Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Monge budista Ajaan Man faz uma descrição do "mundo dos fantasmas" muito parecida com o que o espiritismo ensina


Jhana

Recommended Posts

AS HISTÓRIAS DE AJAAN MAN sobre os devas e outros espíritos visitantes eram bastante fascinantes. Em particular, falava sobre como o mundo dos fantasmas tem a sua quota de pessoas violentas, tal como nós temos. Maus caráteres, que causam distúrbios, são cercados e presos em um lugar que nós, humanos, chamaríamos de prisão. Diferentes tipos de criminosos estão presos em blocos de celas diferentes, e todas as celas estão cheias. Há fantasmas violentos masculinos e fantasmas violentos femininos. E depois há os tipos muito brutais, seja também homem ou mulher. Ajaan Man dizia que era claro a partir da crueldade em seus olhos que não responderiam à bondade e compaixão.

Os fantasmas vivem em cidades, tal como nós humanos. Eles têm grandes cidades com líderes que os supervisionam e governam. Um bom número de fantasmas está inclinado a ser virtuoso e assim ganhar alto respeito, tanto dos fantasmas comuns como dos violentos. É natural para todos os fantasmas admirarem genuinamente aqueles entre eles que tendem a possuir grande poder e autoridade. Não se trata apenas de bajulação. Ajaan Man sempre alegava que os efeitos do mal são menos poderosos do que os efeitos do bem; e o que ele mesmo encontrava nas cidades fantasmas era mais uma evidência disso. Há seres com mérito acumulado que, no entanto, nascem no estado fantasma como resultado de seu kamma, mas, seus caráteres virtuosos nunca mudam, então exercem grande autoridade. Um desses indivíduos é mesmo capaz de governar uma grande comunidade. Estas comunidades fantasmas não se separam em grupos ou castas como os humanos. Em vez disso, eles aderem estritamente à autoridade dos princípios do Dhamma. Os efeitos do seu kamma tornam impossível para eles manter o tipo de preconceito que as pessoas têm. A natureza de sua existência é governada pela natureza de seus kammas – este é um princípio fixo. A forma como usamos a autoridade neste mundo não pode, portanto, ser aplicada no mundo do além. Ajaan Man explicava este assunto em grande detalhe, mas, lamento dizer, só posso me lembrar de um pouco dele.

As visitas de Ajaan Man aos fantasmas eram feitas psiquicamente através da meditação de samādhi. Assim que o viam apressavam-se a dizer a todos para virem prestar-lhe os seus respeitos, tal como nós humanos faríamos. O líder dos fantasmas, que era muito respeitoso com Ajaan Man e tinha grande fé nele, guiou-o em uma turnê pelos muitos lugares onde os fantasmas viviam, incluindo a "prisão" onde os fantasmas violentos masculinos e femininos eram mantidos. O líder dos fantasmas explicou a Ajaan Man as condições de vida dos diferentes tipos de fantasmas, apontando que os fantasmas aprisionados eram tipos de coração mau que perturbaram indevidamente a paz dos outros. Eles foram sentenciados e presos de acordo com a gravidade de suas ofensas. A palavra "fantasma" é uma designação dada a eles pelos humanos; mas na verdade eles são apenas um tipo de ser vivo entre outros no universo que existem de acordo com suas próprias condições naturais.

Fonte: Biografia de Ajaan Man, que pode se acessada aqui.

Partes negritadas por mim.

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Jhana disse:

As visitas de Ajaan Man aos fantasmas eram feitas psiquicamente através da meditação de samādhi.

Aqui nós chamamos isso de "viajem astral"! 😀

Tem gente que é capaz de, através da meditação, entrar em um estado alterado de consciência que lhe permita projetar seu corpo astral de forma consciente. Mas no budismo, normalmente, não se fala em "viagem astral".

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...