Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Espiritismo errou, está errado, é uma enganação?


Recommended Posts

Por exemplo, foi mencionado aqui que a maioria dos espíritas no Brasil abandonou o aspecto científico e trata a doutrina simplesmente como religião. De que forma isso se deu? Alguém teria algum exemplo?

Alisson,

Há um bom tempo atrás eu li sobre isso em algum lugar, mas preciso ser honesto em dizer que não guardei referências... Segundo o que eu li, basicamente a "transformação" se deu pelo fato do grande número de "ex-católicos", ou melhor, "ex-cristãos", que passaram a aderir à doutrina e começaram a mesclar na mesma muitos ensinamentos da religião anterior, o que começou a dogmatizar ou talvez cristianizar uma doutrina inicialmente de cunho científico, voltada à pesquisas. Honestamente não vejo isso como um mal, pelo contrário, vejo como uma evolução do pensamento religioso, contudo, pessoalmente acredito que deveria ser encarado como uma religião nova e diferente da proposta original, pois os dois são complementares no meu modo de ver... por isso concordo com a diferenciação que alguns dão aos termos espiritismo e kardecismo.

Acho que com o que disse acima dá para fazer uma busca na internet e buscar por referências, caso prefira (e aconselho rsrs).

Grande e Fraternal Abraço.

PS: Aqui no fórum conheci termos como universalismo, e até mesmo "epiritualismo", mas num sentido diferente ao que entendo atualmente... vou pesquisar mais sobre, mas pelo pouco que vi de seus posts, aconselho também buscar... parece que são termos que abrangem nosso modo de pensar.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 98
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por exemplo, foi mencionado aqui que a maioria dos espíritas no Brasil abandonou o aspecto científico e trata a doutrina simplesmente como religião. De que forma isso se deu? Alguém teria algum exemplo?

Alisson,

Há um bom tempo atrás eu li sobre isso em algum lugar, mas preciso ser honesto em dizer que não guardei referências... Segundo o que eu li, basicamente a "transformação" se deu pelo fato do grande número de "ex-católicos", ou melhor, "ex-cristãos", que passaram a aderir à doutrina e começaram a mesclar na mesma muitos ensinamentos da religião anterior, o que começou a dogmatizar ou talvez cristianizar uma doutrina inicialmente de cunho científico, voltada à pesquisas. Honestamente não vejo isso como um mal, pelo contrário, vejo como uma evolução do pensamento religioso, contudo, pessoalmente acredito que deveria ser encarado como uma religião nova e diferente da proposta original, pois os dois são complementares no meu modo de ver... por isso concordo com a diferenciação que alguns dão aos termos espiritismo e kardecismo.

Acho que com o que disse acima dá para fazer uma busca na internet e buscar por referências, caso prefira (e aconselho rsrs).

Grande e Fraternal Abraço.

PS: Aqui no fórum conheci termos como universalismo, e até mesmo "epiritualismo", mas num sentido diferente ao que entendo atualmente... vou pesquisar mais sobre, mas pelo pouco que vi de seus posts, aconselho também buscar... parece que são termos que abrangem nosso modo de pensar.

Concordo também com o sentido da diferença entre kardecismo e espiritismo, mas a doutrinação do conteúdo científico não é algo atual, embora a doutrinação hoje em dia se faça notar mais.

Desde que o espiritismo foi cunhado, todos os adeptos iniciais procuraram a perspectiva de busca e de estudo científico, mas conforme o tempo passou devem ter surgido aos poucos os doutrinários que começaram a abandonar a parte de busca e conservaram os princípios como leis doutrinárias. Não tenho referências infelizmente, mas nada faria mais sentido: sempre existiram duas faces opostas de uma mesma moeda cujo equilíbrio variava. Porém, o melhor é mesmo procurar por referência para um maior esclarecimento.

Quanto ao termo "universalismo", ele se refere a uma posição ideológica de aceitar a diversidade de convicções e informações para fazer um resumo sensato, selecionar, refletir e respeitar todas correntes de pensamento, criando ao mesmo tempo, uma corrente de pensamento pessoal. Se procurar na internet, encontrará mais definições.

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

O código penal da primeira república tipificava o espiritismo como crime, junto com o charlatanismo.Para não serem presos os espíritas tiveram que apelar para a Constituição Federal que garantia a liberdade de religião.

O resto foi um sincretismo que aconteceu naturalmente, até o espiritismo de Kardek é cheio de uma "moralidade católica", embora tente ser apenas científico.

Não existe conhecimento estanque!

Link to comment
Share on other sites

O código penal da primeira república tipificava o espiritismo como crime, junto com o charlatanismo.Para não serem presos os espíritas tiveram que apelar para a Constituição Federal que garantia a liberdade de religião.

E isto é porquê teoricamente vivemos em um "estado laico". kkk piada né?

O problema é que assim como nas religiões, no poder maior da nação quem governam são homens, com seus conceitos e preconceitos.

até o espiritismo de Kardek é cheio de uma "moralidade católica", embora tente ser apenas científico.

Aí vou discordar "um pouco" (um pouco porquê só li uma obra de kardec)... Não vi moralidade católica ali, vi moralidade espiritual encontrada em muitas religiões. Mas talvez esteja em outras obras as quais ainda não tive tempo de correr atrás.

[]s!

Link to comment
Share on other sites

Há um bom tempo atrás eu li sobre isso em algum lugar, mas preciso ser honesto em dizer que não guardei referências... Segundo o que eu li, basicamente a "transformação" se deu pelo fato do grande número de "ex-católicos", ou melhor, "ex-cristãos", que passaram a aderir à doutrina e começaram a mesclar na mesma muitos ensinamentos da religião anterior, o que começou a dogmatizar ou talvez cristianizar uma doutrina inicialmente de cunho científico, voltada à pesquisas

Fala Tiago!

