Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Psicografias em centros espíritas - São reais?


Simone

Recommended Posts

Olá a todos, gostaria de saber a opnião de vocês sobre isso:

Eu pedi duas cartas psicografadas da minha mãe em dois centros espíritas diferentes ( e muito respeitados, considerados confiáveis pelos espíritas, inclusive um é de um médium famoso que escreve livros).

No primeiro lugar, fomos eu e minha irmã, e na carta só citou nós duas, sem citar meu pai, e com aquela linguagem "espírita" rebuscada de falar as coisas. Na segundo lugar, dei apenas meu nome, e só o meu nome foi citado, novamente com aquela linguagem espírita de dizer as coisas. Ambas não falaram nenhum detalhe pessoal, ambas usaram termos carinhosos, mas o que foi dito sendo quase totalmente genéricas.

Só para esclarecer, nenhum dos lugares cobrou nada para fazer isso e os dois oferecem todos os seus serviços gratuitamente para qualquer pessoa.

Gostaria de saber o que vocês acham disso, obrigada!

Link to comment
Share on other sites

cara...

eu nao tenho a menor idéia... eu também fico na dúvida...

olha sabe que é muito difícil...

mas eu acho que o mundo espiritual está ai, é real e eles não querem se provar pra ninguém... acho que se fosse pra provar que oque eles dizem é verdade isso já teria acontecido...

minha mãe psicografa cartas de um "mentor" meu e é engraçado pq são sempre nos momentos que eu to mais angustiada que ele vem falar com ela heheheh

e tipo A MINHA MAE NUNCA SABE que eu to triste... ela só sente vontade de escrever... e pans

ele é bem lindo mas as mensagens dele tb são sempre bem carinhosas e genéricas..

mas sempre fazem o maior sentido, tocam meu coração e deixam a minha alma mais leve

acho que isso é o que importa...

a gente vive num mundo onde tudo precisa ser real ou irreal... eu acho que oque é válido é o sentimento...

a gente esquece de dar valor pro que a gente sente quando le uma carta ou quando... sei la...

pq se vc sentisse que nao era da sua mae podia ter o nome da sua familia inteira que ia ser tenso!

sei la...

a verdade é que muitas vezes buscasmos respostas que só podemos encontrar dentro da gente e tudo que outro alguém nos pode dar é conforto

Link to comment
Share on other sites

São reais sim, mas muito subjetivas. Vou explicar.

Tanto na psicografia quanto na psicofonia, existem níveis de interação encarnado/desencarnado. Existe desde o espírito dizendo telepaticamente pro medium até o espírito tomando conta do braço ou da garganta daquela pessoa.

O perigo ocorre nos casos de telepatia (a maioria), aonde o espírito dita as palavras, devido a falta de experiência ou até mesmo a prepotência, alguns mediuns se acham no direito de "interpretar" a mensagem que chega pra ele, ao invés de apenas passar, ele floreia, retira partes, adiciona outras... Claro que é impossível haver total imparcialidade devido a mensagem passar literalmente pelo medium, mas, quanto mais o medium estiver no posto de observador e intermediário melhor.

Uma amiga minha psicografa e posso dar o exemplo dela.

Ela disse-me uma vez que durante uma sessão que ela estava sentada e um espírito começou a dizer o que deveria ser escrito. Só que como foi mentalmente, misturava os pensamentos dela (poucos, mas existentes), a mensagem do espírito, intuições de fora, etc.. Ela dizia que havia de filtrar umas 10 coisas pra pegar 2 e com isso dificultava muito o processo. Mesmo ela trabalhando muito com energia, instalando ev, eliminando influências externas... Ela afirmou: "Como eu não capto nem 80% do que o cara quer falar, eu preciso completar a mensagem pra dar sentido".

Ela também disse que em algumas sessões, certos espíritos mandam uma ideia e você tem de trabalhar em cima dela, em outras, você se perde na segunda frase e então pra não entristecer a família, terminamos a ideia que ele quer passar enquanto ainda temos alguma intuição. Agora do espírito dominar a mão dela, ela disse que ainda não ocorreu isso com ela, mas ela já sente alguns espasmos no braço durante a sessão.

