Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dois turnos de sono


diogoaf

Recommended Posts

O Saulo já comentou em vários FAQs sobre uma rotina de sono que favorece a Projeção:

Fazer as técnicas, movimentar as Energias, ter um primeiro sono, neste primeiro sono é mais difícil manter a lucidez pois o corpo e a mente estão muito cansados das atividades diárias, logo a sugestão é colocar o relógio para despertar por volta das 3h da manhã para entrar no estado de hipnagogia e atingir o Ponto X com lucidez mais facilmente.

O interessante é que um pesquisador descobriu recentemente que este Sono Bifásico (Primeiro e Segundo Sono) era comum na idade média e caiu em completo esquecimento nos tempos modernos:

 

Dois turnos de sono: a forma esquecida como nossos antepassados dormiam

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-59992577.amp

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Olá @diogoaf

A matéria compartilhada é interessante e mostra como nossas concepções contemporâneas de "normal" ou "natural" podem estar mais enraizadas em costumes sociais do que em necessidades biológicas.

Em relação ao sono, é verdade que em diferentes períodos da história, as pessoas se comportaram de maneira diferente. Thomas Edison, por exemplo, famoso por desenvolver a lâmpada elétrica, alegadamente preferia dormir em pequenos cochilos ao invés de ter um longo período de sono. Da Vinci também supostamente seguia um padrão de sono polifásico conhecido como "sono de Uberman", consistindo em 20 minutos de sono a cada quatro horas, totalizando apenas 2 horas de sono por dia.

Quanto à projeção astral e o uso de sono intermitente para facilitar a mesma, podemos encontrar isso em várias tradições e textos antigos. Por exemplo, a filosofia tibetana e os escritos budistas falam sobre o "Bardo" que é um estado intermediário similar ao que Saulo descreve. Além disso, na tradição mística sufi do Islã, há uma prática chamada "Viagem Mi'raj" que tem algumas semelhanças com a projeção astral e é dito ser facilitada por períodos interrompidos de vigília e sono.

Particularmente, foi a partir dos estudos da obra de Michael Raduga que tive acesso a este conhecimento. Raduga, em sua abordagem, destaca o poder dos estados de consciência entre a vigília e o sono - os chamados estados hipnagógicos - e os utiliza como portais para as experiências fora do corpo. Incorporando essas técnicas em minha rotina de sono, vi uma mudança dramática em minha capacidade de controlar e dirigir minhas experiências. E, importante, isso ocorreu praticamente sem prejuízos a minha capacidade de descanso e recuperação, já que eu estava simplesmente aprendendo a usar de maneira mais eficaz os estados de sono e vigília que naturalmente experimentamos todas as noites. Foi uma espécie de redescoberta da sabedoria ancestral do sono biphasic, combinada com os insights modernos das práticas de projeção astral. Na minha opinião, este é um caminho que tem muito a oferecer para todos aqueles que estão dispostos a explorá-lo.

Um fraterno abraço

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...