Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O que você sente ao ver a Lua e as Estrelas?


Recommended Posts

Ôooopa! td bão???

Meninos e meninas... gostaria de compartilhar algo que é muito difícil expressá-lo apenas com textos e palavras:

A sensação de olhar para o céu numa noite de lua poucas nuvens...

Sabe, às vezes fico imaginando o ASSOMBRO que o homem/mulher antigo sentiam ao ver o céu à noite... principalmente diante da ausência de poluição e luzes noturnas... a noite deveria ser maravilhosa...

É triste perceber que muitas pessoas “modernas” preferem ver a televisão do que o céu à noite, talvez um filme de “Star Wars” deve ser mais interessante para os olhos, mas e ao espírito?

Lembro-me quando era criança e ficava horas a fio a contemplar a Lua... A sensação de estar diante o “mistério” era indescritível e a inda o é...

Sem contar as constelações... o Cruzeiro do Sul, as Três Marias, Órion....

Ahhhh, Órion: porque esse conjunto “aleatório” de estrelas provoca tanta admiração na humanidade desde os egípcios antigos??? Realmente ao vê-lo na noite me sinto convidado a compartilhar esse sentimento de guerreiro implacável...

Olhar/ver o céu é um exercício de paciência e contemplação... certa vez me disseram que, quanto mais difíceis as coisas, mais vale a pena conquistá-las... portanto, perceber os movimentos da Lua e das estrelas exige horas com os olhos pregados ao alto... Em compensação, as estrelas cadentes, as luzes “misteriosas” e a sensação de fazer parte de um mistério profundo valem a pena...

É isso turminha...

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Que boa idéia você me deu Alessandor, obrigada!

Eu também passava horas vendo o céu quando era pequena...

Da uma sensação de paz em mim... E de um vazio que ao mesmo tempo é cheio hauahaua

Devia ser lindo o céu sem poluição!

O mais legal é que a lua em determinadas partes do mundo tem cores diferentes...

Na Espanha, onde eu estava morando, a Lua parecia um pouco mais amarelada e arroxeada... E um pouco maior!

Não sei porque...

Também gosto de observar as árvores... Principalmente umas antionas que tem aqui em São Paulo, são tão lindas e complexas...

Não tem um lugar la no Ibirapuera que dá pra ver as estrelas:??

Link to comment
Share on other sites

Ah Alessandro...você me emocionou agora...

Você tornou pública a minha admiração solitária....

Você me fez relembrar momentos, e me fez sentir acompanhada por outros admiradores da noite...

O que eu sinto ao ver o céu? SAUDADE.

Sinto que tudo é tão maior, há algo tão grande e profundo por trás e além de tudo, sinto que não sou daqui, que isso tudo aqui é muito pouco, muito pequeno para tamanha imensidão. Sinto saudade de casa quando olho para as estrelas. Sinto saudade de casa, mas não sei aonde é. Sinto saudade de pessoas que não sei quem são. Sinto saudade de um lugar que não conheço, de coisas que não vivi.

Mas é uma saudade que ao mesmo tempo conforta enquanto dói; sei da existência do lugar, ou de "casa", e mesmo não estando lá - o que traz a dor da saudade - eu sei que ele existe e isso basta para me tranquilizar e me pôr em estado contemplativo.

Percebo que ao olhar muito tempo para o céu, e depois de profunda paz e plenitude que sinto, parece que uma estrela pisca mais forte no canto do olho (visão periférica) me forçando a olhar para o lado e admirá-la. Disso feito, outra me chama a atenção e por aí vai...por muitas e muitas estrelas...e então vou vendo elas andarem pelo céu...serão meus amigos interplanetários? Serão cadentes? Serão ilusão? Não sei... Percebo que umas são mais azuis, outras avermelhadas. Menores, maiores, mas sempre constantes...

Com a Lua, tinha um contato fabuloso. Quando no começo da minha adolescência eu estudava wicca, como muitos daquela idade. E esta filosofia tem uma ligação muito grande com os astros, principalmente com a Lua, simbolizando o Sagrado Feminino. Eu passava horas a conversar, e sentia que era ouvida. Por ela? Por alguém? Tanto faz. Era maravilhoso.