Só uma correção, o Espiritismo é e sempre foi desde sua essência, Cristão! Todos os ensinamentos morais encontrados em uma das obras de Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, é todo baseado no preceitos de Jesus Cristo, que é considerado o maior Espírito que já encarnou por aqui e que é responsável pelo planeta Terra.

É também importante ressaltar que o Espiritismo possui os 3 pilares: Religião (O Evangelho Segundo o Espiritismo) , Filosofia (O Livro dos Espíritos) e Ciência (O Livro dos Médiuns) e todos os 3 aspectos são amplamente estudados até hoje, através de cursos gratuitos ministrados em Centros Espíritas ou na FEB (Federação Espírita Brasileira). Cursos esses que já tive a oportunidade de fazer por 2 anos e meio, porém, infelizmente não terminei... Pretendo voltar ano que vem, se Deus quiser!

Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

Ingressarei nesse curso no ano que vem. Estou ansioso, não sei se me tornarei espírita, só sei que gosto muito da filosofia de "trabalho pelo próximo" difundida por eles e me sinto muito atraído por isso.

A simples aproximação com o Espiritismo, através inicialmente do filme "Nosso Lar" e em seguida pelos livros da série André Luiz já me proporcionou uma grande abertura de consciência tanto moral quanto espiritual.

Me sinto em franco processo de evolução nesse sentido.

Link to comment
Share on other sites

Ingressarei nesse curso no ano que vem. Estou ansioso, não sei se me tornarei espírita, só sei que gosto muito da filosofia de "trabalho pelo próximo" difundida por eles e me sinto muito atraído por isso.

A simples aproximação com o Espiritismo, através inicialmente do filme "Nosso Lar" e em seguida pelos livros da série André Luiz já me proporcionou uma grande abertura de consciência tanto moral quanto espiritual.

Me sinto em franco processo de evolução nesse sentido.

Ótimo! :)

Se aproxime, então! Só tome cuidado pra não se cristalizar e pensar que as únicas coisas que existem estão na "codificação" enquanto o próprio kardec afirmou que o objetivo do espiritismo não é explicar tudo nem era definitivo quanto ao desenvolvimento de conhecimentos. ;)

Link to comment
Share on other sites

Amigos. Projeção astral está mais para um produto do cérebro do que para uma experiência fora do corpo. Há pesquisas científicas de ponta sobre mecanismos que substituirão os olhos e os ouvidos. Isso é possível porque não é o olho que enxerga, nem o ouvido que ouve, mas é o cérebro quem interprete e monta os estímulos exteriores no seu cérebro.

Por exemplo, o olho apenas recebe as ondas eletromagnéticas do ambiente e transfere para o cérebro, esse monta a imagem. O mesmo acontece para o ouvido, língua, pele... Cientístas já estão desenvolvendo fibras nanotecnológicas que ligam mecanismos que recebem sinais do exterior a partes do cérebro responsáveis pela interpretação desses sinais. Com certeza isso vai ser muito bom principalmente para os cegos e surdos.

Estas mesmas pesquisas promentem criar, além de imagens vindas por dispositivos que substituem o olho, imagens provenientes de uma memória de computador. Já pensou que legal ver suas fotos, assistir um filme, ou criar imagens através através da imaginação direto no seu cérebro, seria igual a estar vendo algo com os olhos abertos.

Mas o mais interessante dessas pesquisas é que envolve o tato, poderemos com essa tecnologia praticamente viajarmos para qualquer lugar e sentirmos qualquer coisa. Poderemos nos imaginar num campo verde e a imagem será formada no cérebro, poderemos adicionar uma brisa morna e suave, que os mecanismos codificarão essa sensação nos lugares devidos do cérebro, nos lugares responsáveis por nos dar tais sensações.

E isso só é possível porque tudo e absolutamente tudo acontece em nosso cérebro. Por esse motivo, a viagem astral pode ser muito bem apenas um fenômeno cerebral, pode ser muito bem um estado de ativação das áreas do cérebro responsáveis pela visão, audição e tato em um momento excepcional do sono. Por que é difícil fazer uma viagem astral e por que requer tanto exercício "energético" e tempo? É difícil porque requer conexões neurológicas entre as várias partes do cérebro, e requer tempo e exercícios para que essas conexões sejam feitas, para que se crie sinápses entre os neurônios ao longo do seu cérebro, ao longo do setores responsáveis pelos sentidos.

Link to comment
Share on other sites

Amigos. Projeção astral está mais para um produto do cérebro do que para uma experiência fora do corpo. Há pesquisas científicas de ponta sobre mecanismos que substituirão os olhos e os ouvidos. Isso é possível porque não é o olho que enxerga, nem o ouvido que ouve, mas é o cérebro quem interprete e monta os estímulos exteriores no seu cérebro.

Por exemplo, o olho apenas recebe as ondas eletromagnéticas do ambiente e transfere para o cérebro, esse monta a imagem. O mesmo acontece para o ouvido, língua, pele... Cientístas já estão desenvolvendo fibras nanotecnológicas que ligam mecanismos que recebem sinais do exterior a partes do cérebro responsáveis pela interpretação desses sinais. Com certeza isso vai ser muito bom principalmente para os cegos e surdos.

Estas mesmas pesquisas promentem criar, além de imagens vindas por dispositivos que substituem o olho, imagens provenientes de uma memória de computador. Já pensou que legal ver suas fotos, assistir um filme, ou criar imagens através através da imaginação direto no seu cérebro, seria igual a estar vendo algo com os olhos abertos.

Mas o mais interessante dessas pesquisas é que envolve o tato, poderemos com essa tecnologia praticamente viajarmos para qualquer lugar e sentirmos qualquer coisa. Poderemos nos imaginar num campo verde e a imagem será formada no cérebro, poderemos adicionar uma brisa morna e suave, que os mecanismos codificarão essa sensação nos lugares devidos do cérebro, nos lugares responsáveis por nos dar tais sensações.

