Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Exercícios físicos e OLVE/EV


Recommended Posts

Boa noite pessoal

Nos últimos dias venho realizando a movimentação das energias.

Me deito, começo a aplicar a OLVE e, apesar de no começo sentir muita dificuldade de fazer esta circulação no tórax e barriga, estava conseguindo aplicar o EV. 

Acontece que durante esses dias, minha frequência de exercícios físicos estava mais baixa. Justamente neste período, sentia mais facilidade de sentir as energias no corpo ( principalmente na cabeça, algo que acontece muito quando me concentro em exercícios mentais como o trabalho ou leitura).

Quando voltei a aumentar a minha frequência nos exercícios físicos passei a sentir maior dificuldade em sentir as energias.

A dúvida é: Por que os exercícios físicos interferem nesta sensibilidade? Tenho duas hipóteses diferentes para isto:

Hipótese 1: Os exercícios físicos esgotam esta energia e, por estarem mais escassas, é mais difícil de sentí-las.

Hipótese 2: Os exercícios físicos atuam equilibrando essas energias e por esta razão é mais dificil de sentí-las. Penso nesta hipótese pois, após o EV, também é difícil circular as energias (talvez por que elas já estão equilbiradas).

 

O que acham? 

Link to comment
Share on other sites

Da minha parte, como nunca desenvolvi sensibilidade para perceber as energias durante a olve, só o que posso te dizer é que conforme observado por um colega meu, clarividente, a pessoa que se exercita  fica ja na primeira semana  com a aura mais iluminada, maior, e com menos obstrucoes. 

Portanto confirma o que todos que  se exercitam sabem: praticar exercicio te deixa com mais energia, não menos. 

Mas claro que isso depende de evitar excessos. Por exemplo:

A frequência cardiaca basal é um bom indicador do que seu corpo anda fazendo. Quando você nota uma alteracao significativa no seu padrao diário ( acima de 5 bpm) isso geralmente indica que seu corpo está trabalhando acelerado para se curar de alguma coisa ( alguma infecção, algum virus, do treino da véspera, ou também indica " overtraining" ). 

Uma simples sessão de musculacao, se feita com a devida intensidade, indo à falha em cada exercicio, num treino de corpo inteiro, leva 5 dias para  seu corpo voltar ao normal ( fica 5 dias com  frequencia cardiaca basal elevada). Uma única sessão de aeróbico de alta intensidade, como o protocolo Tabata, te deixa dois dias com a FC basal elevada . Então note que 1 sessão por semana de musculaçao de corpo inteiro,  e 1 treino HIIT já obriga seu corpo a trabalhar acima do normal por 7 dias da semana, o que em geral te levará a um inicio de overtraining em algum momento após  umas 12semanas.

Aí voce compara com a cultura das academias, que acha que o MÍNIMO que se deve fazer de musculação é 3x por semana, e o mínimo de aerobico também é 3x, e já nota que tem algo que eles não estão percebendo, eheheh. Daí este tipo de resultado não espanta:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0735109714071745

Claro que musculaçao que use treinos divididos, tipo ABC ou ABCD geram menos estresse POR TREINO, mas geram maior desgaste semanal, que é a razão porque funcionam menos ( maior volume semanal=maior catabolismo muscular.  Menor intensidade oor treino=menor resposta hormonal= menor taxa de recuperação. Por isso o pessoal frequentemente apela para "bombas", para compensar os poucos resultados desse tipo de estratégia de treino ) do que treinos de corpo inteiro, mas  também não te deixam "derrubado" por tantos dias.

Já o treino aerobico leve, na zona até 75% da FC max permitem que você esteja recuperado em menos de 24h.

Então se você treina leve, usando treinos de musculaçao divididos e aerobico moderado a ritmo contínuo em geral poderá treinar com maior frequencia sem ter muito desgaste. Mas se treina mais pesado, usando treinos de musculacao de corpo inteiro e aerobicos de alta intensidade, ao fazer dois treinos por semana de cada um sempre estará caminhando para o overtraining, algo que derrubará até seu sistema imunologico ( leia-se : aura enfraquecida, mais infecçóes gripes frequentes,etc) se não tirar uma semana de descanso a cada 4-6 semanas de treino. 

