Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Será a VA uma obra do cérebro?


Recommended Posts

Na minha humilde opinião, o erro se encontra justamente em querer separar as coisas. A ciência está ai pra nos explicar como as coisas funcionam, existe muita coisa que ainda não conseguimos explicar então a ciência sem provas acaba não validando os fatos. Aos poucos vamos conseguindo quebrar as barreiras e entender como as coisas funcionam. O espiritual não está separado da ciência, o que chamamos de espiritual está ao nosso redor o tempo todo, é apenas uma outra dimensão que coexiste com a que conhecemos, assim como as diferentes frequências de ondas que também não conseguíamos detectar a décadas atrás. Ela se "esbarra" com a nossa por uma espécie de eletromagnetismo, ou seja, não é porque você descobre que são interferências eletromagnéticas que você vai dizer que não há outra consciência dando forma à um dado efeito ou acontecimento.

Não sei se fui muito claro no que disse, talvez alguém possa ser mais eloquente mas é por ai que eu vejo. :D

Acho ainda que quem já teve experiências fora do corpo, sabe mas do que ninguém a realidade que é, acho que não surgem margens para a dúvida.

Paz e amor ;)

Link to comment
Share on other sites

A pouco tempo atrás estava pensando muito sobre isso, será tudo uma ilusão do cérebro?

Pode ser.

E os sintomas, como o EV? Também pode ser uma criação cerebral...

Mas e a sensação de sentir energias, o pulsar no centro da testa, vibrações, calores súbidos que entendemos como sendo "energias"? Poderia ser uma criação cerebral somente se não afetasse o meio externo. Quando uma pessoa dá um passe na outra e sente a mão esquentando, a outra pessoa também sente o local onde a mão do passista está esquentando, poderia ser medido por termômetro, afeta o meio externo, então é real.

E se a V.A for uma alucinação, tentar induzí-la por técnicas não poderia criar doenças mentais? "exercícios energéticos" poderiam deixar alguém louco? Essas questões ainda ficam na minha mente, mas algumas pessoas comprovam por meios físicos.

Exemplos? Colocando uma carta ou qualquer outra coisa, pedindo à alguém que coloque em algum lugar, supostamente sair do corpo, ver a coisa sem ter estado lá no corpo físico e voltar fisicamente pra comprovar.

Por vezes podemos fazer isso. E aí, como seria explicável? O cérebro ter criado uma alucinação idêntica à uma realidade que ainda não experimentamos? Qual a probabilidade disso acontecer?

Quanto à efeitos físicos, como levitação, poltergeist, entre outros? Dizem que todos esses fenômenos estão interligados, logo se um é verdadeiro, os outros também podem ser...

O problema da ciência, é que não se estuda o abstrato, o analítico, somente coisas concretas. (Tirando a psicologia analítica de Jung que explica algumas coisas)

Existe coinsciência ou tudo faz um sentido, tudo é matemático? Coinscidência ou sincronicidade? Essas dúvidas são de dar um nó no cérebro.

Só postei a minha opinião, abraços.

Link to comment
Share on other sites

Acho que para tudo há uma explicação na ciência. Cientistas tem a necessidade de provar tudo que estiver fora da compreensão humana racional. Já houve muitas pesquisas a respeito disso, há muitas contradições no meio científico. Alguns comentam que a V.A é uma ilusão cerebral, mas também já vi uma experiencia realizada em laboratorio que consistia no seguinte:

O cientista colocava números sobre uma mesa e uma pessoa quando dormia e que alegava conseguir sair do corpo iria ler os números e ao acordar iria dizer quais seriam esses numeros, e ele conseguiu.

Há sempre aqueles mais céticos que querem provar que somos "robôs". E aqueles outros mais abertos que provam da sua maneira. Creio eu que não cabe a cientistas dizer o que é verdade ou mentira, e sim a nós, realizando nossas próprias experiências e fazendo nossas próprias conclusões.

Não gosto do jeito que a ciência trata as coisas, porém não a descarto quando precisamos dela.

Essa é minha humilde opinião também.

Abraços moçada :D:D

Link to comment
Share on other sites

A minha questão é:

Com os "sintomas" de VA explicáveis através da neurologia, a "habilidade" de se conseguir "viajar" explicável através da Mecânica Quântica (as partículas subatómicas trocam informações entre si, não havendo uma viajem mas, antes, uma troca de informações) o que sobra para provar que existe uma outra dimensão acima desta?

