Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Jesus cristo Egocêntrico?


Recommended Posts

Sou JESUS CRISTO de corpo, alma e coração! é como um amigo ai disse. Sou catolico e nunca vim aqui questionar Chico Xavier, Allan Kardec, Buda, Krishna. Mas alguns insistem em querer desmereçer Jesus. Cada um acredita no que quer e pronto. Todos somos muito limitados e ainda enxergamos muito pouco para dizer se este ou aquele foi ou nao Deus. Tampouco dou credito a qualquer espirito! Uso meu discernimento que meu Deus, Eu Superior, Monada, (chamem do que quiser) me deu para filtrar o que é bom. A propria biblia diz: "Analizai tudo e retende o que for bom" (1 Tessalonicenses 5:21). Alguns por aqui ( não são todos! aprendi a amar e respeitar o gva e as pessoas que participam dele) basta ouvirem que o espirito fulano de tal, o pai fulano, o et de varginha, falou algo que vão logo acreditando. a biblia também diz: Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora." I João 4:1

A biblia pode ter sido alterada? pode ser que sim! mas ainda quando são proclamadas suas palavras milhares de corações são aquecidos. E a prova que ela continua enraizada em Deus é que as profecias do apocalipse estao todas se cumprindo.

Já li o livro "Nosso lar", As vidas de Chico Xavier, Violetas na Janela e gostei de todos e reti o que era bom. Os audios do Saulo entao nem se fala! São todos ótimos! (Parabéns Saulo!)

O conselho que dou é que paremos de ficar querendo desmerecer um ou outro Ungido pois pequenos como somos jamais estaremos completamente certos.

E só para finalizar deixo uma pequena estoria:

Contam as lendas que a verdade foi enviada por Deus ao mundo em forma de um gigantesco espelho.

E quando o espelho estava chegando sobre a face da terra, quebrou-se, partiu-se em inumeráveis pedaços que se espalharam por todos os lados.

As pessoas sabiam que a verdade era o espelho, mas não sabiam que ele havia se partido.

E por essa razão, as que encontravam um dos pedaços, acreditavam que tinham nas mãos a verdade absoluta, quando na realidade possuíam apenas uma pequena parte.

E quem deterá a verdade absoluta?

A verdade absoluta só Deus a possui e a vai revelando ao homem na medida em que este esteja apto para conhecê-la.

Ótimo pensamento Fernando. Muito legal também ter citado o mito do espelho de Afrodite. Cada um pode interpretar do jeito que suas experiências e convicções permitem.

Link to comment
Share on other sites

O Zeitgeist mostra um Jesus mitológico. Teve-se que associar Yeshua a outras mitologias para que a idéia pudesse ser aceita pelas pessoas da época. Porém este fato não prova que Jesus não existiu, mas que usaram a figura dele como fonte de poder, influência e riqueza (e até hoje usam, diga-se de passagem).

Link to comment
Share on other sites

Fla ae galera,

Eu sabia q esse tópico ia dar pano pra manga rsrsrs.

Concordo, mas os poucos ensinamentos do evangelho já é um presente dos céus. Faz mais de 2 mil anos que a mensagem foi passada e a humanidade ainda não conseguiu por em prática estes ensinamentos. Em vez de vivermos os ensinamentos gastamos tempo procurando verdades inverificáveis, como a cor dos cabelos de Jesus, se ele viveu com os essênios, se os apócrifos são verdadeiros ou falsos. Pra que mais do que "amar o próximo como a si mesmo", "perdoar os inimigos", "aceitar só um Deus", "que podemos fazer o que ele fez", etc? Se ele veio de Vênus, se é o governador da Terra ou se foi um homem que recebeu o Cristo e depois reencarnou novamente como Apolônio de Tiana não faz muita diferença, pelo menos pra mim.

Concordo com o alessando.ar.

