Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

[OFF] O Diabo..


Recommended Posts

Boa noite!

Tópico interessante! :D

Lúcifer, Satanás, "Coisa Ruim", Diabo, seja lá qual for o nome a ser considerado é um ser criado pela igreja católica, pelo menos na minha perspectiva. E acho que a Lúcifer e a sua história foram as criações mais interessantes e belas da igreja.

Durante a inquisição, durante a caça às bruxas, a igreja católica ambicionava o poder religioso, queria controlar não só a vida das pessoas, mas domar e paralisar completamente o intelecto - conseguiram com sucesso, mas as coisas foram mudando com o tempo, a liberdade se desenvolveu, ainda bem.

A igreja católica precisava de um castigo para aqueles que desrespeitassem os dogmas, cometessem pecado, tentassem viver fora da prisão intelectual imposta, então a igreja criou um lugar horrendo, terrível, com fogo, sofrimento e para completar uma entidade devastadora: o Diabo. E nada melhor do que humanizar o castigador (Diabo) para aproximá-lo das pessoas: surgiu a história do anjo revoltado.

Só faltava uma imagem do Diabo que impusesse respeito e medo, então aproveitaram a imagem do Deus Cernunnos, deus pagão, aproveitando para usar isso contra os pagãos, as bruxas e movimentar crentes na caça e na condenação de pessoas que ousavam pensar por si próprios e que tinham uma religião diferente apenas. Triste mas real. Uniram o conveniente e o necessário.

O Diabo sobreviveu até hoje e não foi por acaso. Entretanto, não acredito no Diabo em si, embora a crença de muitos unida possa criar uma energia semelhante a personalidade do Diabo divulgado pela igreja católica durante anos.

Acredito na energia de alguém que julgado pela igreja católica, preferiu ser castigado pensando por si próprio, lutando por suas crenças e pelo seu intelecto ao invés de se submeter a lavagem e prisão psicológica. As bruxas e outros que lutaram pelas suas ideias são o Diabo da igreja católica, as pessoas que se revoltaram a uma tentativa de paralisação intelectual e eu tenho orgulho dessas pessoas, aplaudo cada uma de pé. Aplaudo esse "Diabo".

Não acredito na conspiração posta em causa, mas acredito que não se trate nada mais, nada menos de um instinto humano por manipulação, atenção e poder.

Atenção que não estou condenando nenhuma religião, nem possuo uma, apenas expressando a minha opinião baseado em fatos históricos.

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão não tem fim... rsrs... e não tem VERDADE ABSOLUTA!

Pelo menos não para os seres encarnados aqui na Terra, ou seja, cada encarnado tem a sua visão, que por sinal é muuuuuuuuuuito limitada!

Eu, particularmente, não me prendo muito a isso, tenho minha opnião, mas prefiro pensar mais no AMOR... rsrs..

Gostaria apenas de compartilhar a visão Gnóstica sobre o Demiurgo.

A todos! Abraços!!

Paz!

Retirado do Wikipedia

Segundo os Gnósticos, esta entidade seria o Deus do Velho Testamento da Bíblia. Este ente tem a arrogância típica dos que se acham onipotentes. Criador de tudo que conhecemos, acha que todos devem curvar-se a sua divindade: "Não terás outros deuses diante de mim" é seu lema.

No mito Gnóstico o Demiurgo foi gerado pelo eon Sophia após sua queda. Ao ser gerado, criou o mundo material com o objetivo de aprisionar e governar as partículas divinas provenientes de sua mãe (Sophia) na matéria.

Querendo que as Almas do Mundo sejam livres, Sophia rebela-se contra o Demiurgo, e o verdadeiro Deus Inefável envia aos homens o seu filho mais querido, o eon Christós ou Cristo que desce ao mundo material com o objetivo de transmitir a "Gnosis" (conhecimento) às Almas para que elas tenham consciência de sua parcela divina e partam para o Pleroma libertando-se do jugo do Demiurgo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...