Claro que ela está iniciando agora, tem pouco mais de 20 anos, tem muito chão.. Mas do mesmo jeito que ela está iniciando, existem mediums que começam a trabalhar "velhos".. e você vê aqueles velhos na mesa psicografando, acha que o processo é perfeito. Não é.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Oi Simone

Acho que as respostas acima, já disseram tudo sobre a questão da psicografia.

Mas tem ainda uma coisa que eu gostaria de comentar.

Eu já ouvi de espiritualistas de diferentes linhas que nossos laços afetivos não se rompem com a morte física dos que amamos.

Estes laços de afeto continuam a existir e há transmissão de sentimentos deles para nós e de nós para eles. Eu acredito nisso.

Quando sentimos saudades de um amigo ou parente visitamos, telefonamos, mandamos presente. E assim, levamos o nosso melhor sentimento e felicidade para aquela pessoa.

Podemos fazer algo parecido, ao menos, em intenção, pelos desencarnados queridos.

vc pode buscar o contato com sua mãe ficando quietinha, e se permitindo deixar fluir os seus sentimentos por ela. A saudade - a gratidão - afeto - votos de felicidade.

Também pode dar um presente para ela. Um culto (na religião dela ou em outra que tenha culto para antepassado), um trato no túmulo, uma reunião com os familiares para lembrar os bons momentos, com as comidinhas que ela gostava. E pode dizer a eles que é para homenageá-la. Um arranjo floral num cantinho da casa.

Eu também acredito que esse tipo de atitude tem efeito real e ajuda na evolução espiritual dos entes queridos, e que eles recebem as boas energias que emanarão das pessoas, das flores, das comidinhas.

E os entes não-queridos também podem receber: acredito que nunca é tarde para dar e receber perdão.

bjs. Regina

Link to comment
Share on other sites

Bom, tudo já foi muito bem explicado. Não podemos afirmar, com 100% de certeza, que as psicografias são todas reais. Obviamente existem charlatões, como em qualquer área, mas de uma forma geral, psicografias são assim. Poucos médiuns chegam a um nível "Chico Xavier" de pureza de transmissões.

Essa interferência do médium no conteúdo da mensagem, como explicou o Olympio, é chamada de animismo. E o grau de animismo nas comunicações espirituais varia muito de médium pra médium, dependendo do seu tipo de mediunidade, de sua experiência, etc.

Nós, como criaturas céticas, sempre precisamos de provas. E nem sempre as provas vêm. Por isso, acho que o mais legal é se focar no conteúdo da mensagem. Seja ou não vinda dos nossos entes queridos, certamente são mensagens que nos reconfortam e nos revigoram.

Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

Simone

sou médium de psicografia e posso falar por mim. Quando recebo uma psicografia, ouço mentalmente o 'ditado' do espírito, mas não tenho o movimento de minhas mãos, portanto não tenho condição de mudar o que está sendo escrito à minha maneira (no meu caso o espírito escreve). Depois de o espírito se ausentar, eu não tenho mais lembrança nenhuma do que foi escrito, então realmente são eles que escrevem.

Mas, na maioria delas, o trabalho de conexão entre médium e espírito é muito mais difícil que na psicofonia,então somente o necessário é escrito, ai as cartas ficam com cara de bilhetes de 'estou com saudade'. Com perfeição, somente o Chico Xavier...

Talvez vocês e sua mãe estejam bem e não houve necessidade por parte dela de dizer nada mais além de passar o amor dela para vocês.

Como sabemos que o controle está com eles, em nosso centro nós não perguntamos nada para ninguém, se vem uma carta, informamos o nome do espirito e a pessoa interessada termina o reconhecimento.

Para mim é fácil te falar que elas são reais, mesmo as ditadas para médiuns consientes (que ouvem e escrevem, sem haver uma 'incorporação'). Acho que se ela te fez bem, como a Larinha falou, acredite e siga em frente. Veio de pessoas com intuito de ajudar.

Espero ter ajudado

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Graciela, que interessante sua mensagem.

Nunca soube que vc perdia o movimento das mãos eessas coisas todas! Muito legal =]

Interessantíssimo...

Você consegue tipo sentir a energia de quem tá escrevendo?

Ou saber como a pessoa é fisicamente?

