Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

Me veio uns questionamentos sobre o que chamamos de espírito alma consciência...

Estudei várias vertentes que afirmam sobre a nossa indentidade aquilo que somos de fato, o Espiritismo diz que somos uma inteligência, o hinduísmo e budismo tradicional diz que somos um atman a consciênciologia chama de consciência...

Minha dúvida é sobre qual é a forma e a substância por assim dizer da alma tipo do que é formada? 

Outra dúvida a consciênciologia diz que temos o soma o energossoma psicossoma e mentalsoma já outras vertentes afirmam que temos o corpo causal búdico e atmico

Fico pensando... Será que existem corpos ainda mais sutils que o mental?? Vc já teve alguma informação confiável por meio de alguma experiência sobre corpos superiores ao mental?

E afinal o que somos?

Somos imortais?

Desde já grato

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, victorphilipe disse:

Outra dúvida a consciênciologia diz que temos o soma o energossoma psicossoma e mentalsoma já outras vertentes afirmam que temos o corpo causal búdico e atmico

Fico pensando... Será que existem corpos ainda mais sutils que o mental?? Vc já teve alguma informação confiável por meio de alguma experiência sobre corpos superiores ao mental?

O Espirtismo.surgiu na época  do positivismo, então tentar definir  o.que somos por inteligência deve apenas ser fruto da influêmcia cultural da época, muito focada na racionalidade como resposta para tudo. "Modinha de época"

A.conscienciologia tem uma dificuldade similar,.já.que é apenas uma versão mais cientifica do espiritismo. Em funcão disso eles só acreditam no que eles perceberam, sem sequer.perceber a contradição de que veículoa exigem um motorista. Elea.admitem quatro veiculoa: fisico, eterico, astral, mental. Mas nao.enxeegam que " algo mais" é.o motorista.do.veiculo memtal, logo, é obvio que não para por aí. Mas o apego à idéia de que temos que pensar como agrixultores e só aceitar.o.que vemos  na nossa frente os limita. Curioso é.as pessoas acharem que isso tem.algo de cientifico. As pessos estudam nos bancos escolares e faculdade muito.mais do que terao  oportunidae de.comprovar pessoalmente, mas nao se incomodam com isso. Mas quando o assunto é esporitualidade querem fiingir ser críticas  e passam a duvidar de tudo que outros descobriram  só acreditam no que elas descobrem. São como daltonicos que não acreditam em.cores  isso não tem nads de cientifico, nem de racional. 

Da minha parte ja eative usando 5 corpos simhltaneamente uma vez:

- estav na cama, imovel.para me.projetar

- estava usa do os braços do.corpo eterico para estimular eneefia nos chackras

- estava  projetado na sala,.olhando  minhas maos e.vendo a. isao melhorar como resultado de estimular os chakras

- estava num.templo do astral atendendo pessoas

- e estava sem corpo perceprivel penetrando em lugares.pequenoes onde havia umaa.criaturas estranhas, uma família de criaturas, escondidos. 

Tudo isso acontecendo simultanemente , mas cada corpo só estava conciente de si e do que  os que estavam abaixo dele. estavam fazendo. Entao meu eu fisico estava só sabia que estava relaxando e tenta do se projetar. O eu eterico tinha decidido estimular os chackras, ja que etava sentindo as enegiaa bem fisicamente.

O eu projetado que olhava as maos porque a visao estava ruim , notou que o eu ererico estimulava os chackras e a visao melhorava, e pensou " isso mesmo, segue fazendo isso que está funcionando". Ol

O que estava no templo.tinha coisas mais importantes para fazer e so pensou que ia aproveitar o tempo enquanto  os corpos infeeiores lutavam com aquelas dificuldades projetivas. E o ultimo precisava  entender a causa oculta de um problema complexo,.nao pensava da mesma forma que a.gente pensa aqui. Era como se apenas observasse para compreender. Mas sabia que o nível abaixo estava no templo  e de todos os demais, e por isso resolveu interromper a experincia e voltar para cada um até voltar ao fisico de novo. Mas o fisico nunca dormiu durante esse tempo. 

Entao o que posso.dizer é que tem pelo menos 5 corpos. 

Mas a tradicao esoerica fala em 7. Parece meio obvio que pessoas com mais capacidade descobrem mais  coisas. Anrigamentr ss falaba só em corpo  e alma. Eram so duas partes. Com mais investigacao surfiral.mais divisoes.