Apenas fazendo uma colocação, não temos hoje meio confiável de saber qm era Jesus e oq ele realmente disse, eu tenho ele como um grande espírito q passou pela Terra que deixou ensinamento valiosos, que até hoje n conseguimos colocar em prática. "Amai uns aos outros, assim como eu vos amei". É triste hoje ver o ser humano brigando por diferenças culturais, religiosas, e por ae vai.

Ok, sei que é bem polêmico mas tudo bem, já foi postado o vídeo completo aqui no fórum pelo Vede mas vou postar mesmo assim

Eu nunca vi esse documentário...flam q é mto interessante, porém já vi um parecido Kymatica, tbm recomendo, acho q a introdução q fla sobre o cristianismo deve de ser o mesmo. Por isso q flei q carecemos de fontes pra saber a verdadeira história de Jesus tbm, porém, existem documentos daquela época que citam Jesus. Então n acredito num Jesus mitológico.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Oi Olympio,

Ai ai, este e-mail vai ser grande ;-)

Bom, é considerado cristão "todo o indivíduo que adere ao Cristianismo, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré (novo testamento), e que teria sido profetizada na Bíblia Hebraica/Antigo Testamento". Ou seja, para eu falar que sou cristão, devo vestir a camisa, conhecer e praticar a bíblia. Atualmente, quem mais prega a bíblia e segue ao máximo possível são os evangélicos, não temos dúvidas disso.

Pode crer, não há duvidas disso...

"Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição" (Mat. 5:17). Essa frase que Jesus, o Cristo, supostamente disse, valida todo o antigo testamento, ou seja, se em Deuteronômio diz que é proibido qualquer contato com os mortos, incluindo: astrologia, feitiçaria, bruxaria, etc... É porque esse é o cristianismo da bíblia. Ser cristão (ter esse rótulo), é seguir a bíblia. Quem não segue, não pode ser considerado cristão pois se é pra seguir, que siga por completo e não apenas alguns ensinamentos.

Sim, mas ele não valida todo o velho testamento, tem muita coisa ali que ele fala que não é bem assim, como tem outras que ele apresenta uma imagem exatamente contrária do que foi escrito, neste mesmo trecho que voce citou, termine de ler o capitulo 5 de Mateus e voce encontrará:

38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

40 - E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

41 - E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

42 - Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

43 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

46 - Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

47 - E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Fora a parte quando é questionado do trabalho aos domingos, que ele aparentemente contradiz um dos 10 mandamentos, "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." João 5:17, mas isso é porque? o povo estava fazendo besteira, seguindo ao pé da letra, tanto que até hoje, 2000 anos depois, tem gente que cozinha no sabado, pois não pode trabalhar aos domingos e por isso tem de deixar a comida pronta.

A questão do espiritismo é exatamente essa, pegaram as partes relevantes da bíblia, ou seja, os ensinamentos do Cristo, retiraram as proibições quanto ao ocultismo, mediunidade, energia no geral e pronto. Isso não é uma crítica, o catolicismo em sua ascensão fez o mesmo, divinizando a personalidade de Jesus, os protestantes fazem o mesmo ao ignorar certos trechos do velho testamento e incluir outros. Só que o que aconteceu? Tudo aquilo que era pra ser prova factual se perdeu no tempo devido o monopólio da igreja católica. Não é atôa que, em 2010, foram catalogadas 33800 seitas cristãs, ou seja, 33800 interpretações diferentes da bíblia.

Sim e Kardec destaca isso no Evangelho Segundo o Espiritismo, onde diz que que as informações sobre Jesus podem ser divididas em 3 categorias: a vida mundana, os "milagres" e o ensinamento moral e que este ultimo é a unica coisa que não há divergência e nem polêmica (as palavras não eram exatamente essas, mas é o que consigo lembrar agora ^_^). Epa, então pera aí, seguindo a sua linha de raciocínio de que "não pode ser considerado cristão pois se é pra seguir, que siga por completo e não apenas alguns ensinamentos.", então segundo o que voce acabou de dizer, não tem religião cristã no mundo ^_^, nem católicos e nem evangélicos....

