Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Vingança...


Recommended Posts

Oi gênti..

Eu tava dando uma pensada...

Quando alguém faz algo errado que não gostamos...

Por exemplo, xêga um cara e corta meu braço fora. Aí eu fico puto da vida e me vingo, corto o dele tbm(o braço hein!!! :roll: ).

Isso foi correto ou incorreto?

Pois se pensarmos bem, isso serviu de lição para o cara que cortow meu braço, mas foi algo mto ruim pra mim, pois nao é certo cortar o braço das pessoas.

E se eu apenas deixasse pra la, e agisse como Chiquito Xavier...responder o mal com o bem, ele poderia continuar por aí cortando braços sem nem ligar pro meu perdão e tals...

E se eu cortasse o dele.... poderia adiantar o aprendizado/arrependimento dele, que provavelmente só viria quando ele fosse pru umbral.

Mta gnte vai discordar de certas afirmações, e até me xamar d louco, idiota(...) mas qro lembrar q não sou a favor de vingança(na maioria dos casos), porém são hipóteses e questões a serem pensadas... :mrgreen:

Mas e aê? Vingança é bom ou ruim???

Yin-Yang-723372.jpg

Abraços! :)

Link to comment
Share on other sites

Pois é... eu tb concordo plenamente q vingança não é bom.

Não acho q cortando o braço do cara, ele aprendeu alguma lição. Aliás, qdo alguém faz algo ruim pro outro, esse alguém já sabe que virá o troco... Vc viu como vira um ciclo viciante de vingança?

Mas vc não é louco não... ;) , esse exercicio de saber como reagir frente aos fatos que acontecem as nossas vidas são difíceis mesmo. Esse exemplo que vc deu, de repente, é fácil de responder, mas às vezes a gente não sabe se nossa reação no momento foi por vingança ou por querer dar uma lição no outro para não se repetir o mesmo erro...

Muita Paz e Luz !! Ah, e muito Amor tb !!! :D

Link to comment
Share on other sites

O que é o certo?

E o que é o errado?

O Certo e o errado existem em suas interpretações,não em si mesmas.

Porque vc acha bom pedoar e errado se vingar?

A realidade é essa ou interpretação sua?

Segundo sua analogia,quem está certo e porque?

O que cortou o braço é mau?

Ele devia ter um motivo muito bom pra fazer isso,talvez porque foi criado em um meio desequilibrado ou por causa de um trauma,são vários os motivos...um deles pode até ser de vidas passadas,vc pode ter feito um mal pra ele e agora tá voltando!Nesse caso ele não é "mau",só esta agindo de acordo com a "lei da causa e efeito" e esse ciclo ira continuar até que um de vcs mude a polaridade.

O que perdoou é bom?

Muitas vezes perdoei amigos por me tratarem com desrespeito,sempre tinha um pra botar pilha:"Pô cara,tu é maior otário,o muleque te xinga e vc não faz nada...ah se fosse comigo..."

Pra eles eu estou errado por perdoa-lo,eu sou o idiota/otário.

[...]

Gente,não pensem que sou radical :lol: ,só to querendo mostrar todos os lados que uma situação pode ter ;)

Como dizia Shakespeare

"Por mais delicada e frágil que seja uma situação,sempre existe dois lados."(bom/ruim ou certo/errado)

"Ou nós controlamos nossos atos ou eles nos controlarão,mas lembre,somos responsáveis por nós mesmos"

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Vou usar as palavras de Napoleão Bonaparte

"o eleito é escolhido por Deus, o escolhido não é eleito por deus, o Eleito faz o bem pelo bem, o escolhido póde fazer o mal pelo bem, eu foi o escolhido, Jesus foi o eleito."

Ou seja, no nosso orbe ainda é preciso o mal para aparecer o bem, o mal para lapidar e pessoas vivarem boas, mas é possivel também pelo bem.

