Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Demônios São Necessariamente Maus?


Recommended Posts

Uma pessoa do Ocidente, com uma criação cristã, ao se deparar com animes ou com a cultura japonesa em geral, pode estranhar o fato  de existirem "demônios" bons nessa cultura. Mas é claro que entidades que os ocidentais cristãos consideram como "demônios", podem ser vistos de outra forma por outras culturas. Como os Onis japoneses, que são frequentemente traduzidos como demônios mas uma tradução mais exata seria "ogros" porque tais seres não são necessariamente maus: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Oni

Então eu pergunto, será que demônios, ou seja lá o que forem, são sempre maus? 

Link to comment
Share on other sites

A questão é que na nossa cultura demonios são, por definição, maus. 

O que acontece é que a cultura judaica, (da qual o cristianismo é uma seita, mas ainsa é apenas judaísmo) enfiou tudo que não for dela, no mesmo saco e chamou tudo de demônio. 

Dito de outra forma: outras religioes podem ter deuses benignos e malignos. Os malignos seriam o que nós chamaríamos de demônio, exatamente por serem malignos. Mas para as religioes do ocidente, até os benignos de outras religioes ela chama de demônios, e é isso que causa confusao. 

Uma forma maia simplesnde pensar é que na nossa.visao ocidental só pode ser chamados de deuses os seres perfeitos. Se tem alguma imperfeição, tem espaço para o mal se manifestar nesse ser. E um ser poderoso, que pode agir de forma maligna, só porque lhe deu na telha, é melhor que seja classificado como demônio, para que a pessoa não se iluda. Veja o exemplo do João de Deus. De que adianta as milhares de  curas que fez por décadas, se também fazia abusos com alguns clientes? Tudo de bom se perde ali. A classificacao mais segura para ele seria como demônio, não como anjo, se fosse uma entidade.

Tem a ver como nossos conceitos sobre Deus, ja que consideremos que Deus só fará coisas justas e para o Bem, de modo que se você acredita estar sofrendo uma punição divina, é porque VOCÊ cometeu um erro grave, não porque esse Deus quer se divertir com a sua cara. Já os deuses pagãos são representados como podendo ter raiva de você, inveja, ou apenas podem decidir se divertir com você,sem que deixem de ser vistos como deuses naquela cultura 

 

Já que essas culturas atribuem a esses deuses essas falhas humanas, então só resta classificá-los de demônios, já que eles tem a possibilidade de serem maus, caso queiram, como no exemplo do João de Deus. É mais uma questão de nomenclatura, para separar os seres que SÓ FAZEM O BEM dos seres que podem fazer tanto o bem quanto o mal.

Até os elementais da natureza são classificados como  demônios. E para a gnose, nós somos demônios, enquanto não eliminarmos o Ego. E aí você entende melhor o que falei antes: seres que nao são perfeits podem fazer tanto o bem quanto o mal. É porque  o ego ainda está vivo  neles.

 

O ser humano, devido ao ego, vai se deformando na sua aparecnai astral. Eu diria que até na fisica. Note que pessoas que hoje, com mais de 60, você sabe que sao crápulas, se voce olhar fotos ou entrevistas deles quando jovens, parecem santinhos. A questão é que o ego "evolui", fica mais forte, nos domina mais se o deixamos crescer sem freio. Então as pessoas mais velhas já vestem a máscara dos seus defeitos mais fortes. O " tarado" o " arrogante", o " medroso", o " violento", etc, com a idade voce identifica só de prestar atenção, porque o corpo fisico vai assunindo a forma do defeito principal. Isso em astral  faz aparecerem chifres, garras, escamas, pés animaliescos no seu corpo astral, porque essas são expressões simbólicas e energéticas dos defeitos. Então na prática um demônio é um ser humano que deixou o ego crescer a um ponto maior que a média, e terá, em astral, a forma típica de demônios. Mas ainda são apenas humanos. E existe o despertar dos chackras infernais, ha o despertar de poderes psiquicos se o sujeito segue se profissionalizando no mal. Entao o produto final de um ser humano fortaleceu o ego ao máximo é dedicar-se a fazer o mal, ter o corpo astral deformado, e ter " superpoderes". Isso é a descrição exata de um demônio, só que nas crencas judaicas, que usa formatacao de raça para explicar o mundo, anjos e demonios não pertencem a mesma " raça" que a humanidade.
 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...