Enfim, se a bíblia foi deturpada ou não ao longo do séculos, não é o foco, entretanto, ela ainda é a principal referência do cristianismo e ela atesta, sem dúvidas, a divindade do Cristo em vários trechos como: Efésios 4:32, 1 João 2:23, Lucas 10:22, Isaías 9:6, Romanos 8:9, Atos 5-3, Mateus 28:19 e inúmeros outros.

Cara, neste ponto aqui, fora o velho testamento (que é cheio de contradições), permite interpretação. Li cada uma das suas citações e em todas permite que voce veja Jesus como um ser/espírito evoluido e que represente em plenitude a vontade de Deus, por isso é que existe tanta confusão quando ele diz que ele e o pai são um (numa comparação tosca, mas que me ocorreu agora, assim como qualquer pessoa pode ser voce, segundo a lei humana, desde que você assine pra isso uma procuração e a registre em cartório, então tudo o que esta fizer, legalmente foi realizar a sua vontade, pois segundo você, ela está apta a te representar em plenitude naquele contexto).

Agora sobre as contradições da biblia, tem um videozinho legal no sedentário (http://www.sedentario.org/colunas/teori ... orda-38855), ele é um pouco pesado, pois coloca as pessoas que seguem a bíblia como imbecis (mas dá pra entender os caras, imagine o que eles não ouviram pra se dispor a fazer aquele video), mas o meu objetivo em citá-lo é que facilita o trabalho de levantar as referencias contraditórias.

Ah, e também sei que no velho testamento tem muita coisa estranha (pra não dizer engraçada), e que nenhum cristão segue (então novamente, não temos cristãos no mundo):

Levítico 1

E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.

Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.

E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.

Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.

Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.

E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.

Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;

Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR.

Quero ver quem já fez churrasco em oferta ao senhor, pois o seu cheio agrada a Deus ^_^. Kardec coloca questões como essa, dizendo que Moisés, para conseguir manter aquele povo todo junto sem dar muito problema, criou várias leis, segundo a necessidade do povo, portanto temos em Moisés a lei divina e a lei humana, sendo que a segunda seria passageira (e é facil de ver que ela realmente foi...).

E se for pegar ao pé da letra, os católicos realmente não são cristãos:

1 Timóteo 3

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;

Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);

Bom, o que eu queria dizer é que ainda considero o espiritismo como cristão, pois segue os ensinamentos do cristo (ainda que não siga tudo do velho testamento) e o tem como referência para nossa evolução, bom, mas essa é apenas a minha opinião ^_^.

Um grande abraço,

Leo.

Ps.: Olympio, esses bate papos são muito bons, mas cansa levantar as referências hahahaha ^_^.

Ps2.: É só comigo que o forum dá problema com textos grandes? pois estou tendo de digitar no notepad, pois ele fica tentando ir pro inicio da tela e aí não consigo ver o que escrevo :-(

Link to comment
Share on other sites

basicamente vocês salientam duas visões de jesus:

a primeira, do mestre severo, rígido, soberano, que julga.

o segundo, do mestre humilde, que da exemplos, que ama, constroi, seve como base para que aprendamos.

então a maioria, se não todos, apontam que preferem e acreditam no segundo exemplo.

poxa, vocês poderiam ser mais sucintos, deixaria a leitura mais agradável. quanto mais simples melhor, não?

Link to comment
Share on other sites

Não gosto de postar sobre assunto assim, mas gosto de deixar minha opnião.

Não posso opnar sobre como foi e quem era Jesus e etc

Não tenho o direito disso, eu não estive lá, não fui o apóstolo dele, nem conheci ele pessoalmente, então para que tantas dúvidas?