É que, mesmo que eu tivesse uma viagem astral, eu duvidaria desta. Interpretava, talvez, como uma ilusão do cérebro associada a comunicação entre partículas subatómicas.

É algo que me vem a incomodar há algum tempo, e agradecia que alguém me indicasse uma boa razão para acreditar que este fenómeno é mais que uma ilusão do cérebro. Eu, francamente, não me quero tornar céptico.

Link to comment
Share on other sites

A minha questão é:

Com os "sintomas" de VA explicáveis através da neurologia, a "habilidade" de se conseguir "viajar" explicável através da Mecânica Quântica (as partículas subatómicas trocam informações entre si, não havendo uma viajem mas, antes, uma troca de informações) o que sobra para provar que existe uma outra dimensão acima desta?

É que, mesmo que eu tivesse uma viagem astral, eu duvidaria desta. Interpretava, talvez, como uma ilusão do cérebro associada a comunicação entre partículas subatómicas.

É algo que me vem a incomodar há algum tempo, e agradecia que alguém me indicasse uma boa razão para acreditar que este fenómeno é mais que uma ilusão do cérebro. Eu, francamente, não me quero tornar céptico.

Se as provas físicas, como sair do corpo e ver algo, voltar no corpo e confirmar são explicadas pela troca de informação das partículas subatômicas acho que não há meios de se comprovar a saída do corpo. Mas mesmo assim seria algo muito interessante, poder induzir um estado em que podemos obter informações do meio externo como se realmente saíssemos do corpo, mesmo sendo somente troca de informações de partículas subatômicas.

E a prova de dimensões superiores, infelizmente, só após a morte física... Mas uma questão:

O que é a consciência? O que nós somos? Tem algo concreto que possamos dizer que somos nós? O cérebro talvez? Mas nós somos o que nós pensamos ou somos o que observa os pensamentos? O pensamento é explicável, é o fenômeno que ocorre no cérebro, troca de informação das sinapses. Mas e o "observador"? Para experimentar isso, medite por um tempo.

O que é o observador? O vazio? Se formos levar tudo à risca que a neurologia nos revela, podemos chegar a conclusão que estamos presos numa ilusão, e somos nada mais que "robôs naturais", simplesmente concretos e não analíticos. A visão, audição, tato, entre outros sentidos físicos, são formas do cérebro decifrar a informação que nos chega, logo, nunca estamos vendo o que realmente é, somente vemos o que o nosso cérebro nos permite ver.

Aliás, é "meu cérebro" ou "Eu, cérebro"?

Provavelmente eu não respondi nenhuma questão sua, isso foi só pra levantar uma discussão, pois eu também tenho algumas dúvidas quanto à isso.

Link to comment
Share on other sites

ola Black fire se vc quer uma boa razao para acreditar em viagem astral, faça o seguinte:EXPERIMENTE

é isso mesmo, nao vai adiantar nadinah eu vim aqui e escrever um monte de estudos pra vc, tudo isso vai ser a minha palavra e vc no fim terá que decidir se o que eu falei é coerente ou nao..

entao eu sugiro isso, que vc experimente, vivencie o processo, vai lá na parte de audio do saulo faça as tecnicas todas as noites, e nao estou te perdindo pra acreditar estou pedindo pra fazer e ver no que dá.. quando vc começar a ter o que as pessoas classificam como projeçao astral, vc vai ver algumas coisinhas " estranhas" acontecerem e desse fatos vai ter uma prova de que a projeçao é real..

se ainda assim vc nao quiser vivenciar o processo e tirar suas duvidas, se vc tiver algum conhecido que faça projeçao astral.. peça de verdade para essa pessoa ir na sua casa durante a noite enquanto vc dorme, ai vc deixa um recado com letras grandes lá e perto de um abajur, se o seu amigo tiver uma boa pratica em projeçao ele vai conseguir ver.. apos algumas tentativas

Link to comment
Share on other sites

Existe apenas um meio de se provar isso na pratica.

Eu pessoalmente ja fiz um teste peguei uma carta do baralho e coloquei emcima do armario quando me projetei eu vi a carta e voltei para conferir,o resultado foi que eu acertei a carta.

Isso é um exemplo de prova.

Como voce sabe a ciencia hoje ainda é muito fundamentalista e tradicional vai demorar um tempo ainda para eles aceitarem a ideia do mundo espiritual etc.

Link to comment
Share on other sites

Saudações!

