Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Fraude no Espiritismo!?


Recommended Posts

Em primeiro lugar, quero deixar claro, que ja participei de reuniões kardecistas, e não tenho nenhum préconceito com os mesmos, sou apenas um buscados, porém, depois de pesquisar um pouco, fiquei sabendo de casos de MATERIALIZAÇÃO DE ESPIRITOS, bom, até ai tudo bem, vi várias fotos sobre o tema, e inclusive algumas em que envolve CHICO XAVIER e WALDO VIEIRA, no caso da MATERIALIZAÇÃO DA IRMÃ JOSEFA EM UBERABA, fiquei meio intrigado com a história e resolvi pesquisar.

Olhem as fotos da materialização:

irma%20josefa.jpg

Irmã Josefa materializada na cidade de Andradas, através de Otília Diogo. Notar que o rosto da entidade não se apresenta idêntico ao mostrado em outras fotos. Esse fenômeno também se verificou na sessão com os repórteres.

irma%20josefa%202.jpg

Materialização integral de Irmã Josefa, podendo notar-se sua roupagem volumosa e complicada. A maravilhosa entidade está abraçando Francisco Cândido Xavier e Wanda Marlene. A foto, de Nedyr Mendes da Rocha, foi batida na presença da equipe médica.

irma%20josefa%203.jpg

Notável fotografia da materialização de Irmã Josefa, em Uberaba. Às vezes, em uma só sessão, seu rosto sofre modificações profundas.

(Foto de Nedyr Mendes da Rocha)

irma%20josefa%204.jpg

Waldo Vieira e o repórter José Franco sendo tocados por Irmã Josefa na famosa experimentação do dia 3 de Janeiro de 1964. Note o leitor a admiração do repórter quando se defrontou com a entidade...

(Foto de Nedyr Mendes da Rocha)

chicoXavier.jpg

Chico Xavier

Porém, depois de pesquisar, fiquei na dúvida sobre a veracidade dessa imagens, e vejam o que eu encontrei (Espero Criticas)

WALDO VIEIRA CONFIRMA QUE NÃO HOUVE A MATERIALIZAÇÃO DA IRMÃ JOSEFA EM UBERABA

Em 10/05/2009 Waldo Vieira confirmou que não havia espírito materializado algum nas sessões de Uberaba. Abaixo segue o áudio com a transcrição para não deixar dúvidas!

http://www.4shared.com/audio/ErIsitqS/W ... 90510.html

Internauta: Por favor me esclareça, qual é a sensação de segurar a mão de um espírito materializado como o ocorrido com o senhor e a irmã Josefa? Fora a especulação, por favor. Como foi? O que o senhor sentiu? O que mais lhe impressionou, marcou como experiência?

Waldo Vieira: Lá não tinha espírito materializado. Aquele lá era o processo dela [de fraude?] (…)

Portanto, o próprio Waldo Vieira admite que a Irmã Josefa não se materializou. A dúvida que fica é.... FORA TUDO UMA GRANDE FRAUDE?

Aguardo Respostas/Esclarecimentos

Link to comment
Share on other sites

No começo das minhas pesquisas sobre espiritualidade, eu me deparo com a análise da revista O Cruzeiro, da década de 60, na qual varios reporteres foram em Uberaba, nesse centro espirita aí, e depois descreveram tudo. Fiquei com uma impressão ruim acerca de Waldo Vieira (eu já havia visto alguns de seus videos no youtube). Mesmo eu sabendo que os reporteres eram céticos, e tentaram desmascarar os fenômenos parapisiquicos, espirituais, acabei ficando com um pé e meio atras sobre aquela experiência. Como o Waldo confirmou não ter havido materialização, fico mais desconfiado ainda.

Procurei no google aqui o site que eu li a reportagem, mas não encontrei. Tem alguns sites ali, mas nenhum tão completo igual o que eu havia visto.

Dê uma pesquisada na net, vai que vc encontra.