"Não acrediteis numa coisa apenas por ouvir dizer. Não acrediteis na fé das tradições só porque foram transmitidas por longas gerações. Não acrediteis numa coisa só porque é dita e repetida por muita gente. Não acrediteis numa coisa só pelo testemunho de um sábio antigo. Não acrediteis numa coisa só porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo hábito vos leva a te-la por verdadeira. Não acrediteis no que imaginastes, pensando que um ser superior a revelou. Não acrediteis em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros - isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta."

Link to comment
Share on other sites

Leo!

Realmente, o que mais cansa nos debates (polêmicos) é levantar as referências. Cada texto leva 30 ~ 45 minutos por causa disso e a correção da ortografia pois mesmo depois da 3ª leitura ainda acho erro de pontuação. Ao menos o debate é em alto nível!

mas ele não valida todo o velho testamento
Sim, ele não valida, só que dei essa ênfase para mostrar que o "ser cristão" é também levar em consideração o velho testamento, coisa que existem muitos que o ignoram. Existe a história da vaca que ficou presa no sábado e ninguém quis tirá-la pois era o sábado sagrado (instituído por moisés) e que Jesus aboliu essa lei e foi lá salvar a vaca... enfim.
segundo o que voce acabou de dizer, não tem religião cristã no mundo
Eu tenho uma visão talvez diferenciada quando o assunto é SER algo. Talvez até extremista mas acredito que se não for assim, fica bagunçado, mais do que já está.

Por exemplo, somos brasileiros, registrados em cartórios, ou seja, gozamos dos direitos e temos nossos os deveres enquanto cidadãos. Isso não está relacionado ao patriotismo e nem ao "amor a pátria", mas está intrínseco de cada um em cada nação. Deu pra entender?

Da mesma forma quando dizemos, SOU flamengo, SOU botafogo. SOU sambista, SOU rockeiro, SOU católico, SOU evangélico, etc... Está implícito que você segue àquelas regras estabelecidas por aquelas comunidades. Só que, o que acontece? Temos o botafoguense que não sabe o nome do técnico ou a escalação, temos o sambista que não conhece Almir Guineto... o católico que usa camisinha, o evangélico que toma umas cachaças e se masturba... e por ai vai.. Esse tipo eu chamo de "xxxxx não-praticante". A maioria das pessoas são assim, elas fazem a auto-intitulação de um rótulo mas não leem a descrição desse rótulo!

Mas voltando ao cristianismo...

Acredito que a denominação "seita cristã" é perfeita. Pois seita é sectar, ou seja, sectaram a originalidade (que não sabemos qual é original, rs) do cristianismo em doutrinas específicas, mas com os mesmos referenciais (Jesus, Deus e Espírito Santo) e adaptadas aos seus respectivos objetivos dos seus líderes. Daí surgiram as denominações, católico (historicamente uma seita-judaica), evangélico, espírita, etc.. Todos esses são adaptações do original "cristianismo" (aquele que surgiu 1 dia depois da morte de Jesus) com outro nome. Em tese, pode-se falar que são religiões cristãs pois elas tem o foco em Jesus e suas benfeitorias.

Sabemos que a realidade do cristianismo foi desfalcada, perdida e ou recriada, acho que pode ser uma exceção a essa regra. Então veja, acabei de me contradizer, rs. Esse é o ruim da opinião extremista. Pois ela não se encaixa nas exceções à regra. Só que ela encaixa na premissa de que se você é católico, seja católico, não um católico não-praticante. Seja um espírita de verdade, não um espírita não-praticante. Por exemplo, quando me perguntam: "Qual seu time, Olympio?". Eu respondo, "nenhum".. Só que ai se o cara insistir muito eu digo: "Sou botafogo não-praticante". Ai o cara já entende que eu só tenho time porque, socialmente, todo homem precisa ter.