Concordo com o lipe_frozen: não devemos separar as coisas. Tudo possui uma explicação e o mito surge da nossa visão embassada pois não somos donos da verdade ou de todo o conhecimento. Somos donos de uma parte dela e esta parte é o suficiente para conhecermos o mundo e o Universo.

Se eu acredito em viagem astral, projeção astral, desdobramento, etc?

Sim, acredito. Mas não creio que o fenómeno seja inexplicável pela Ciência. Ao contrário. Podemos olhar na História e verificar que consideramos "fantásticos" vários fenómenos facilmente explicados pela Ciência. Então, porque a viagem astral seria diferente? Principalmente sendo a viagem astral um processo natural e universal.

Agora, a pergunta mesmo é se a viagem astral é apenas uma obra da mente ao ocorrer reações químicas específicas? Se for, pode ser verdade. Mas afinal estamos em um corpo físico, de carne, e não de luz, divino. É normal que enquanto encarnados, algumas reações químicas devam ocorrer para estabelecermos a conexão do cérebro com o psicossoma.

Então, o que digo é que não há "mágicas". E se as considerarmos, será apenas porque ainda não sabemos a razão pela qual algum fenómeno ocorre. Acredito nisso. Então, se for obra do cérebro, um efeito, ele pode ser bem um produto do cérebro físico ao traduzir aquilo que realizamos fora do corpo. Ainda assim será viagem astral.

Falei demais, rs. De qualquer forma, conhecer a alegria de ajudar pessoas (mesmo que elas sejam imaginadas) e conhecer melhor o próprio interior é muito saudável. Então, não esquenta.

Até breve! ;)

Um grande abraço,

Rafael.

Link to comment
Share on other sites

BlackFire,

Queria indicar à você que estude as EQMs ( Experiências de quase morte ).. O resto, a moçada ai em cima já disse... Ninguém, absolutamente ninguém vai convencer você.. até porque você acredita se quiser.. Então, se você está confuso sobre, vá experimentar!

Uma frase engraçada que o Saulo costuma dizer: " Meu amigo, você não precisa acreditar... Quando você morrer, você vai ver isso tudo. Então num se preocupa não". rs

Link to comment
Share on other sites

Assista e Tire as Duvidas.

Eu Me Perguntava e Gastava Cada neuronio Tentando Achar Um Sentido.

Mais isso é Só Falta de Pesquisa e Muito de Tentar Resolver Por si mesmo.

Se Continuar com Duvidas, Mande alguem Colocar um objeto em Algum Lugar onde se Não Possa Ver.. Depois Tente se Projetar e Descobrir.. é 70% de Chances de Identificar de Primeira.

Link to comment
Share on other sites

Saudações!

Olha, como havia dito, não precisamos gastar tantos neurônios e acumular tanta preocupação e ansiedade. Isso só irá atrapalhar. Há duas formas de provar para si mesmo que as viagens astrais são reais:

1º - Enquanto o corpo físico repousa, você sair do com o seu psicossoma e verificar pela experiência em si;

2º - Esperar o Sr. Morte lhe convidar para umas férias no plano espiritual. E se a questão continuar persistindo, pense que é certo que você morrerá e quando isso acontecer haverá duas hipóteses: você ficará em um sono, em inconsciência, durante um bom tempo (se dormir não dói e inibe a sensação do tempo se arrastando, não haverá grande problema); ou você descobrirá que existe o plano espiritual extrafísico. Então, está, de certa forma, tudo tranquilo. Não vale a pena se preocupar tanto.

E mais, quem sai sabe que é real.

Agora, o importante mesmo é aproveitar a vida para aprender, conhecer as pessoas, a natureza e todas as suas propriedades admiráveis. A morte será o fechar de uma porta e o abrir de outra. É como você ir da sala para o quarto e descobrir que afinal a sua casa é maior do que você pensava.

Mas compreendo a necessidade de provar isso para nós próprios. Isso é natural. Somos seres racionais, não é mesmo? Então queremos ver a razão das coisas e a ciência busca essas evidências que respeitam a razão. É muito interessante buscarmos respostas na Ciência e não vejo nada de mau nisso. Aliás, é ótimo. Entretanto, não podemos esquecer jamais que a Ciência não é a única a nos dar resposta.