Não vejo  porque aceitarmos as visoes de menos corpos, que parecem revelar limitacao na capacidade prática de quem fundou essa doutrina, e um raciocinio do tipo " a raposa e as uvas":

Se eu so detectei 4,  entao quem fala em 7 está fantasiando.

Não é nem um pouco racional tentar definir o que existe ou não existe  no mundo tomando como critério apenas o que cabe  na minha experiencia.

Quanto.ao resto, sao especulacoes meio filosoficas sobre o espirito e suas divisoes. Acho que se pesquiasar nas esplicaxoes do misticismo  judaico encontrara especulacoes suficientes. Aqui um exemplo:

http://www.morasha.com.br/misticismo/as-duas-almas-do-homem.html

 

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, sandrofabres disse:

O Espirtismo.surgiu na época  do positivismo, então tentar definir  o.que somos por inteligência deve apenas ser fruto da influêmcia cultural da época, muito focada na racionalidade como resposta para tudo. "Modinha de época"

A.conscienciologia tem uma dificuldade similar,.já.que é apenas uma versão mais cientifica do espiritismo. Em funcão disso eles só acreditam no que eles perceberam, sem sequer.perceber a contradição de que veículoa exigem um motorista. Elea.admitem quatro veiculoa: fisico, eterico, astral, mental. Mas nao.enxeegam que " algo mais" é.o motorista.do.veiculo memtal, logo, é obvio que não para por aí. Mas o apego à idéia de que temos que pensar como agrixultores e só aceitar.o.que vemos  na nossa frente os limita. Curioso é.as pessoas acharem que isso tem.algo de cientifico. As pessos estudam nos bancos escolares e faculdade muito.mais do que terao  oportunidae de.comprovar pessoalmente, mas nao se incomodam com isso. Mas quando o assunto é esporitualidade querem fiingir ser críticas  e passam a duvidar de tudo que outros descobriram  só acreditam no que elas descobrem. São como daltonicos que não acreditam em.cores  isso não tem nads de cientifico, nem de racional. 

Da minha parte ja eative usando 5 corpos simhltaneamente uma vez:

- estav na cama, imovel.para me.projetar

- estava usa do os braços do.corpo eterico para estimular eneefia nos chackras

- estava  projetado na sala,.olhando  minhas maos e.vendo a. isao melhorar como resultado de estimular os chakras

- estava num.templo do astral atendendo pessoas

- e estava sem corpo perceprivel penetrando em lugares.pequenoes onde havia umaa.criaturas estranhas, uma família de criaturas, escondidos. 

Tudo isso acontecendo simultanemente , mas cada corpo só estava conciente de si e do que  os que estavam abaixo dele. estavam fazendo. Entao meu eu fisico estava só sabia que estava relaxando e tenta do se projetar. O eu eterico tinha decidido estimular os chackras, ja que etava sentindo as enegiaa bem fisicamente.

O eu projetado que olhava as maos porque a visao estava ruim , notou que o eu ererico estimulava os chackras e a visao melhorava, e pensou " isso mesmo, segue fazendo isso que está funcionando". Ol

O que estava no templo.tinha coisas mais importantes para fazer e so pensou que ia aproveitar o tempo enquanto  os corpos infeeiores lutavam com aquelas dificuldades projetivas. E o ultimo precisava  entender a causa oculta de um problema complexo,.nao pensava da mesma forma que a.gente pensa aqui. Era como se apenas observasse para compreender. Mas sabia que o nível abaixo estava no templo  e de todos os demais, e por isso resolveu interromper a experincia e voltar para cada um até voltar ao fisico de novo. Mas o fisico nunca dormiu durante esse tempo. 

Entao o que posso.dizer é que tem pelo menos 5 corpos. 

Mas a tradicao esoerica fala em 7. Parece meio obvio que pessoas com mais capacidade descobrem mais  coisas. Anrigamentr ss falaba só em corpo  e alma. Eram so duas partes. Com mais investigacao surfiral.mais divisoes.

Não vejo  porque aceitarmos as visoes de menos corpos, que parecem revelar limitacao na capacidade prática de quem fundou essa doutrina, e um raciocinio do tipo " a raposa e as uvas":

Se eu so detectei 4,  entao quem fala em 7 está fantasiando.