Outra coisa, temos o cara que é apenas Cristão. Ele não é vinculado a nenhuma religião cristã, mas segue os preceitos de Jesus, seja na bíblia, seja em livros psicografados, etc.. Esse é o "Cristão Esperto" é o que lê tudo sobre e aplica apenas o que lhe convém, não é atôa que não pertence a nenhuma religião.

Ainda sim, dificilmente, eu, denominaria alguém apenas cristão devido essa variedade imensa de interpretações. Como disse antes, temos 33800 tipos de interpretações, ou seja, 33800 tipos de Cristão, devemos levar em conta que eles tem Jesus como referência. Só que ainda sim...

Uma analogia boba mas funcional é a da química.

Uma molécula de água é formada de 2 moléculas de Hidrogênio e 1 de Oxigênio (H2O). Digamos que esse é o cristianismo original.

O que aconteceu ao longo da história? Alguém pegou a molécula de água que é isso:

composicao-quimica.jpg

E transformaram, ao longo da história, nisso:

Ligapep1.jpg

Acho que deu pra entender a analogia, rs.

Pra fechar, já havia assistido esse video, sem dúvidas, é engraçado e triste ao mesmo tempo.

É, esse assunto da pra mais umas 10 páginas.

Abraços Leo.

Link to comment
Share on other sites

Oi Olympio,

Concordo contigo quando diz que apesar da dificuldade das referências, elas elevam muito o nível do diálogo, acho que é por isso que vale a pena mesmo ^_^.

Cara, entendo seu ponto de vista e o respeito, pois é triste ver as pessoas correndo pra assumir rótulos para serem aceitas, sem saber o que realmente estão fazendo e principalmente, sem saber o que deveriam estar fazendo, mas a evolução é assim, cada vida um "tiquim". (hehehe até rimou)

Um grande abraço,

Leo.

Ps.: que legal, agora quando me perguntarem meu time vou falar que sou cruzeirense não praticante ^_^

Link to comment
Share on other sites

Cara, subiu muito o nível do post.

Também flamenguista não praticante :shock:

Leo e Olympio.

Levando em consideração tudo isso que foi falado em relação a Jesus, gostaria de saber a opnião de vocês na seguinte situação. Foge um pouco do assunto do tópico mas, ao mesmo tempo, tem tudo a ver.

Uma pessoa tem a vida toda esculhambada, vive nas drogas, na prostituição, na criminalidade, etc. Essa pessoa nunca pisou em uma igreja Evangélica.

Certo dia, esta pessoa se vê no fundo do poço, totalmente sem saída. Ela matou um policial, tá devendo o pior traficante do bairro e descobriu que tem AIDS. :roll: (Caramba, esse tá mal)

Totalmente sem rumo ele decide ir pra uma igreja Evangélica, chegando lá, ouve toda a pregação e "aceita a Jesus". Como em um passe de mágica, a vida dessa pessoa muda de uma forma maravilhosa e ela vive feliz para sempre. Ufa :mrgreen:

O que aconteceu na verdade? Foi ação de Deus, de Jesus? Foi a mão ungida do Pastor?

Gostaria de ouvir opniões.

Kássio Melo

Link to comment
Share on other sites

Então Kássio,

O arrependimento, em grande parte da bíblia, mostra-se como deixar um caminho supostamente errôneo ou ímpio de corpo e alma e voltar-se para o caminho de Deus.

Então o que ocorre?

O cara chega na igreja todo acabado e vê uma esperança naquilo tudo, sabe (foi dito) que se ele parar e se arrepender de corpo e alma da vida que estava levando será abonado dos pecados e conduzido à vida eterna (amém, rs).

Bom, em tese, ele deveria viver uma vida maravilhosa dali em diante. Mas o que está faltando nisso tudo? A causa e efeito! Todas as ações benéficas ou malévolas que ele cometera no passado, com ou sem arrependimento (não entraremos no mérito dos agravantes e atenuantes) geraram uma dívida ou um bônus que ele, mais tarde, haverá de prestar contas com ele mesmo (seguindo a lógica das vidas sucessivas). Não é com Deus, Jesus ou com o Capeta.