E isso só é possível porque tudo e absolutamente tudo acontece em nosso cérebro. Por esse motivo, a viagem astral pode ser muito bem apenas um fenômeno cerebral, pode ser muito bem um estado de ativação das áreas do cérebro responsáveis pela visão, audição e tato em um momento excepcional do sono. Por que é difícil fazer uma viagem astral e por que requer tanto exercício "energético" e tempo? É difícil porque requer conexões neurológicas entre as várias partes do cérebro, e requer tempo e exercícios para que essas conexões sejam feitas, para que se crie sinápses entre os neurônios ao longo do seu cérebro, ao longo do setores responsáveis pelos sentidos.

Esses estudos não explicam como uma pessoa pode falar com outra durante a projeção e depois as duas recordarem ao acordar. ;)

Link to comment
Share on other sites

...Eu quando li o tópico aberto pelo amigo "Astralnaulta", só fiquei acompanhando quando seria a próxima aparição dele... Concordo com o leonardocosta, ele só apareceu novamente depois da 3 pagina de discussão...

Eu me recuso a dar minha opinião sobre esse "Astralnauta" pois vou acabar sendo indelicado...

Esse cara deveria ser banido do fórum!!! Suas conclusões num chegam a nada... sem nexo nenhum. Num estamos aqui para sermos o DONO da verdade, seja ela por Kardec ou pelo Discorery Channel....

Esse "Astralnaulta" é a pessoa certa para discutir quem nasceu primeiro: O ovo ou a Galinha???

Bom!!! deixa eu párar de escrever aki!!! Que raiva desse cara!!!

Astralnauta,

Cara, depois de 3 páginas de discussões, onde foi discutido muitas questões sobre o Espiritismo, foi solicitado a você as referencias de suas afirmações (que você não deu) e ainda por cima, foi colocado que assim como qualquer outra religião, esta pode haver problemas, ou erros, pois foi e é interpretada por seres imperfeitos (nós) através de uma linguagem também imperfeita (e no nosso caso, ainda por cima, traduzida) e você não se envolveu em nada nesse bate papo e agora coloca esse post? sem querer ser ofensivo, mas isso é o melhor que você pode fazer? estou perguntando, no sentido de enriquecer a discussão, esse seu ultimo post é o melhor que você tem a acrescentar sobe o assunto? Ou seu objetivo aqui no forum é só sair atacando a esmo? Estou perguntando na boa, pois acredito que o objetivo de um forum é discutir para crescer, aprender a ver outros pontos de vista e no mínimo respeitá-los.

Não respondi anteriormente, pois sou Espírita e meu post seria obviamente tendencioso, mas não tenho objetivo nenhum de mudar a sua opinão a respeito da Doutrina que professo, só acredito que mesmo que discordemos um do outro, podemos ser educados e aceitar que outra pessoa possa pensar de forma diferente, sem que nos sintamos no direito de agredí-la ou a suas crenças.

Um grande abraço,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

Amigos. Projeção astral está mais para um produto do cérebro do que para uma experiência fora do corpo. Há pesquisas científicas de ponta sobre mecanismos que substituirão os olhos e os ouvidos. Isso é possível porque não é o olho que enxerga, nem o ouvido que ouve, mas é o cérebro quem interprete e monta os estímulos exteriores no seu cérebro.

Por exemplo, o olho apenas recebe as ondas eletromagnéticas do ambiente e transfere para o cérebro, esse monta a imagem. O mesmo acontece para o ouvido, língua, pele... Cientístas já estão desenvolvendo fibras nanotecnológicas que ligam mecanismos que recebem sinais do exterior a partes do cérebro responsáveis pela interpretação desses sinais. Com certeza isso vai ser muito bom principalmente para os cegos e surdos.

Estas mesmas pesquisas promentem criar, além de imagens vindas por dispositivos que substituem o olho, imagens provenientes de uma memória de computador. Já pensou que legal ver suas fotos, assistir um filme, ou criar imagens através através da imaginação direto no seu cérebro, seria igual a estar vendo algo com os olhos abertos.

Mas o mais interessante dessas pesquisas é que envolve o tato, poderemos com essa tecnologia praticamente viajarmos para qualquer lugar e sentirmos qualquer coisa. Poderemos nos imaginar num campo verde e a imagem será formada no cérebro, poderemos adicionar uma brisa morna e suave, que os mecanismos codificarão essa sensação nos lugares devidos do cérebro, nos lugares responsáveis por nos dar tais sensações

E isso só é possível porque tudo e absolutamente tudo acontece em nosso cérebro. Por esse motivo, a viagem astral pode ser muito bem apenas um fenômeno cerebral, pode ser muito bem um estado de ativação das áreas do cérebro responsáveis pela visão, audição e tato em um momento excepcional do sono. Por que é difícil fazer uma viagem astral e por que requer tanto exercício "energético" e tempo? É difícil porque requer conexões neurológicas entre as várias partes do cérebro, e requer tempo e exercícios para que essas conexões sejam feitas, para que se crie sinápses entre os neurônios ao longo do seu cérebro, ao longo do setores responsáveis pelos sentidos.

Esses estudos não explicam como uma pessoa pode falar com outra durante a projeção e depois as duas recordarem ao acordar. ;)

Por isso não podemos acreditar que a nossa verdade sempre é A verdade

Link to comment
Share on other sites

Amigos. Projeção astral está mais para um produto do cérebro do que para uma experiência fora do corpo. Há pesquisas científicas de ponta sobre mecanismos que substituirão os olhos e os ouvidos. Isso é possível porque não é o olho que enxerga, nem o ouvido que ouve, mas é o cérebro quem interprete e monta os estímulos exteriores no seu cérebro.