Não é nem um pouco racional tentar definir o que existe ou não existe  no mundo tomando como critério apenas o que cabe  na minha experiencia.

Quanto.ao resto, sao especulacoes meio filosoficas sobre o espirito e suas divisoes. Acho que se pesquiasar nas esplicaxoes do misticismo  judaico encontrara especulacoes suficientes. Aqui um exemplo:

http://www.morasha.com.br/misticismo/as-duas-almas-do-homem.html

 

A projeção parece ser o meio mais eficiente que encontrei para o autoconhecimento, vou me esforçar um pouco mais para projetar e obter autoconhecimento.

Interessante sua experiência, suas primeiras projeções foram voluntaria ou involuntária?

Link to comment
Share on other sites

Aí tem uns poréns.....

 

Desde muito cedo eu despertava a consicencia durante os sonhos. Acho que no mais antigo que me lembro eu tinha 5 anos. Mas era com frequência mesmo.

Isso me levou a desenvolver algo que aqui chamamos de tecmica do alvo mental. Mas eu fazia desde crianca,deitava e pensava "vaos.ve.com o.que eu quero SONHAR esta noite"

 Criava a cena de entrada na minja mente e dormia concentrado naquilo. E tinha sonhos com aquele ambiente, mas em geral nao eram lucidos. Os lucidos aconteceram a vida sem que eu os relacionasse com projeção. Oara mim  esse negocio de despertar a lucidez no meio do sonho era sinônimo de despertar a.lucidez no meio de uma fantasia mental, uma especie de realidade virtual, sem relacao com a projecao. 

Só aos 12-13 anos eu soube que existia esse negocio de " sair do corpo", nos livros do Lobsang Rampa, e foi quando aprendi e tive a primeira experiêcnia de projecao, que durou só uns 30 segundos. 

Tive mais umas 5 dos 13 aos 40,  sempre geradas por tecnica, nunca acidentais. Mas de vez em quando tinnha os " malditos" sonhos lucidos, nos quais eu despertava e ficava peramvulando pela cidade sem nunca saber como sair daquela " plasmagem". 

Só aos 40 resolvi focar na projecao de novo, e ai comecei a  praticar e comecei a me projetar com mais regularidade, unicamente projecoes voluntarias. 

Mas eu continuava tendo os " malditos" sonhos lucidos e nao percebia que eram a mesma coisa  porque acho que a compreensao que deenvolvi deles na  infancia nao me deixava enxergar de outra maneira. 

Ate que um dia, nao, acho que 2012 ( eu ja estava aqui no gva) , eu estava andando sem rumo  em outra cidade, acreditando estar " mais uma  vez preso nesse cenario de sonho! Ai que saco!", e cometi um ato " errado", de ficar andando na rua dando um tapinha no traseiro de cada " plasmagem feminina" que passava, ja que eram  só " criações da minha mente mesmo" , e além disso nao me enxergavam. 

Andei um quaeteirao fazendo isso e de repente vejo uma porta se abrir e uma memtora que eu ja conhecia de outras projeceos me chama. 

Pensei " oba! que legal! Tem trabalho entao! Que bom que ela conseguiu  penetrar nessa minha ilusao!"

Mas aí.....

Pelo tamanho da mijada foi que percebi que aquilo nao eram ilusoes, eheeh. As "plasmagens femininas" não eram plasmagens....

E foi so entao que entendi que talvez  tudo que tivr desde os 5 anos em termos de sonhos lucidos  fossem projecoes...

E ai complica para responder sua pergunta entende? 

Mas eu sempre só chamei de projecao, só contei como projecao, se eu decidi sair do corpo, executei uma tecnica para isso, e levantei deliberadamemte o corpo astral da cama. Ou seja  o que eu chamo de projecao é o que o Waldo Vieira chama de projeção de consciencao continua, porque essas eu tenho certeza que nao foram plasmagens. As outras, que desperta a lucidez só fora do corpo, em nem considero, mas claro que sei que podem sr projecoes. Mas ficam na hipotese apenas. 

Mas assim, essas de despertar la.fota tive muitas na vida,.mas poucas por ano depois que saí da infancia. Já a projecao, por técncia, quando estava praticando diariaemente tinja de 3 a 5 noites por semana, 3-10 por noite, durante uns 4 anos. 

Mas depois relaxei na disciplina, entao se eu precisar investigar algo por projecao hoje em dia, levo de uma semana a duas,.tentanto todas as noites, ate conseguir. 