Abrass

Link to comment
Share on other sites

Waldo fala de forma muito aberta sobre as fraudes, dizendo que ele e Chico não praticaram fraude com Otília Diogo, apenas fizeram uma pesquisa e tiraram fotos com ela. Por outro lado, ele fala sobre seu relacionamento com Chico Xavier e sobre o mesmo ter usado perfume para simular a materialização de odores. Vale apena escutar e ler os comentários dos internautas!

http://obraspsicografadas.haaan.com/201 ... lia-diogo/

Link to comment
Share on other sites

Rapaz, estou chocado.

Não sabia disso não...

Pelas fotos não parece ser verídico, ainda mais reforçado com o comentário do Waldo.

Isso está parecendo até aquele caso estrageiro dos ectoplasmas de guardanapo e das fadas de massinha, que depois de muitos anos é que a inverdade se tornou pública.

Repito: Estou chocado. Preciso pesquisar mais sobre o espiritismo.

Link to comment
Share on other sites

Achei isso em outro site e fiquei mais intrigado ainda:

"Seis anos depois, Otília Diogo foi presa com uma maleta recheada de roupas utilizadas nas "materializações". O hábito de irmã Josefa também estava lá. A transformista confessou até mesmo ter pago uma cirurgia plástica facial com exibições "espíritas" na casa do cirurgião. Atrás das grades, desta vez numa delegacia, ela explicou ter perdido a mediunidade em 1965, um ano após as sessões em Uberaba. Não se conformou e decidiu apelar para truques. Chico Xavier, em entrevista à revista O Cruzeiro, voltou a definir todo médium como "uma criatura humana, com defeitos, qualidades e anseios humanos". Para ele, havia os espíritas capazes de superar as vaidades e viver para o outro e havia, também, aqueles que não suportavam os baques "reservados por Deus como provação". O fato não inviabiliza a sessão de materialização que os repórteres e médicos testemunharam."

Link to comment
Share on other sites

Fiquei triste com a falta de senso crítico.

Os colegas foristas que me desculpem, mas vamos voltar a analisar a frase de Waldo ok?

Waldo Vieira: "Lá não tinha espírito materializado. Aquele lá era o processo dela (…)"

Quando ele disse que não tinha espírito materializado (negrito). Ele quis dizer que não era EFETIVAMENTE Irmão Josefa materializada.

Quando ele disse Aquele lá era o processo dela... (grifo meu). Ele quis dizer (acredito eu) que o que foi materializado foi dentre as opções:

*Resquícios de energia da mesma - Como acontece com poltergeists, onde alguém morre e o resquício de suas energias produz certas ações que o agora morto praticava repetidas vezes em vida. Como ir ao banheiro 3h da manhã ou ir à cozinha beber água durante a madrugada.

*Egrégora de irmã Josefa - Egrégora segundo wikipédia Podem ter materializado uma "versão" de Irmã Josefa com base em uma egrégora formada pelo pensamento coletivo de várias pessoas. Não invalida a existência da real. Quantas pessoas você não já ouviu dizendo que encontrou por exemplo "Nossa Sra. de Num sei Onde", ou "Arcanjo Rafael" dentre outros? Se tal pessoa de fato encontrasse um anjo, jamais relataria a experiência pois perderia a consciência de logo. Citando a bíblia (o que não invalida outra bibliografia), os anjos que descem e mantêm contato com Abraão e Ló, estão (provavelmente) encarnados.

***

Sobre Waldo x Chico.

Em momento algum Waldo critica Chico. O que há e inclusive já vi entrevista do mesmo (Waldo) é que quando ele trabalhava com Chico com psicografia e tal, foram enviadas a ele cartas já com identificações e pedindo que ele as "psicografasse" (falsamente) para pessoas em determinados locais. Se não me engano isso foi a gota d'água para Waldo quanto ao espiritismo.

