Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Osho!


Cereja

Recommended Posts

Creio que sim. Digamos que a canalização é frágil, incompleta, temporária, quando há muita diferença  entre no nível do canal e o nível da fonte. É o caso dos médiuns, por exemplo.

Será mais sólida,  duradoura, um tanto "permanente", no caso de um mestre, como Jesus. Pelo menso no que entendemos sobre o "personagem" Jesus, independente do que o encarnado foi. Quando o "personagem do livro"  diz:

Citar

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

João 14:7-10

está dizendo que essa parte inferior ficou tão neutralizada que já não provoca distorção na expressão da parte superior.

Essa neutralização, para ser definitiva,  necessariamente tem que passar pela eliminação dos aspectos inferiores. Se é uma apassivação transitória, sem eliminação, num dado momento pode haver afastamento entre as partes, devido a um descompasso. Então o que ele se refere no caso do Osho pode ser isso, TALVEZ ele tenha conseguido canalizar sua parte superior durante alguma fase da vida, e as pessoas sentiam isso de forma inconfundível. Mas depois, havendo um descompasso, você está de novo em presença do homem comum ali, com todas as suas falhas, e pior:

Um homem comum com suas falhas mas psicologicamente e sexualmente imaturo, imerso  num contexto de poder dentro de um grupo, tende a cometer erros muito mais graves que um sujeito maduro, da mesma idade, com vivência do mundo comum, cometeria, porque bem ou mal, essa nossa vidinha mundana, com conflitos no trabalho, discussões, conflitos de família e relacionamentos amorosos, também nos ensina coisas sobre nós mesmos que um monge meditando trancado numa caverna nunca aprenderá.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante, e oke dizer de Chico Xavier? Nada contra ele sei ele deve ter feito muita coisa boa....mais não deixa de ser um humano sujeito a falhas ,mais mesmo assim existem pessoas ( eu não tnho nada haver com a vida alheia)que acham q ele foi um verdadeiro santo,e que tudo q ele escreveu e disse é verdade é deve ser levado ao pé da letra, esquecendo assim do fator humano...

Link to comment
Share on other sites

Isso acontece exatamente porque o Chico levou uma vida adequada ao papel que desempenhou né? Daí é compreensível  ser tomado por  "santo", pelas massas ou seguidores, já que o discurso e a prática caminham juntos no caso dele. As falhas que necessariamente tinham que existir nele, por se tratar de um encarnado, certamente estavam presentes em muito menor grau do que naqueles que se incomodam com essa "santificação" por parte das massas.

 O que não tem cabimento é tomar um desregrado como o Osho, ou outros similares, como exemplo de alguém a ser admirado  na área da espiritualidade. 

 

EU  vejo isso da seguinte forma:

- Há falhas grosseiras, caracteristica de sujeitos desequilibrados, que vivem abaixo do nível mínimo aceitável ( acessos de violência, vícios, comportamento sexual desregrado que leva a sofrimento emocional dos parceiros, doenças, filhos acidentais). Ou seja, agem como animais, não dominam nem mesmo o.ç veículo físico, que executa atis condenáveis sob ação ainda dos instintos.

- Falhas medianas, que geram manifestações  emocionais por vezes contraditórias , fruto do estado interno ainda caótico, mas que não geram consequencias práticas na vida física ( o sujeito ainda tem vontades, "fraquezas", mas não as executa, porque entende que são coisas negativas). Ou seja, o sujeito já domina o físico com a razão, mas ainda há trabalho a ser feito com as emoções/mente.

-Falhas sutis, que existem apenas na parte mais oculta da psique, as vezes se revelando em sonhos, mas que nao sao fortes o suficiente para gerar conflitos emocionais, ou vontades contra as quais o sujeito precise lutar com sua força de vontade, para não ceder. Já há portanto domínio do corpo emocional, o que gera clareza de decisões e isso elimina  conflitos internos. Mas ainda é necessário eliminar da mente as raízes das falhas humanas.

 

A maioria das pessoas esclarecidas na área da  espiritualidade  vive no segundo nível né?

Muita gente ainda não interessada em espiritualidade ainda vive no primeiro nível, que compartilham com os criminosos e com esses falsos gurus, e por isso justificam muitas vezes essas falhas como normais de um ser humano. Muitas vezes a diferença entre o criminoso e essas pessoas é apenas um temperamento mais aventureiro, que reduz o medo das consequências das punições sociais.

Para querer bancar um guia para a humanidade o MÍNIMO que sujeito precisa é ter começado a trabalhar no terceiro nível né? Aí a turma do primeiro nível acha que esse cara é santo ou hipócrita, mas quem está no segundo nível ja enxerga que é só uma questão de dar uma melhorada mais consistente, poque a turma do segundo nível já não é tão dominada por suas paixões como a do primeiro, então percebe melhor a distância que os separa do terceiro nível.