Por exemplo, o olho apenas recebe as ondas eletromagnéticas do ambiente e transfere para o cérebro, esse monta a imagem. O mesmo acontece para o ouvido, língua, pele... Cientístas já estão desenvolvendo fibras nanotecnológicas que ligam mecanismos que recebem sinais do exterior a partes do cérebro responsáveis pela interpretação desses sinais. Com certeza isso vai ser muito bom principalmente para os cegos e surdos.

Estas mesmas pesquisas promentem criar, além de imagens vindas por dispositivos que substituem o olho, imagens provenientes de uma memória de computador. Já pensou que legal ver suas fotos, assistir um filme, ou criar imagens através através da imaginação direto no seu cérebro, seria igual a estar vendo algo com os olhos abertos.

Mas o mais interessante dessas pesquisas é que envolve o tato, poderemos com essa tecnologia praticamente viajarmos para qualquer lugar e sentirmos qualquer coisa. Poderemos nos imaginar num campo verde e a imagem será formada no cérebro, poderemos adicionar uma brisa morna e suave, que os mecanismos codificarão essa sensação nos lugares devidos do cérebro, nos lugares responsáveis por nos dar tais sensações.

E isso só é possível porque tudo e absolutamente tudo acontece em nosso cérebro. Por esse motivo, a viagem astral pode ser muito bem apenas um fenômeno cerebral, pode ser muito bem um estado de ativação das áreas do cérebro responsáveis pela visão, audição e tato em um momento excepcional do sono. Por que é difícil fazer uma viagem astral e por que requer tanto exercício "energético" e tempo? É difícil porque requer conexões neurológicas entre as várias partes do cérebro, e requer tempo e exercícios para que essas conexões sejam feitas, para que se crie sinápses entre os neurônios ao longo do seu cérebro, ao longo do setores responsáveis pelos sentidos.

Fala Apantropo, tudo bom?

Cara, com todo respeito, mas, me fale de algo que seja novidade. Tudo o que você disse acima não é nada além do que qualquer pessoa com uma leitura básica seja capaz de falar também. É óbvio que todas as sensações que temos enquanto aqui fisicamente vivos são estímulos externos captados por órgãos sensoriais e processadas e até mesmo "criadas" pelo cérebro. Outro exemplo, seu segundo parágrafo fala sobre algo que foi noticiado novamente ainda semana passada, falando sobre a ligação de próteses altamente avançadas. Então repito, conte me algo novo.

Sabe cara, ninguém aqui é um completo ignorante (pelo menos, acredito que não a maioria), e ninguém vai discordar de você com relação à isso. A questão mesmo é um negócio que não sei se você percebeu, mas aqui falamos de experiências externas ao corpo, e que quando são rememoradas, são processadas pelo cérebro físico, e nesse processo muitas coisas perdidas. Estamos falando que vivemos experiências externas ao corpo, com algumas comprovações reais conforme o Vede mesmo mostrou um exemplo, e que ainda não possuem uma explicação científica lógica. Você, como aparenta ser um bom estudante, deve ter lido ou assistido a matéria sobre uma cirurgia super delicada no cérebro de uma pessoa onde esta mesma necessitava estar acordada para poder passar para o médico os resultados em tempo real do que estava sendo "mexido", e quando este sem querer aplicou uma pequena carga em uma região do cérebro, a pessoa relatou que estava se vendo de cima, do teto, vendo todos os médicos por cima, e acompanhando todo o processo, mas estando externa ao corpo dela. Então cara, aí te pergunto, o que prova isto ? Para mim, prova o que já acredito, que o cérebro é um órgão extremamente complexo e que serve de ligação entre os estímulos espirituais e físicos. A ciência neste dia, na minha opinião, descobriu como causar uma "projeção" em uma pessoa. Só que a ciência entende que o que ela fez foi alterar o centro de percepção da pessoa, deslocando este ponto para um outro ponto no espaço, o que confundiu a pessoa... Mas e tudo que ela via por cima, o cérebro estava "emulando" em tempo real? Estaria o cérebro recriando todo o ambiente que ela não estava realmente vendo daquele angulo, com base em que? Base nas vezes que esta pessoa se pendurou no teto durante uma outra cirurgia e então sabia como recriar a cena? Sabe, na última vez eu te falei que se descobríssemos como causar esta "projeção" forçando um estímulo, poderíamos inventar uma nova "brincadeira", um novo "barato" artificial, eu falei esperando que você citasse tal fato noticiado, para na verdade saber o quão fundo você foi em busca de uma prova científica... mas você me decepcionou neste quesito.

Então amigão, não querendo ser grosso nem nada, mas não tente vir pregar de messias da matéria/ciência/ateísmo aqui, porquê não vai adiantar... Mas não vai adiantar não porquê não estamos interessados em sua opinião, mas pelo fato de que ninguém aqui quer coisas impostas. Ninguém aqui também diz que você esta dizendo mentiras, mas a discussão tem que ter um porquê.

Eu te propus um desafio, uma experiência... Se é difícil realizá-la porque requer conexões neurológicas entre as várias partes do cérebro, e requer tempo e exercícios para que essas conexões sejam feitas e as sinapses necessárias aconteçam, então comece a praticar logo para podermos conversar de igual... E não teria um motivo para você não querer praticar, afinal, você não estará agindo contra seus princípios, estará apenas estimulando seu cérebro. E aí sim, com base na sua experiência, poderemos conversar e chegar à alguma conclusão viável. Da maneira como você propõe, você quer "acordar" todo mundo para uma verdade que você acredita, e nada impede que alguém queira fazer você acordar para uma verdade que este outro acredita, e ficar neste empurra empurra eterno e improdutivo.