Normalmente, não é Deus, Jesus ou a mão do pastor, aliás, pode ser, por que não? Mas normalmente não é pois quando a pessoa vai pro caminho correto, muda seus padrões de pensamento e ações ela começa a atrair e criar afinidades de acordo com o padrão pensênico (pensamentos, sentimentos e energias) dela, por isso parece que a vida da uma guinada, muda da água pro vinho e pros religiosos, "foi operado um verdadeiro milagre de Deus", entende? O que ocorreu na verdade foi a vontade dele de mudar. Mas as pessoas acham que não são fortes o suficientes para sair de uma situação sozinhas (e às vezes, não conseguem mesmo), e então vão à igreja para terminar de efetivar essa "vontade de mudança".

E esse é um aspecto que eu acho interessante pois as igrejas parecem que são feitas para mudar a vida das pessoas. Não sei se foi um market violento ao longo das gerações... só sei que quando uma pessoa está ruim, no fundo do poço... Ela não pensa em psicólogo (mais indicado), não pensa num analista financeiro, não pensa num advogado... ela pensa na igreja! Um local aonde se terceiriza a vontade e espera que alguém cumpra com o contrato, rs.

Enfim,

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Imagine como seria seguir com perfeição todas as mais de seiscentas leis que existem na Bíblia? Será que realmente é necessário seguí-las para que evoluamos? Na verdade o cristão não possui a obrigatoriedade de seguir os mandamentos do Torá. Yeshua resumiu os mandamentos a apenas dois - amar a Deus sobre todas as coisas e amar a todos como a si mesmo.

O cristão é aquele que segue os mandamentos que eu disse acima - ou, pelo menos, tenta seguí-los, afinal ninguém é perfeito... E nem assim isto definiria necessariamente um cristão. Existem (e existiram) pessoas que seguem (seguiam) tais mandamentos e não são (foram) cristãos. Será que é necessário acreditar em Jesus para ter em mente o amor? Não acredito nisto.

A título de curiosidade, os que seguem rigorosamente as leis do Torá e acreditam no Cristo são considerados judeus. Alguns até se denominam judeus cristãos, mas esta não é a regra. E quanto a molécula da água, continua H2O mesmo... Aquela outra figura não é água... :lol:

Link to comment
Share on other sites

E quanto a molécula da água, continua H2O mesmo... Aquela outra figura não é água...

A primeira é... eu tentei representar o cristianismo em sua essência.

E a segunda, como ele ficou depois de 2 milênios e mais de 30mil interpretações diferentes.

Não sou bom com analogias... =/

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

E quanto a molécula da água, continua H2O mesmo... Aquela outra figura não é água...

A primeira é... eu tentei representar o cristianismo em sua essência.

E a segunda, como ele ficou depois de 2 milênios e mais de 30mil interpretações diferentes.

Não sou bom com analogias... =/

Abraços.

Sem pro. Eu entendi. O que vale é a intenção.

Link to comment
Share on other sites

Fla ae gente,

E esse é um aspecto que eu acho interessante pois as igrejas parecem que são feitas para mudar a vida das pessoas. Não sei se foi um market violento ao longo das gerações... só sei que quando uma pessoa está ruim, no fundo do poço... Ela não pensa em psicólogo (mais indicado), não pensa num analista financeiro, não pensa num advogado... ela pensa na igreja! Um local aonde se terceiriza a vontade e espera que alguém cumpra com o contrato, rs.

Olympio isso tbm me deixa encucado, praticamente tdo mundo prefere ir numa igreja ou em qualquer outro lugar as vezes procurar uma solução mágica pra aquele problema. Eles veem a necessidade de alguém operar um "milagre" por eles, sem dar conta q mtas vezes eles msm podem resolver aquilo, ou então procurar um profissional qualificado.