Ele não fala que Chico era farsante, mas que pessoas se aproveitaram do "sucesso" de Chico.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

Nesse caso, a verdade sobre quando Waldo Vieira disse que não havia espírito nenhum materializado, ele de acordo com dados factuais e concretos queria realmente dizer que não havia nenhum espírito materializado e estava apontando para fraude sim. Waldo Vieira já fez referências em entrevistas também a questão de outras fraudes que presenciou ao longo de sua vida.

Nesse ponto criou-se uma polêmica entre pessoas que defendem Waldo e outras que afirmam que ele estaria fazendo isso por um sentimento de despeito. Mas, independente disso, o caso específico de Otília não configurou materialização de espécie nenhuma.

Nesse link abaixo, vem uma análise mais detalhada do caso de Otília, inclusive com argumentos concretos e as fotos expostas de modo detalhado. Ela própria confessou a fraude anos depois, por fim. Está claro que por trás do ser "coberto", havia um ser humano e até mesmo a configuração do corpo dentro da jaula mostra isso como podem ver através do link abaixo, que traz a matéria bem completa:

http://www.ceticismoaberto.com/paranorm ... irm-josefa

No início do século XX, houve uma época em que, multiplicou-se principalmente no interior o número de médiuns que promoviam materializações, se aproveitando do fato de que Minas se projetava então como a terra de Chico Xavier. As atenções até mesmo de estrangeiros estavam atraídas para cá, e para as pessoas da época que viviam em uma sociedade muito mais superticiosa do que a nossa, foi fácil se impressionarem com fraudes como essa.

A Bíblia realmente possui passagens controversas, mas, uma idéia que vem sendo realmente confirmada ao longo dos tempos e também se aplica a esse caso é: "Cuidado com os falsos profetas" .Otília infelizmente se tornara por questões de vaidade um desses falsos profetas, os quais existem sim como todos vocês sabem muitos pelo nosso país. Devemos a todo momento usar a inteligência e a razão que Deus nos deu para separar o joio do trigo e não confiar cegamente em seres humanos, que possuem defeitos como todos nós.

Indo um pouco mais longe, há centenas de anos atrás, na Europa, nas experiências com as "mesas giratórias", também com certeza havia determinadas pessoas que praticavam fraudes.

Em relação a psicografias também,vejam hoje em dia o número de pessoas que afirmam receber mensagens de Chico Xavier sendo que ele próprio teria deixado a cargo de poucas pessoas um código, que até agora não apareceu expresso nessas supostas mensagens.

Quanto a espiritualidade e a idéia de fraternidade, essa não deixamos ser abalada pelas desilusões com os falsos profetas, mas, procuremos exercitá-la no dia-a-dia, buscando ela dentro de nós e expandindo em direção ao nosso semelhante, tratando-o de modo saudável e digno.

Separar quem faz um trabalho sério de pessoas que praticam charlatanismo, reconhecemos que está cada vez mais difícil, pois muitas vezes essas últimas estão preparadas para fazer-nos ouvir coisas das quais temos carência e aí nos deixamos levar.

Até mesmo na hora de frequentar determinado local espiritualista, e aí me refiro a várias religiões observemos bem o local para que não sejamos tentados a participar de teatros e sim partilhemos de reuniões realmente renovadoras de espírito.

O post ficou grande, mas, o assunto exigia muitas linhas mesmo.

Paz e Luz para todos!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei triste com a falta de senso crítico.

Os colegas foristas que me desculpem, mas vamos voltar a analisar a frase de Waldo ok?

Waldo Vieira: "Lá não tinha espírito materializado. Aquele lá era o processo dela (…)"

Quando ele disse que não tinha espírito materializado (negrito). Ele quis dizer que não era EFETIVAMENTE Irmão Josefa materializada.

Quando ele disse Aquele lá era o processo dela... (grifo meu). Ele quis dizer (acredito eu) que o que foi materializado foi dentre as opções:

*Resquícios de energia da mesma - Como acontece com poltergeists, onde alguém morre e o resquício de suas energias produz certas ações que o agora morto praticava repetidas vezes em vida. Como ir ao banheiro 3h da manhã ou ir à cozinha beber água durante a madrugada.