Link to comment
Share on other sites

Deixe a léi do taliâo"Olho por olho.Dente por dente" p/ os ignorantes e pobres de espíritos.O planeta gevoluiu mto e logo mais vai haver a seleção p/os futuros candidados a mesma situaçao de Capela.

"Chiquito" xavier.. :o

kkk

posso ser sincero? ainda não consigo sair do olho por olho, dente por dente.. até mesmo porque as leis do Brasil não punem do jeito certo.. não dão "lições" morais pra tentar corrigir as pessoas.. enfim, quando me fazem mal moralmente, eu deixo pra lá. mas quando atentam contra minha vida, minha família, sinceramente, é 1 olho por um corpo inteiro. se é que entenderam a analogia. Mas estou tentando evoluir e ser mais tolerante e menos vingativo. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Não tente ser bom, seja consciente. aqui vai um texto muito bom falando sobre odio e amor.

Amor e meditação

"........O ódio existe com o passado e com o futuro, enquanto o amor não precisa nem de passado nem de futuro. O amor existe no presente. O ódio tem uma referência no passado. Alguém abusou de você ontem e você está carregando isso como uma ferida, como uma ressaca. Ou pode ser que você esteja com medo de que alguém vá abusar de você amanhã, um medo, uma sombra de medo. E você já começa a se aprontar, começa a se preparar para ir de encontro à situação.

O ódio existe com o passado e com o futuro. Você não pode odiar no presente. Tente e você se sentirá completamente impotente. Tente isso hoje: sente-se em silêncio e odeie alguém no presente, sem qualquer referência ao passado ou ao futuro... você não consegue fazer isso. Isso não pode ser feito. Pela própria natureza das coisas, isso é impossível. O ódio só pode existir se você se lembrar do passado - esse homem fez alguma coisa com você ontem - aí o ódio é possível. Ou esse homem vai fazer alguma coisa com você amanhã - aí também o ódio é possível. Mas se você não tiver qualquer referência com o passado ou com o futuro - esse homem nada fez a você e nem vai fazer, esse homem está simplesmente sentado ali. Como você pode odiar? Mas você pode amar.

O amor não necessita de qualquer referência. Essa é a beleza do amor e a liberdade do amor. O ódio é uma escravidão. O ódio é uma prisão imposta por você a si mesmo. E o ódio cria ódio, o ódio provoca ódio. Se você odeia alguém, você está criando ódio no coração daquela pessoa contra você mesmo. E todo o mundo existe em torno do ódio, da destruição, da violência, da inveja, da competição. As pessoas estão cada qual atracadas no pescoço umas das outras, ou de verdade, na ação, ou pelo menos na mente. Em seus pensamentos todo mundo está matando, assassinando. É por isso que nós criamos um inferno em cima desta linda terra, que poderia ter se tornado um paraíso.

Ame e a terra se torna um paraíso novamente. E a imensa beleza do amor é que ele é, sem qualquer referência. O amor brota em você, sem qualquer razão. É a sua felicidade transbordando, é o seu coração compartilhado. É o compartilhar da canção do seu ser. E compartilhar é um ato tão cheio de alegria, que a pessoa compartilha. Compartilhar por ser bom compartilhar, por nenhum outro motivo.

Mas o amor que você conheceu no passado não é o amor do qual Buda está falando ou que eu estou falando. O seu amor nada mais é do que o outro lado do ódio. Então o seu amor tem referência. Alguém foi tão belo com você ontem, ele estava tão bom que você está sentindo um grande amor por ele. Isso não é amor. Isso é o outro lado do ódio. A prova disso é a referência. Ou alguém será bom para você amanhã, o jeito como ele sorri para você, o jeito como ele fala com você, o jeito como ele convidou você para ir à casa dele amanhã, ele será muito amável com você. E um grande amor desabrocha.

