Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Projeção pela ótica espírita?


Recommended Posts

Olá pessoal, boa tarde!

Eu e a minha esposa fomos assistir hoje uma palestra sobre mediunidade.

Não mencionarei título do evento ou nomes por motivos éticos.

Muito boa a palestra. Realmente fruto de muito conhecimento do palestrante.

No intervalo da palestra, falei a ele que estava fazendo o curso de projeção astral e que já estava sentindo o meu frontal e também percebendo "talvez" presenças diferentes durante o estado hipnagógico.

Ele me falou que não deveria continuar o curso, pois existem certos riscos de praticar a projeção ou como ele também fala, desdobramento, pois fora dos conhecimentos do espiritismo ou sem possuir uma pré-disposição espiritual cármica para projetar, poderão haver repercussões e reflexos negativos.

Segundo venho lendo, na projeciologia, esta prática pode ser feita sem nenhum problema desde que seguindo orientações de pessoas mais experientes e preparadas, independente de doutrinas ou religiões.

Fala-se, de que todos podem projetar pois a projeção astral não é uma dádiva mais sim

o resultado de uma série de exercícios pessoais.

Concordam?.

Abraços e muita paz,

André Drumond

Link to comment
Share on other sites

Todos nós nos projetamos André. Alguns com lucidez, outros semi-lúcidos, outros robotizados e alguns que somente pairam sobre o corpo durante o sono. Já é cientificamente comprovado que se você fica sem dormir por mais de 2-3 dias, o seu corpo começa a perder energia e você morre. Agente sai do corpo como uma forma natural de recarregar nossa energia do corpo espiritual.

Concordo em sempre buscar a projeção com maturidade, conhecimento e ajuda de pessoas mais experientes. Infelismente tem muitas pessoas que brincam com este tema de projeção, mas é algo muito sério. Nem todo mundo esta preparado p/ sair do corpo, muitos de nós não tem ainda idéia do que realmente existe do outro lado, pergunte aos projetores mais experientes se eles não tomam sustos até hoje...

Concordo também em dizer que não recebemos dádivas, dons para projeção. Muitos de nós que se projetam com facilidade trabalhou demais as energias e os sentimentos para hoje ter esse " privilégio ".

A busca pela espiritualidade é natural e deve ser respeitada. Sempre com a vontade de ajudar o próximo e mantendo um equilibrio entre mente, corpo e espírito.

Sem misticismos, todos nós somos seres espirituais em uma experiência humana e não um ser humano tendo experiências espirituais. :D

Muita paz a todos!

Link to comment
Share on other sites

Não me lembro se foi em um áudio do Saulo, ou li em algum local..Mas antigamente a informação da projeção astral era limitada. Quando vazava informação, falavam que a pessoa podia morrer. Tudo para colocar medo no povo para não se praticar. Hoje em dia, com o trabalho dos pesquisadores está mais difundido...Já me disseram a mesma coisa. Não treine, não tente sair, pq voce pode morrer....bom se eu morrer, é pq era para ser! É o caminho que escolhi. Ainda não saio com frequencia...apenas tive algumas projeções. mas meu objetivo é conhecer mais, e ajudar o próximo sempre que puder!( e que me permitirem heheheh)

Abraços pessoal!

Link to comment
Share on other sites

Creio que isso venha do livro dos espíritos ou dos médiuns, em um trecho Allan Kardec ou o espirito com quem ele conversa, comenta que e melhor não forçar a mediunidade que e preferível nascer com ela para não cometer erros de achar que e uma coisa enquanto e outra, ou ter problemas de saúde por conta disso.

Quando eu li isso nem levei muito a serio, o próprio livro diz que os espíritos não são infalíveis.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal!

Eu sou Espírita também e de certa forma, entendo o porque deles não recomendarem a VA consciente para as pessoas em geral.

Analisando do lado deles, dos plantonistas e orientadores, eles lidam com todo tipo de pessoas, ou seja, os desde os bem orientados e estudados sobre Espiritualidade até os que sabem muito pouco ou nada.

Sabemos que, infelizmente, muitas pessoas procuram a VA sem qualquer responsabilidade ou ética.

Sabemos também que para fazer uma VA, fazemos as práticas energéticas e limpezas de chacras para conseguir sair e também para obter lucidez no astral. A partir do momento que estamos fazendo a limpeza dos chacras, estamos mexendo e aumentando com a nossa sensibilidade do mundo espiritual (leia-se Mediunidade).

Com uma mediunidade aguçada, uma pessoa despreparada para isso, pode criar traumas espirituais e/ou pessoais e com isso, abandonar os estudos ou até mesmo o interesse pelo estudo da Espiritualidade e até ter prejuízos na vida física, caso não saiba lidar com isso com responsabilidade.

Com isso, eles não vão mesmo incentivar uma pessoa a qual eles não sabem até que ponto estudou o assunto e tem a responsabilidade/ética necessária para não ter problemas com isso.