Conversava horas, passava noites a ver seus eclipses. Me sentia muito bem e inclusive, parece que era respondida. Interessante é que quando conversava sobre minhas amizades e meus amores (bem típico da idade, uns treze, quatorze anos...) não havia nada que ela não soubesse. Era como se ela lesse o fundo do meu coração, coisas que nenhuma amiga sabia ao fundo. E quando eu pedia a compania de alguém - olha que incrível - em poucos minutos a pessoa chegava na minha casa. Eu juro! É impressionante! Eu tinha um amigo com quem conversava muito, mas devido à idade, não podia sair tanto, principalmente à noite e ficar horas conversando. Assim, eu conversava com a Lua, era como se chamasse ele e em instantes ele chegava e me chamava no portão. Não tínhamos celular, não era como hoje e quando eu perguntava o porquê dele ter aparecido ele dizia que estava em casa, e de uma hora para a outra deu uma vontade de vir e falar comigo. Tomava banho e pegava a bicicleta e logo chegava em minha casa. Era muito legal. Ficávamos horas no portão conversando. Ele sobre os amores dele, eu sobre os meus.

Hoje não tenho mais tanto contato assim como tinha antigamente, mas ainda sinto como se algo me chamasse a atenção para o céu enquanto eu olho para o chão, ao voltar cansada da faculdade....e logo a vejo. Ela sempre está lá, radiante a me acompanhar.... Sempre a cumprimento com admiração...

É...é lindo demais....

Link to comment
Share on other sites

Em outra circunstância, já tinha comentado com a Bianca. Realmente resumir em uma palavra: SAUDADE.

Qd pequeno eu observava mais o céu. Aqui no rio (capital) tem mt prédio, mt luminosidade. Isso atrapalha. Eu gosto qd eu vou pra casa dos meus pais (lugar d veraneiio). Vc ouve o silencio caminhar... Vc ouve o vento entre as folhas dos coqueiros. Passei mts noite deitado na espreguicadeira da piscina e a ficar contemplando as Estrelas.

Sempre olhei pra elas e tinha impressão q eram caminhos simplesmente. (Depois vem a saudade) Alem do mais eu me divertia mt com o ceu. Olhando as estrelas apareciam linhas ligando umas nas outras. Formavam figuras (compreensiveis ou nao) q levavam a outros lugares q tb formavam outras figuras. (igualmente as nuvens...)

Conversar com a lua era interessante (acho q perdi a intimidade). Tb conversava com o sol.

Tomava banho meio dia pra ir pra escola, para no meio do quintal de toalha e encarava o sol. E ficava um bom tempo. (Mt tempo depois, vim saber num livro d romance, q isso eh um ritual egipcio mt forte, ligado a Osiris). NAO SUGIRO ISSO A NINGUEM PELOS DANOS Q SOL PODE CAUSAR A SEU GLOBO OCULAR POR INTEIRO!

Sempre fui mt contemplativo com a natureza num todo. Contemplativo até demais as vezes.(somente falando o essencial, ou qd soh me chamavam). E tb mt excentrico! (falando coisas q ninguem entendia) As vezes eu fico me imaginando: se sombrio, eu viajo nessas loucuras. Imagine se eu usasse drogaas.

AHUAHuAHuAHuAHuAHuahuAHUhAuAHuaHuAHuAHuAHuA

BRINCADEIRINHA!

enfim, é isso!

Paz e Luz

Link to comment
Share on other sites

é Parceiro.... realmente é magnifico

Pelo jeito todos aqui tiveram esse momento quando criança, misturado que aquela curiosidade que só a infancia traz, o ceu em geral nos deixava e nos deixa facinados com os misterios que ele pode esconder.

Ja percebi que a maioria das pessoas que apreciam uma noite estrelada, tbm são as mesmas que ficam observando como os galhos de uma arvore se desenvolveram, ou simplismente como a luz do sol se fragmenta entre as folhas da arvore. Os mesmo que assistiam o programa planeta terra da cultura, ou mesmo, os canais discovery channel. Acho que a pessoa que tem a sensibilidade de meditar sobre o céu estrelado sempre terá uma visão diferente sobre tudo que existe. Nos facina pensar que tudo é tão grande e nós estamos aqui só podendo obervar.

Acho que a maior angustia desse tipo de pessoa é poder ver tudo isso e não poder contar a ninguem, pois ninguem conseguirá ver oque ele vê.

Abraços amigos.

Link to comment
Share on other sites

Olá turminha, bão?

Tentarei exprimir em palavras tudo aquilo que estou sentindo depois de degustar os textos desse tópico...

Nesses últimos dias estou mais atento às estrelas, às nuvens, ao por-do-sol, à Lua...

Até pouco tempo atrás a humanidade acreditava que o mundo tinha cerca de 6 mil anos... Em seguida, a geologia revelou que a idade da terra seria cerca de 4,6 bilhões de anos e que o universo teria surgido há 15 bi de anos, através de uma “grande explosão”...

