Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

caridade


Recommended Posts

Oi tudo bem,

Gostaria de fazer algum tipo de caridade mas não sei bem como fazer ou por onde começar. :?

Então gostaria de saber se vocês fazem algum tipo de caridade, não importa se é só doando dinheiro ou ajudando de alguma maneira? Vocês participam de algum grupo de caridade ou de ajuda?

Link to comment
Share on other sites

Oi Rogov,

Teve uma época que eu tbm comecei a sentir necessidade de me doar mais. Então procurei por lugares na minha cidade, onde eu poderia fazer algum trabalho voluntário. (casa do idoso, hospital do câncer, e um lugar de assistência à deficientes visuais -Pró-visão)

Atualmente dou aula de Yoga para idosos como voluntária, numa instituição filantrópica "Vila de assistência ao idoso" (nossa...eles adoram!!), e estou aguardando o retorno da pró-visão para trabalhar como voluntária, transformando livros em audio-books, para atender às pessoas cegas.

Com certeza vc encontrará bons trabalhos voluntários no RJ tbm (e muitos....)!!

PS: Sou carioca. E qdo morava no RJ, eu costumava visitar alguns asilos, e levava um pouco de carinho pros moradores de lá...eles ficam muito felizes, só em conversar e ter um pouco de atenção!

abç! ::R

Link to comment
Share on other sites

Tu pode fazer caridade de vários tipos, brother. Ajudar uma tia que tá passando cheia de sacola, é uma caridade.

Visitar alojamentos de idosos, de crianças, fazer algo de bom pra eles, também é uma caridade.

Dar um conselho ou aliviar uma angustia de um amigo seu, é uma tremenda caridade, pra nós pode até não parecer uma grande coisa. Mas pro cara que tá ouvindo oque tá sendo dito por você, pode ser muito significativo.

E lembre-se

[...]não saiba a vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita;

(S. MATEUS, cap. VI, vv. 1 a 4.)

Forte abraço

Link to comment
Share on other sites

Excelente esse tópico!!!

Também tenho as mesmas dúvidas e estou procurando alguma forma de ajudar de forma mais frequente e não eventual.

Da mesma forma fico um pouco perdido no momento de buscar a melhor forma de auxiliar com consciência, ajudando quem realmente precisa.

As dicas de vocês foram muito boas.

Acho que um trabalho voluntário é mesmo um bom início.

Abraços, :)

Link to comment
Share on other sites

Belíssimo tópico.

Eu tento sempre praticar a caridade, como?

Sempre que alguem pede algo, tenho por natureza dificuldades em dizer "não", dizem que isso é uma arte rs rs "a arte de dizer não", esta eu não tenho e talvez nem queira desenvolve-la.

Enfim, quando alguem me pede algo, ouço de coração aberto e tento me conectar com quem esta alí me pedindo algo, vejo que o ato de pedir ja é dificil ao meu ver, uma pessoa chegar ao ponto de pedir, cada um tem seu caminho, tem sua história e ninguém os irá reprimir ou repreender por isso.

Sou do tipo que não fecha a janela para alguem que pede no sinal, um risco? sei que sim, mas basta eu me colocar no lugar de quem está pedindo para me sentir como se sentem.

Tente se colocar no lugar de quem pede algo, talvez assim o faça de todo coração e alma.

Exercitar a caridade é faze-la ouvindo o coração, dar ou não dar dinheiro? faça como desejar, se for possível, compre algo, compre alimentos, o de vestir, o de beber ou o que puder para ajudar alguem, faça-o, se possível, sem falar para ninguém, pois é você quem está fazendo e não queira recompensa de elogios provenientes de outras pessoas.

'...quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita..."

Não pratique somente a caridade dando coisas materiais, existem tantas pessoas carentes de atenção, carinho, amor do próximo, há como doar palavras ternas, carinhosas, amigas, sinceras, é talvez a melhor forma de ver imediatamente a iluminação de um ser, a transformação de alguém que em vida se deixa arrastar pela escuridão. Dê carinho, dê respeito, dê amor sem querer nada em troca.

Exercite a caridade com humildade e verás como é simples mudar o seu dia e mais ainda, o dia ou a vida de alguém.

Um forte abraço a todos, muita saúde e muita paz.

Link to comment
Share on other sites

Rogov, para praticar a caridade com frequência, o trabalho voluntário talvez seja uma das formas mais assíduas de fazê-lo.

Existem instituições filantrópicas, centros, asilos, pastorais em igrejas, grupos que atuam em hospitais para alegrá-los, enfim, inúmeras formas de se colocar à prática da caridade, doação de sangue, medula, visitar presídios levando uma palavra amiga, consolo, paz.

Um forte abraço, Rogov, parabéns pelo tópico e pela busca do maravilhoso ato de caridade.

Paz e Luz.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado todo mundo por comentar, já estou pesquisando lugares aqui no rio e vendo a melhor forma de eu ajudar :pal: , e continuem comentando porque a informação o exemplo são muito importantes para quem quer ajudar as pessoas, mas não sabe como.

Obrigado a todos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Rogov

eu tb sou contra dar dinheiro, então compro 6 cartelas de ovos por mês (todos dão cesta básica, então eu e meu marido optamos por dar a mistura..) e levo junto com frutas e verduras que pegamos de doação de um varejão daqui para duas comunidades (isso em parceria com o CE que frequento).

Faço arrecadação permanente de roupas e brinquedos em meu comércio para levar lá tb.

Tento doar sangue sempre que possível.

Mas acho que o principal é a doação de tempo para, simplesmente, ouvir quem precisa. Um amigo, seus pais ou até mesmo alguém na fila do banco...Vc pode se surpreender como pode ser de grande ajuda só ouvindo...

Tenho 2 cachorros adotados, também. Acho que a doação de amor aos animais é um ato muito bom, mas acaba mais nos ajudando do que a eles...

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...