Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Inclinação para o ocultismo


Recommended Posts

Pessoal, tenho uma dúvida.

Atualmente, eu sou um pesquisador iniciante dos assuntos espirituais, mas uma coisa que percebo:

Sempre acabo caindo em um estudo ocultista voltado para a bruxaria.

Eu preciso saber agora se é um motivo egóico que me atrai para esses assuntos:

seria vontade de poder? manipular as coisas, as forças? me sentir melhor que os outros?

ou simplesmente vontade de descobrir, ajudar etc?

Um amigo falou de vidas passadas..

Ainda não sei.

Mas os outros estudos não me trazem o mesmo fascínio e atração!

Agir como um ocultista é natural pra mim, gosto de simbolos, evocações (embora nao faça)...

Outra dúvida que me assola: se decidir trilhar por esses caminhos, que ordem/circulo etc seguir???

Existe TANTOS!!

É possivel ser universalista e bruxo?

Paz profunda a todos.

Link to comment
Share on other sites

Olá pflood!

Acho que não tem nada errado não, afinal há caminhos e caminhos pra trilhar dentro da magia/bruxaria, ou o que for. Pro "bem" ou pro "mal".

Afinal, ela também pode ser usada para auto-conhecimento e evolução espiritual, não é só aqueles feitiços de amarração e o livro de São Cipriano, Capa Preta :roll:

Não fique tentando se analisar e descobrir suas motivações secretas, isso não leva a muita coisa. No fim, vc percebe por si mesmo, a resposta acaba chegando.

O importante é que vc tem empatia com a coisa e q vc escolhe conscientemente o caminho. O legal é ter um objetivo e a partir disso identificar o que vc quer fazer.

Um ramo que eu acho muito legal, apesar de não praticar, é a magia do caos. Vc escolhe o que quer fazer, inventa os próprios rituais, mistura outros sistemas de magia, enfim, vc que manda rss... o negócio é que (eu imagino) o cara tem q estudar muito pra chegar no nível de conseguir fazer isso. Acho que é o mais próximo de universalista q vc chega, afinal pode usar a simbologia de magia cerimonial ou do hermetismo, que parece que vc curte, e usar isso de uma forma mais simples.

De qualquer forma, o início é o mesmo pra qualquer sistema q vc escolhe, aprender a concentração, meditação, dominar pelo menos uma técnica de viagem astral, e por aí vai (afinal, sem isso vc não evoca nem o espírito da loira do banheiro :lol: ).

Abraço e boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

Problema nenhum! Cada um se encaixa melhor em alguma coisa. Eu também me sinto mais atraído ao ocultismo, também a bruxaria, mas estudo de tudo. Você só tem que ver se esse desejo é por afinidade, ou por se achar superior, até porque ninguém é superior a ninguém, não importa o que faça ou o que "controle".

Bruxaria não é só dominar a natureza, é entender que somos parte da natureza e que fluimos junto à ela, e podemos usar essa conexão pro nosso benefício e crescimento.

Só uma dica: Não se reprima!

Quanto à vertente, uma coisa que li no bruxaria.net:

Estude e leia tudo o que puder, e pratique aquilo que quiser!

Não deixe de ter a consciência livre, simplesmente vá e seja feliz! :D

Abraço's

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

pflood, percebi que temos aspectos em comum. Na sua primeira pergunta:

Ego ou Self? Talvez seja os dois, como em mim. Sou como um pêndulo, hora sutil, hora megalomaníaco e diabólico. A questão aqui é que suas faces podem utilizar-se de seus conhecimentos. Não prive seu Self deste conhecimento que fará seu crescimento espiritual... Sacie sua fome. A propósito, se não conhece sobre o Self, vale muito a pena conhecer! =]

Que caminho seguir é mais adequado você descobrir. Mas vai uma dica: Leia o Caibalion, a base para todo estudo ocultista.

Ser universalista e bruxo é possível, só depende de seu ceticismo e sua vontade de aprender, e quanto isso vai mudar conforme aumentar seu conhecimento.

Muita legal oq nanda.dietrich e rfernandes comentaram! UP!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Claro que pode pflood, o bruxo é um cabra que manipula muito bem as energias... e isso é algo fantástico, pois sabendo manipular energia você pode usa-la para qualquer fim universalista ou não, ai depende de você.

