Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dúvida: Morte cerebral e doação de órgão


Recommended Posts

Olá amigos...

Vendo uma propaganda esses dias sobre doação de órgãos me veio uma dúvida.. quando uma pessoa já se encontra com morte cerebral e é comprovado que não há mais nada a fazer, é decidido fazer a doação de órgãos; minha dúvida é: nesse estágio que a pessoa se encontra, o psicossoma ainda está dentro dela? E o cordão de prata ainda está ligado não é? Mas e quando retiararem os órgãos, o cordão se rompe automaticamente? Aí me vem outra questão (uma coisa acaba puxando a outra), no fato de tirar os órgãos quando ainda se tem vida, não seria isso, de alguma maneira, tirar a vida da pessoa?? Sou a favor da doação de órgãos, mas nunca havia pensado nisso relacionado a espiritualidade..

Desculpem se falei alguma asneira.. aí por favor me corrijam!!!

Agradeço a todos desde já!!

Forte abraço e muitz luz!

Link to comment
Share on other sites

Quando algo assim acontece (paralisia cerebral, demência, etc) é porque tem que acontecer, mesmo. O cara ainda tá vivo, só não consegue se expressar. Deve ser uma coisa bem chata, mas se acontece, é porque é necessário. O cordão de prata só seria rompido se a pessoa morresse. E não existe nenhum caso em que se deva tirar a vida de uma pessoa! Exceto os casos em que a pessoa já vai morrer e não tem jeito. ;)

Link to comment
Share on other sites

Olá svedese01, obrigada pelo seu comentário amigo..

Breno.. eu acredito que não faça mal não.. pois somos espíritos.. e nosso corpo físico é apenas um veículo temporário.. penso ser uma grande atitude de nossa parte.. pois podemos ajudar alguém..

Vamos aguardar se o povo sabe mais alguma coisa né?!

Forte abraço e muita luz!!

Link to comment
Share on other sites

Olá Amanda, tudo bem?

Quando acontece Morte Cerebral o psicossoma pode estar fora do corpo físico, ou não. Não existe regra. A pessoa pode estar 'passeando' pelo astral, amparada por espíritos de luz, consciente ou inconsciente.

Quando ocorre a falta de oxigenação no cérebro, se não me engano chamada hipóxia (corrijam-me), pode ocorrer o que chamamos de EQM (Experiência Quase Morte), e ai a pessoa tem essa experiência fora do corpo, onde encontra entidades que vão auxilia-la para um processo de desencarne, ou não, vai depender se ela precisa realmente desencarnar.

Geralmente Morte Cerebral, Coma, e outros, fazem com que a pessoa tenham experiências fora do corpo.

No caso de retirar os orgãos, não tenho certeza, mas creio que isso é o que de fato faria o cordão de prata se romper. Mas não vejo isso como "homicidio", e sim como algo que deveria acontecer.

Espero ter lhe ajudado.

Deus é contigo!

Paz e Luz!

Link to comment
Share on other sites

Quando algo assim acontece (paralisia cerebral, demência, etc) é porque tem que acontecer, mesmo. O cara ainda tá vivo, só não consegue se expressar. Deve ser uma coisa bem chata, mas se acontece, é porque é necessário. O cordão de prata só seria rompido se a pessoa morresse. E não existe nenhum caso em que se deva tirar a vida de uma pessoa! Exceto os casos em que a pessoa já vai morrer e não tem jeito. ;)

Na verdade existem mortes que o perispirito e o cordão de prata são retirados um pouco antes do acidente fatal, algumas pessoas quando iam queimadas na época de inquisição não sofreram dor alguma, quando tacaram o fogo no corpo delas, o cordão de prata foi cortado rapidamente para não ter dor, agora se a pessoa merece sofrer aquilo já é outro caso, só dei o exemplo para dizer que é possivel sim não sentir nada.

Grande abraço

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Se houver morte cerebral, acabou. Não acabou a existência, mas acabou a vida - morreu definitivamente. O cérebro é o órgão principal para a vida no corpo físico, se ele morre, o corpo físico morre. A questão de utilizar máquinas que mantenham os órgãos em funcionamento, nem se põe porque os órgãos estariam funcionando de forma artificial, ou seja, o corpo está já naturalmente morto - podemos dizer que as máquinas estão vivas, rsrs.

E quando o corpo físico morre, o cordão de prata se rompe. Uma vez rompido, uma encarnação é completada. O psicossoma se comportará em função do fluxo energético-consciencial da pessoa, podendo se prender perto do corpo físico morto, ou indo para um outro lugar. Por isso, pode retirar os órgãos e colocá-los para doação. A pessoa não precisará mais deles, mas a vida de muitas outras depende da doação. Preservar a vida a partir da morte, sem haver homicídio ou assassinato, não deve ser algo negativo.