Isso sem contar que há pessoas com problemas espirituais sérios e que, de repente, uma VA consciente não ajudaria e pelo contrário, poderia até traumatizar mais ainda aquela pessoa.

VA é um assunto muito sério que requer muito estudo, concordam?

Abraços e muita luz!

Link to comment
Share on other sites

Jonas,

Concordo contigo cara, também sou espírita e estava preparando um comentário para a questão, mas você foi mais rápido :lol: E além de tudo que você disse, acredito que existe um pouco de falta de estudo sobre o assunto, pois temos que considerar alguns detalhes:

Kardec no livro dos médiuns sugere que não se force a mediunidade. Talvez por isso é que no espiritismo normalmente não se encontra material prático para as questões relativas a "mediunidade", como exercícios e tudo mais. Mas sobre isso, sem problemas, pois precisamos lembrar que a projeção é faculdade anímica do ser e não mediúnica.

E ainda que alguém discorde disso, o proprio Kardec nos fala que a todo momento que se afrouxam os laços que prende o espírito ao corpo, este se liberta do segundo e volta a vida de relação no plano espiritual, ou seja, sempre que dormimos, nos projetamos. Portanto é apenas questão de se lembrar ou não do que faz no plano espiritual (seja algo bom ou ruim) e entre fazer e esquecer ou fazer e lembrar, eu prefiro lembrar.

E pra concluir, chegamos ao maior perigo da projeção, inclusive citado pelo Saulo, que é conhecer quem você realmente é :D e isso sim pode ser traumatico :o, mas antes o trauma agora, quando ainda temos tempo de mudar, que quando desencarnar... ;)

Link to comment
Share on other sites

Acredito que ele tenha falado isso por questão de condicionamento. Todos somos condicionados a ter medo do desconhecido, inclusive os espíritas, me incluo nisso também.

No meu ponto de vista não vejo problema algum, deis de que seja um estudo maduro e consciente. Como o Saulo diz em um dos seus áudios: "...é melhor aprender agora do que esperar e aprender quando morrer..." algo assim.

Mta luz e paz!!

Link to comment
Share on other sites

Olá Leonardo e Akhenaten Filipe,

Concordo plenamente e integralmente com vocês!

A única questão é mesmo o estudo sério sobre o assunto para saber com que estamos lidando e saber que viagem astral não é para, simplesmente, saciar nossa curiosidade, ficar passeando por aí, etc.

Claro que de vez em quando vamos querer fazer isso e eu me incluo nisso, até porque quem nunca saiu conscientemente do corpo como eu mesmo, tem uma enorme curiosidade de saber como é o outro lado....

E concordo também no ponto que vocês dizem que o perigo maior é descobrirmos quem somos e os nossos amiguinhos que fizemos do outro lado... :lol::roll:

E é melhor mesmo que já saibamos como estamos no mundo espiritual desde já, porém que estejamos preparados para isso! ;)

Por isso mesmo que eu acho que eles não ficam recomendando a VA para qualquer pessoa e muitos são mesmo desinformados (isso em qualquer lugar ou em qualquer religião).

Abraços e muita luz!

Link to comment
Share on other sites

André, esqueça essa besteira que os espíritas lhe falaram. Todos nós nos projetamos todas as noites, o problema é quase a totalidade das pessoas não lembra de nada. Talvez os espíritas tenham medo de que se as pessoas começarem a se projetar e ver a verdade por si próprios, não vão mais procurar médiuns e intermediários pra seus problemas.

Link to comment
Share on other sites

Se entendi bem o palestrante julgou a pratica pelo fato de não estar nos conhecimentos da doutrina espírita, por tal motivo pode ser perigoso.

Acredito que tudo que se faz tem seu lado bom e ruim, é já que esta fora do entendimento dele o melhor que ele poderia ter falado seria - não sei.

Lembre sempre que a pratica da projeção supervisionada por seres superiores é sempre bem vinda, alias os mesmo seres que fundaram a doutrina espírita.

Concorda comigo que nesse caso a doutrina esta cometendo o mesmo erro que todas as outras doutrinas praticam? acusar uma experiência por não estar dentro da pratica habitual da doutrina. No meu ver espiritismo é a doutrina que mais abrange a verdade espiritual, mas não é por isso que devemos pensar que ela já ensina sobre tudo que existe.

é por esse motivo que é importante ser universalista... para suprir em outras culturas oque não se encontra nas nossas.

Link to comment
Share on other sites

Se entendi bem o palestrante julgou a pratica pelo fato de não estar nos conhecimentos da doutrina espírita, por tal motivo pode ser perigoso.

Acredito que tudo que se faz tem seu lado bom e ruim, é já que esta fora do entendimento dele o melhor que ele poderia ter falado seria - não sei.

Lembre sempre que a pratica da projeção supervisionada por seres superiores é sempre bem vinda, alias os mesmo seres que fundaram a doutrina espírita.

Concorda comigo que nesse caso a doutrina esta cometendo o mesmo erro que todas as outras doutrinas praticam? acusar uma experiência por não estar dentro da pratica habitual da doutrina. No meu ver espiritismo é a doutrina que mais abrange a verdade espiritual, mas não é por isso que devemos pensar que ela já ensina sobre tudo que existe.