*Egrégora de irmã Josefa - Egrégora segundo wikipédia Podem ter materializado uma "versão" de Irmã Josefa com base em uma egrégora formada pelo pensamento coletivo de várias pessoas. Não invalida a existência da real. Quantas pessoas você não já ouviu dizendo que encontrou por exemplo "Nossa Sra. de Num sei Onde", ou "Arcanjo Rafael" dentre outros? Se tal pessoa de fato encontrasse um anjo, jamais relataria a experiência pois perderia a consciência de logo. Citando a bíblia (o que não invalida outra bibliografia), os anjos que descem e mantêm contato com Abraão e Ló, estão (provavelmente) encarnados.

***

Sobre Waldo x Chico.

Em momento algum Waldo critica Chico. O que há e inclusive já vi entrevista do mesmo (Waldo) é que quando ele trabalhava com Chico com psicografia e tal, foram enviadas a ele cartas já com identificações e pedindo que ele as "psicografasse" (falsamente) para pessoas em determinados locais. Se não me engano isso foi a gota d'água para Waldo quanto ao espiritismo.

Ele não fala que Chico era farsante, mas que pessoas se aproveitaram do "sucesso" de Chico.

Olá meu amigo Kazama, é incrivel que mesmo depois do próprio waldo confessar que fora fraude ainda vão ter pessoas (espiritas) que não vai querer acreditar, isso é normal, mais baixe o audio, e medite que você vai ver que o que ele quis dizer é exatamente o que ele disse sem simbolismos, até porque o waldo não é muito pra simbolismos, ele quis dizer que não houve espirito materializado.

Link to comment
Share on other sites

Eita,

Questão cabeluda essa, hoje a noite baixo o audio do Waldo e ouço (pois aqui no trabalho é bloqueado), mas pra questões assim (a palavra de uma pessoa contra a de outra), prefiro a máxima de Jesus, "conhece-se uma árvore pelo fruto". E de tudo que sei a respeito do Chico (de como foi a sua vida de ajuda aos pobres e de toda a obra que psicografou, sem ganhar absolutamente nada com isso), não tenho dúvidas em quem apostar minhas fichas.

Um grande abraço a todos,

Leo.

Ps.: Agora que me ocorreu uma questão interessante, pois mesmo sem ter ouvido o áudio, se o Waldo realmente afirma que essa materialização foi uma fraude, então ele enfiou os pés pelas mãos neste caso, pois agora de uma forma ou de outra ele passa por mentiroso, pois então é certo que ao menos uma vez ele mentiu publicamente. Na época em que a história ocorreu (em que ele endossou a materialização e sustentou a mentira até a publicação deste audio) ou agora desmentindo o que ele defendia anteriormente....

Link to comment
Share on other sites

O Waldo já disse Também, que A Psicografia Generalizadamente é Farsa Total. Quanto a Materialização, Antes mesmo de Saber disso à Tempos atrás, Já Sabia que era Farsa.

Talvez, ela tivesse perdido o Fênomeno da Mediunidade Temporariamente, e Para não ficar pra Trás, Comenteu o Erro de Criar toda essa Situação.

Engraçado, que o Emmanuel não disse Nada pro Chico? Estranho Não?

Fazê-lo como Multiplicador da Doutrina Espírita, e Fazê-lo Passar por essa Situação?

Se Chico realmente Não Sabia dessa Palhaçada, então o Emmanuel é um Guia de Segunda.. Se é que se Pode dizer Segunda. :H

Link to comment
Share on other sites

Realmente pelo que eu li parece que o caso da materialização foi farsa. Mas não da pra julgar o todo por uma parte.

Eu, modestia parte, conclui meu ensino superior e estou esperando meu certificado de pós graduando e não conseguiria produzir nem um terço da parte cultural das obras literárias que esse cara fez...um homem que veio do campo.... ou sou muito burro ou o kra era um gênio, fora a parte de multilinguas.. que só falo a minha e tenho um ingleis "meia boca".