Eu n tenho religião, porém vejo que as igrejas ainda prestam um trabalho necessário pro atual nível da humanidade, existe sim os lados negativos das religiões, mas até essa questão q comentei acima ainda é irrelevante em pensar os prós das igrejas. Acredito q com a constante evolução esses casos irão acabar, n sabemos quando.

E quanto a molécula da água, continua H2O mesmo... Aquela outra figura não é água...

Eu tbm tinha notado...mas fiquei meio assim de corrigir xD

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Não precisa fazer o curso não, deu pra entender a idéia, o erro só foi na molécula =(. Mas é verdade, isso ocorre mto em igreja evangélica, o cara fez uma interpretação diferente da bíblia, fundou outra igreja. Eu debato isso mto com minha mãe, ela é católica e de vez em quando ela toca no assunto, ela fla q isso hoje é meio q culpa de Martin Lutero. Ae q vm a divergência xD, analisando a igreja católica na época, pra mim Martin Lutero fez mais q o correto, e admiro ele pela coragem de ter ido contra a igreja católica. Sendo que primeiro ele tentou mudar a igreja católica, ngm deu ouvido pra ele, ele criou outra religião.

Link to comment
Share on other sites

Só corrigindo um erro.

Um gnostico nunca interpretaria isso como egocentrismo pois o gnostico interpreta tudo na biblia simbolicamente e o Jesus biblico simboliza nosso cristo interno uma parte de nos mesmos e nós só chegaremos ao pai se despertarmos nosso cristo intimo, maria tambem simboliza uma parte de nos mesmos e muitos outros personagens biblicos.

Link to comment
Share on other sites

Só corrigindo um erro.

Um gnostico nunca interpretaria isso como egocentrismo pois o gnostico interpreta tudo na biblia simbolicamente e o Jesus biblico simboliza nosso cristo interno uma parte de nos mesmos e nós só chegaremos ao pai se despertarmos nosso cristo intimo, maria tambem simboliza uma parte de nos mesmos e muitos outros personagens biblicos.

E vale ressaltar que nem só os gnósticos. Além disso, todo e qualquer mito tem uma linguagem simbólica. Quanto à Bíblia, existem diferentes camadas de interpretação. A primeira é a interpretação literal, a segunda é a simbólica e a terceira é a essência daquele ensinamento. Muito bom o que você colocou Israel.

Link to comment
Share on other sites

Oi Kassio,

Desculpe a demora em responder cara, é que tive um fim de semana bem apertado ^_^.

Cara, subiu muito o nível do post.

Também flamenguista não praticante :shock:

Leo e Olympio.

Levando em consideração tudo isso que foi falado em relação a Jesus, gostaria de saber a opnião de vocês na seguinte situação. Foge um pouco do assunto do tópico mas, ao mesmo tempo, tem tudo a ver.

Uma pessoa tem a vida toda esculhambada, vive nas drogas, na prostituição, na criminalidade, etc. Essa pessoa nunca pisou em uma igreja Evangélica.

Certo dia, esta pessoa se vê no fundo do poço, totalmente sem saída. Ela matou um policial, tá devendo o pior traficante do bairro e descobriu que tem AIDS. :roll: (Caramba, esse tá mal)

Totalmente sem rumo ele decide ir pra uma igreja Evangélica, chegando lá, ouve toda a pregação e "aceita a Jesus". Como em um passe de mágica, a vida dessa pessoa muda de uma forma maravilhosa e ela vive feliz para sempre. Ufa :mrgreen:

O que aconteceu na verdade? Foi ação de Deus, de Jesus? Foi a mão ungida do Pastor?

Gostaria de ouvir opniões.

Kássio Melo

Bom, primeiro todo mundo do plano espiritual festeja ^_^, afinal o objetivo é que todos venhamos a evoluir intelctual e moralmente, e é isso que a pessoa do exemplo resolveu fazer, evoluir moralmente.

"Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? Ezequiel 18:23"

Bom, mas o cara resolveu mudar, e não está colhendo nada do que plantou? a resposta é simples: Deus não coloca fardos pesados em ombros leves e portanto nosso amigo do exemplo normalmente ganha um prazo, pra se preparar para o que há por vir (funciona como um tipo de moratória para a dívida que ele contraiu com a lei divina, ou se prefeir, karma).

Então passado algum tempo e ele tenha fortalecido sua fé, através dos recursos da religião que ele escolheu, começam a vir pequenos problemas e dificuldades, e a medida que ele vai conseguindo lidar, estes vão ficando maiores, lembrando sempre que se ele fez muita bobagem, muito provavelmente não conseguirá corrigir todo o estrago que fez, e vai sobrar dívida pra outra(s) vidas....

Mas também é importante destacar que nem tudo que ele fez, será necessário pagar da mesma forma, todo o trabalho no bem que ele houver executado descompromissadamente e toda a transformação interior auxiliam muito nesse processo, mas sempre existirão algumas dificuldades que ele impós a terceiros e que ele de uma forma ou de outra ele terá de passar(ainda que numa versão reduzida, devido a merito), agora qual é qual... só Deus sabe.

Um grande abraço,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com você Sahaja! Complicamos, julgamos, estereotipamos algo que me parece lógico e simples. :mrgreen:

Se acreditamos na eternidade do espírito, logo nos confundimos com o criador! :C

Como sermos imortais e eternos, criados por outro ser de mesma magnitude? Somos Deus tb! Só preciso achá-lo. E ele fica bem no fundo viu! Ainda não achei, mas a cada dia que cavo, vejo que a terra que cobre é muita, e o pior, as vezes cavo e esbarro na terra ao lado e ela volta pro buraco. Daí começo tudo de novo! :S

O mais legal é que as ferramentas utilizadas para a escavação para achá-lo dentro de nós são variadas!!! :pal: E quanto mais cavamos, mais nos entusiasmamos com as virtudes que afloram na gente! :)

E depois, filho de Deus, todos somos...até pq, Deus é tudo que está a nossa volta...o universo, a natureza...e nós mesmos...

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz essa pergunta ha alguns dias atras tmb, depois de assistir a uma tertulia do Waldo no youtube. Ele dizia q J. Cristo (como ele se refere a Jesus) era egocentrico e tudo mais. Achei legal alguns pontos de vista dele. Pensei sobre isso e cheguei a uma conclusão. Ou Jesus era um espirito logicamente bem evoluido, porém ficou preso ao ego, idéia de "superman" ou simplesmente que muitas de suas citações na bíblia são falsas (o que eu acho mais provavel). Chegando a um paradoxo de que a bíblia não é digna de ser a chave para nossa vida, pois ela cultua Jesus, um se "arrogante" ou ela está dizendo coisas erradas sobre a palavra dele, então não pode ser confiável. Acredito que não se deve ser tão apegado na bíblia assim, apenas tirar algumas coisas legais dela e boa, como tiramos de um filme ficticio que tem boas mensagens, mas não os levamos ao pé da letra.

Minha humilde opinião.

Link to comment
Share on other sites

A citação que foi feita - eu sou o caminho, a verdade e a vida - podia ser o lema de muitos satanistas de hoje. O problema é o sentido, que não fora empregado de forma egocêntrica.

Na minha interpretação, Eu não se refere a Yeshua, mas ao Cristo. "Eu sou" foi o nome que Deus deu a Moisés quando fora indagado acerca de seu nome. O Cristo, em diversas ocasiões, utiliza-se do título divino "Eu sou".

Cristo representa Tiferet. Deixando de maneira simples, é nada mais nada menos que nosso EU INTERIOR. Sendo assim, nosso eu interior é o verdadeiro caminho, verdade e vida.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...