Esse não é o amor do qual Buda fala. Isso é ódio disfarçado em amor. É por isso que o seu amor pode se transformar em ódio a qualquer momento. Arranhe uma pessoa só um pouquinho e o amor desaparecerá e o ódio crescerá. Ele não é amor nem de raspão. Mesmo os chamados grandes amantes estão continuamente lutando, continuamente no pescoço dos outros, ranzinzas, destrutivos. E as pessoas pensam que isso é amor...

O seu amor não é realmente amor, ele é o seu oposto. Ele é ódio disfarçado em amor, camuflado como amor, exibindo-se como amor. O verdadeiro amor é sem referências. Ele não pensa sobre o ontem nem sobre o amanhã. O verdadeiro amor é um espontâneo jorrar de alegria em você... e o compartilhar isso... e derramar isso... pela simples alegria de compartilhar, sem qualquer outra razão, sem qualquer outro motivo.

Os pássaros cantando de manhã, esse cuco cantando lá longe... sem qualquer razão. O coração está simplesmente cheio de alegria e uma canção explode. Quando eu estou falando sobre o amor, eu estou falando sobre esse amor. Lembre-se disso. E se você puder entrar na dimensão desse amor, você estará no paraíso, imediatamente. E você começará a criar um paraíso na terra.

O amor cria amor, assim como o ódio cria ódio.

........O ódio nunca dissolve o ódio, a escuridão não pode dissolver a escuridão. Somente o amor dissolve o ódio, somente a luz pode dissolver a escuridão. Essa é a lei. O amor é luz, a luz de seu ser; e o ódio é a escuridão de seu ser. Se você estiver escuro por dentro, você vai sair lançando ódio por todos os lados. Se você tiver luz dentro, então você irá irradiar luz ao seu redor.

Ais dhammo sanantano...

Buda sempre repete isso. Essa é a eterna lei. Qual é a eterna lei? A que somente o amor dissolve o ódio, somente a luz dissolve a escuridão. Por que? Porque a escuridão em si mesma é apenas um estado negativo, ela não tem qualquer existência positiva. Ela não existe na verdade. Como você pode dissolvê-la? Você não consegue fazer coisa alguma diretamente com a escuridão. Se você quiser fazer alguma coisa com a escuridão, você terá que fazer com a luz. Traga a luz para dentro e a escuridão irá embora. Leve a luz para fora e escuridão entrará. Mas você não poderá trazer escuridão para dentro ou para fora diretamente, você não pode fazer coisa alguma com a escuridão.

Lembre-se de que você também não pode fazer coisa alguma com o ódio e essa é a diferença entre os professores da moral e os místicos religiosos. Os professores da moral seguem propondo a lei falsa. Eles propõem 'luta contra a escuridão, luta contra o ódio, luta contra a raiva, luta contra o sexo, luta contra isso, luta contra aquilo'. Toda a abordagem deles é 'luta contra o negativo', enquanto o verdadeiro e real mestre ensina a você a lei positiva: Ais dhammo sanantano, a lei eterna, 'não lute contra a escuridão'. E o ódio é escuridão, o sexo é escuridão, o ciúme é escuridão, a cobiça é escuridão e a raiva é escuridão.

Traga a luz para dentro...

Como a luz pode ser trazida para dentro? Torne-se silencioso, sem pensamentos, consciente, alerta, atento, desperto.... É assim que a luz é trazida para dentro. E no momento em que você estiver alerta e consciente, o ódio não será encontrado.Tente odiar alguém com consciência..... Esses são experimentos a serem feitos, não apenas palavras a serem entendidas, experimentos a serem feitos. É por isso que eu digo: não tente entender apenas intelectualmente, torne-se um experimentador existencial. Tente odiar alguém conscientemente e verá que isso é impossível. Ou a consciência desaparece e então você poderá odiar, ou, se você estiver consciente, o ódio desaparecerá. Eles não podem existir juntos. Não existe coexistência possível, a luz e a escuridão não podem existir juntas, porque a escuridão nada mais é que ausência de luz.

