Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Existe alguma virtude na não-reatividade?


Recommended Posts

Não reagir a certas provocações é uma virtude mesmo ou devemos reagir em algumas situações? Eu noto que há pensamentos de injustiça que aparecem na minha cabeça e eu sinto uma vontade furiosa de reagir a eles, mas às vezes consigo controlar esse processo e sinto que é melhor simplesmente não dar bola ao estímulo que esses pensamentos trazem, só que ainda não entendo bem a lógica disso porque fico confuso em relação a uma coisa: ''Até que ponto a não-reatividade é algo distante daquela passividade mais estúpida?''

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que isso só pode ser avaliado individualmente, nunca por regras gerais.

Porque, por exemplo, se uma pessoa é muito reativa, ela será facilmente controlada por estímulos externos. Então ELA ganhará mais liberdade interior, mais autodominio e autoconhecimento,  ao procurar reduzir essa reatividade e observar os processos psicológicos internos que estarão fervilhando ali por dentro, tentando dominar as ações dela, e assim passa a se conhecer melhor, o que a motiva, o que teme...

Já outra pessoa, que PAREÇA menos reativa  a quem olha de fora ( POR SER mais tímida, reprimida, porque foi condicionada a viver o personagem " zé bonzinho, que nao tem boca para nada") esta também sendo controlada por fatores externos a ela: no caso um condicionamento repressivo   que pode ter um  papel muito grande na sua personalidade. Nesse caso ela ganharia mais liberdade sendo mais reativa, e também porque ao fazer isso observará os padrões psicologicos se agitando dentro dela, tentando ditar seu comportamento, e passa a se conhecer melhor. 

 

Ceder rapidamente, sem resistência, aos nossos padroes automatizados, quersejam de reatividade ou de repressão, não cria esse "atrito interior", entao não percebemos  os "cordões" que nos controlam, e isso é que cria a ilusão de livre-arbitrio que boa parte da nossa cultura ocidental alimenta.

 

 Me parece, portanto, que o primeiro exemplo aprende mais sobre si coibindo sua reatividade, o segundo, exprimindo. Mas deve fazer isso com CONSCIENCIA da escolha que está fazendo, do porque esta fazendo, o que é diferente de deixar-se dominar pela escolha que fez.

 

E como cada pessoa  tem seu perfil psicologico próprio, seus pontos fracos a lapidar, a tendência é atrair experiências que cutuquem esses pontos, porque só assim enxergamos nossos desequilibrios .

Entao, sinceramente, eu realmemte DUVIDO  de regras fixas nessa questao de comportamento. Mas isso é algo  que cada um precisa avaliar, testar na sua vida se segjir regrars fixas ajuda ou atrapalha.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Olgen_Cella disse:

Não reagir a certas provocações é uma virtude mesmo ou devemos reagir em algumas situações?

O problema todo não está na reação em si mas na sua origem. O que te faz reagir a tais situações? Você já parou para se perguntar seriamente isso? Já fez essa autoanálise?

Se, ao aprender a fazer esta auto análise, você perceber que a origem da reação está numa emoção (eu reajo porque, quando isso acontece, sinto raiva... eu reajo porque, quando isso acontece, tenho um medo incontrolável), então isso não é saudável e deveria ser melhor trabalhado. 

Agora, se você perceber que essa reação, não possui como pano de fundo nenhuma emoção forte. Que naquele momento você está bem controlado emocionalmente e sendo capaz de raciocinar de forma logica, e você está agindo porque tomou uma decisão equilibrada em agir, então talvez sua reação não seja ruim. 

No primeiro caso o que impera é o instinto e sua reação será mais próxima da reação animal, geralmente agressiva, irracional e muitas vezes exagerada. 

No segundo caso o que impera é a lógica, o equilíbrio. A reação é mais amena e proporcional. Não há fortes emoções como pano de fundo. A ação não possui contaminação emocional, visa unicamente, atingir seu objetivo (conter uma ameaça real, estabelecer uma defesa, manter uma distância, ou simplesmente não fazer nada). 

6 horas atrás, Olgen_Cella disse:

Até que ponto a não-reatividade é algo distante daquela passividade mais estúpida?''

A passividade "mais estúpida" não é planejada, não tem um propósito, nenhuma lógica e não representa equilíbrio emocional (a pessoa pode estar completamente travada pelo medo ou com os sentimentos completamente amortecidos, embotados pela desistência e pela fuga). A "não-reatividade" sadia é fruto de uma escolha, possui um raciocínio lógico como base e, portanto, um objetivo e, possivelmente, um plano B para uma eventualidade. Não está crivada de emoções fortes e nem visa reprimi-las. Não é um ato de desistência e sim de resistência. Ela representa força e não fraqueza. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...