Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Gnosis X Espiritismo


illuminys

Recommended Posts

Olá gente :D .

Eu sou Kardecista(explico mais a frente),mas tenho a mente aberta,adoro estudar e conhecer outras religiões.

(como de todos as pessoas que convivo e conheço(tirando o forum :D )só uma pessoa sabe o que é espiritualista falo que sou kardecista(mas tenho os livros de Allan kardec e gosto muito da doutrina e dos livros).Mas voltando ao assunto :lol: !Hoje estava pesquisando sobre clarividência e achei um forum de gnosis,e um membro fala:

"Como sabemos na Gnose toda a humanidade possui a consciência adormecida e quando morre, não sabe que morreu, mas os espíritas dizem falar com os mortos e falam como se tivessem a consciência de já terem morrido, então quem está certo?"

Ai fiquei com a pulga atras da orelha :shock: !Não conheço a gnosis.E então o que vcs acham?

Edit:--------------------------------------------------------------------------

Esqueci de comentar.Um membro de lá responde.Fala da origem das religiões e no final fala assim:

"Creio que é mai frutuoso estudamos a Gnose em si, do que suas expressões, mais ou menos falhas, como o espiritismo..."(não entendi esse mai,acho que era para ser mais,e digitou errado)

Não postei o site pois não sei se é contra as regras.

Paz e Luz!

Link to comment
Share on other sites

Gente continuei a ler e me veio outra duvida:

Espiritismo:Doar sangue/orgãos seria um ato de amor ao próximo,dando vida e mais tempo para ele aprender(em caso de orgão a pessoa pode querer mudar,e quem sabe se tornar um pessoa melhor por ter recebido essa chance).E também diz que isso é apenas o meu de transporte do nosso corpo.Não liga com o karma(é assim que eu vejo doar sangue/orgãos).

Gnosis(retirei de um outro topico,está exatamente como o usuário escreveu):

"Olá Charles!

Em "Matrimônio Perfeito", o V.M. Samael Aun Weor escreve:

(...)

"O sábio autor de Zaratustra disse: "Escreve com sangue e aprenderás que o sangue é espírito".

(...)

se duas ou mais pessoas misturam seu sangue num copo e depois o bebem, ficam irmanadas eternamente pelo sangue. Os veículos astrais destas pessoas associam-se então intimamente para toda a eternidade.

(...)

Todo pacto se firma com sangue.

Matrimônio Perfeito - Cap. 12 - Dois Rituais - Samael Aun Weor

Quando doamos ou recebemos sangue, ficamos ligados a essas pessoas.

Nosso karma de vidas passadas, também está em nossos genes, no sangue. É por isso que uma pessoa nasce com deficiências, com certos aspectos físicos, etc. Quando doamos, passamos certos aspectos de nosso karma também para outras pessoas.

Vamos citar o exemplo de uma pessoa que contraiu a AIDS. É um karma que pode ser passado pelo sangue.

Sabemos que perdemos a energia transmutada para um ego, através dos pensamentos, emoções, comportamentos...

Sobre o sangue, desconheço informações precisas sobre essa questão da transmutação.

Esperamos ter ajudado um pouco!"

(fim do que o usuário escreveu).

E então qual a opinião de vcs.Estou colocando aqui para nos debatermos.

Posso colocar o link desse forum de gnosis ou é contra as regras?

Paz e Luz!

Link to comment
Share on other sites

Na minha humilde visão pensemos dessa forma, se ligamos os karmas quando doamos sangue significa em tese que estamos dando ou não apenas coisas ruins mais tambem coisas boas pois também existe o karma positivo, ou seja se nos fizermos coisas boas essa energia voltara para nos 3 vezes(por favor se eu estiver louco, ensandecido ou estúpido não existem em falar), como a outra pessoa esta ligada a nos ela ira receber também 3 vezes essa energia boa, por ela receber algo bom através de nos significa que iremos receber receber 3 vezes de novo, pois ajudamos a melhorar o karma da pessoa... :geek:

Ta parei de viajar... :lol:

Fato e doar sangue e lesgau :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Eu estudei Gnose um tempo. O que acontece é que na Gnose de Samael Aun Weor, a intenção é abranger e assimilar todo o conhecimento possível para a evolução espiritual, sendo Gnosis a palavra grega para "conhecimento". Nesse sentido, foi incorporado nessa Gnose (à qual também se referem como Neognosticismo, mais adiante eu explico porquê), idéias provindas de outras áreas de, digamos, "conhecimento espiritual", incluindo fontes do ocultismo, espiritismo, cristianismo, etc. Por isso, às vezes você pode encontrar tais idéias que parecem mais relacionadas à magia ou ao paganismo, como essa do pacto de sangue.

No entanto, vale lembrar que nada disso tem a ver com o antigo gnosticismo, os evangelhos gnósticos, aqueles textos encontrados na biblioteca de Nag Hammadi, e que dizem que foram deixados de fora da Bíblia (livros apócrifos), mas que trariam explicações importantes sobre Deus e Jesus.

A Gnose de S. A. Weor diz-se se basear no Pistis Sophia, outro texto antigo onde diz-se que Jesus após morto ainda passou 11 anos ensinando seus apóstolos. No entanto, o misticismo do Neognosticismo vai além do Pistis Sophia.

Recomendo a leitura dos evangelhos gnósticos, percebe-se realmente bastante sabedoria neles, e não têm a complicação mística do Pistis Sophia ou da Gnose atual.

Bem, essa explicação ficou meio superficial, mas pesquisando na internet dá pra achar bastante coisa. ;)

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...