Eu sou atraido por esse mundo oculto, precisamente pelas técnicas energéticas, não gosto muito de feitiço, encantamento e muito menos evocação. Estudo essa parte para sempre estar fortalecendo e manipulando energia de uma forma melhor e para o bem ;)

abraços

Link to comment
Share on other sites

Olá pflood!

De qualquer forma, o início é o mesmo pra qualquer sistema q vc escolhe, aprender a concentração, meditação, dominar pelo menos uma técnica de viagem astral, e por aí vai (afinal, sem isso vc não evoca nem o espírito da loira do banheiro :lol: ).

hahahaha

Muito obrigado pelas valiosas dicas, Nanda!

Concentração eu melhorei mas estou engatinhando ainda

meditação quero fazer todos os dias, ainda não consegui

viagem astral tive umas 'quase experiencias' e "parou".

Como pode ver estou bem no começo.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Só uma dica: Não se reprima!

Quanto à vertente, uma coisa que li no bruxaria.net:

Estude e leia tudo o que puder, e pratique aquilo que quiser!

Não deixe de ter a consciência livre, simplesmente vá e seja feliz! :D

Abraço's

Muito bom! Valeu pelas palavras!

Costumo ser meio cupim para leitura, até perco o foco as vezes, isso preciso tomar cuidado.

Consciência livre e não se reprimir, são coisas que adicionei a minha lista aqui.

Muito Obrigado. :D

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

pflood, percebi que temos aspectos em comum. Na sua primeira pergunta:

Ego ou Self? Talvez seja os dois, como em mim. Sou como um pêndulo, hora sutil, hora megalomaníaco e diabólico. A questão aqui é que suas faces podem utilizar-se de seus conhecimentos. Não prive seu Self deste conhecimento que fará seu crescimento espiritual... Sacie sua fome. A propósito, se não conhece sobre o Self, vale muito a pena conhecer! =]

Que caminho seguir é mais adequado você descobrir. Mas vai uma dica: Leia o Caibalion, a base para todo estudo ocultista.

Ego e self são conceitos ainda um pouco turvos na minha mente

o que é egoico é algo "ruim", que tem origem em defeitos?

O self seria a essencia, a vontade de crescer evoluir e fazer o "certo"?

Achei o livro e estou lendo, muito obrigado!!

Tenho alguns livro do SAW, mas é mais esoterismo gnostico.

Muito obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Estudar a força você pode.

Cara o ocultismo e bem interessante, mais como tudo você pode usar tanto para o bem como para o mal, se estiver interessado então vai fundo, porem não vá para o lado negro da força... :mrgreen:

Valeu pela luz!

E se eu fizer algo errado faço questão se sofrer as consequencias disso. ;)

Já que o equilibrio é necessário.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Claro que pode pflood, o bruxo é um cabra que manipula muito bem as energias... e isso é algo fantástico, pois sabendo manipular energia você pode usa-la para qualquer fim universalista ou não, ai depende de você.

Muito bom o seu enfoque! Mostra sua indole, quero aprender a manipular bem as energias tambem com certeza. Mas nem o EV eu consigo controlar ainda rs

Mas sem pressa! =)

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Olha, tu dizer que tem uma tendencia, vontade, apelo, magnetismo pelo oculto é um pouco indiferente, pois, todos que estãoa aqui tiveram atração pelo que nos era oculto, mas, o que tu tem que entender é que não vai existir um livro te dizendo: '' esse é ruim, esse é bom'', vai ser do que tu sentir, e te garanto, coloco meu corpo fisico de pagamento, sjaosjoajs, que tu vai saber o que fazer na hora que precisar fazer. Muitas coisas despertam depois que a gente começa a ler, pensar, sentir, assim é em qualquer ramo do ocultismo, bruxaria, demonologia, hermetismo e afins, eu hoje posso dizer que não sou de nenhum desses ''generos'' sou eclético, leio de tudo um pouco e formo em uma nova perspectiva pra mim, faço rituais que ja sei, modifico alguns, crio os meus, ja experimentie evocações que deram certo e errado, tudo é na base da tentativa e do discernimento, se tu for perguntar qual tradição a seguir, qual panteão a cultuar, aual selo usar em uma evocação, vai se perder demais, se tu colocar como mensagem subconsciente que tu pretende estudar e evoluir com isso, tu não vai achar o conhecimento, ele virá te encontrar ;D

