Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

CONCEITOS CATÓLICOS


Recommended Posts

Superficialmente, funciona assim:

Quem pratica a caridade, assistencialidade.... e tudo de bom, irá ao reino dos céus, logo, ficará com Jesus e Deus.

Aqueles que viveram uma vida meia boca... irão pagar seus pecados no purgatório e logo após subir ao reino dos céus.

Aqueles que são malvados, assassinos, etc... irão direto para o inferno.

Teoricamente, não deixa de ser "verdade". Pois se analisarmos, veremos que o purgatório é o período de transição entre a morte e o despertar ( descarte do energossoma e compreensão dessa nova fase). O inferno seria o umbral, no sentido de passar décadas/séculos/milênios somente naquela condição e pensamento.

E o tão aclamado céu, é a pessoa que foi uma "santa" aqui e quando dessoma já atinge um possível nível mental ou da quarta esfera pra cima.

Mas, falei tudo a grosso modo... isso merece um estudo mais aprofundado para debates.

Link to comment
Share on other sites

Olá Erivelto !!

Era católico praticante (com estão chamando utimamente) e é exatamente como disse Olympio. Se vocçê é bom toda a vida uo se arrepende de seu pecados antes de morrer voçê vai para o céu, se for mais ou menos, para o purgatório, se for ruim, para o inferno. No meu caso minha mãe é um pouco fanática, segundo ela se for para o inferno vai queimar num rio de fogo para sempre ! :shock: . Deixei este conceito um pouco de lado levando em conta que algumas situações do mundo levam as pessoas a serem ruins, e não acho que elas mereceriam punição eterna. Outra coisa, é que na igreja católica, ainda hoje, há uma repressão muito forte quanto ao pecado, tipo, tentando fazer as pessoas ir a igreja e/ou não pecarem pelo medo de não ir para o inferno, ou elos castigos de Deus. Não acho isto correto.

Bom esse é o meu caso, claro que há outros totalmente diferentes! Espero ter ajudado!

PAZ e LUZ a todos !

Link to comment
Share on other sites

Deve ser uma visão próxima da protestante, que é a seguinte:

- Eles acreditam que após a morte a alma dorme um sono profundo até que chegue o Juízo Final, que só neste ela seria julgada por seus feitos, de sua única vida aqui na Terra, e aí seria determinado o seu destino (céu, inferno, purgatório).

Mas eles não devem acreditar por acreditar, isto há de estar escrito em algum lugar da bíblia que eu desconheço. A questão é a da interpretação, a da informação estar completa e de acordo com a ordem cronológica dos acontecimentos. Muitos evangelhos que conhecemos podem complementar os que não conhecemos (apócrifos) e aí informação fica pobre...

Link to comment
Share on other sites

Acho que a igreja pensa que se soubessem que existem novas chances, você teria a opção de escolher qual caminho seguir, e nisso você poderia escolher outra religião, ou seguir e criar novos caminhos, ja que se estivessem errados sempre existiria uma próxima chance, isso eliminaria o medo das pessoas experimentar novas religiões e testar novas crenças... :geek:

Link to comment
Share on other sites

Acho que a igreja pensa que se soubessem que existem novas chances, você teria a opção de escolher qual caminho seguir, e nisso você poderia escolher outra religião, ou seguir e criar novos caminhos, ja que se estivessem errados sempre existiria uma próxima chance, isso eliminaria o medo das pessoas experimentar novas religiões e testar novas crenças... :geek:

Acho que é quase isso. A igreja sempre foi mais política do que religiosa, o domínio do povo era mais importante.

"Se você não acreditar, seguir a nossa igreja, pagar seus impostos e seus dízimos, você irá para o inferno eterno e queimará por toda a eternidade" me parece bem ofencivo pra uma religião que supostamente prega amor "incondicional". (Um deus amoroso e piedoso acima de tudo, que manda criaturas suas pra um inferno eterno por pensar diferente de sacerdotes ou da massa popular, me parece muito piedoso mesmo...)

O catolicismo é só mais uma forma de controlar as massas, e hoje está enfraquecido porque muita gente sofreu no passado pra melhorar nossa liberdade. Lutero, os que eram considerados "ímpios" pela igreja, os "hereges" e "seguidores do cão", que sofreram em fogueiras, máquinas de tortura, só porque alguns pensavam diferente, outros creio que tenham sido bodes expiatórios, ou talvez só por diversão de atormentar o povo.

Era (e ainda é, até na igreja evangélica) assim:

Se pensar como todos nós, vai pro céu comer uvas sentado numa cadeira macia, com um par de asas cantando num coro de louvor ao senhor.

Se pensar diferente ou ousar questionar o poder do padre, bispo e outros sacerdotes:

Vai pro Inferno.

Antes as pessoas eram condenadas mesmo, hoje só olham de cara feia.Porque, apesar de não parecer, o Estado é Laico...

Abçs.

Bom tópico ;)

Link to comment
Share on other sites

Pois, então só vim comentar sobre o que a Bianca disse, quando li o Livro psicografado Violetas Na Janela, ela encontra espirito de outras colonias e uma delas disse que depois que desencarnou continuou acreditando que ela dormiria e por isso ficou na ilusão criada por ela de que ela dormiria até o juízo final, só depois de muita ajuda de socorristas e de ser levada ao hospital que ela se tornou consciente, o relato é realmente forte quando ela o conta.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...