Os verdadeiros mestres ensinam a alcançar Deus, eles nunca lhe dizem para renunciar ao mundo. Renúncia é negativo. Eles nunca lhe dizem para escapar do mundo, eles lhe ensinam ir para Deus. Eles ensinam a você alcançar a verdade, não lutar contra as mentiras. E as mentiras são milhões. Se você for lutar contra elas, isso levará milhões de vidas e nada será alcançado. E a verdade é uma, e ela pode ser alcançada instantaneamente, neste exato momento é possível....

A vida é tão curta, tão momentânea... E você a está desperdiçando em discussões? Use toda a energia para meditação. É a mesma energia. Você pode brigar com ela ou você pode se tornar uma luz através dela...

Buda diz: Lembre-se, se você depende de seus sentidos, você permanecerá muito frágil, porque os sentidos não podem lhe dar força. Eles não lhe podem dar força porque eles não podem lhe dar uma base constante. Eles estão constantemente num fluxo, tudo está mudando. Onde você pode ter um abrigo? Onde você pode construir uma base?

Num momento esta mulher parece linda, num outro momento é uma outra mulher. Se você decidir pelos sentidos, você estará num constante caos, você não pode decidir porque os sentidos seguem mudando suas opiniões. Num momento uma coisa parece tão incrível, e num momento seguinte, ela é simplesmente feia, insuportável. E nós dependemos desses sentidos.

Buda diz: Não dependa dos sentidos, dependa da consciência. Consciência é alguma coisa escondida atrás dos sentidos. Não são os olhos que vêem. Se você for a um especialista em olhos ele irá dizer que são os olhos que vêem, mas isso não é verdade. O olho é apenas um mecanismo, através dele alguém vê. O olho é apenas uma janela e a janela não pode ver. Quando você se coloca diante de uma janela, você pode olhar para fora. Alguém que passa pela rua pode pensar: 'a janela está me vendo'. O olho é apenas uma janela, uma abertura. Quem está por trás dos olhos?

O ouvido não ouve, quem está por trás do ouvido? Quem ouve? Quem sente? Siga pesquisando isso e você encontrará alguma base, de outra forma, sua vida será apenas uma folha seca ao vento....

A meditação fará você desperto, forte e humilde. A meditação fará você desperto porque ela dará a você a primeira experiência de si mesmo. Você não é o corpo e você não é a mente. Você é pura consciência presenciando, testemunhando. E quando essa consciência que testemunha é tocada, um grande despertar acontece, como se uma cobra estivesse quieta enroscada e de repente desse um bote, como se alguém estivesse dormindo e tivesse sido chacoalhado e despertasse. De repente, há um grande despertar interno. Pela primeira vez você sente que você é. Pela primeira vez você sente a verdade de seu ser.

E certamente isso faz você forte, você não é mais frágil, não como uma árvore fraca que qualquer vento curva. Agora você se tornou uma montanha. Agora você tem uma base, agora você está enraizado, nenhum vento pode curvar a montanha. Você se torna desperto, você se torna forte e ainda, você se torna humilde. Essa força não traz qualquer ego para você. Você se torna humilde porque você se torna consciente de que a mesma alma que testemunha existe em todo mundo, mesmo em animais, pássaros, plantas, rochas. Essas são apenas maneiras diferentes de dormir. Algumas pessoas dormem para o lado direito, algumas pessoas dormem para o lado esquerdo e algumas pessoas dormem de costas... Essas são maneiras diferentes de dormir. Uma rocha tem sua maneira própria de dormir, uma árvore, uma maneira diferente de dormir, um pássaro, uma maneira ainda diferente. Mas são apenas diferenças nas maneiras e nos métodos de dormir. Fora isso, mais profundamente, no centro de todo ser, está o mesmo testemunhar, o mesmo Deus. Isso faz você humilde, por que mesmo diante de uma rocha você sabe que você não é ninguém especial, por que toda a existência é feita da mesma substância chamada consciência. E se você estiver desperto, forte e humilde, você se torna mestre de si mesmo....."

