Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

HOLOMATURIDADE E CONSCIÊNCIA


luciano_caldas

Recommended Posts

Holomaturidade e Consciência

Algum “guru” (líder espiritual, dirigente institucional e formador de opinião no campo consciencial), instituição conscienciocêntrica ou determinada organização/linha espiritualista verdadeiramente conhecem, em sua plenitude, a profunda natureza intimista da consciência?

As opiniões manifestadas pelo “guru”, por uma instituição conscienciocêntrica ou por determinada organização/linha espiritualista acerca da natureza da consciência são relativas e moldadas por condicionamentos personalíssimos, de acordo com os respectivos pontos de vista igualmente relativos.

Um “guru” pode categorizar a consciência como o “atman” (essência) do ser. Uma instituição conscienciocêntrica, por sua vez, pode qualificar a consciência como uma inteligência extrafísica que coabita vários corpos energéticos, de forma multiexistencial e multidimensional.

Já uma determinada organização/linha espiritualista ou metafísica pode cunhar a consciência como a alma eterna e imperecível que transcende o decesso do corpo físico.

As opiniões acima, sendo relativas, estão parcialmente corretas, uma vez que limitadas pelos padrões culturais, doutrinários e centralizadores dos líderes ou grupos que as formulam.

No entanto, tais “verdades” se tornam muito mais completas e abrangentes, quando todos esses pontos de vista conscienciais se integram, complementando-se e se harmonizando. A integração consciente é fruto dileto da holomaturidade real.

Não falamos aqui do conceito de holomaturidade tão propalado por determinadas escolas conscienciais, e sim, da holomaturidade real da consciência, que integra os 99% de semelhanças entre as mais diversas linhas de pensamento humano, no que tange aos seus valores conscienciais, e, ao mesmo tempo, respeita o 1% de diferenças.

A holomaturidade real preconiza, portanto, uma integração cosmoética (unir as semelhanças sem denegrir as diferenças), ao passo que a pseudo-holomaturidade não integra, desagrega. Em vez de respeitar a diferença de pensamento, agride de quem discorda. Não se torna uma ferramenta prática de reciclagem consciencial, mas um instrumento de proselitismo, intolerância e, por vezes, até de lavagem cerebral.

As consciências e instituições pseudo-holomaduras, ao invés de serem democráticas e acessíveis, tornam-se totalitárias e elitistas, baseadas no fundamentalismo consciencial, que privilegia o 1% de diferenças (personalíssimas) entre as diversas linhas conscienciais de pensamento.

Essa postura desencadeia competições tolas e infantis – interna e externamente – entre instituições, movimentos, militantes e lideranças que adotam posicionamentos centralizadores e exclusivistas, resultando na rivalidade entre as diversas linhas conscienciais de pensamento, a expressão mais fidedigna de manifestações advindas do subcérebro abdominal, que empaca os mais lúcidos projetos que um indivíduo ou determinada instituição pode desenvolver!

Todavia, voltando ao ponto de partida deste pequeno ensaio interdimensional, indaga-se: como “gurus”, instituições conscienciocêntricas ou organizações/linhas espiritualistas podem tornar-se mais integradoras, cosmoéticas e holomaduras?

Na verdade, não há uma fórmula mágica ou descartável (tipo fast food) para responder a essa importante indagação!

Contudo, quando cada indivíduo ou instituição aprender a contemplar a unidade (que integra!) na pluralidade (que diversifica!) de todos os valores conscienciais (que se relativizam!) aí, sim, a consciência se integrará ao cosmos!

Essa integração gerará uma fusão indissociável!

Nesse momento, a holomaturidade real entrará em cena!

Luciano Caldas

Salvador, 19 de fevereiro de 2011, às 20h10.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...