Entao talvez isso que você relata tenha a ver com o tamanho da diferenca entre  o que você está fazendo agora em relacao ao que estava fazendo antes. A OLVE movimenta as energias LIVRES, e talvez com mais desgaste as energias precisem ficar fixadas em torno das partes lesadas para efetuar a recuperacao ( note como uma área inflamada fica inchada, tem mais sangue, etc, porque o corpo direciona para aquele ponto seus recursos recuperativos,o que também deve direcionar as energias)

Em tese praticar exercicios aumenta seus niveis de energia, entao acho que sua hipótese 1 não faz muito sentido, mas depende do seu volume, frequencia, e intensidade dos treinos. 

Quanto à hipótese 2, pode até ser. Porque note que os EVs mais intensos são os primeiros, exatamente porque tendo mais energias bloqueadas, quando acontecem os primeiros EVs existe mais turbulencia, mais pontos de resistência. Com o tempo esses pontos são eliminados e os EVs se tornam mais homogêneos e suaves. Então me parece que a hipotese 2 teria mais sentido, ainda que talvez precise   testar bastante isso para ter certeza, e como te comentei antes, tem muitas variaveis fisicas relacionadas ao exercicio que afetam seu corpo, tem que treinar com regularidade por muitas semanas de um mesmo jeito, depois mudar para outro, para testar isso, sendo que o cansaço geral ira se acumulando e o impacto no seu corpo de uma mesma rotina na semana 1 não será o mesmo na semana 16, o que afeta para julgar as diferenças que você perceba mesmo que tenha feito tudo igual durante esse tempo. 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Sandro. Acho que faz sentido o que disse.

Após o post ainda tentei fazer a OLVE e consegui. Não foi tão difícil quanto pensei que fosse ser. O problema é que leva mais tempo para eu sentir estas energias. 

Eu costumo pensar na minha cabeça primeiro para depois começar a jogar as energias para baixo. E o que acho interessante é que quando estou fazendo bastante exercícios (minha rotina normal é composta basicamente por 4 a 5 treinos de hipertrofia por semana, divididos em ABCD (1:20h cada sessão) ) há uma maior dificuldade em redirecionar as energias para a cabeça. Quando fico, por exemplo, parado durante 3 ou 4 dias, acho que por conta do meu trabalho exigir mais do meu mental do que do corpo, minhas energias já estão todas concentradas na cabeça. Eu sinto que elas estão "transbordando'' pelo coronário e frontal. E aí sim é muito mais fácil ir jogando elas para baixo. 

Minha maior sensibilidade é no Coronário, frontal e o da garganta. Daí depois nas pernas e braços. O resto eu tenho que dar uma forçada para conseguir circular e sentir

 

Link to comment
Share on other sites

Citar

quando estou fazendo bastante exercícios ... há uma maior dificuldade em redirecionar as energias para a cabeça.

Quando fico, por exemplo, parado durante 3 ou 4 dias, ....minhas energias já estão todas concentradas na cabeça. 

Então parece ser isso mesmo.

3 a 4 dias já dá quase para completar a recuperação e deve ter já uma boa parcela de energia que ja foi  liberada da tarefa de cicatrizacão das fibras rompidas no treino, e elas comexam a se acumular no centro que estiver exigindo mais da atenção.

Link to comment
Share on other sites

Além dessa questão que o Sandro levantou tem também o fato de que os próprios exercícios já fazem, de forma indireta, uma movimentação energética. Assim, uma pessoa sedentária que não pratica movimentação das energias tende a ter mais pontos de estagnação energética que outra que é sedentária mas prática movimentação energética com frequência. 

Quando suas energias apresentam menos pontos de estagnação, fica mais sutil e aí fica mais difícil de sentir a movimentação. Pra isso você precisa aumentar a sensibilidade energética. E isso acontece naturalmente com a prática (mas exige frequência e pode demorar bastante pra notar a diferença).

Ou seja, mesmo que esteja sentindo menos a movimentação energética, continue fazendo. Não é porque não se está sentindo tanto que não esteja fazendo efeito. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...