Mas ainda se todas os fenomenos que ele fez fossem farsa eu ainda tiraria meu chapeu presse kra....Uma pessoa que vendeu tantos livros, poderia ser milhonário como alguns espiritas hoje são e viveu na miséria, sempre em favor do próximo. O que é uma bosta dum fenomeno comparado a isso.... isso sim eh a verdadeira atitude de um homem que veio de deus. Coisa que dificilmente vamos ver hoje em dia.

Link to comment
Share on other sites

Realmente pelo que eu li parece que o caso da materialização foi farsa. Mas não da pra julgar o todo por uma parte.

Eu, modestia parte, conclui meu ensino superior e estou esperando meu certificado de pós graduando e não conseguiria produzir nem um terço da parte cultural das obras literárias que esse cara fez...um homem que veio do campo.... ou sou muito burro ou o kra era um gênio, fora a parte de multilinguas.. que só falo a minha e tenho um ingleis "meia boca".

Mas ainda se todas os fenomenos que ele fez fossem farsa eu ainda tiraria meu chapeu presse kra....Uma pessoa que vendeu tantos livros, poderia ser milhonário como alguns espiritas hoje são e viveu na miséria, sempre em favor do próximo. O que é uma bosta dum fenomeno comparado a isso.... isso sim eh a verdadeira atitude de um homem que veio de deus. Coisa que dificilmente vamos ver hoje em dia.

Concordo plenamente com vc, apesar do caso da materialização ter sido farsa, o chico merece reconhecimento por ter sido o que foi, porém, isso é vale de prova que ele era humano e se estava aqui nesse planeta, é porque tem defeitos que precisavam ser corrigido, acho que a fama, foi quem o fez agir daquela forma.

Link to comment
Share on other sites

Sem querer ser Mal-Educado..

Mas Tirar o Chapéu Pra Alguém que Supostamente Poderia Ter tido Um Cérebro Maravilhoso, Com Tantos Recursos.. e Que SUPOSTAMENTE, neste caso que descutimos, O Usou como Ferramenta para a Enganação..?

Eu Tiraria a Chapéu, Para alguém que Nasceu com tendências ao Mal, e Usou suas "Fraquezas" Para o Bem.

Opnião Minha. Respeito a Opnião de Vocês.

Link to comment
Share on other sites

O Waldo já disse Também, que A Psicografia Generalizadamente é Farsa Total. Quanto a Materialização, Antes mesmo de Saber disso à Tempos atrás, Já Sabia que era Farsa.

Talvez, ela tivesse perdido o Fênomeno da Mediunidade Temporariamente, e Para não ficar pra Trás, Comenteu o Erro de Criar toda essa Situação.

Engraçado, que o Emmanuel não disse Nada pro Chico? Estranho Não?

Fazê-lo como Multiplicador da Doutrina Espírita, e Fazê-lo Passar por essa Situação?

Se Chico realmente Não Sabia dessa Palhaçada, então o Emmanuel é um Guia de Segunda.. Se é que se Pode dizer Segunda. :H

Boa tarde Ryann,

Me permita discordar da sua opinião, guia/mentor não tem a missão de te proteger das dificuldades ou evitar que elas aconteçam e sim te ajudar a evoluir e pelo que se conhece da postura de Emmanuel (através de vários livros sobre a história do chico) é que ele deixaria o Chico se enganar sim, pois cabe a ele (Chico) aprender a diferenciar uma farsa de uma materialização real e não ao guia ficar avisando, não vai por ali, não faz isso, etc...

E tenho uma pergunta, já que voce já sabia que a materialização é farsa a tempos atrás, quanto tempo voce participou de reuniões desse tipo pra chegar a essa conclusão? Quantos médiuns farsantes voce já desmascarou?