Link to comment
Share on other sites

Olha, tu dizer que tem uma tendencia, vontade, apelo, magnetismo pelo oculto é um pouco indiferente, pois, todos que estãoa aqui tiveram atração pelo que nos era oculto, mas, o que tu tem que entender é que não vai existir um livro te dizendo: '' esse é ruim, esse é bom'', vai ser do que tu sentir, e te garanto, coloco meu corpo fisico de pagamento, sjaosjoajs, que tu vai saber o que fazer na hora que precisar fazer. Muitas coisas despertam depois que a gente começa a ler, pensar, sentir, assim é em qualquer ramo do ocultismo, bruxaria, demonologia, hermetismo e afins, eu hoje posso dizer que não sou de nenhum desses ''generos'' sou eclético, leio de tudo um pouco e formo em uma nova perspectiva pra mim, faço rituais que ja sei, modifico alguns, crio os meus, ja experimentie evocações que deram certo e errado, tudo é na base da tentativa e do discernimento, se tu for perguntar qual tradição a seguir, qual panteão a cultuar, aual selo usar em uma evocação, vai se perder demais, se tu colocar como mensagem subconsciente que tu pretende estudar e evoluir com isso, tu não vai achar o conhecimento, ele virá te encontrar ;D

Sim.. um ocultismo mais voltado para a bruxaria.

Valeu pelas dicas. Vou confiar mais na minha intuição também.

Mas preciso primeiro desenvolvê-la... ou encontrá-la.

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Só não confunda ocultismo com magia negra, evocações e etc...

Um ocultista é apenas uma pessoa que estuda os fenomenos "invisiveis", é uma pessoa que estuda e tenta enxergar oque a maioria das pessoas não conseguem, as coisas ocultas da natureza, por isso não confunda a palavra ocultista com pessoas que praticam magia e etc..

Link to comment
Share on other sites

Ego é mais ou menos por aí. Se pegarmos o conceito ego da psicanálise, ele seria a parte da sua personalidade que segue o princípio da realidade. É a parte nossa que já é "macaca velha" nas coisas do mundo, se adaptou a vida terrena. Na visão espiritual ele é considerado sim ruim, denso, pois dizem que não é dele que vem o verdadeiro entendimento, e sim do Self, que é a particula divina manifesta dentro de nós e a nossa verdadeira tendência. O Self é sim a essência, vontade de crescer e evoluir....

[]'s!

Link to comment
Share on other sites

A visão do que é ser ocultista pode ter várias e inumeras formas, ja que existem vários grupos adjascentes do mesmo, hoje se diz Bruxaria, pois, é mais conhecida, mas um ocultis pode voltar sua visão pra o invisivel como disse o amigo como um bruxo volta o olhar a natureza, o termo magia negra nem precisa ser comentado, pois, tu vai saber quais serão as consequencias, não existem coisas boas ou ruim, existem diferentes e cabe a ti medir a ação e reação do que tu fizer, somente isso, além de ti ter noção que ocultismo estuda a sabedoria que nunca foi disseminada, por isso a bruxaria, não entra no ocultismo, mas, existem para quem estuda o mesmo, clara influencia de magia, hermetismo, alquimia, cabala.

Como o colega disse que não é pra confundir a magia com o ocultismo, acho isso um pouco deturbado, ja que muuitos ocultistas ou viram magistas, ou bruxos quando conseguem desenvolver bem suas faculdades ocultas, então não tente ater-se somente a denominações mas sim o que tu acha que irá te evoluir como pessoa.

Link to comment
Share on other sites

sjaojsoajsoajosoajs, exato, quem lida com magia sabe que a materia fisica transcende a espiritual, aterea, ectoplasmática e afins, então pra que se preocupar com algo tão banal? tufo bme que dinheiro é necessário, mas nenhum magista ou bruxo que se preste iria fazer o paelão de ir lá e usar de dons que foram dados para outros meios, para ganhar um premio, além disso, teriam consequencias ;D. Creio que bruxos não o fariam pela lei triplice, e os magistas por que querem direcionamento de enrgia e não notas, e projetores estão ocupados demais amparando amigos perdidos ^_^

Link to comment
Share on other sites

Serra,

sua pergunta também me atormenta, "por que?"