OSHO - The Book of the Books - Volume I

Palestras sobre O Dhammapada, de Gautama, o Buda

tradução: Sw.Bodhi Champak

Link to comment
Share on other sites

Nada justifica o mal. O bem deve prevalecer nos corações de cada um.

Se o cara cortou seu braço, ele está fazendo gerando karma para ele mesmo e vc deve usar o dom de Deus, o dom de perdoar e vc gerando dharma. E isso conta muito na balança da justiça cosmica, a unica justiça de deve temer, se vc viveu uma vida de karmas. A balança da justiça cosmica nunca falha.

Seja consciente, e faça o bem. "Vc não precisa gostar de alguem, mas como ser humano deve amá-lo."

Então perdoe e não guarde rancor e nem ira, dê o seu perdão sincero, isso só irá atrapalhar em sua obra divina. Não importa se o outro foi punido ou não nessa encarnação, nós não pertencemos a esse reino pertencemos ao reino de Deus e devemos voltar ao Pai.

Ame os outros, assim como ama a ti mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Concordo pontualmente com mtos a cima. mas tenho minhas proprias reflexoes a partir dessa discussão de bem/mal...

acho q essa divisão limita mto. acredito q dentro de cada um existem elementos "bons" e "ruins" considerados isoladamente. mas cada um de acordo com a sua maturidade decorrente das próprias experiencias sabe como usá-los. dentro de mim por exemplo existe uma mulher terrível e cruel. mas essa "maldade" é uma face oculta q só mostro pra assustar figuras q vem com claras intenções de prejudicar. mas essa maldade deles tbm existe dentro de mim, entende? se sou capaz de enxergar claramente maldade nos outros é porque algo em mim reflete. acho q isso é bom deixar claro pra não criar a ilusão de q existem pessoas exclusivamente boas e outras exclusivamente más.

essa questão da vingança e do perdão. acho os dois caminhos péssimos. responder alguem q te prejudicou com ódio ou amor. justificando... seria bom tentar combater os fatores q fizeram a figura te fazer o mal. ninguem prejudica alguem se não tem fatores q o levem a isso e q o tragam beneficios sociais/economicos/politicos...

ninguem roubaria se vivessemos numa sociedade sem classes, entende?

pra q vou ficar com raiva do cara q apontou uma arma e me levou a bolsa? eu nem sei q tipo de vida miserável ele levou pra chegar a esse extremo. outra mais importante: se estivesse no msm lugar o desespero da miséria talvez me levasse a isso? mas sei q enquanto existir miséria essa situação se repetirá.

outra coisa, não é pq sofremos q somos bons. o sofrimento é algo passivo, significa q vc é fragil apenas. tem um filosofo q diz q uma virtude só é virtude se testada. não adianta se dizer bonzinho se vc não dá a cara a bater pra lutar contra as coisas q trazem sofrimento p vc e outras pessoas. entenda as coisas e não as pessoas. =D

mas isso sou eu quem pensa, vc tira as conclusoes q quiser...

=D

adoro seus tópicos!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Concordo com o Donilo. O certo e o errado, a luz e a escuridão, o bom e o mau... Não temos lucidez suficiente para julgar com exatidão, nem somos cobrados para julgar. O objetivo não é julgar, mas interpretar e duvidar.

Por isso, vingar ou perdoar é uma questão profunda. Não basta dizer: "Vingar é mau e perdoar é bom". Obviamente a violência trará mais violência. Cada pessoa tem a sua história e a sua personalidade e procura fazer aquilo que sente que deve fazer. É procurando fazer o bem que fazemos o mau às vezes. Mesmo assim os conceitos se mantém muito relativos!

Por isso, se precisa se vingar, você acabará fazendo. Você agirá de acordo com o seu estado. As suas ações trarão consequências e as consequências trarão amadurecimento e mudança. Não cabe a nós julgar, cabe apenas viver. Não somos anjos ou santos, somos humanos. Ainda bem. :)

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Concordo com o Donilo. O certo e o errado, a luz e a escuridão, o bom e o mau... Não temos lucidez suficiente para julgar com exatidão, nem somos cobrados para julgar. O objetivo não é julgar, mas interpretar e duvidar.