Oi Larinha,

então, minha mediunidade é semi consiente. Quando estou em trabalho o espírito consegue controlar meu corpo. O guia do CE fala que é tipo um desdobramento de minha parte, meu perispírito sai e o espírito comunicante assume. Segundo ele ajuda em alguns casos como choque físico para o comunicante. Ai eu, estando conectada ao meu corpo acabo sentindo até os resquícios de dor que o espírito ainda carrega e por isso acabo por descobrir de que ele morreu só por isso. Segundo os dialogadores, minha voz muda tb. mas depois do trabalho, me lembro de muito pouca coisa referente à comunicação.

Sentir a energia do espírito eu sinto, inclusive se ele está triste, com raiva. Mas saber como é fisicamente não. Tenho a visão muito restrita...

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Puuuuxa vida que legal!

=]

Eu não tenho nenhum desses "poderes mágicos lindos" e eu sempre quis ter heheheh

Minha mãe tem todos =[

Eu era aquelas criancinhas que fazia a brincadeira do copo todo dia hahaha QUando n tinha ninguem pra fazer comigo eu fazia sozinha 0.o

TENSO!

Lindo seu dom! =]

Acho muito estranho algumas pessoas que nascem com certas habilidades e não querem desenvolve-las... Tenho alguns amigos que veem espiritos ou algo do tipo e que foram em centros pra fechar a visão ou algo assim!

MUITO LOCO!

Deve ser muito legal!

Link to comment
Share on other sites

Pois é, Lara, segundo os espíritas, a mediunidade é um compromisso assumido pela pessoa antes de reencarnar. O espírito assume esse compromisso (usar a mediunidade para ajudar pessoas) como forma de ascenção moral ou até mesmo de resgate de questões passadas.

Tanto que a mediunidade é trabalhada durante o processo reencarnatório. Os espíritos responsáveis pelo futuro corpo físico do reencarnante ativam os centros de força (chacras) para que a mediunidade se manifeste.

Por esta visão, a pessoa, ao renunciar ao uso de seu dom, está deixando de cumprir um compromisso assumido e, devido a todas as implicações energéticas que a mediunidade traz, corre até mesmo o risco de ter problemas de saúde.

Link to comment
Share on other sites

Larinha,

o Alison está certíssimo. Eu tive meu 'chamado' (falo assim para parecer mais dramático.... :o ) eu estava já em um estado mental deplorável. Penso que se não seguisse o trabalho mediúnico e levando em consideração meu trabalho para ganhar 'dindin' aqui na terra (sou financeira e mexo com bolsa de valores) eu já estava no manicômio a um tempão... :cry::lol:

Minha mãe também é médium e foge disso como o diabo da Cruz....isso resulta em um excesso de energia que pode gerar problemas físicos graves, doenças mesmo. E no caso dela gerou, a vida inteira, de infarto sem obstrução de nenhuma veia (foi causado por um dobramento de artéria :x ) a feridas nas pernas que aparecem do nada e nenhum médico sabe o que fazer a respeito...Sem contar os obsédios constantes, que são até benéficos, pois os médiuns acabam tendo um acúmulo de energia maior, para usar em trabalho, e se não usam podem se reverter em males para o próprio corpo. Então um 'vampiro' até ajuda neste caso.

Mas pensando pelo lado dos clarividentes,deve ser bem difícil conviver e se adaptar com isso, né?

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Que interessante isso Alisson e Gra!

Não sabia disso!

Um cara uma vez me disse que meus dons desses são todos bloqueados pra eu parar de tentar feito mula HAuhaUAhuaHAA

Que meu único dom é mental... Ele disse que eu desejo uma coisa e se transforma em realidade, iguala a varinha do Harry Potter ele disse xD

Ele disse que qualquer dos meus dons paranormais tão todos no meu mental =P

E é muito verdade

Se alguém quiser um avião ai me avisa que eu imagino HAuahuAHUA

Link to comment
Share on other sites

E do quê, ou de quem o Waldo NÃO fala mal???? Já o vi dizer em tertúlias, que música é "bobagem", sentimento é "bobagem", que o Chico e o Gandhi eram homossexuais, e que Krishnamurti tbm era pq foi vítima de pedofilia...e fora tantas outras maledicências...

E mesmo que fossem....o que tem a ver ele mencionar isso? Total falta de cosmoética!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...