Tudo é tão pratico *. Poderiam ganhar esse desafio facilmente e acabar com o ceticismo de muita gente.

Vamos convidar Jamed Randi para uma visita a um centro espírita. hehehe

Mas duas coisas me vêem a cabeça:

- As pessoas tem o direito de não acreditar. (?)

- Teoria da Conspiração Espiritualista: Será que esse desafio não é protegido por magos negros ou interesses maiores?

Quem sabe um dia alguem não ganhe esse desafio.

OBS:

* meu cético pai me desafiou a achar um objeto que ele escondeu, estou tentando sair ainda pra achar.

Link to comment
Share on other sites

Como o colega disse que não é pra confundir a magia com o ocultismo, acho isso um pouco deturbado, ja que muuitos ocultistas ou viram magistas, ou bruxos quando conseguem desenvolver bem suas faculdades ocultas, então não tente ater-se somente a denominações mas sim o que tu acha que irá te evoluir como pessoa.

Eu estou fazendo uma mistura por enquanto.

Acho as duas coisas bem semelhantes, talvez o bruxo vá um pouco "além" fazendo magias evocações etc e o ocultismo estude e comprove seus estudos.

Logo:

Ocultista: pesquisador e praticamente dos assuntos espirituais

Bruxo: um ocultista que manipula bem as energias e entidades e cultiva conhecimentos mais voltados pra integração com a natureza.

Se estiver errado alguem me corrija

Gostei disso: http://www.iot.org.br (magia do caos)

Link to comment
Share on other sites

Pflood, não posso te garantir certeza nos conceitos, obvio, cad aum tem sua visão e tudo mais, como tu disse, sim, estão extremamente ligadas, ja que as duas lidam com a manipulação de energias, a diferença que fazem surgir as duas denominações se dá dos propositos de cada um, o magista tem como proposito um crescimento proprio, do seu self, isso é ele foca todo o conhecimento da manipulação de energia para o proposito dele, não encares como egoísmo, é o que todos devem fazer, com uma pitada de consciencia coletiva né, ja que vivemos com outras sabedorias ao nosso redor, e o Bruxo em si, se preocupa, como a natureza é um ser energético, ele usa energias pranicas, não somente pranicas, mas, tudo é voltado a Deusa e o Deus como foco, o pai e mãe, assim se tornam seres regidos por deidades, panteões e afins. Se tu pegares um livro de bruxaria tu vai ver que toda a natureza é tratada como algo unido e coletivo, divino, uma criação do casal divino, que nós moramos em nosso pai ja que ele é a natureza e a selvageria, e tudo mais, a Bruxaria trata tudo como um ser ao qual estamos conectados pela nossa energia eterna. Já os magistas são mais como posso dizer, cientificos, não cientificos criticos se é que me entendes, mas tratam tudo como energia, como algo real e ao nosso alcançe, explica sobre dimensões com as materias, com o vibrar das moleculas e particulas, eles estudam até a ultima parte e a usam para criar algo, modificar, direcionar, assim se tornam habeis manipuladores. É enormemente dificil a distinguição dos dois ja que utilizam-se quase das mesmas tecnicas, tanto é que tu podes ver, é Magia do Caos, não Bruxaria, entende? Por isso dentro da Bruxaria existem tradições, e no magismo, tipos de manipulações e porpositos a mesma, é algo interessante de se estudar, digo por que tem muitas questões éticas, de manipulações, tem muitos grupos, muitas energias, é muuuito complexo tais materias, assim como a Projeciologia, se tu fores ver, tem que ter conhecimento de quais corpos tua alma habita, quais dimensões tu queres ir, quais serem existem em tais dimensões, qual teu porposito pra fazer a projeção, se tu tem capacidade suficiente, se tu consegue te doar pela causa, é muuuita coisa, só de todos aqui estarem tentando discutir o tema que for, perguntando, questinando, respondendo ja criam conceitos na mente antes de adentrarem este vasto mundo energético e vibrante *---*

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...