Sobre a afirmação do Waldo, é outra coisa interessante, ele psicografar alguns livros com o Chico e várias mensagens e tudo mais, não é psicografia generalizada e nem é farsa, mas quando ele sai do espiritismo, aí as psicografias alheias viram???? muito estranho isso, principalmente partindo de alguém que a priori (conforme a minha msg anterior) já mentiu uma vez em publico.

Peço desculpas caso tenha ofendido alguém, pois não é essa minha intenção, mas infelizmente apesar do forum ter smiles e outros recursos para trasmitir o que se deseja dizer, numca vai substituir uma conversa cara a cara.

Um grande abraço a todos,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

Sem querer ser Mal-Educado..

Mas Tirar o Chapéu Pra Alguém que Supostamente Poderia Ter tido Um Cérebro Maravilhoso, Com Tantos Recursos.. e Que SUPOSTAMENTE, neste caso que descutimos, O Usou como Ferramenta para a Enganação..?

Eu Tiraria a Chapéu, Para alguém que Nasceu com tendências ao Mal, e Usou suas "Fraquezas" Para o Bem.

Opnião Minha. Respeito a Opnião de Vocês.

Ryann,

Mas é essa exatamente a questão, ou ele foi enganado (algo possível a qualquer um de nós), ou quem se enganou foi o ceticismo aberto (que também é possível), uma vez que analisar questões desse tipo sem ter presenciado e que aconteceram há mais de 50 anos atrás não é simples e nem é uma coisa precisa (no sentido de precisão), fora que o proprio site comenta que não se sabe se haveriam mais fotos e a médium confirmou que perdeu a capacidade mediúnica dela, depois do ocorrido (acho que 1 ano depois, não lembro mais).

Mas aí você pode questionar (e acho que é seu direito mesmo), ah, mas você está tentando defender o chico porque é espírita, e eu te digo, se fosse outra pessoa que tivesse o mesmo nível de dedicação ao próximo que ele teve, eu defenderia da mesma forma, pois uma pessoa assim não precisa mentir para se destacar, e ele não ganhava absolutamente nada com isso.

Um grande abraço,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

Fraude existe? Sim claro que existe! Como já foi mencionado antes: "somo todos seres humanos" e sujeitos a todo o tipo de erros. Mas também, temos as fraudes astrais! Quem que se projeta que nunca passou por algum tipo de fraude tipo: uma linda mulher para se aproximar de voce, um parente querido já desencarnado, que na verdade era só um vampiro, algum assediador dizendo que era mentor. Coisas acontecem "lá" também. Agora vamos imaginar: Quantos espíritos perturbados não enviam mensagens dizendo que é Chico Xavier, Renato Russo, Madre Tereza e outros mais? O Saulo falou sobre isso nos áudios. Cabe a nós, não julgar, mas sim aprender a reconhecer para não cairmos na velha lábia do falso profeta.

Link to comment
Share on other sites

Temos que entender que as Religiões em geral, são ferramentas de política, e posteriormente Empresas.

É a partir do sentido Empresas, que acabamos tendo conhecimento de determinada religião.Porque toda religião vive apenas de doação ou dízimo? Engana-se quem disse sim!

Então partimos para a religião Espírita, onde os ápices dela ocorreram apenas devido aos seus 2 maiores colaboradores: Alan Kardec e Chico Xavier. Antes de Chico, me respondam como difundir a religião espírita pelo mundo afora? Sendo que as outras religiões(guerra política) diziam que espiritos e fantasmas eram coisas do diabo.

Então numa cidadezinha modesta do interior de Minas Gerais surge um rapaz que diz ver e ouvir desencarnados. Surge a opurtunidade da doutrina espírita divulgar sua religião, então aproximam de Chico.