E se você ler alguns outros tópicos aqui do fórum, vai perceber que sou completamente à favor de discussões produtivas, mas completamente contra a perda de tempo em discussões que não chegam a lugar nenhum.

Por favor, me surpreenda.

Grande e Fraternal Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Amigo "APANTROPO"...

Sua visão é sem dúvida a visão de uma pessoa que nunca teve uma Projeção Astral. E que de alguma forma involuntária ou mecanismo de defesa ( para justificar o seu mundo: que é quadrado ), faz comentários desnecessários como este...

Amigos. Projeção astral está mais para um produto do cérebro do que para uma experiência fora do corpo. Há pesquisas científicas de ponta sobre mecanismos que substituirão os olhos e os ouvidos. Isso é possível porque não é o olho que enxerga, nem o ouvido que ouve, mas é o cérebro quem interprete e monta os estímulos exteriores no seu cérebro.

Por exemplo, o olho apenas recebe as ondas eletromagnéticas do ambiente e transfere para o cérebro, esse monta a imagem. O mesmo acontece para o ouvido, língua, pele... Cientístas já estão desenvolvendo fibras nanotecnológicas que ligam mecanismos que recebem sinais do exterior a partes do cérebro responsáveis pela interpretação desses sinais. Com certeza isso vai ser muito bom principalmente para os cegos e surdos.

Estas mesmas pesquisas promentem criar, além de imagens vindas por dispositivos que substituem o olho, imagens provenientes de uma memória de computador. Já pensou que legal ver suas fotos, assistir um filme, ou criar imagens através através da imaginação direto no seu cérebro, seria igual a estar vendo algo com os olhos abertos.

Mas o mais interessante dessas pesquisas é que envolve o tato, poderemos com essa tecnologia praticamente viajarmos para qualquer lugar e sentirmos qualquer coisa. Poderemos nos imaginar num campo verde e a imagem será formada no cérebro, poderemos adicionar uma brisa morna e suave, que os mecanismos codificarão essa sensação nos lugares devidos do cérebro, nos lugares responsáveis por nos dar tais sensações

E isso só é possível porque tudo e absolutamente tudo acontece em nosso cérebro. Por esse motivo, a viagem astral pode ser muito bem apenas um fenômeno cerebral, pode ser muito bem um estado de ativação das áreas do cérebro responsáveis pela visão, audição e tato em um momento excepcional do sono. Por que é difícil fazer uma viagem astral e por que requer tanto exercício "energético" e tempo? É difícil porque requer conexões neurológicas entre as várias partes do cérebro, e requer tempo e exercícios para que essas conexões sejam feitas, para que se crie sinápses entre os neurônios ao longo do seu cérebro, ao longo do setores responsáveis pelos sentidos.

Esses estudos não explicam como uma pessoa pode falar com outra durante a projeção e depois as duas recordarem ao acordar. ;)

Por isso não podemos acreditar que a nossa verdade sempre é A verdade

Link to comment
Share on other sites

Amigo "APANTROPO"...

Sua visão é sem dúvida a visão de uma pessoa que nunca teve uma Projeção Astral. E que de alguma forma involuntária ou mecanismo de defesa ( para justificar o seu mundo: que é quadrado ), faz comentários desnecessários como este...

Amigos. Projeção astral está mais para um produto do cérebro do que para uma experiência fora do corpo. Há pesquisas científicas de ponta sobre mecanismos que substituirão os olhos e os ouvidos. Isso é possível porque não é o olho que enxerga, nem o ouvido que ouve, mas é o cérebro quem interprete e monta os estímulos exteriores no seu cérebro.

Por exemplo, o olho apenas recebe as ondas eletromagnéticas do ambiente e transfere para o cérebro, esse monta a imagem. O mesmo acontece para o ouvido, língua, pele... Cientístas já estão desenvolvendo fibras nanotecnológicas que ligam mecanismos que recebem sinais do exterior a partes do cérebro responsáveis pela interpretação desses sinais. Com certeza isso vai ser muito bom principalmente para os cegos e surdos.

Estas mesmas pesquisas promentem criar, além de imagens vindas por dispositivos que substituem o olho, imagens provenientes de uma memória de computador. Já pensou que legal ver suas fotos, assistir um filme, ou criar imagens através através da imaginação direto no seu cérebro, seria igual a estar vendo algo com os olhos abertos.

Mas o mais interessante dessas pesquisas é que envolve o tato, poderemos com essa tecnologia praticamente viajarmos para qualquer lugar e sentirmos qualquer coisa. Poderemos nos imaginar num campo verde e a imagem será formada no cérebro, poderemos adicionar uma brisa morna e suave, que os mecanismos codificarão essa sensação nos lugares devidos do cérebro, nos lugares responsáveis por nos dar tais sensações

E isso só é possível porque tudo e absolutamente tudo acontece em nosso cérebro. Por esse motivo, a viagem astral pode ser muito bem apenas um fenômeno cerebral, pode ser muito bem um estado de ativação das áreas do cérebro responsáveis pela visão, audição e tato em um momento excepcional do sono. Por que é difícil fazer uma viagem astral e por que requer tanto exercício "energético" e tempo? É difícil porque requer conexões neurológicas entre as várias partes do cérebro, e requer tempo e exercícios para que essas conexões sejam feitas, para que se crie sinápses entre os neurônios ao longo do seu cérebro, ao longo do setores responsáveis pelos sentidos.

Esses estudos não explicam como uma pessoa pode falar com outra durante a projeção e depois as duas recordarem ao acordar. ;)

Acho que se uma pessoa não vivencia uma coisa ela não pode ficar só no achismo do que fulano diz ou sobre o que ela le, logicamente conhecimento não é limitação, mas pense bem! Seria como se eu te contasse como é um pais mas nunca tivesse ido lá, provavelmente algo irei saber do pais então eu posso te falar que ele é maravilhoso ao meu ponto de vista poderá ser, mas com certeza somos diferentes e você chegando lá pode não gostar muito e ter uma visão diferente!