Por isso, vingar ou perdoar é uma questão profunda. Não basta dizer: "Vingar é mau e perdoar é bom". Obviamente a violência trará mais violência. Cada pessoa tem a sua história e a sua personalidade e procura fazer aquilo que sente que deve fazer. É procurando fazer o bem que fazemos o mau às vezes. Mesmo assim os conceitos se mantém muito relativos!

Por isso, se precisa se vingar, você acabará fazendo. Você agirá de acordo com o seu estado. As suas ações trarão consequências e as consequências trarão amadurecimento e mudança. Não cabe a nós julgar, cabe apenas viver. Não somos anjos ou santos, somos humanos. Ainda bem. :)

Abraços! ;)

Melhor resposta do tópico. ;P

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Concordo com o Donilo. O certo e o errado, a luz e a escuridão, o bom e o mau... Não temos lucidez suficiente para julgar com exatidão, nem somos cobrados para julgar. O objetivo não é julgar, mas interpretar e duvidar.

Por isso, vingar ou perdoar é uma questão profunda. Não basta dizer: "Vingar é mau e perdoar é bom". Obviamente a violência trará mais violência. Cada pessoa tem a sua história e a sua personalidade e procura fazer aquilo que sente que deve fazer. É procurando fazer o bem que fazemos o mau às vezes. Mesmo assim os conceitos se mantém muito relativos!

Por isso, se precisa se vingar, você acabará fazendo. Você agirá de acordo com o seu estado. As suas ações trarão consequências e as consequências trarão amadurecimento e mudança. Não cabe a nós julgar, cabe apenas viver. Não somos anjos ou santos, somos humanos. Ainda bem. :)

Abraços! ;)

Melhor resposta do tópico. ;P

UP ;)

"Não somos anjos ou santos,somos humanos. Ainda bem."

Concordo plenamente...

"Nunca deixe o medo de errar impedir que você jogue"

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

mto bom... os posts contribuiram mto

o amadurecimento vem dos erros. nós todos estamos sujeitos a eles.

mas ser masoquista tbm não rola né?

não acho q a melhor forma de amadurecer seja através do sofrimento.

por isso q não acredito mto nisso de causa e efeitos naturais. acho q nós ideologicamente procuramos nos punir pelo q fazemos, pq a religiao q prevalece é a da culpabilização moral. nos fazem crer q aprendemos apenas pelo sofrimento, pela punição e não pelo erro em si.

assim como a criança q os pais pedem pra não encostar no ferro quente, ela vai lá encosta e se queima, mas os pais p mostrar q era errado o q ela fez dão um tapa na criança de castigo.

sei lá se foi um exemplo mto bom, mas sintetiza bem o q penso sobre punição =D

Link to comment
Share on other sites

se vingar e ruim mas nao se defender e pior nao fique dando uma de dalai lama nao se o cara te socar soca de volta nos nao podemos deichar os caras ruins ganhar ser bom nao e deichar fazerem tudo oq quizerem com vc e so abaichar a cabeça ser bom e lutar pelo q e certo mesmo q vc tenha q socar auguns fdps pelo caminho ja penso se quando o diabo se virol comtra deus ele tivece passado a mao na cabeça dele e dito eu te perdouo sim deus punil o diabo mas nao o matol acho q quando auguem vem e te faz augum mal vc deve punir essa pessoa pelo q ela fez

Nossaa :o

kkkkkk

"socar alguns fdps" :lol:

a parte de deus e o díabo teria sentido.. se alguém aqui acreditasse nele. :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que nós temos que arrumar um meio-termo entre a "não-vingança" e saber se impôr quando precisa.

