Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Determinismo ou superação.


Recommended Posts

Olá a todos.

Estava pensando numa coisa ( derivada de um livro  que li do Jordan Peterson  ) sobre as situações da vida : elas realmente determinam nosso comportamento emocional e futuro ? 

Vou explicar melhor : uma paciente chega no consultório dizendo que não confia em homens,  mas sexualmente é normal e visita bares , diz que sofreu abusos do pai e irmãos,  e agora não confia nos outros nem tem indentidade de si mesma.  

Freud alega que ao passar por abusos sexuais na infância,  isso gera um adulto vacilante,  insegura e indefinida .  ( relatos do livro.. )

Mas , vamos partir para o outro lado. Algumas consciências passam por abusos ou bullying ou causas de estresse mental , e conseguem superar o problema , modificando seu futuro por achar que o passado não pesa mais para si .

Nesses dois lados , o primeiro caso ( analisado por Freud) tem realmente impacto mental na vida da mulher /homem , alterou a maneira como ela enxerga as coisas , OU seria melhor elogiar a postura do outro que também sofreu problemas mas isso NAO foi motivos para mudar sua conduta e acima de tudo seu futuro ?  

No primeiro caso, pode - se alegar que a pessoa está tentando justificar seu padrão por causa do que aconteceu . No outro Ser , pode - se alegar que o determinismo das situações não foi suficiente para afundá- lo ( a) . 

Espero que entendam meu questionamento,  e não estou privilegiando ou achando melhor a decisão da Paciente A e a Paciente B. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Não se pode encontrar a resposta para um problema sem isolar as variáveis. 

Para saber se as situações de vida determinam como você será dali em diante você precisaria comparar pessoas idênticas expostas:

- às mesmas situações

- à situações diferentes

 

Mas como:

- não existem pessoas idênticas

- não se pode replicar com uma pesoa todas as situações que a outra viveu até a situação- problema considerada

então não se pode afirmar nada sobre o efeito das condições de vida sobre a psique de alguém hipotético. 

Só podemos saber como a situação particular A afetou ou não a pesaoa especifica X. 

Exemplo: bullying não causou problemas  à maioria das pessoas que passsram por ele, mas causa em alguns. Então para prevenir problemas sabemos que o bullying deve ser reprimido. Mas não se pode afirmar nada sobre a capacidade do bullying atingir ou não determinada pessoa antes que isso já tenha ocorrido. A análise só pode ser feita DEPOIS, para cada caso. 

Daí a inutilidade de estabelecer essas regras gerais sobre o que de fato afetou você, e classificar isto ou aqilo de mera justificativa.

Link to comment
Share on other sites

Um ser de luz certa vez falou que Quanto mais a pessoa tem conhecimentos de mundo ,mais se afasta do determinismo, no sentido que o determinismo só existe na cabeça dele (a) porque com estratégia dá para sair se situações aparentemente difíceis. 

Mas como vc falou cada um é diferente do outro. 

Link to comment
Share on other sites

Eu diria ue precisa muito mais de auto- conhecimento do que  conhecimento de mundo, porque se uma pessoa não souber superar os efeitos nocivos de uma leitura de mundo errada que ela fez, ela não saberá usar as oportunidades disponíveis no mundo.

Um exemplo muito proximo, mas bem comum: um amigo meu abandonou o ensino médio quando estava no segundo ano, porque o professor de fisica disse que ele nunca conseguiria entender  as aulas. Ele acreditou e abandnou os estudos  eheeh. 

Aí voltou a esrudar quando já tinha 36 e ficou espantado  como nada daquilo era tão dificil quanto ele achou que fosse  quando tinha 15 anos. Terminou o ensino medio e conseguiu com a nota do ENEM entrar numa faculdade de filosofia. Mas como era particular, devido às constantes dificuldades financeiras, precisou abandonar. 

Mas veja, a escola pública sempre esteve lá à espera dele. As oportunidades sempre estiveram lá, disponiveis, mas ele tomou para si, como real, a fantasia limitadora que o professor jogou sobre ele. E por isso, oorwue ele aceitou isso, a fantasia se tornou realidade, e a vida dele se tornou o que o professor supôs que seria, não aquilo que ele tinha capacidade de fazer dela. 

Se a pessoa não perceber que sua mente não pode aceitar tudo que vem de fora para dentro, em termos de estímulos, se ela não tiver uma postura ativa, filtrando o que é produtivo para sua vida  e rejeitando o que é pernicioso, ela se tornará vitima das circunstâncias. 

Mas quem nos educa para isso? Todos na sociedade são educados para sempre serem "consumidores", sempre abertos a tudo que vem. Não são treinados para dizer NÃO, ISTO NÃO ME SERVE. Aí fica difícil.

Você vê alguma educação nessa área apenas nas escolas esotéricas, ou em ramos como o budismo, nos temas relacinados à meditacao, à auto-obervação da mente  das nossas reações emocionais. Então o produto final dessa educação voltada para  a absorção acrítica de tudo que nos cerca só pode gerar vítimas do ambiente mesmo, da cultura, dos costumes.

É muito difícil sair disso porque a atitude geral é estar sempre de braços abertos para tudo que vem do exterior em direcão ao sujeito.

-------------------------------------------------

           O presente recusado

Um insensato ouviu dizer que o Buda pregava que devemos devolver o bem pelo mal e o insultou.

O Buda guardou silêncio. Quando o outro acabou de insultá-lo, perguntou:

"Meu filho, se um homem recusasse um presente , de quem seria o presente?" O outro respondeu "De quem quis oferecê-lo". "Meu filho" replicou o Buda, "Tu me insultaste, eu recuso o teu insulto e este fica contigo. Não será isso por acaso um manancial de desventura para ti?".

O insensato se afastou envergonhado, porém voltou para refugiar-se no Buda.


Extraído do livro "Buda" de Jorge Luiz Borges, Editora Bertrand Brasil 
---------------------------

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...