Espero que tenham entendido a minha comparação

Amigo apantropo o que o senhor escreveu não é surpresa pra muita gente!

A minha visão sobre isso tudo que o senhor escreveu é que a humanidade é sedenta pra fugir da realidade, muitos não conseguem viver o momento mas não fazem nada para que o momento seja perfeito, a ciencia está louca pra achar outro planeta nas condiçoes da terra pra mandar nós humanos que mal cuidamos do nosso proprio planeta e mal cuidamos de nós mesmos para começar a destruir outro, ironico neh? Nunca estamos satisfeitos com nada e sempre tentamos um jeito pra fugir da realidade, todos podem criar formas de fugir pra uma outra realidade mas poucos conseguem perceber como é essa realidade!!

Desculpem os erros de portugues to meio com sono e se falei alguma besteira tbm!!

xDD

Link to comment
Share on other sites

Olá amigo! A sua primeira frase:

Amigos. Projeção astral está mais para um produto do cérebro do que para uma experiência fora do corpo.

que gerou toda essa polêmica. Lógico que a projeção astral é um produto do cérebro, até porque ele vai ser o responsável pelo memoramento das experiências. O que você talvez se precipitou foi afirmar que não se trata de uma experiência extra corpórea. Uma coisa não exclui a outra absolutamente.

Sobre esse outro parágrafo:

Por esse motivo, a viagem astral pode ser muito bem apenas um fenômeno cerebral, pode ser muito bem um estado de ativação das áreas do cérebro responsáveis pela visão, audição e tato em um momento excepcional do sono. Por que é difícil fazer uma viagem astral e por que requer tanto exercício "energético" e tempo? É difícil porque requer conexões neurológicas entre as várias partes do cérebro, e requer tempo e exercícios para que essas conexões sejam feitas, para que se crie sinápses entre os neurônios ao longo do seu cérebro, ao longo do setores responsáveis pelos sentidos.

Eu diria mais, não só a viagem astral, mas a telecinesia, a clarividência, telepatia, todas estas possibilidades do ser humano, acredito também, que estão bloqueadas pelo cérebro para nós. Se você voltar algumas páginas do tópico, esse assunto foi discutido de forma exemplar por todos os membros participantes páginas atras, e, todos, apesar de suas convicções, estão abertos a novas possibilidades de explicações.

Agora, já há evidências nas experiências de EQM que provam que o cérebro é incapaz de trazer informações que essa pessoa tem neste estado por si só (imaginação, como diz) pela riqueza de detalhes que a pessoa tem, inclusive contando conversas ou se lembrando de objetos de recintos onde ela não esteve fisicamente.

Estude também um pouco a respeito das Viagens Astrais. O ideal seria ter a experiência. Mas, como é algo que exige muita dedicação e motivação, talvez se sinta frustrado no caminho. Mas, o estudo jamais será perdido.

abração

Link to comment
Share on other sites

...Eu quando li o tópico aberto pelo amigo "Astralnaulta", só fiquei acompanhando quando seria a próxima aparição dele... Concordo com o leonardocosta, ele só apareceu novamente depois da 3 pagina de discussão...

Eu me recuso a dar minha opinião sobre esse "Astralnauta" pois vou acabar sendo indelicado...

Esse cara deveria ser banido do fórum!!! Suas conclusões num chegam a nada... sem nexo nenhum. Num estamos aqui para sermos o DONO da verdade, seja ela por Kardec ou pelo Discorery Channel....

Esse "Astralnaulta" é a pessoa certa para discutir quem nasceu primeiro: O ovo ou a Galinha???

Bom!!! deixa eu párar de escrever aki!!! Que raiva desse cara!!!

Agora vou te dar motivo de verdade para vc ficar com raiva... embora não queira dar uma opinião explícita sobre o "astralnauta", vc já disse tudo, já manifestou toda a hostilidade, rancor e intolerância para comigo e para com minhas idéias.... E é essa sua contribuição com o fórum? apenas criticando e manifestando raiva para com os outros? Bela contribuição sua... antes de criticar, veja que vc mesmo é criticável... antes de cuspir sobre minha participação, veja a sua, que é mais condenável feia de todas até agora...

Falando em cuspir... como este fórum está dominado por cabeças fechadas, condicionadas e pseudo-intelectuais com discursos enormes e inúteis além de vaidosos, então deixe eu dizer que... EU CUSPO no espiritismo, limpo minha bunda com as obras de kardec, assou meu nazis nas páginas do livro dos espíritos. Já li vários livros espíritas, várias textos psicografados e eu mesmo poderia tê-lo escritos de tão banal, trivial e mal escritos que são, em duas palavra: invenção fajuta... Pelo menos tiveram utilidade como papel higiênico...

PQP... eu mesmo vou escrever um livro espírita psicografado e vender para a tonelada de idiotas e iludidos como vc, depreciado "amigo" junior e leo, que irão acreditar em cada palavra... Quantos espertalhões existem por ai ganhando dinheiro e quantos trouxas...

E mais: esse Saulo está fazendo o mesmo que esses autores picaretas fizeram, esse cara Saulo é o maior picareta cara de pau dos últimos tempos, já escutei vários áudios dele e o tanto de contradições que já escutei poderia eu montar uma lista enorme...

as contradições em relatos astrais (invensões) de um áudio para o outro é uma das provas das invensão de Saulo, num relato ele descreve um personagem de um jeito, noutro áudio, descreve o mesmo personagem de outro jeito... ah! vai mentir assim no inferno...

