Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Paradoxo sobre Deus


Recommended Posts

Sim, espíritas são cristãos. Acreditam em Deus e em Cristo, apenas de uma forma diferente: Cristo, dentro da doutrina espírita, não é Deus, mas, sim, um espírito perfeito. Cristo seria um espírito que após milhares de anos passando por diversas reencarnações em outros mundos, atingiu o grau de perfeição e teria sido incumbido por Deus de cuidar do planeta Terra, desde sua criação.

E sobre o paradoxo, sempre achei meio sem sentido essa pergunta. Afinal, ela se propõe se Deus seria capaz de desafiar, e vencer, a si mesmo. Não vejo como isso possa desafiar o conceito de onipotência divina.

Link to comment
Share on other sites

Deus e o infinito

1 O que é Deus?

– Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.1

2 O que devemos entender por infinito?

– O que não tem começo nem fim; o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito.

3 Poderíamos dizer que Deus é infinito?

– Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligência.

☼ Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é infinito é tomar o atributo2 de uma coisa por ela própria, é definir uma coisa que não é conhecida por uma outra igualmente desconhecida.

http://www.espirito.org.br/portal/codif ... -1-01.html

Link to comment
Share on other sites

O povo já respondeu bem, não tenho muito a complementar.. apenas algo que acredito ser importante.

Pra mim, é uma perda de tempo total ficar pensando sobre "deus". Acho mais útil pensar sobre: "como posso assistir melhor?", "como está minha auto-organização?", "estou bem com todos da minha família nuclear?", "e minhas projeções?", etc.

Estudar deus é algo secundário, o que ganhamos com isso? Ok, descobri quem é deus, e agora? Não vai agregar valor algum à ninguém, pelo menos não irá aos que estão evoluindo aqui na Terra.

Fazendo uma analogia, é o mesmo que uma criança da primeira série que está fazendo apenas duas operações básicas querer entender sobre integral e derivada.

abraços

obs: Nem falei do paradoxo, né? Deixa o paradoxo pra lá, juntamente com deus... vamos trabalhar as energias e evitar pensar abobrinhas dos outros, rs..

Link to comment
Share on other sites

-Deus é capaz de criar uma pedra que não pode levantar?

"Deus" Não "é capaz", ele é a capacidade.

Deus não cria, ele é a criação.

Deus é a pedra.

Deus não levanta, ele é o levantar.

Esta pergunta "paradoxal" só faz sentido se você personifica "O absoluto", se você pensa que "Deus" é um velhinho sentado num trono em algum lugar do firmamento. Caso você entenda que isso é limitar "O absoluto", então saberá que não está falando de "Deus".

Uma ótima explicação (apesar de que confusa para os iniciantes na espiritualidade), foi dada num vídeo (áudio) do pai Joaquim, que o Vede postou tempos atrás... Dá uma pesquisada.

Agora, como o Olímpio disse, é bobeira se focar em tentar entender "o que" é Deus. É inútil, nossa mente extremamente limitada não consegue sequer figurar o que é o infinito, justamente por ser algo sem figura. Até mesmo dizer que Deus é "o Absoluto" é errôneo, pois em nossa mente acabamos criando um "grupo" chamado absoluto onde tentamos colocar o TUDO... o que é impossível, pois se agrupamos, limitamos, ou seja, já não estamos falando em absoluto... e ainda, o próprio "grupo" faz parte do absoluto, senão, o absoluto não seria absoluto. :U:C Sim, é confuso, por isso, foque em outra coisa, apenas acredite que há uma força primordial, já está perfeito. :)

Grande e Fraternal Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Olá, Eiji, tudo bem?

Não vou responder sua pergunta, mas apenas lhe dizer o seguinte:

Continue questionando, que as respostas virão para você, assim como elas vem para todos que buscam a verdade. Pergunte mesmo, não tenha medo, mas não se prenda às respostas de ninguém. Analise tudo e tire suas próprias conclusões. Mas também não se prenda a elas. Mantenha a mente aberta, pois sempre encontrará algo novo. Isso é a magia da vida!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Vou tentar explicar o que eu penso, apesar de ser muito dificil em algumas palavras.

Eu sempre me qustionei sobre isso e é obvio, nunca cheguei a lugar senhum (pela limitação da nossa inteligencia). Me dizia ateu até esses tempo, mas ateu pq eu nao acreditava e nem acredito no Deus convencional, aquele q esta nos vigiando, q traçou tdo oq vai acontecer na nossa vida , que diz q devemos amá-lo mais que a si mesmo e a todos, enfim, a concepção masi difundida de Deus. Chego a conclusao que tudo veio de uma consciencia, que criou tudo apenas no ato de pensar, agora nao me pergunte de onde veio a consciencia, pq a ideia do infinito eh impossivel de ser explicada. Essa consciencia então sempre existiu e sempre existirá. Como todos fazemos parte de Deus, somos uma parte dele, e como bem sabemos q não somo o corpo fisico, nem o astral e nem o mental, somos um consciencia. Ou seja todos somos o mesmo, tudo veio da mesma consciencia e por ai vai. Sabemos tambem, que mesmo nós sendo pouco evoluidos, podemos criar algumas coisas no plano astral ( imagine oq não podemos no plano mental? ou na pureza da consciencia, ou então imagine os nossos amparadores o que não podem fazer nesse sentido, ou então os mentores dos nossos amparadores, ou os mentores dos mentores dos nossos amparadores, e por ai vaii).

Link to comment
Share on other sites

continuando....

O que eu quero dizer é que somo pouco, mas muito pouco evoluidos, e existem espiritos infinitamente masi evoluidos que nós (acredito q a evolução tmb vai até o infinito, ou seja, nunca termina). Isso para mim seria Deus, e expressão para Deus é o amor.

Ame seu irmão como ama a si mesmo, faz tanto sentido isso , pq se somos um só, é obvio q devemos nos amar como sendo um só.

Bem, não sei se deu para entender muito bem, tanto que um textinho desse tamanho seria impossivel me expressar perfeitamente, axo q nem eu falando 24 hras sem parar não daria. Acho nao, certeza, nossas palavras sao limitadissimas, sendo impossivel se expressar perfeitamente.

Desculpa se alguém se sentir ofendido por motivos religiosos, filosóficos, mas é só a minha opinião e visão de Deus.

Abração irmãos

Paz e luz para todos

Link to comment
Share on other sites

já discuti esse paradoxo com um amigo uma vez. eis a conclusão da nossa discussão.

um ser onipotente e uma pedra que não pode ser movida não podem existir juntos, pq uma contradiz a outra, então vc não pode pedir a um para criar o outro. a contradição está na tarefa e não na onipotencia.

se a tarefa é uma contradição então não poder realiza-la não limita em nada o poder dele, ele continua podendo criar a pedra do tamanho que quiser, levanta-la, destrui-la, criar outra ainda maior e levantar a outra tbm, e um ser dotado de tal poder é obviamente um ser onipotente.

eu respondi apenas a ideia do paradoxo, não significa que acredito na existencia de tal ser.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...