Agora, os físicos postulam a existência de, no mínimo, 11 universos paralelos e já consideram a possibilidade dessas realidades coexistirem em outras dimensões e, o Big Bang seria o resultado do choque entre dois universos.... é mole... veja o documentário da BBC “Universos Paralelos”:

http://video.google.com/videoplay?docid ... 216972191#

Qual a minha intenção com esse olhar “técnico”??? Bom, não sei... talvez seja uma “máscara” de racionalidade para esconder o meu lado emocional que tanto tenho medo...

Mas observar o céu faz aflorar o “self” que está lá tímido sequioso por se manifestar...

Lembro-me que no momento da escolha para o nome de minha filha, não foi nada difícil... Parece que o nome Estela caiu do céu como uma estrela cadente (sem querer parafrasear)... Hoje parece que foi minha própria filha que escolheu seu nome... Parece que veio das estrelas...

Sabe, só de imaginar deitado no telhado de casa e perceber os movimentos das constelações (bom, é a terra que se move) já me sinto leve e em paz....

Se me permitem, escrevi até uma canção que talvez resuma tudo isso que estou sentindo:

Coração ao Vento:

D9 D7+

O vento sopra pela janela

C7+ D9

Me faz lembrar de coisas boas que esqueci

D7+

Lembranças brotas, remotas são

C7+ D9

Como uma orquídea tocando chão com sua raiz

C7+ G D9

Muito tempo se passou

C7+ G D9

Daqueles dias que eu comia aipim

C7+ G D9

Sem relógio, sem dinheiro coração ao vento

C7+ Bb7+ A

Momento que me fazia feliz

Introdução

D9 D7+

Amores simples, amigos bons

C7+ D9

E na calçada bate-papo de madrugado ao vinho

D9

Constelação no chão

D7+

A observar

C7+ D9

E perceber os movimentos da Terra empurrando a Lua

C7+ G D9

O vento desliza pelas cortinas

C7+ G D9

Cheiro de terra molhada anunciando a chuva

C7+ G D9

O som dos pingos alimento pra alma

C7+ Bb7+ A

Parar os raios com a palma da mão

Se você não tiver nada de útil para fazer, ouça ela lá no link´(é a 8ª canção):

http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsi ... banda=6674

Desculpe ae a presunção...

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

E ai cara, eu não entendo muito de estrelas nem de consteção mas sempre que paro pra observar o ceu numa noite estrelada, fico pensando mil coisas, coisas bacanas, como as coisas simples são importantes e ninguem da valor a nada...

Fico refletindo sobre minha vida e o quanto somos pequenos, emfim... é muito bacana parar pra observar essas coisas do universo, principalmente quando se gosta do assunto

valeu galerinha abração

paz e luz a todos...

Link to comment
Share on other sites

Se me permitem, escrevi até uma canção que talvez resuma tudo isso que estou sentindo:

Coração ao Vento:

D9 D7+

O vento sopra pela janela

C7+ D9

Me faz lembrar de coisas boas que esqueci

D7+

Lembranças brotas, remotas são

C7+ D9

Como uma orquídea tocando chão com sua raiz

C7+ G D9

Muito tempo se passou

C7+ G D9

Daqueles dias que eu comia aipim

C7+ G D9

Sem relógio, sem dinheiro coração ao vento

C7+ Bb7+ A

Momento que me fazia feliz

Introdução

D9 D7+

Amores simples, amigos bons

C7+ D9

E na calçada bate-papo de madrugado ao vinho

D9

Constelação no chão

D7+

A observar

C7+ D9

E perceber os movimentos da Terra empurrando a Lua

C7+ G D9

O vento desliza pelas cortinas

C7+ G D9

Cheiro de terra molhada anunciando a chuva

C7+ G D9

O som dos pingos alimento pra alma

C7+ Bb7+ A

Parar os raios com a palma da mão

Se você não tiver nada de útil para fazer, ouça ela lá no link´(é a 8ª canção):

http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsi ... banda=6674

Desculpe ae a presunção...

Abraço.

BEM LEGAL SUA MÚSICA

gostei da que chama lógica cruel

Link to comment
Share on other sites

Bom... concordo com vocês... o céu, lua, estrelas... sempre me fascinaram...

Lembro-me de quando era pequena, que ficava deitada no gramado observando cada pontinho brilhante existente lá.. tentando contar quantas estrelas existiam... então para mim o céu também representa saudade.. saudade de um tempo que já passou, mas que ficaram as maravilhoss lembranças..