Puta meu, crente é tudo igual mesmo, quando se começa a acreditar num determinado arquétipo, nada tira essa merda da cabeça da pessoa. Embora as contradições de Kardec estejam aí para todos verem, essa massa de cabeças de bagre imbecis e estúpidas iludidas e enganadas por esses espertalhões que ganham fama, influência e eventualmente dinheiro, como esse Saulo, esse mentiroso e verminoso do Vagner Borges e aquele vaidoso picareta e desprezível do Waldo Vieira... Esses caras ainda não transformaram isso em religião, mas já montaram "instituições" e quem sabe igrejas no futuro, depois vão inventar uma versão do dízimo.. rs

E é provável que me expulsem daqui, mas que se dane... eu não ligo, é o mais esperado por esse bando de facistas, que carregam a cega e irracional bandeira do espiritismo.. Quer saber? Vão pro inferno vcs todos, espíritas.

Link to comment
Share on other sites

antes de criticar, veja que vc mesmo é criticável... antes de cuspir sobre minha participação, veja a sua, que é mais condenável feia de todas até agora...

Olha como foi a sua agora!

PQP... eu mesmo vou escrever um livro espírita psicografado e vender para a tonelada de idiotas e iludidos como vc, depreciado "amigo" junior e leo, que irão acreditar em cada palavra... Quantos espertalhões existem por ai ganhando dinheiro e quantos trouxas...

Por que ainda não escreveu?

E é provável que me expulsem daqui, mas que se dane... eu não ligo, é o mais esperado por esse bando de facistas, que carregam a cega e irracional bandeira do espiritismo.. Quer saber? Vão pro inferno vcs todos, espíritas.

Quer saber caro amigo astralnauta, se todos do forum fosse como você acredito que vc certamente iria ser banido, cuspido e mto xingado em seu 2 post nesse tópico, mas Felizmente muitos e muitos aqui não são como você e novamente tenho que concordar com sua citação do nosso amigo ai em cima vc novamente escreve um monte de porcarias e besteiras sem nexo que todos nós ja ouvimos e não nos afeta em nada então amigo quando não tiver capacidade pra comprovar suas teorias e argumentos relevantes não venha aqui falar asneiras.

Link to comment
Share on other sites

(...) Estamos falando que vivemos experiências externas ao corpo, com algumas comprovações reais conforme o Vede mesmo mostrou um exemplo, e que ainda não possuem uma explicação científica lógica (...)

Pela primeira vez, tiago, discordo de você! :lol:

Essas experiências possuem explicação científica lógica, sim! A diferença é que essas experiências são explicadas pela ciência verdadeira, imparcial e etc, e não pelo materialismo, que é uma religião que se disfarça com o nome de ciência. ;)

Link to comment
Share on other sites

(...) Estamos falando que vivemos experiências externas ao corpo, com algumas comprovações reais conforme o Vede mesmo mostrou um exemplo, e que ainda não possuem uma explicação científica lógica (...)

Pela primeira vez, tiago, discordo de você! :lol:

Essas experiências possuem explicação científica lógica, sim! A diferença é que essas experiências são explicadas pela ciência verdadeira, imparcial e etc, e não pelo materialismo, que é uma religião que se disfarça com o nome de ciência. ;)

Vede, então quer dizer que você não discorda de mim!! rsrsrs :)

Estou me referindo de fato à ciência materialista, que é a "crença" de nosso amigo apantropo.

[]s!

Link to comment
Share on other sites

astralnauta...

primeiro concordo contigo em um ponto, não olhar as coisas com "cabresto" rs,

mas, descordo em outro.

nas "pesquisas" atuais, em relação às pessoas vejo muito, algo que pode ser chamado: "dúvida destrutiva".

acho que o waldo, não importa rs, tem uma frase interessante com este sentido: duvidar e descobrir por si mesmo...

é o que pode ser chamado de "dúvida construtiva"...

por que, todos temos que logo duvidar assim: "ah, isso não existe!" ou "isso é errado!", "isso é falso!", "isso é invenção!", se o espiritismo para você é errado, ou fajuto,

pra outros é real, mas me diz, o espiritismo é totalmente errado ? espiritos não existem e não existe obsessor, não existe vida pós morte ? e outra, Só pq é espírito tem q escrever livros lindos, best-sellers, que vão dominar o mundo ?

mesmo o espiritismo sendo vamos dizer, incompleto, e daí, ainda contém parte da verdade...

não estou dizendo sobre "respeite" ou algo assim, apenas mostrando meu ponto de vista...

se você escutou vários áudios e encontrou vários erros ou invenções... o q eu digo simplesmente é: "e daí ?" talvez seja melhor compreender o sentido dos áudios, é o que ele faz ajudar, acho q ele nunca disse que é o dono da verdade, e pra completar, nunca vi relatos astrais dele, ou áudios, que contenham algo do que você disse, poderia citar algum exemplo ?rsrs, creio eu que se esses autores colocam seus sites na internet, e instituições, para ajudar, sendo de graça, acho que seja "quem quer ler que leia, quem não quer tudo bem..." .. "quem concorda, ótimo, quem não concorda tudo bem..." é o mesmo comentário que deixo à seu post... se não concorda com as opiniões, se não liga, ou qualquer coisa, creio q não irão te banir por isso, estamos aqui para expressar e compartilhar, se essa é sua idéia... tudo bem...

Link to comment
Share on other sites

Astralnalta, você precisa levar em consideração vários fatores naturais desse mundo. Primeiro que o Saulo não vende seus audios, ele os elabora sem cobrar nada, com a simples intenção de ajudar as pessoas. O Waldo Vieira e outros pesquisadores TRABALHAM com isso, precisam do dinheiro para no minimo sobreviver, e o que ganham não se compara com o tanto de pessoas que estão ajudando.