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

O termo Morte Encefálica se aplica a condição final, irreversível, definitiva de cessação das atividades do Tronco Cerebral. O Tronco Cerebral é constituido pelo Mesencéfalo, Ponte e Bulbo. É a porção mais nobre e antiga do Encéfalo (formado pelo Tronco encefálico mais Cérebro e Cerebelo) Portanto, este termo é muito mais adequado que "Morte Cerebral".

No Tronco cerebral localiza-se diversas estruturas responsáveis pelas nossas funções vitais (controle de Pressão arterial, atividade cardíaca, respiratória e nível de consciência)em resumo, é o que nos mantem vivos. A lesão do mesmo é a via final de qualquer agressão ao encéfalo (isquêmica, anoxica, metabólica). Não necessariamente é causado por um problema primário do encéfalo.

Morte encefálica foi um avanço no conceito de Morte, foi cientificamente definido e aceito por todas as religiões como cessação da vida, suplantando o antigo conceito de morte cardíaca. Para entender, de forma prática, basta termos em mente que uma parada cardíaca, nas condiçoes adequadas, pode ser prontamente revertida. Já o mesmo não acontece com a atividade do tronco cerebral.

Olha, sabe-se que um mero bloqueio no fluxo energético causa doenças que vão se intensificando com o tempo, podendo chegar a causar morte. Mesmo que a nossa medicina atual e as religiões declarem os casos de morte cerebral como morte (ao pé-da-letra), eu acho que ainda haja um espírito ligado àquele corpo. Se não, como poderia aquele corpo manter as funções biológicas ativas? Mesmo que seja com o uso de máquinas, como poderia, um corpo, se manter sem um espírito? Os sistemas, órgãos e até mesmo as células não deveriam começar a trabalhar defeituosamente até pararem, lentamente? :?

De qualquer maneira, eu acho melhor pedir o auxílio de algum médium sério, que já tenha muito tempo de experiência com trabalhos para a espiritualidade, para ter certeza se tem, ou não, um espírito alí, ainda. :geek:

Link to comment
Share on other sites

Esse tópico me lembrou aquele filme... "E se fosse verdade" (vcs já viram)... é mto interessante... é uma comédia romantica mas aborda exatamente esse tema... "Elisabeth" está em coma no hospital e a única pessoa q pode vê-la é um homem depressivo q mora em seu apartamento... e c/ ajuda dele (q faz ela ter consciencia do estado em q está) tentam evitar q desliguem o aparelho q a faz respirar!

Como no filme.... acredito q o espírito vaga por aí nesses casos, ainda ligado ao corpo, talvez sem consiencia de tal situação!

Quem não viu o filme vale a pena ver... é divertido!

Link to comment
Share on other sites

Esse tópico me lembrou aquele filme... "E se fosse verdade" (vcs já viram)... é mto interessante... é uma comédia romantica mas aborda exatamente esse tema... "Elisabeth" está em coma no hospital e a única pessoa q pode vê-la é um homem depressivo q mora em seu apartamento... e c/ ajuda dele (q faz ela ter consciencia do estado em q está) tentam evitar q desliguem o aparelho q a faz respirar!

Como no filme.... acredito q o espírito vaga por aí nesses casos, ainda ligado ao corpo, talvez sem consiencia de tal situação!

Quem não viu o filme vale a pena ver... é divertido!

Ótima indicação, Luna! :D

Eu já tinha visto esse filme, mas na época eu nem era ligado aos assuntos espirituais como sou hoje. :roll:

Entre a morte cerebral e o coma existem diferenças drásticas. Por isso eu não tenho certeza de que o espírito continue ligado ao corpo. :roll: Olha só:

Coma X Morte cerebral

Pacientes que sofrem morte cerebral não estão em coma. Os pacientes em coma podem ou não progredir para uma morte cerebral. O cérebro é um órgão muito complexo. É o cérebro que controla não apenas o processo de pensamento de um indivíduo e movimentos voluntários, mas controla movimentos involuntários e outras funções vitais do corpo. Estas funções incluem audição, olfato, sensos visuais e táteis, regulamento de temperatura corporal, pressão sanguínea, respiração e o coração. O cérebro também produz hormônios para controlar funções de órgãos individuais. Um bom exemplo é a produção do cérebro de hormônio anti-diurético (ADH). Este hormônio é produzido para concentrar a urina nos rins.