Se a sua vida está em jogo, você não se defenderia? Será que tem tanta diferença entre matar e se deixar matar? Eu acho que precisamos, nesse sentido, saber usar a agressividade no ponto certo, não pra fazer mal à alguém, mas pra não deixar que nos façam mal! Eu penso assim pois não sou masoquista...

Quanto à agressão moral, do dia a dia, eu acredito que quase sempre encontramos uma forma de não nos afetarmos com isso, sem precisar usar de agressão, seja ela verbal ou física...

Tá aqui a minha opinião :)

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

se vingar e ruim mas nao se defender e pior nao fique dando uma de dalai lama nao se o cara te socar soca de volta nos nao podemos deichar os caras ruins ganhar ser bom nao e deichar fazerem tudo oq quizerem com vc e so abaichar a cabeça ser bom e lutar pelo q e certo mesmo q vc tenha q socar auguns fdps pelo caminho ja penso se quando o diabo se virol comtra deus ele tivece passado a mao na cabeça dele e dito eu te perdouo sim deus punil o diabo mas nao o matol acho q quando auguem vem e te faz augum mal vc deve punir essa pessoa pelo q ela fez

Nossaa :o

kkkkkk

"socar alguns fdps" :lol:

a parte de deus e o díabo teria sentido.. se alguém aqui acreditasse nele. :twisted:

Encontrou alguém que não acredita.

Sinceramente, concordo com o rfernandes. Somos seres humanos, logo temos fragilidades específicas mas também temos o auto-controle. Se formos agredidos, podemos agredir ou se calar e decidir ser diferente. Nós faremos aquilo que acharmos melhor e depois as consequências darão conta do resto e tiraremos as nossas lições.

Não acho a vingança negativa. Não acho a atitude passiva positiva. Acho positivo apenas a atitude de reflexão crítica da pessoa, quer ela se vingue ou seja passiva. Não interessa realmente o caminho que escolhe, todos darão em nós próprios. No fim nós ficamos cara-a-cara com nós próprios - destino igual. O importante é a forma como você irá se comportar ou mudar perante a sua própria imagem.

Por isso, vou dizer algo que talvez seja incomum em um fórum de espiritualidade: se a vingança se impor, você se vingará, se vingue. Se a consciência disser para ser passivo, seja. Só não seja conformista ou capacho das próprias emoções e/ ou do ego. Saiba se impor e pensar por si mesmo, lapidando a sua mente de forma saudável.

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

Encontrou alguém que não acredita.

Sinceramente, concordo com o rfernandes. Somos seres humanos, logo temos fragilidades específicas mas também temos o auto-controle. Se formos agredidos, podemos agredir ou se calar e decidir ser diferente. Nós faremos aquilo que acharmos melhor e depois as consequências darão conta do resto e tiraremos as nossas lições.

Não acho a vingança negativa. Não acho a atitude passiva positiva. Acho positivo apenas a atitude de reflexão crítica da pessoa, quer ela se vingue ou seja passiva. Não interessa realmente o caminho que escolhe, todos darão em nós próprios. No fim nós ficamos cara-a-cara com nós próprios - destino igual. O importante é a forma como você irá se comportar ou mudar perante a sua própria imagem.

Por isso, vou dizer algo que talvez seja incomum em um fórum de espiritualidade: se a vingança se impor, você se vingará, se vingue. Se a consciência disser para ser passivo, seja. Só não seja conformista ou capacho das próprias emoções e/ ou do ego. Saiba se impor e pensar por si mesmo, lapidando a sua mente de forma saudável.

Abraços! ;)

Caraca Rafael,tá com "bala na agulha" ein.. :lol:

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

pou vo postar de novo teve gente q nao curtiu meu exemplo de deus e o diabo vo da outro entao imagine se quando hitler tivece atacando todo mundo na segunda guerra mundial ai aquelas pessoas q nao queriam q aquela barbaridade acontecesse as pessoas q lutaram contra aquele tirano (fdp) imagina se essas pessoas ao invez de pegarem em suas armas e lutarem tivecem sentado e refletido

-pou violencia so gera violencia vamos comverçar com aquele tirano (fdp) talvez ele intenda e pare a guerra.

simplesmente ele teria ganhado a guerra ja q as pessoas boas as q queriam impedir aquilo so ficaram na converça e nao lutaram pelo q e certo e como aquele ditato: "quando um nao quer o outro te soca".

