Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Devemos consolar ou esclarecer as pessoas?


Recommended Posts

Olá pessoal, td bão???

Bom, eu pelo menos estou um "pouco" melhor no momento em que cato esses milhos...

Bom, considerei importante postar aqui uma reflexão que surgiu num bate-papo com o Japa e a larahati11:

“Devemos consolar ou esclarecer as pessoas?”

Ou seja, às vezes eu interpreto que uma boa parte das intervenções que as pessoas fazem aqui é no sentido de consolar...

Não que isso seja ruim, num primeiro momento é importante abrir os braços ao nosso próximo e acolhe-lo... porém somente surte efeito a curto prazo...

Assim, estou bastante preocupado com essa questão e percebi que sempre fui um cara “consolador” e nunca “esclarecedor”...

O que estou tentando dizer é que, diante de uma dificuldade em que um próximo ou você mesmo passa, parece que o esclarecimento, por mais doloroso que possa ser, é uma postura importantíssima para a melhoria dessa consciência em questão...

Eu sei que compliquei tudo (de novo, vai se acostumando hehehehehe), talvez eu poderia resumir assim:

“É melhor dizer uma mentira que consola num curto período de tempo ou uma ‘verdade’ que dói num primeiro momento e que pode libertar a longo prazo?”

Bom esse é meu dilema...

Abraços cósmicos...

Link to comment
Share on other sites

Alessandro

Acho sua postura super bonita, pensando em esclarecer as coisas, acho que você está certíssimo, mas eu acho que cada um tem sua própria verdade. Se não tivéssemos milhares de coflitos internos, não estaríamos encarnados aqui pra aprender... Então pelo menos eu prefiro me esclarecer internamente e acho que todos os argumentos, troca de idéias, sugestões, esclarecimentos e consolos oferecidos por este fórum são bons, se vemos de uma maneira lúcida, para o nosso crescimento.

Como eu escrevi em um tópico da parte Bom Humor bla bla... A verdade era um espelho, que refletia o céu e se quebrou, portanto agora cada um tem uma parte da verdade e não a verdade completa. Todas estas partes são bonitas e verdadeiras. Igual o Saulo diz no audio...

Mas com certeza acho que devemos esclarecer as pessoas e pra falar a verdade, acho que o pessoal do site faz isso sim de uma forma sutil.

Gosto das suas colocações! Me fazem pensar bastante, obrigado por estar no site,

Lara

PS: de novo me desculpo se disse algo de errado

Link to comment
Share on other sites

Qt a consolar e/ou esclarecer, depois d tanta "porrada", eu aprendi a ouvir a intuição.

Como assim, porrada? como assim, intuição?

Eu sempre tive essas caracteristicas mt acentuadas. Então eu ia consolando, e esclarecendo a medida q eu via necessidade. (As vezes era mt impertinente)

Com isso eu comecei a me questionar sobre o outro lado: o consolado e ou esclarecido.

A partir deste ponto eu comecei a me questionar o qt a pessoa qr ser ajudada, esclarecida ou consolada. (livre-arbitrio, n?) Ae comecei a considerar, o qt a pessoa estar preparada pra ouvir, ou se ela quer ouvir. Se realmente é momento para q o consolo ou esclarecimento seja feito. Se a pessoa vai deturpar a informacao q vc passar. Se ela vai mal utilizar. Enfim, varios se's. De certa forma, depois q tu fizer a asistencia, vc será responsavel por aquele "impacto" na referida pessoa.

Mt coisa pra considerar, né? Por isso deixo pra intuição. Eu vejo a circuntancia em seguida me pergunto: o q posso fazer neste momento? D imediato lembro d uma frase mt bonita. "Q Deus me faça seu melhor instrumento neste momento para auxiliar esta pessoa." E assim, a solução vem.

Até mesmo uma oração é o suficiente.

Bem Alessandro, n sei se respondi bem a tonica da sua pergunta. Mas foi o q me senti a vontade d fazer!

Paz e Luz

Link to comment
Share on other sites

Fala parceiro, grande questão eih.

Eu vejo da seguinte forma.

Primeiramente mentir nunca é viável, mas penso que consolo não é mentir, já que tudo de certa forma pode ser um consolo. E pq não o esclarecimento não pode ser um consolo? Vai depender do entendimento da pessoa a ser ajudada.

Então como nosso amigo thiago disse. Existem as pessoas que estão preparadas e as que ainda não estão. A sua missão é passar o esclarecimento com o máximo de lucidez e amor possível, sempre pensando na evolução da pessoa.

Para as pessoas que não estão preparadas, (e é fácil de perceber pela forma que ela reagirá sobre a informação que vc ta passando) normalmente não estarão muito interessadas em ouvir oque vc tem a falar, vc simplesmente esclarece e fecha o assunto não toca mais nele até que a pessoa desenvolva seu próprio interesse pelo assunto. Pq? O importante é ela receber o esclarecimento, mas ela só vai usalo quando estiver no momento certo. oque não pode acontecer é ela chegar no momento e não recebeu o esclarecimento. Ai ela no saberá onde procurar informação.

Então oque acontecerá é que quando ela chegar no momento certo, perceberá toda a verdade que sempre esteve na sua frente, era só questão de observar. Ai ela pensará. "Nossa, aquele meu amigo me falou sobre isso um dia, vou procura-lo"

É por isso que muitas mensagem que lemos aqui no fórum hoje, já nós foram transmitida a muitos tempo. Coisas até que aprendemos na infância, mas só agora compreendemos. Um ex. Jesus nos disse para amarmos a todos, Só hoje consigo compreender como isso é possível.

Depois que a pessoas, que não está preparada, já tem uma primeira informação vc não deve ficar repetindo o mesmo esclarecimento. Pq ela não esta interessada, nesse momento da vida dela, em desenvolver esse assunto, e continuar a repetir só fará tal coisa virar um trauma. Ex. muitas pessoas que conheço que saíram da igreja católica, foi pq não aguentavam a pressão dos ensinamentos e dogmas. Hoje em dia se vc fala sobre qualquer assunto em ligação com a igreja elas já fazem cara feia. pq foi criado um trauma.

Para as pessoas que estão preparadas, o esclarecimento é um consolo. saber que nós um dia seremos seres com uma vasta compreensão do amor é um consolo. Saber que a humanidade tem salvação é um consolo. e tudo mais que nós aprendemos aqui.

Acho que é isso. se sai um pouco do assunto me desculpem pessoal.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...