Para conseguir varias noites por semana voce tem que pensar so nisso, durante o dia. E eu tenho interesses variados, qualquer assunto que ocuoe mais sua mente, um problema, um conteudo intelectualmente apaixonante,   já cai a frequencia das projecoes.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A gente PENSARIA que sonhos que a gente consegue controlar seriam criacoes mentais nossas. O problema é que o astral tem diversas faixas.

Naquela faixa que se encontra logo que você sai do quarto você  nao consegue plasmar nem o que deseja  nem o que teme. É uma faixa muito densa, que a mente não consegue modificar com facilidade. 

Mas apos alguns minutos da projecao voce ja estara numa faixa mais leve. É baseado nas propriedades dessa faixa leve que se baseiam as explicações sobre o plano astral e a confusão com sonhos lúcidos, porque te dirão

 

" no astral basta você pensar e já estara lá. Você pensa em encontrar alguém e ele ja aparece na sua frente. Pensa num lugar em que gostaria de ir  e já se vê lá."

Sim, mas isso so acontece quando você já está nas zonas mais leves. É por isso que você verá gente aqui no gva querendo se projetar para encontrar parentes falecidos e tal, e demoram para conseguir, porque vao tentar logo que deixam a cama, mas nessa zona o deslocamento pelo astral é similar ao fisico ,não é só focar a mente nao. 

 

Ao mesmo tempo, na zona mais leve, voce pode conseguir isso, mas o outro lado da moeda é que voce tende a plasmar sem controle  se  nao perceber que sua mente está associando ideias e trazendo personagens e cenários um atrás do outro por simples associação de idéias.

Entao nesse casos em que a gente controla o sonho, tanto pode ser um ambiente mental que controlamos ( sonho mesmo) quanto uma projecao numa faixa mais leve do astral. 

Complica mesmo para definir.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É bem complicado mesmo de discernir, nesses casos, o que é sonho e o que não é.

Há uns três meses tive um sonho (ou projeção... não sei) em que eu alterava o sonho.

De repente acordei e comecei a pensar... "nossa que sonho legal e tal".... só que nisso eu acordei de verdade.

A primeira "acordada" foi falsa... eu estava dentro de outro sonho, só que achava que realmente tinha acordado.

Esse fato me lembrou de um filme que assisti há muitos anos: "A Origem".

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 05/10/2021 at 23:40, victorphilipe disse:

Estudei várias vertentes que afirmam sobre a nossa indentidade aquilo que somos de fato, o Espiritismo diz que somos uma inteligência, o hinduísmo e budismo tradicional diz que somos um atman a consciênciologia chama de consciência...

inteligência = atman = consciência (sinônimos, use o termo que se afinizar melhor mas significam a mesma coisa)

Em 05/10/2021 at 23:40, victorphilipe disse:

Minha dúvida é sobre qual é a forma e a substância por assim dizer da alma tipo do que é formada?

Alma é aquilo que reside no seu corpo físico enquanto você está vivo. Ou seja, uma consciência dentro de um corpo x dentro de um corpo y.... dentro de um corpo etérico. (tipo as camadas da cebola)

O corpo etérico é feito de energia.

O corpo astral de matéria astral.

O mental de matéria mental... etc

A consciência não é feita de nada ela apenas é. Teoricamente é uma partícula da consciência divina.

Em 05/10/2021 at 23:40, victorphilipe disse:

Outra dúvida a consciênciologia diz que temos o soma o energossoma psicossoma e mentalsoma já outras vertentes afirmam que temos o corpo causal búdico e atmico

Fico pensando... Será que existem corpos ainda mais sutils que o mental??

Corpos causais, búdicos e atmicos são mais sutis que o mental.

Em 05/10/2021 at 23:40, victorphilipe disse:

Vc já teve alguma informação confiável por meio de alguma experiência sobre corpos superiores ao mental?

Não. E acredito que você não vá encontrar ninguém sério que afirme ter tido.

Em 05/10/2021 at 23:40, victorphilipe disse:

E afinal o que somos?

Consciências? Uma parte do todo?... A maioria das respostas pra isso serão puramente filosóficas.

Em 05/10/2021 at 23:40, victorphilipe disse:

Somos imortais?

Se você estiver se referindo à consciência, sim. Mas há quem acredite que não.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...