere um primeiro efeito equilibrante. Mas acho arriscado prosseguir nesse hábito por anos, porque a menos que se saiba exatamemte como anda o balanço ionico do corpo, o risco é começar a perder eletrolitos importantes com o tempo, o que vai afetar tudo: câimbras, batimentos cardiacos,  funcionamemto dos rins, etc.

Eu acho que QUALQUER mudança na rotina alimentar deve ser PRECEDIDA por algum exame que detecte OS FATORES que serao afetados.

Não adianta nada sair pedindo hemograma se o que você vai alterar não aparecer no hemograma. Quem faz dieta low carb por exemplo, faria muito bem de antes e a cada mês, ate obter resultados repetitivos,  fizesse exame de colesterol e triglicerideos, para ENXERGAR em números, nao em conversa fiada, onde afeta ou onde nao afeta.

Nesse caso aí da água destilada a pessoa  deveria fazer um exame de eletrólitos ( ionograma)  ANTES de iniciar com uma rotina assim e ir repetindo a cada 1 semana SE notar alteracao, para ver o que está subindo u descendo com a passagem do tempo.

https://www.portalenf.com/2015/08/interpretacao-de-exames-entendendo-os-eletrolitos/

Se não tiver alterado nada num exame semanal,  faz o exame uma vez por mês,  até que os resultados pareçam não se alterar mais. Aí espaça a cada 4 ou 6 meses para ter certeza que nada negativo  está acontecendo silenciosamente no corpo.

Exame laboratorial não precisa de médico se é você quem está pagando, sem usar SUS nem convênios. É só ir lá no laboratório e agendar . Se perguntarem o médico só diz que  não tem. Tem funcionário que estranha, vai lá dentro perguntar, porque a macacada ainda é muito dogmática, mas o corpo e seu e nada impede de você pedir um exame sem intermediários.

E aí sim, apos ver os resultados, caso voce notar algo errado nos parâmetros vai num médico já com o exame na mão, que poupa tempo de todo mundo, o seu e o dele. (ou vai antes e tenta explicar a maluquice que está tentando fenzer e pergunta quais exames seriam bons de pedir para monitorar, ehehe)

Tem que ficar atento à alimentação também: pode desenvolver mudança de hábitos alimentares que serão fruto do esforço do corpo em tentar compensar a perda de eletrólitos (alguma fissura por certo tipo de fruta, que tem mais de um certo íon. Ou mais fissura por coisas salgadas. Alteração no volume de urina, suor, etc. Tudo isso pode ser alterado porque o corpo pode tentar achar um novo equilíbrio após o cara ter começado a beber água destilada. E mais outras coisas que nem imagino, só citei essas poucas mais óbvias. 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim, não está nos meus planos a questão da água destilada.

Mas se a carga ionica da água atraisse essa energia, poderíamos considerar que de alguma maneira essa energia sutil gera eletricidade? E se houvesse isso, não haveria diferenças notáveis na própria capacidade ionica da água já que os íons seriam formados no momento da interação com a energia?

Eu tinha uma teoria de que esses eletrólitos como o sal(para limpeza) faria uma espécie de gaiola de faraday em relação as energias negativas fazendo elas ganharem força passando pela  e se aterrarem no chão. Por serem sutis elas provavelmente se manteriam suspensas.

 Esse negócio dos alimentos realmente é uma grande dúvida. Quase todas as tribos as quais se atribuem uma saúde incrível(nunca ter doença cardíaca por exemplo) só comem o que plantam. Só que a dúvida agora é se essa questão é realmente referente a agricultura ou por não utilizarem óleo vegetal...

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 04/01/2021 at 09:55, Robert disse:

Sim, não está nos meus planos a questão da água destilada

Sim sim. Mas como o fórum é aberto, qualquer um pode ler, eu sempre escrevo tendo em mente um leitor " guest" também, que passa por aqui uma só vez e vai embora querendo aplicar alguma coisa que leu de passada, ehehe. 

Em 04/01/2021 at 09:55, Robert disse:

 que a dúvida agora é se essa questão é realmente referente a agricultura ou por não utilizarem óleo vegetal

Ou açucar, ou farinha branca, ou... ninguém sabe muito bem. Só se sabe que comunidades isoladas que nao consomem alimentos processados sao mais saudáveis. 

Dois livros interessantes para ler sobre isso sao o do Price, sobre estudo de populações conparando alimentação natural x industrializada, de quase cem anos atrás:

 https://www.amazon.com.br/dp/0916764206/ref=cm_sw_r_cp_awdb_imm_t1_NT18Fb60TVWQQ

E este outro, comparando basicamente veganismo com carnivorismo, mas que adiciona a analise do consumo de proteína animal à questao. Livro de 2004: 

https://www.amazon.com.br/dp/1941631568/ref=cm_sw_r_cp_awdb_imm_t1_X018FbFT859BS

Documentario de 2014:

 https://youtu.be/1qJNmAkQu9k

 

Para quem quiser dar uma olhada nos livros:

NPD.pdf

CS.pdf

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...