Então, relaxe, viva intensamente, ame, explore, reflita de forma saudável, conheça a si próprio e a todos e tudo que o rodeia. E mais, se a viagem astral resulta de trocas de informação a distância entre as partículas do cérebro extrafísico e as partículas do cérebro físico, isso não torna a viagem astral uma ilusão e sim uma realidade. Na natureza tudo é química e resulta de interações diversas. Ou seja, é uma obra de arte. É como várias cores criando a harmonia num quadro. Então, acredito que a viagem astral possa ser uma obra de arte do cérebro humano ao captar sinais enviados por partículas do cérebro extrafísico. Por que não? :)

Um grande abraço,

Rafael.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que a mecânica quântica explica isso também, com uma interacção de partículas à distância sem haver uma viagem :?

Um Interacção de Partículas à Distância sem haver uma Viagem?

Uma Intereacção de Partículas à Distancia, é Popularmente Conhecida Como Projeção.

E projeção é Viagem Astral.

:shock:

Se as Particulas que se Interagem estão à Distância, isso é Uma Viagem.

Link to comment
Share on other sites

A Fisica Daqui uns Anos, Estará Interagindo com a 4ª Dimensão Espacial e Temporal.

Só Não Acredito que Vá Poder Descrevê-la.

é O Mesmo que Tentar Dizer, à Um Cidadão da 2ª Dimensão Espacial.. Ou Seja.. Uma Criatura "Plana", Que Só tem Idéia de Frente, Trás, Lado esquerdo e Direito.. Que Existe uma Outra Dimensão Espacial.. No Caso, a 3ª.. e Que os Seres dessa Dimensão, Podem Não só se Locomover Para Frente, Trás, lado esquerdo, Direito, Baixo e Cima.

Esse Cidadão, "Plano".. Não terá idéia de Cima e Baixo.

Se Nós Aparecessemos pra Uma Dessas Criaturas de 2ª Dimensão (Se é Que existem).. Ele Não Nos veria Completamente.. Veria "Feixes" de Nós.

Se Levantássemos ele e Mostrassemos o Cima e o Baixo.. Ele Veria Uma Das Coisas Mais Fantásticas da Vida Dele. Mais Não teria Palavras Pra Descrever Aos Demais.

O Mesmo Acontece Com Agente. Criaturas Tridimensionais.

Estamos Em Uma Diferença de 2 Dimensões dos Espiritos.

Uma Espacial e Uma temporal.

Que Chamamos de 5ª e 4ª Dimensão.

A Temporal (4ª Dimensão), se For Descrita Grosseiramente.. Seria Mais ou Menos, Esquecer Todos os Coneceitos de Começo e Fim.

Um Exemplo? o Universo: Ele Não Comessou e Não terminará. Ele sempre esteve. Assim como: Deus.

è Dificil Eliminar Conceitos de Começo e Fim, Mais é a Realidade.

Já a Espacial (5ª Dimensão), é o Que Chamamos de Mundo Astral.

Ele é Mais Embelezado, Não tem Densidade, quase que.. Grosseira.

Uma Descrição dessa Dimensão, Seria o Motivo de que.. Se Pudéssemos Andar em Linha Reta no espaço.. Voltariamos ao mesmo Lugar..

Um Pouco Dificil de Imaginar, Não é?

Pois é..

A 3ª Dimensão Para os Bi-dimensionários (Criaturas da 2ª Dimensão), é Para Nós Como a 5ª Dimensão.

Sendo que Para os Bi-dimensionários.. a 3ª Dimensão dá uma Aspecto Inimáginavel para os mesmos, de Locomover-se Para Baixo e Para Cima.

Já Para Nós, Tri-dimensionários.. a 5ª Dimensão, Nos Dá Idéia de Mover-nos em Circulos. :)

Resumidamente: A Fisica Poderá se Integrar com Consciênciologia Futuramente.

Link to comment
Share on other sites

Mas o Universo não começou com o Big Bang? :|

De qualquer maneira, bom texto.

O que eu queria dizer com interacção de partículas à distância sem viagem é que não há um corpo extra-físico que viaja, mas antes, um cérebro físico que recebe informações à distância sem espaço e sem tempo. Mecânica Quântica.

Link to comment
Share on other sites

Mas o Universo não começou com o Big Bang? :|

De qualquer maneira, bom texto.

O Big Bang é Uma Hipótese.. A Teoria Mais Aceita até Hoje..

Mas Não Comprovada..

Mas Digamos que Se Tivesse Sido Comprovada.. (Ficticiamente)

O Big Bang Se Originou de Algo, Não Foi?

Uma Energia do tamanho da Ponta de Uma Agulha, que de Certa Forma "Explodiu" e Deu Origem ao Universo, Que cada vez mais Se Expande..