Dito isso, não preciso dizer mais nada a respeito da presença do nosso Ilustre Mestre Chico Xavier, em uma ou mais fraudes. Se ele sabia ou não da fraude, para mim não faz a diferença, creio que foi para ajudar a difundir o espiritismo. Sem a contribuição de Chico, o espirtismo teria menos que 1% de adeptos da população, ou teria apenas "simpatizantes da causa"

Agora a presença de Waldo, desde o ínico ..., sinto muito dizer isso, gostaria de estar errado, mas gosto de falar o que os outros não gostam de ouvir mas sabem que é verdade. Waldo não tem e nunca teve mediunidade. A única Mediunidade que ele teve, era sua enorme vontade e obsessão de ter mediunidade.

O fato de hoje ele admitir a fraude, é porque ele criou uma imagem sua, desprendida de Chico, e que ele acredita ser uma autoridade de assuntos espíritas. O pode admitir a fraude sem prejudicar a sua imagem, agora a de Chico ... como Chico vai se defender hoje?

É por isso que Waldo adotou uma postura acadêmica e científica, e deixou de querer ser reconhecido como uma pessoa ligada a religião. Porque não tem dom, não pertence a religião, se tem conhecimento vira acadêmico.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Temos que entender que as Religiões em geral, são ferramentas de política, e posteriormente Empresas.

É a partir do sentido Empresas, que acabamos tendo conhecimento de determinada religião.Porque toda religião vive apenas de doação ou dízimo? Engana-se quem disse sim!

Então partimos para a religião Espírita, onde os ápices dela ocorreram apenas devido aos seus 2 maiores colaboradores: Alan Kardec e Chico Xavier. Antes de Chico, me respondam como difundir a religião espírita pelo mundo afora? Sendo que as outras religiões(guerra política) diziam que espiritos e fantasmas eram coisas do diabo.

Então numa cidadezinha modesta do interior de Minas Gerais surge um rapaz que diz ver e ouvir desencarnados. Surge a opurtunidade da doutrina espírita divulgar sua religião, então aproximam de Chico.

Dito isso, não preciso dizer mais nada a respeito da presença do nosso Ilustre Mestre Chico Xavier, em uma ou mais fraudes. Se ele sabia ou não da fraude, para mim não faz a diferença, creio que foi para ajudar a difundir o espiritismo. Sem a contribuição de Chico, o espirtismo teria menos que 1% de adeptos da população, ou teria apenas "simpatizantes da causa"

Agora a presença de Waldo, desde o ínico ..., sinto muito dizer isso, gostaria de estar errado, mas gosto de falar o que os outros não gostam de ouvir mas sabem que é verdade. Waldo não tem e nunca teve mediunidade. A única Mediunidade que ele teve, era sua enorme vontade e obsessão de ter mediunidade.

O fato de hoje ele admitir a fraude, é porque ele criou uma imagem sua, desprendida de Chico, e que ele acredita ser uma autoridade de assuntos espíritas. O pode admitir a fraude sem prejudicar a sua imagem, agora a de Chico ... como Chico vai se defender hoje?

É por isso que Waldo adotou uma postura acadêmica e científica, e deixou de querer ser reconhecido como uma pessoa ligada a religião. Porque não tem dom, não pertence a religião, se tem conhecimento vira acadêmico.

Abraços

Olá Horus,

Acredito que compreendi seu ponto de vista, mas me deixe levantar algumas questões sobre o que você disse, a doutrina espírita não se aproximou do Chico pelo seu potencial, ele escolheu a doutrina, pois esta explicava o que acontecia com ele (essa informação voce encontra em qualquer livro sobre a vida dele, inclusive no que deu origem ao filme e que foi feito por um jornalista não espírita), e por conta propria ele se destacou, como faria em qualquer outro campo religioso que lhe recebesse. Portanto essa visão empresarial do espiritsmo não é real, pois ele (o espiritismo) não se basea em uma estrutura religiosa padrão (de hierarquia de poder), ele é difundido através do trabalho caritativo gratuito e cresce com a abertura de pequenos centros familiares ou entre amigos (como descrito por Kardec na codificação).