Moro em um cidade pequena, onde não há muitas luzes.. a um tempo atrás, faltou luz, então fui até a rua e fiquei sentada lá, contemplando aquela maravilha... como é perfeito, como é grande, como somos pequenos em relação aquela imensidão toda.. é um mistério.. as vezes eu paro para tentar pensar e entender.. mas está muito além da minha compreensão...

Abraços a todos!!

Link to comment
Share on other sites

he Alessandro, olha que coisa legal cada vez mais parece que a ciencia esta encontrando a espiritualidade. Fiquei super feliz quando vi a primeira vez a teoria dos universos paralelos e das cordas. estamos chegando la.

E sobre a sua musica, não sou um perito no assunto mas ela me leva para um tempo de quando a vida era mais simples e os detalhes dela mais importantes. Naquela epoca que tudo era menos corrido e os momentos mais proveitosos. Acho que a Amanda resumiu bem com SAUDADE.

Link to comment
Share on other sites

Pergunta boa, pois esses dias eu as olhando pensava se os outros as enxergavam da mesma forma que as via..

Bom, quando consigo estar num lugar com céu limpido e estrelado, quanto mais olho, mais penso.. ali eu vejo o infinito, o presente, passado e futuro, não vejo elas como um simples teto de estrelas plano(como talvez a maioria veja)...sinto toda sua profundidade e distancia...eu tento perceber a profundidade de cada um..entender que nao são somente aquelas que estão em meu campo que existem, que mais distante existam outras infinitas...nao reparo só as estrelas mas como a profundidade negra, e fico imaginando onde ela vai parar, e se vai parar..cada estrela que vejo sei que vejo não o presente, mas o passado..de alguns milhares, ou milhoes de anos atras..sabendo que a vejo, sendo que talvez nao se encontre mais naquele ponto hoje, ou ja esta apagada..

Para mim a imagem do ceu alem do passado, é o retrato do eterno, do infinito..olhando a ele vejo como nossas preocupacoes, nossa existencia aqui parecem coisas tao pequenas..penso em quantas vidas como nos estao espalhadas a milhoes de anos-luz daqui..talvez varias nacoes inteligentes que acabam criando o mesmo tipo de vida que o nosso, penso sobre a existencia a partir de entao...e a vejo como uma evolucao, todas almas encarnam sem conhecimento e com as mesmas tendencias mesquinhas, nao importa o canto do universo, para que passem por esse aprendizado e evoluam como uma conciencia unica e superior..

meus problemas sempre se esvanescem diante de tal beleza, é como se um silencio celestial soprasse meus ouvidos, o som mais belo de todos, é esse silencio que sentimos quando olhamos as estrelas...

percebo o quanto nosso planeta é pequeno diante de tudo isso, vendo que cada estrela daquela viveu muito mais que nosso planeta, e como as leis do universo, nosso planeta se extinguira (daqui milhoes de anos), e elas continuarao ali..e sei que mesmo assim, nunca acabara a vida em si..pois nesse universo infinito, impossivel nao haver outras Terras para encarnarmos..

Mais belo quando me entrego a esse silencio e me deixo unir ao universo, e sentir parte dele..hipnotizado por essa beleza..simplesmente nao me veem mais pensamentos, questionamentos, o que é ou deixa de ser...apenas o silencio, e o sentimento de sermos um só...

****Esperam que tenham paciencia de ler**** :)))

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Cara, bem legal este tópico, também curto muito ficar observando as estrelas, e até fiz um cursinho de astronomia só para entender mais um pouquinho sobre este vasto assunto.

Fiz o curso mais para ter uma noção um pouco maior do tamanho do universo, e não me preocupei muito com a parte teórica.

Quando está chovendo a noite ou está bem nublado, as vezes gosto de ficar brincando com um programa gratúito "CELESTIA", que é bem legal, ele mostro todas as estrelas de nossa galáxia em 3D, nosso sistema solar, constelações... e quando se acostuma com as funções dele, fica bem intuitivo. O programa é nota 10, para quem gosta de astronomia. Recomendo.

Se alguém quiser baixar é grátis, segue o link:

http://www.baixaki.com.br/download/celestia.htm

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Eu sinto

[uma oportunidade de realizar respiração consciente para trocar minha energia densa pela energia sutil das estrelas, já que as estrelas sabem o que fazer com minha energia densa :shock: ]

elevação espiritual... Ou algum sentimento semelhante...

:lol: HUEAHEuhuea... Brincadeirinha... Vou dar uma resposta decente(mais decete?!)... Da minha emoção humana quando olho pra elas(ah tah...:?:)

Eu sinto um amor imenso, lembro das minhas paixões com um olhar mais inocente. :D

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...