Não quero ser advogado do diabo, mas gandhi revolucinou a índia e a libertou dos ingleses, sem dar um beliscão sequer.. pelo contrario.. só apanhou assim como os seguidores dele, e fez greve de fome.. acabou conseguindo o que quis com a não-violência..

Link to comment
Share on other sites

pou vo postar de novo teve gente q nao curtiu meu exemplo de deus e o diabo vo da outro entao imagine se quando hitler tivece atacando todo mundo na segunda guerra mundial ai aquelas pessoas q nao queriam q aquela barbaridade acontecesse as pessoas q lutaram contra aquele tirano (fdp) imagina se essas pessoas ao invez de pegarem em suas armas e lutarem tivecem sentado e refletido

-pou violencia so gera violencia vamos comverçar com aquele tirano (fdp) talvez ele intenda e pare a guerra.

simplesmente ele teria ganhado a guerra ja q as pessoas boas as q queriam impedir aquilo so ficaram na converça e nao lutaram pelo q e certo e como aquele ditato: "quando um nao quer o outro te soca".

Não quero ser advogado do diabo, mas gandhi revolucinou a índia e a libertou dos ingleses, sem dar um beliscão sequer.. pelo contrario.. só apanhou assim como os seguidores dele, e fez greve de fome.. acabou conseguindo o que quis com a não-violência..

Gandhi foi uma pessoa controlada capaz de controlar e gerir a sua mente. A violência que ele conteve, que ele evitou, foi a violência que ele e os seus seguidores sofreram. As coisas fluem na história sempre às custas de uma atitude, seja ela qual for. Optar por vingança ou por não vingança, a violência poderá existir de qualquer forma, nem que seja uma violência contra si próprio, como conter a raiva e senti-la massacrar ou conter um sentimento forte que deseja se manifestar pela vingança.

Não defendo a vingança, nem a atitude passiva, estou apenas refletindo. Acho que o que importa é a pessoa manter a mente desperta para avaliar as suas escolhas e ir mudando e se aperfeiçoando com o tempo. E se não cometermos um erro ali, provavelmente cometeremos em outro momento. A ideia não é exigir a perfeição, mas identificar a imperfeição, encontrar os erros e os acertos, fazer um balanço e aprender com eles.

Logo, acredito que tudo se trata de aprendermos com nós mesmos na relação com o mundo exterior e as outras pessoas.

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

È amigo,as vezes também me pergunto essas coisas.Mas vingança não é justiça,você pode até afetar alguém mas o primeiro a ser afetado será vc mesmo,então se vingar não é inteligente.Existe a lei de causa e efeito e um dia a tal pessoa que "adora cortar braços" vai receber sua lição,não por vingança,mas por necessidade de aprender,logo isso não cabe a nós.È preciso sair desse círculo vicioso,não porque é bonitinho,mas porque é inteligentinho ! :lol:

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

È amigo,as vezes também me pergunto essas coisas.Mas vingança não é justiça,você pode até afetar alguém mas o primeiro a ser afetado será vc mesmo,então se vingar não é inteligente.Existe a lei de causa e efeito e um dia a tal pessoa que "adora cortar braços" vai receber sua lição,não por vingança,mas por necessidade de aprender,logo isso não cabe a nós.È preciso sair desse círculo vicioso,não porque é bonitinho,mas porque é inteligentinho ! :lol:

Abraço.

Concordo. E só uma observação: "Mas vingança não é justiça (...)", porém as consequências que a vingança ou a não-vingança trará permite o indivíduo mudar, aprender e lapidar a si próprio.

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...