é por esse motivo que é importante ser universalista... para suprir em outras culturas oque não se encontra nas nossas.

Olá Renan!

Na verdade, a Viagem Astral está sim nos ensinamentos da doutrina Espírita, porém é dado outro nome. É chamado de Emancipação da Alma.

É inclusive citado no Livro dos Espíritos...

Só não são ensinadas técnicas para se alcançar isso.

Não podemos também tomar a opinião de uma pessoa como sendo a ótica do Espiritismo, pois como eu citei anteriormente, pessoas desinformadas existem em todos os lugares.

Temos o livre arbítrio e tudo na vida exige responsabilidade. Não é diferente na Viagem Astral!

Concordo que temos que ter a mente aberta e universalista! ;)

Continuemos nossas práticas voltadas ao bem e com responsabilidade!

Abraços e muita luz!

Link to comment
Share on other sites

Talvez os espíritas tenham medo de que se as pessoas começarem a se projetar e ver a verdade por si próprios, não vão mais procurar médiuns e intermediários pra seus problemas.

Olá Wagner X

Com todo respeito à sua opinião, mas da forma que você colocou, parece até que os "médiuns" são uma exclusividade do Espiritismo e passa a impressão de que o Espiritismo ganha algo pelas pessoas que os procuram.

Os médiuns não resolvem problemas de ninguém... Apenas as pessoas podem resolver seus próprios problemas. O que o Espiritismo faz, assim como muitas outras doutrinas maravilhosas, é mostrar um caminho para que a própria pessoa possa trilhar e vencer seus problemas e desafios, assim como entendê-los.

Se tem uma coisa que o Espiritismo assim como outras doutrinas Espiritualistas tentam fazer, limitando-se aos conhecimentos que temos acesso hoje (quando digo nós, digo como humanidade, pois não creio que nenhuma religião ou doutrina tenha acesso à 100% da verdade) é tentar mostrar a realidade para as pessoas, sem falsas promessas...

Abraço amigão e muita luz!

Link to comment
Share on other sites

Concordo, nenhuma religião, seita, grupo, Ciência ou filosofia é dono da verdade absoluta, até porque verdade absoluta não existe, por mais que todos os doutrinadores e religiosos insistam no contrário.

Uma das coisas que gosto em Allan Kardec é que ele dizia que a doutrina dos espíritos deveria ser progressiva, deveria evoluir de acordo com a ciência e os fatos. No entanto, não é o que vemos na prática. E repito o meu conselho ao criador do tópico: esqueça o que lhe disseram no centro espírita, eles estão lhe castrando com suas opiniões arcaicas. Quando eu não entendo de um assunto, eu faço o mesmo que o Saulo diz nos áudios:não sei. Mas colocar medo nas pessoas é algo vamos dizer assim no mínimo cármico.

E só pensando aqui comigo, a pessoa não precisa frequentar centro espírira, centro de umbanda, missa, culto ou qualquer outro tipo de religião pra conseguir se projetar e ser auxiliado pelos amparadores. Aliás, se esses amparadores são evoluídos mesmo eles não se importam se você é ateu, crente ou espírita. O que vale é a sua conexão, a sua cosmoética, de verdade, sem rótulos. Isso é o verdadeiro universalismo. O bem pode ser feito em qualquer lugar, por qualquer pessoa.

Link to comment
Share on other sites

E só pensando aqui comigo, a pessoa não precisa frequentar centro espírira, centro de umbanda, missa, culto ou qualquer outro tipo de religião pra conseguir se projetar e ser auxiliado pelos amparadores. Aliás, se esses amparadores são evoluídos mesmo eles não se importam se você é ateu, crente ou espírita. O que vale é a sua conexão, a sua cosmoética, de verdade, sem rótulos. Isso é o verdadeiro universalismo. O bem pode ser feito em qualquer lugar, por qualquer pessoa.

Exato! O mesmíssimo pensamento que eu tenho!

Aliás, em um outro fórum de variedades eu postei recentemente essa opinião! O que vale é como agimos no dia a dia, na prática, no vamos ver da vida! Que adianta bater o ponto em qualquer que seja o templo, centro espírita, umbandista, etc, se na hora de colocar em prática, esquecemos tudo?

Acredito que mais vale um ateu que pratica o bem e o amor ao próximo do que um religioso fanático que no dia a dia, não pratica nada do que aprende!

;)

Abraço e muita luz!

Link to comment
Share on other sites

acho que tem mtos membros de centros espíritas que estão parados no tempo.Uma projeção não dá para ser feito em um centro espitita pelo fato que para isso precisamos de varios minutos e mesmo horas,as reuniões mediunicas deles não duram mais de uma hora e esse fato torna a projeção impossivel nesse curto tempo.Só sei que...quando o centro em que eu frequendo está sob ataque espíritual, eu sou um dos membros projetados que eles vem buscar para ajudar na vigilancia.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...