De Onde Surgiu essa Energia Minuscula e Compacta?

Você Pode Pensar A Sua Vida Inteira, Vai Entrar Em Um Ciclo Vicioso..

Porque..

..Na Verdade.. Essa Energia.. Sempre Existiu.. e Sempre Existirá..

Não há Surgimento e Nem Término dela..

Link to comment
Share on other sites

O que eu queria dizer com interacção de partículas à distância sem viagem é que não há um corpo extra-físico que viaja, mas antes, um cérebro físico que recebe informações à distância sem espaço e sem tempo. Mecânica Quântica.

Entendi..

Mais Continuando com Esse Raciocinio de Mecânica Quântica..

Esse Cérebro Fisico, também Emite Informações? ou Só Recebe?

Link to comment
Share on other sites

Acho que começo a entender a sua dúvida crucial. Como você acabou de colocar, se é apenas uma transmissão de partículas não teria necessidade de se locomover até tal lugar então faria a "tal da viagem astral" uma viagem(trocadilho fraco eu sei.. rs). Bom tentando refletir rapidamente a respeito deste impasse, eu diria que essa transmissão realmente acontece, mas quando se trata de pensamentos, onde colocamos informações nas tais partículas, moldando a energia. Assim como a telepatia, transmitimos nossos pensamentos até o outro lado do mundo dessa forma talvez. Agora considerando nós seres energéticos, uma forma de energia consciênciente, não há problemas em nos ver trocando informações com as partículas que estão por ai, e então trocando de lugares com ela. BIZARRO! :o hahahaha Adoro esses papos, dão nó na cabeça. Bom assistindo uma palestra do professor Laércio Fonseca ele fala de um experimento que fizeram com dois átomos se não me engano, ambos em lugares distantes e isolados sem contato com o meio externo, ele fala que quando tentam mudar o spin de um, o outro muda instantaneamente, como se estivessem invisivelmente conectados. A história é algo assim, dêem uma pesquisada que vocês vão entender. O que quero concluir apartir disso, é que estamos conectados a tudo por fazermos parte do tudo, seriamos nós o tudo? A transmissão de informação entre as partículas, no caso da VA, pode ser nós nos transmitindo pelo espaço.

OIAHoahOIAHoiahOIA e ai... fez algum sentido? :lol:

Só pra dizer algo de coerente nesse post, eu gostaria de reafirmar o que os outros disseram, não se preocupe em acreditar que um dia você vai ver por si só, e acrescento que também não adianta tentarmos entender como exatamente por a+b o troço funciona, creio que ainda está fora de nosso alcance desvendar tais mistérios. Mas que é legal é né? rsss

Abraço e paz a todos

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, interessante este tópico.

Como vai BlackFire, blza?

Eu interpreto essa interação à distância entre partículas, que a Mecânica Quântica afirma ser a Viagem Astral, fazendo uma analogia com aquele exemplo da imagem projetada no nosso televisor.

Para um observador que desconhece o funcionamento das ondas que chegam à antena da tv a imagem que aparece na tela provém exclusivamente da tomada. Ora, é lógico, ao desconectarmos o plug da tomada a imagem desaparece! Logicamente, já podemos concluir sem sombra de dúvida que a imagem que aparece na nossa televisão vem da tomada, pois, sem ela não existe imagem... :shock: é exatamente assim que os céticos radicais/materialistas buscam explicar os fenômenos espirituais, absolutamente reais para quem VIVE estas experiências e uma ilusão para um observador externo.

Uma vez que a nossa Ciência, tão recente e ainda engatinhando, não dispõe dos meios necessários para observar espíritos, dimensões astrais e etc., ela acaba por visualizar somente a CONSEQUÊNCIA, não a CAUSA.

Quando realizamos a viagem astral estamos trazendo para nosso corpo físico, ainda que precariamente para alguns, informações dos lugares por onde passamos e das sensações que estávamos a viver, não seria de admirar (seria até estranho o contrário) que a Mecânica Quântica conseguisse captar essas impressões em nossos corpos físicos.

Sugiro a experiência acima de tudo, não desanime por causa do documentário, acredite em você, eu acredito que você pode muito mais além do que os sentidos do corpo físico alcançam. Vamos tomar cuidado pra não achar (ou ter certeza) que nosso cérebro é somente a "tomada" da tv, é muito mais que isso, mas um dia a Ciência chega lá. 8-)

Grande abraço, paz e luz a todos!! :D

Bruno

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...