A respeito do Chico Xavier, acho que nem preciso comentar, mas caso você não saiba, vamos la. Ele simplesmente doou TODO o dinheiro que ele ganhou para instituições de caridade, e você tem idéia do quanto ele ganhou propagando a doutrina espirita?

Cara, não estou te jugando nem nada, só quero que você tente entender o quanto você estava errado afirmando algo sem saber a fundo. Por essa e outras que eu sigo o espiritismo e o Saulo rsrsrs, que é uma pessoa maravilhosa, e tem seus erros como qualquer outro ser humano tem (ele mesmo afirma isso, talvz em outras palavras). Relaxa astralnauta, vamos analisar melhor as coisas. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu duvido muito que qualquer religião, crença ou doutrina esteja 100% certas. Isso não seria diferente no Espiritismo e, obviamente, existem, sim, espíritas charlatões.

No entanto, não há como negar que a mensagem de ajuda ao próximo e de doação de si como forma de crescimento espiritual, é algo louvável. Essa mensagem, tão difundida pelos espíritas, se fosse partilhada de forma concreta pelas pessoas, poderia mudar o mundo.

Acho que respeito é mínimo que podemos oferecer a quem não partilha dos mesmos valores que a gente.

Link to comment
Share on other sites

Astralnauta,

A sua mensagem continua disponível e você não foi banido, certo? Não julgue muito rápido as pessoas, muito menos um grupo grande de pessoas que discutem ideias livremente. O GVA é um fórum, ou seja, um espaço aberto para as pessoas se manifestarem, revelarem os seus pontos de vista livremente, sejam eles quais forem, com apenas uma regra: respeitar a identidade de cada membro e garantir uma atmosfera construtiva.

Diante das suas outras afirmações, até concordei com a sua visão em alguns aspectos e volto a dizer que concordo com outros elementos do seu mais recente argumento, mas não tudo, não mesmo. E mesmo assim te respeito. O seu post até contribuiu para uma atmosfera construtiva dessa vez, porque você parece ter dito com todas as palavras aquilo que antes pareciam frases curtas e sem base argumentativa, o problema é que acho, e sei que você está ciente disso, que a parte do "respeito" fugiu do controle.

Não vou defender ninguém. Isso nem sequer interessa! No fundo, você está aqui para discutir, debater ideias, e não insultar crenças e pessoas (ou pelo menos essa é a proposta do fórum e você está aqui com consciência disso). Porém, lamento se você se sentiu insultado pois lhe garanto que você não foi o único. E isso é extremamente triste de se notar!

Não interessa em quem ou em que as pessoas acreditam. Sejam elas de que religião for ou até mesmo que não tenham religião, as pessoas são seres humanos acima de tudo e todos merecem respeito. E se alguém não respeita, ela vai ouvir um pouco (ou muito) porque é natural a criação de tensão devido a uma perturbação causada por uma mensagem escrita de forma agressiva e, por isso, ofensiva.

Não apoio a forma como você se manifestou, aliás muitos não apoiam. E isso não se deve à sua opinião sobre o espiritismo mas sim aos insultos causados às pessoas pela forma como você a expõe. Lamento muito isso porque gostei de uma parte da sua perspectiva. Não há mal nenhum achar o espiritismo uma falsidade pura (embora nada seja 100% correto, nem 100% lixo), mas acredita que o desrespeito é um problema enorme e desnecessário.

O Saulo criou um site, um espaço para discussão aberta, um site de divulgação ideológica com aúdios distribuídos gratuitamente sem nenhuma vantagem. Uma liberdade pessoal, uma escolha. E quem vem aqui é porque quer contribuir de alguma forma, mesmo que seja para criticar construtivamente. Como disse, não defenderei ninguém, mas adoraria que você escrevesse um texto bem argumentado sobre o espiritismo e a viagem astral sem agressividade e ofensas - esse não é o objetivo de todos e deste fórum. Quero mesmo discutir o assunto sem insultos subentendidos. Eu não lhe insultei.

Abraços! ;)

Eu duvido muito que qualquer religião, crença ou doutrina esteja 100% certas. Isso não seria diferente no Espiritismo e, obviamente, existem, sim, espíritas charlatões.

No entanto, não há como negar que a mensagem de ajuda ao próximo e de doação de si como forma de crescimento espiritual, é algo louvável. Essa mensagem, tão difundida pelos espíritas, se fosse partilhada de forma concreta pelas pessoas, poderia mudar o mundo.

Acho que respeito é mínimo que podemos oferecer a quem não partilha dos mesmos valores que a gente.

Alisson, meu amigo, concordo com você 100%!

Primeiro, a religião sempre foi uma perspectiva histórica caracterizada por imaginação, fé e a busca por respostas às questões mais pensadas pelo Homem: "Quando morrer, acabou, viro nada e tudo que fiz deixa de fazer sentido?" e "Afinal, de onde foi que veio esse Universo tão fascinante, diversificado e misterioso?"

Claro que para a primeira pergunta, não interessa para onde vamos depois da morte, mas sim aquilo que deixamos para aqueles que vivem, para a humanidade ou simplesmente para as pessoas com quem partilhamos momentos e sentimentos. Já a segunda, essa foi a questão mais forte que se destaca até hoje. Porém, atualmente a Ciência também busca por respostas. Porém, sem fugir do assunto, rs, talvez ninguém nunca esteja completamente certo (não posso nem dizer que isso que direi estará perfeitamente correto), alguma religião será apenas uma visão humana, cheia de buracos e ausências.

O importante é aquilo que nós somos capazes de ser e a forma como somos capazes de agir, criando a melhor atmosfera para um desenvolvimento humano geral. E isso o mundo precisa e infelizmente as religiões não farão nada quanto a isso. Mas as pessoas, com suas imperfeições humanas, suas assimetrias, essas podem fazer algo. Só me inspirei em escrever isso após ler o que você disse.

Abraços! ;)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...