Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

É sonho ou é projeção ?


kain

Recommended Posts

Olá a todos.

Eu tenho uma pequena dificuldade em separar o que pode ser sonho, do que pode ser uma experiência projetiva.

Eu por exemplo já tive vários sonhos bem vívidos e cheios de detalhes onde eu estava voando pela minha vizinhança, andando pelas paredes e escalando prédios. Tudo era bem parecido com a realidade, exceto por alguns detalhes como portas, janelas, buracos e paredes que não existem na vida real.

Esses sonhos são um pouco distintos de outros sonhos que eu costumo ter. Nestes eu me comporto como se fosse super-homem, testando meus limites: voando, dando saltos enormes e fazendo outras loucuras. Em outros sonhos não lembro de ter essa liberdade, e é raro sonhar com lugares conhecidos. Geralmente em um sonho comum são lugares estranhos e as coisas vão acontecendo sem que eu tenha controle sobre elas.

Nestes sonhos de super-homem eu não pensava muito, só me preocupava em me divertir, mas não descarto a possibilidade de ter sido apenas um mero sonho.

Então, como separar simples sonhos de experiências projetivas ?

Link to comment
Share on other sites

Falka Kain só alegria?

Olha, quanto a essa separação entre sonho e projeção, acredito que você poderia no máximo estar tendo uma projeção semiconsciente, ou um sonho lúcido, mas a projeção consciente é aquela que você sabe que está fora do corpo, o que pelo jeito não foi seu caso.

Quanto às coisas que estavam na sua possivel projeção mas não no físico, você pode ter saído em uma dimensão chamada dimener, que é a transição entre o fisico e o astral, onde coexistem elementos de ambos os planos, aquilo que não "existia" era do astral e o que "existia" era do físico.

Espero ter ajudado desculpe algum possível equivoco, muita paz.

Link to comment
Share on other sites

Kain,

Desde pequeno sou de sonhar muito, como você. Eu só não lembro dos sonhos quando algum evento me deixa muito ansioso. Mas estou melhorando nesse aspecto, fazendo as técnicas e mudando alguns hábitos.

Também sonho muito que estou voando, e em vários lugares, por locais que conheço e que não conheço. Inclusive eu li por aqui sobre fios elétricos, cara eu tenho pavor de fios elétricos também. Não sei porque.

Recentemente tive um sonho lúcido, que relatarei mais tarde (se a censura deixar :roll: ). Nesse sonho eu tive um pouco mais de controle nas minha ações, sabia que tava sonhando, estiquei partes de meu corpo e tal, mas o sentimento do ambiente não era real, eu me sentia meio que bêbado.

Bom, há uns anos atrás tive uma experiência muito forte de projeção com muita lucidez. Relatei-a há pouco tempo na seção de relatos. Então, comparando ela com os meus sonhos e os sonhos lúcidos, com certeza foi muito mais real.

Sobre projeção lúcida, te digo pela minha experiência... uma projeção lúcida a sensação de realidade é muito forte. Parece que a vida real é lá e a nossa vida, o sonho. Mas esse tipo de projeção eu tive somente uma vez. To buscando repetir a dose.

Uma dúvida que tenho também é definir se os sonhos e os sonhos lúcidos são um tipo de projeção, tipo, uma projeção menos consciente.

Espero ter te ajudado. Qualquer coisa manda aí.

Link to comment
Share on other sites

Tudo bom Kain?

Amigo, toda noite, ao dormir, nos projetamos... É natural. Infelizmente, 99,99999% da população fica com o corpo astral dormindo deitado alguns centímetros sobre o corpo físico, perdido em onirismo. Onirismo a grosso modo são os sonhos, criados pelo nosso cérebro. Sonhos são criados pelo cérebro, e ponto, não tem que haver dúvidas nisso. Lembre se que nossos "corpos" são todos interligados, então o fato de você estar a poucos centímetros acima dele não quer dizer que seu corpo físico esta ali "morto, inútil", ele está trabalhando, seu cérebro está processando um bocado de informação.

Uma projeção mesmo seria quando você "acordasse" seu corpo astral, numa definição bem grosseira. Uma projeção lúcida é quando você está 100% "acordado" fora do físico, quero dizer, você acompanha e sabe de cada momento, sobre tudo o que está acontecendo... não é como num sonho, que as coisas acontecem, que você "pensa" estar no controle ou algo assim... Você simplesmente levanta da cama, deixando seu corpo lá, com total consciência.

Uma projeção semi-lúcida é quando você consegue "acordar" seu corpo astral, saí por aí, mas sua lucidez acaba se perdendo as vezes, sendo interferida por onirismos, o que pode lhe levar a perder a consciência... "mas você está longe do corpo, você saiu".

Uma projeção inconsciente, no meu entender, é quando você acaba "acordando" no astral em algum outro lugar, ou seja, você sem ter lucidez saiu andando por aí, e do nada recobra a consciência...

A consciente, quando você sai de forma lúcida e por vontade própria, com consciência de todo o processo. E sonho lúcido é quando você está consciente dentro do seu próprio cérebro (também falando de modo grosseiro).

O que quero dizer com tudo isso acima? Cara, honestamente nada, pois esta é apenas a minha visão... porquê eu mesmo acho extremamente difícil este negócio de ficar definindo com nomes o que é o que. Eu particularmente vejo muita diferença em falar "projeção consciente" ou "projeção lúcida", mas é minha maneira de interpretar. Por isso, aconselho muita leitura, estudo, e que você defina por si próprio o que é cada coisa...

Na minha opinião, pela forma que você descreveu, teve apenas um sonho, e ainda não lúcido, um sonho normal (talvez com alguns momentos de lucidez)... mas é minha opinião, só você pode saber o que de fato foi.... Mas te pergunto, já teve alguma projeção lúcida, de fato? Porque se já, saberia que não tem como confundir.

Continue estudando e praticando amigo! E não deixe de compartilhar com a gente!

Grande e Fraternal Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos pelas respostas, apreciei todas.

Então vamos ver se estou compreendendo: a diferença entre sonhos e projeção é a lucidez. Se estamos projetados temos plena certeza disso, não restando nenhuma margem de dúvida, pois temos lucidez total. No onirismo há a ausência completa de lucidez. É bem por aí ?

Digamos que eu esteja misturando momentos entre a lucidez e a falta dela. Em alguns momentos do sonho eu tenho uma vaga lucidez de alguma coisa: eu olho ao redor e começo a usar o pensamento crítico para questionar o que vejo, exatamente como se estivesse na vida real. Tipo: Aquilo não deveria estar ali, isso não deveria ser assim, isso é impossível etc... Já tive consciência de várias coisas, menos de mim mesmo.

Será que posso usar isto como base para afirmar que aos poucos estou aumentando a minha lucidez ?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...