E para a sua pergunta "Antes de Chico, me respondam como difundir a religião espírita pelo mundo afora?" eu te respondo, da mesma forma que chegou em Chico, pois lembre-se que Kardec era francês e Chico brasileiro, de uma cidadezinha do interior de Minas e se passaram apenas em torno de 70 anos entre o livro dos espíritos e o contato do chico com o espiritismo (lembrando que estamos falando aqui de 1857 a 1927), então e aí, como um chegou ao outro se o mundo era completamente diferente do que temos hoje em termos de propagação de informação?

A doutrina vive de dízimos? bom os CE´s vivem das pessoas que trabalham neles (e não de quem o procura em busca de ajuda), custeando todas as despesas e a FEB (que é o que o espiritismo tem de mais proximo de uma empresa) por conta dos livros que possui direitos autorais, sendo que todos os que trabalham na estrutura do movimento espírita não tem salario, que inclusive é uma recomendação de Kardec, que não existam profissionais no espiritsmo e que todos tenham meios de se sustentar que não envolvam a questão religiosa.

Quanto a "Waldo não tem mediunidade", isso é realmente uma afimarção no mínimo interessante, então me diga como que ele psicografou livros com o Chico, onde cada um escrevia um capítulo (os pares era o chico e os impares o waldo, no caso de evolução em dois mundos), sendo que cada um estava numa cidade diferente, os capitulos eram escritos um na quarta e o outro no domingo e os dois não tinham acesso um ao outro pois o telefone nesta epoca era super restrito?

Amigo, acredito que voce postou essas informações de boa fé e seguindo o que seu coração te diz, mas elas contém contradições e incoerencias demais, portanto sugiro que voce releia seu post com calma e estude sobre o assunto melhor.

Um grande abraço,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

Leo;

Obrigado pela sua explicação e esclarecimento.

Realmente você me deixou sem defesa e demonstrou que realmente eu tenha me equivocado.

Pela sua clareza e conhecimento vejo que não há maudade em seu pensamento e espírito.

Continue caminhando pela Luz.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Eu não conhecia o fato ainda, e realmente é de deixar a gente um pouco intrigado...

Mas enfim...

Pelo que li do espiritismo até hoje, creio que é uma doutrina muito completa, bem fundamentada teoricamente e com fenômenos estudados sob uma perspectiva totalmente imparcial e científica por Kardec.

O Fato é que não podemos tomar como base fatos isolados de charlatanismo e à partir disso julgar o verdadeiro propósito de uma doutrina tão bonita como o espiritismo, pois aqueles que agem em prol do charlatanismo são pessoas passíveis de erro, e devem portanto ser julgados individualmente pois seus atos não refletem a doutrina em si.

Não posso negar de que o fato de Chico Xavier e Waldo Vieira estarem envolvidos me causou uma má impressão, pois afinal, eles foram importantes precursores da doutrina.

Quanto à materialização eu acredito sim (não do episódio em questão, mas do fenômeno), e no livro dos médiuns de Kardec, há bastante esclarecimentos a respeito da forma como se dá a materialização de espíritos e tantos outros fenômenos.

Mas como eu disse, o completismo de uma doutrina não pode ser julgado pelo erro de seus seguidores. Mesmo assim, tenho uma visão muito positiva de Chico Xavier por tudo que fez pela doutrina e pela população, abnegando-se da riqueza que ele facilmente poderia explorar. Quanto a Waldo Vieira, não tenho opinião formada sobre ele pois conheço muito pouco sobre sua trajetória.

Finalizando...

Eu busco ser espiritualista, procurando estudar as diversas religiões (ainda não aderi a nenhuma justamente por questões de dogma e ego que ocorrem em qualquer instituição religiosa). Em vez de me basear nos erros e fraudes, eu prefiro me basear no que cada doutrina tem de melhor para acrescentar na minha vida. Creio que há temas muito importantes que preciso estudar, e por este motivo não me reservo ao luxo de perder tempo criticando erros e fraudes.

O erro alheio é sempre uma grande oportunidade para aprender, não percam tempo fazendo críticas!

Paz e Luz

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...