Os pacientes em coma podem estar em coma profundo ou podem sobreviver em o que chamamos "estado vegetativo". A diferença entre estes dois grupos é que um paciente de coma profundo normalmente requer cuidado hospitalar, enquanto um paciente em estado vegetativo pode ser liberado à família para cuidado de casa. Já os com morte cerebral, não poderão emitir nenhum impulso elétrico, o que o paciente em coma pode vir a fazer.

Por isso eu acho melhor pedir ajuda a algum sensitivo sério e experiente pra identificar se há ou não, realmente, algum espírito ali, antes de tomar alguma decisão séria como desligar aparelhos e doar órgãos vitais. ;)

Link to comment
Share on other sites

Se houver morte cerebral, acabou. Não acabou a existência, mas acabou a vida - morreu definitivamente. O cérebro é o órgão principal para a vida no corpo físico, se ele morre, o corpo físico morre.

O cérebro não é o orgão principal pra vida, e sim o coração.

A morte só ocorre quando o coração para, o sangue não é mais pulsado para as veias e artérias. E ai o cordão de prata se rompe, e acontece o desencarne.

Na morte cerebral o coração ainda tem vida, ainda bate, ainda pulsa. Os orgãos ainda funcionam. Apenas o cérebro parou.

Então o espírito ainda está ligado a matéria, vagando pelo astral, consciente ou inconsciente.

É isso.

Abraços!

Paz e Luz

Link to comment
Share on other sites

Concordo, Monhosz. :)

Morte encefálica foi um avanço no conceito de Morte, foi cientificamente definido e aceito por todas as religiões como cessação da vida, suplantando o antigo conceito de morte cardíaca. Para entender, de forma prática, basta termos em mente que uma parada cardíaca, nas condiçoes adequadas, pode ser prontamente revertida. Já o mesmo não acontece com a atividade do tronco cerebral.

Mesmo que as religiões e nossa ciência atual considerem que a morte cerebral tenha suplantado a morte cardíaca, eu não vejo como um corpo poderia se manter ativo sem um espírito ligado a ele. ;)

Link to comment
Share on other sites

Se houver morte cerebral, acabou. Não acabou a existência, mas acabou a vida - morreu definitivamente. O cérebro é o órgão principal para a vida no corpo físico, se ele morre, o corpo físico morre.

O cérebro não é o orgão principal pra vida, e sim o coração.

A morte só ocorre quando o coração para, o sangue não é mais pulsado para as veias e artérias. E ai o cordão de prata se rompe, e acontece o desencarne.

Na morte cerebral o coração ainda tem vida, ainda bate, ainda pulsa. Os orgãos ainda funcionam. Apenas o cérebro parou.

Então o espírito ainda está ligado a matéria, vagando pelo astral, consciente ou inconsciente.

É isso.

Abraços!

Paz e Luz

Boa noite!

Sim, eu sei que os órgãos continuam a funcionar e que o coração é um órgão principal, mas se você "perder" o cérebro os órgãos funcionaram sem a sua mente desperta no comando. Para mim é um estado de morte.

Se for o caso, aguarda a morte e depois retira os órgãos.

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

Se houver morte cerebral, acabou. Não acabou a existência, mas acabou a vida - morreu definitivamente. O cérebro é o órgão principal para a vida no corpo físico, se ele morre, o corpo físico morre.

O cérebro não é o orgão principal pra vida, e sim o coração.

A morte só ocorre quando o coração para, o sangue não é mais pulsado para as veias e artérias. E ai o cordão de prata se rompe, e acontece o desencarne.

Na morte cerebral o coração ainda tem vida, ainda bate, ainda pulsa. Os orgãos ainda funcionam. Apenas o cérebro parou.

Então o espírito ainda está ligado a matéria, vagando pelo astral, consciente ou inconsciente.

É isso.

Abraços!

Paz e Luz

Bom dia amigos,

Bom.. Interessante teoria. Mas veja bem.

Porque o coração seria o órgão principal? Tudo bem. Entendo que se ele parar, o sangue deixa de fluir para os órgãos levando a pessoa à morte física.

Mas o coração pode ser substituído por outro que funcionará tão bem quanto o anterior ou não. Funcionando bem ou não, mas outro pode ocupar seu lugar.

Agora, o cérebro não pode. Tentem imaginar um transplante de cérebro?

Em minha opinião, o cérebro é o principal órgão. Mas o fato dele ser o principal não faz dos outros menos importantes. Cada um tem seu papel, afinal a máquina humana é um sistema.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...