Link to comment
Share on other sites

Olha... Eu não acho que o Chico Xavier tenha sido um santo. E isso é fácil de perceber ao observar o esforço que ele fazia pra se diminuir. Dá pra notar que ele estava lutando com os próprios defeitos. Acho até louvável mas um santo já teria ultrapassado essa etapa, eu acho.

Agora... Comparar o Chico Xavier com o Osho já é forçar a barra né?

O Osho foi um criminoso, o Chico Xavier, ao que tudo indica, foi uma pessoa íntegra. Há uma distância monumental entre as duas personalidades.

Não boto minha mão no fogo por ninguém mas tenho boa impressão do trabalho do Chico e acredito que teve resultados benéficos sem deixar arestas mal aparadas como os crimes do Osho e sua turma.

Link to comment
Share on other sites

19 horas atrás, sandrofabres disse:

Creio que sim. Digamos que a canalização é frágil, incompleta, temporária, quando há muita diferença  entre no nível do canal e o nível da fonte. É o caso dos médiuns, por exemplo.

Será mais sólida,  duradoura, um tanto "permanente", no caso de um mestre, como Jesus. Pelo menso no que entendemos sobre o "personagem" Jesus, independente do que o encarnado foi. 

Faz sentido mesmo , lí um pouco sobre Atman e consegui entender mais sobre essa dualidade , esse tópico me lembrou aquela musica da Joan osborne - One of us , nunca vi contexto religioso nela , mas de alguma forma se encaixa no que foi opinado aqui . Vlw Sandro .

Link to comment
Share on other sites

Creio eu q pessoas mais evoluídas vamos dizer assim, ou que se colocam numa posição de porta voz de algo divino,evoluido...enfim sofrem maior assédio espiritual por entidades de baixa vibração e também por parte das. "Massas" q parecem sempre querer admirar ,adorar e tomar como exemplo os evoluidos em questão é como se existisse uma sede por um libertador .   e sem querer ou querendo geram pressão pro cara ser um exemplo... Daí vem a queda. Não vsei c fui claro

Link to comment
Share on other sites

Pois vejo como alguém falou lá em cima,como pode uma pessoa tão cheia de luz viver nas trevas? Acredito q existem situações e situações deve haver casos em que existem consciências querendo derrubar o cara deixam ele até subir em determinado ponto para depois dar a rasteira,levando assim mais pessoas junto..(pro estrago ser maior)

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Lex disse:

Pois vejo como alguém falou lá em cima,como pode uma pessoa tão cheia de luz viver nas trevas? Acredito q existem situações e situações deve haver casos em que existem consciências querendo derrubar o cara deixam ele até subir em determinado ponto para depois dar a rasteira,levando assim mais pessoas junto..(pro estrago ser maior)

Olha... eu acho que o Osho não se enquadra nisso de "pessoa cheia de luz"... pra mim ele nunca foi uma pessoa cheia de luz. No máximo, ele tinha um controle energético maior, algumas habilidades, um certo "magnetismo", mas cheio de luz acho que ele não era não senão não teria chegado ao ponto que chegou. Pessoas cheias de luz não caem tão feio. Quem cai feio é quem ainda tem muitos defeitos como a grande maioria de nós se não tomar cuidado, é claro... e sim, pessoas que estão expostas como essas, naturalmente recebem mais assedio mas também recebem mais ajuda, se é que você me entende.

 

Link to comment
Share on other sites

Entendi irmão,não conheço muito sobre esse  osho só a poucos dias q vi um vídeo na net sobre um tal atentado biológico... É uma pena pois a primeira impressão q tive foi de um cara muito sábio...mais fazer oke né...

Link to comment
Share on other sites

Em 11/06/2018 at 06:31, Lex disse:

Entendi irmão,não conheço muito sobre esse  osho só a poucos dias q vi um vídeo na net sobre um tal atentado biológico... É uma pena pois a primeira impressão q tive foi de um cara muito sábio...mais fazer oke né...

uma coisa é fato: conhecimento ele tinha; li um livro dele: "desvendando mistérios - chakras, kundalini, os 7 corpos", que na verdade não foi ele que escreveu mas alguem compilou o conhecimento/falas dele; depois q vim a pesquisar sobre ele e li sobre essas polêmicas em sua estadia nos EUA.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Cai nessa tópico por acaso.

Não conhecia esse "Osho" e conforme fui lendo o tópico, vi que se tratava do guru da série Wild Wild country da Netflix. Assisti uns 30 minutos do primeiro episódio da série e quando vi o tal guru pela primeira vez, tive uma sensação ruim sobre ele e pensei "esse cara é um mago negro ou algo do tipo". Interessante ver que o @sandrofabres teve a mesma leitura. Irei terminar de assistir a série! 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...