Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Reflexões sobre humildade e a nossa sociedade


Recommended Posts

Olá, pessoal, tudo bem?

Eu estava aqui pensando com meus botões e gostaria de compartilhar um pouco dessas coisas com vocês, e poder saber qual a opinião de vocês a respeito do assunto.

Estive pensando em humildade. Uma conclusão a que cheguei é que durante a maior parte da minha vida essa palavra sempre teve um significado extremamente difuso, isso é, eu sempre soube que ela estava ligada a alguma ação boa e correta (sob meu ponto de vista) mas a prática dela sempre deixou muitas dúvidas, e em grande parte das vezes, seu significado misturou-se com o de submissão. Hoje eu já tenho mais segurança para com certas atitudes que considero como sendo de uma pessoa humilde, mas mesmo assim, nem de longe sou capaz de saber integralmente do que se trata seu significado na hora de colocar em prática.

Eu não sei se as outras pessoas tem a mesma dificuldade que eu, então gostaria da opinião de vocês. O que é ser uma pessoa humilde, ou melhor, como é ser uma pessoa humilde?

Em nossa sociedade hoje as coisas estão bem de pernas pro ar, as pessoas estão preocupadíssimas com o que a Angelina Jolie vai fazer amanhã, se o Corinthians vai ganhar o próximo jogo ou se vai ter dinheiro pra comprar uma bolsa nova de R$500 mesmo já tendo outras, e um monte de outras coisas "super importantes" iguais a essas. Considerando que semelhante atrai semelhante, as pessoas que são assim geralmente estão rodeadas de outras pessoas iguais a elas, e quando chega alguém com um ponto de vista diferente, geralmente essa pessoa é vista como "de fora", ou "estranha" ou "não serve pra ser meu amigo". Além disso, uma coisa que eu realmente percebo em quase 100% dos casos é que quando alguém vai dizer que essas coisas não são importantes, o que acontece é que essas pessoas sempre dizem que a vida é difícil demais e elas não aguentam ficar se preocupando com assuntos "difíceis" o tempo todo, que não adianta nada porque elas não podem fazer nada a respeito, e quem se preocupa com assuntos sérios é um chato e/ou sonhador que quer fazer tudo certinho quando isso é impossível. Mas elas não percebem que estão gastando a energia delas com coisas que realmente não vão mudar a realidade, porque são as coisas fúteis, e causam tanto ou até mais preocupação, estresse, nervosismo, ansiedade e medo do que se elas direcionasem essa energia pra lutar contra políticos corruptos (por exemplo!), iria causar algum resultado, mesmo que pequeno.

E o que isso tem a ver com humildade? Bom, até que ponto é certo insistir? Até que ponto eu e minha opinião estão "certos" em agir pra lutar a favor daquilo que eu acedito como sendo o bom? Que horas é hora de ficar calado e deixar a pessoa escolher o que fazer, mesmo que isso esteja prejudicando a mim, a ela e a todo mundo? Que horas nesses momentos é meu ego querendo estar certo e que horas é minha vontade de ajudar e deixar tudo melhor pra todo mundo? Afinal de contas, interferir é bom ou ruim? Se Martin Luther King, Jesus, Gandhi, e outros tivessem ficado calados, seria bom? Mas se eu ou qqr outra "pessoa comum" começar a "chutar o balde" e fazer revolução a favor de uma ideia pra melhorar alguma coisa, é ruim ou bom? Isso é ser humilde? Ficar calado é submissão?

Uma coisa que eu levo em consideração é algo que eu sempre vejo: "a verdade está dentro de vc", e também "se vc começar a querer procurar a verdade, você vai encontrar, mas se vc não procurar, você não vai encontrar". Será que isso quer dizer que não adianta ficar "batendo em ferro frio" com uma pessoa que não está procurando nada? Além de que, a verdade que você iria apresentar é a sua verdade, nada mais. Então o que a gente faz? Se acomoda e espera pra ver o que vai acontecer, deixa cada um por si e seja o que deus quiser? Reza, medita, faz o que vc entenda como certo de ser "fazer a sua parte" e deixa o mundo pegar fogo?

Comodismo X Ego X submissão X humildade X vontade de ajudar = uma dúvida ENORRRRME.

E desculpem pelo texto mais enorme ainda, qdo eu começo a pensar numas coisas, eu perco a noção...

Link to comment
Share on other sites

é porquê a grande maioria das pessoas veem a vida como uma disputa. Na verdade tudo é disputa escola, trabalho, relacionamento, viagens, etc... Isso passa uma impressão que precisamos ser melhor e para isso temos que superar alguém. Então a humildade é ligada a pessoa "boazinha", passiva, tímida, alienada.

Eu também acho que ñ se consegue humildade assim só querendo, tem toda uma burilação de caráter. A pessoa que força e finge ser humilde acaba ficando piegas, beirando ao ridículo.

Também acho que humildade é próxima da resignação, aceitação. isso acaba levando ao amor verdadeiro: o amor sem apego.

Link to comment
Share on other sites

Olá Lucita

Dá vontade mesmo de sair chutando o balde hehehe, e essa questão de humildade é estranha mesmo... mas acho que tudo que fazemos, tudo que vivemos, faz parte de nosso aprendizado... se escolher aceitar as coisas e ser "humilde" ou enfrentar as coisas tendo fé que está fazendo a coisa certa, no que acredita, mas há o fator ego, que pode estar escondinho nas intenções, mesmo que ñ percebamos, tudo isso acaba fazendo parte...

Pessoalmente, percebo que eu só consigo me livrar um pouco dessa confusão de idéias e informações, quando eu relaxo, medito e sinto as boas energias, focalizo coisas boas em que creio, e tento sentir essa energia de amor, tento sentir isso e me manter assim, desejando isso para todos os outros... aí, acontece algo legal, todos os questionamentos cessam, mas mesmo ainda sem respostas, apenas sinto aquele bem estar. Aí, com essa frequência, tendo pensar um pouco sobre algum assunto que não vejo luz para tentar achar uma resposta... mas no fim das contas, para mim, me sentir bem ja basta, mesmo sem resposta, pois percebo que talvez em nosso ponto de vista terreno, nunca entendamos as coisas como são, até sairmos para um ponto de observação mais amplo, que nosso mundo e nossa vida física.

Assim como escreveu o Persever, também acho mehor ser autêntico, ser o que está no momento, bem ou mal hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...